Coronavírus já Chegou na Sua Cidade? Caso positivo, Quantos Já morreram?

Autor Mensagem
fgr
Veterano
# mai/20
· votar


markvalley
DarkMakerX
Aqui no RJ é o seguinte...
- Aqui na barra onde chegou a ser o lugar mais afetado no início, houve uma grande diminuição de pessoas nas ruas e o comercio num contexto geral fechou mas ainda é fácil ver mercados cheios.

- Zona sul é conhecida por ter muitos idosos. copacabana, ipanema e leblon é onde há mais mortos.

- Baixada fluminense.. Parece que não aconteceu nada. É como vcs falam aí.. Churrasco na rua e etc.

- Região serrana está tendo uma explosão de casos agora.

Então, minha conclusão é que tem muita gente respeitando o isolamento mas a grande massa não.

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"Não era pra estar morrendo menos gente? Ou esse número é bom?"

Era prá estar morrendo menos... por um lado.
Era prá estar morrendo mais... por outro lado.

Explico:

O Brasil, faz muito poucos testes. Na Rússia, por exemplo (esqueça o regime político é só exemplo científico, ok?), o maior laboratório privado de lá, assumiu a responsa e se prontificou a testar TODO MUNDO, detalhe, EM CASA! Os caras estão indo de porta em porta.

O que acontece? O número de infectados é alto prá carai, porque os casos aparecem, mas, já bota o maluco em quarentena severa em casa, e dá medicação. Caboclo fica em casa, não contamina mais ninguém, e se estiver normal, vai ter um suador, febre, dor no corpo e etc, mas depois de uns 15 dias fica meninão. (Dinho do Capital Inicial pegou e explica bem os sintomas como foram).

Então você aumenta o número de diagnosticados, diminui o número de mortos porque pode agir rápido, e diminui a infecção a médio prazo porque o diagnosticado não fica na rua passando para os outros.

Por outro lado, o Brasil tomou medidas preventivas de isolamento de forma rápida e funcionou bem durante os 30 primeiros dias. Então conseguiu achatar a curva. É só comparar a curva Brasileira com a dos EUA, os americanos demoraram mais e sifuderam. E são muito mais ricos que nós.

"Em bairros do suburbio aqui no RJ nem parece que estamos em uma pandemia, a galera tá na rua."

Aqui entra o lado de País pobre e subdesenvolvido que falei antes. Povão é burro, não entende como a ciência funciona (só ver o video do Cabo Daciollo que o JJJ postou, o cara simplesmente NÃO ENTENDE como as ciências funcionam), neguinho confunde "alguns testes promissores" com "cura prá todo mundo".

Acham que é tudo besteira, invenção da Globo, praga do Satanás, se o Pablo VItar não desse o cu não tinha essas doenças, e etc....O Povão é ignorante.

Aí, prá piorar, temos um presidente que também pensa assim e reforça este tipo de pensamento... resultado, povão na rua como se não houvesse amanhã.

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


fgr
Posso não entender?
Vc que já entendeu, teria algo a explicar ou só essa breve ideia soberba de que eu não sei e vc sabe?


Desculpe. Eu sugiro ver os videos do Atila. Coloca em velocidade 2x. Vai dar pra entender direitinho.

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


fgr
Meu questionamento é quanto a eficácia no geral.
Verifique os resultados de alguns paises. Coreia do Sul, China, Taiwan, Nova Zelandia.. Existe informação.

fgr
Então, vc citou um camarada que disse que milhões morreriam no primeiro mês

Ele nunca disse isso. Ele faz projeções, não profecias. Voce caiu em uma fake news de um grupo bolsonarista. Viu como nao tem como dissociar essa discussão de politica?

Só os muito imbecis mesmo distorceram uma projeção condicional. O cara apresenta cenários. SE nada for feito, vai morrer X. SE y acontecer, vai morrer 1/2X.

Coisas aconteceram, os cenários mudaram, as projeções mudam. O cientista nunca profetizou nada. As redes bolsonaristas que criaram isso que vc acreditou.

Você é simplorio demais. Burro mesmo. Recomendo sair do topico.

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


brunohardrocker
É preciso compreender todo o contexto da fala do professor. Vamos começar que ele não está propondo uma tese social. Ele está simplesmente transmitindo um conselho a uma turma de alunos, utilizando uma linguagem que é, em muito, coloquial.
Logo: "Não lutem pelo aumento do salário mínimo, lutem pelo aumento dos seus salários", numa fala, com tom de voz e entendimento do contexto em que ela é colocada, nem sempre tem o mesmo sentido da frase escrita e de maneira isolada, que pode ter um sentido dúbio.
E o que fazemos quando o sentido é dúbio? Defendemos a nossa interpretação a ferro e fogo ou procuramos maiores explicações antes de tomar partido?
Portanto, dá para entender que não há exclusão à considerar o aumento do salário mínimo, o que há é um ensinamento de que o que de fato é eficiente para melhorar o bem estar pessoal é o aumento do poder de compra. Por motivos óbvios.


Mas então, voce trouxe o conselho aqui para falar da parte extremamente óbvia dele. Aham.

O conselho para que aumentemos nossa renda.

Uou! Que puta conselho! Vou avisar a todos os meus amigos!!

Agora mantenho o desafio: Demonstre como o simples aumento do salário mínimo beneficia o coletivo.

ahahaha, o simples aumento do salário minimo. A proposta: isole essa variavel e trace correlações com um aumento do IDH. Velho, por que eu deveria perder meu tempo te ensinando coisas?

Sua linha de racinio é digna de um terraplanista. Eu to observando o chao plano. A terra deve ser plana então se não demonstrarem para mim que não é.

entamoeba
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: entamoeba
· votar


fgr
Então, vc citou um camarada que disse que milhões morreriam no primeiro mês. Na internet de Iamarindos e Osmar Terra, a gente fica sem saber o que é certo.

Só os bolsonaristas estão relativizando os conteúdos apresentados pelo Atila. Os estudos realizados pelo Imperial College de Londres, que são os que ele apresentou, têm sido referência para as ações de diversos países. Não basta ver o vídeo, tem que saber interpretar o que é dito.

Não existe essa informação de que milhões morreriam no primeiro mês. Eles fizeram a estimativa de que o número poderia passar de um milhão, caso nada fosse feito, porque eles estavam trabalhando com uma taxa de letalidade mais alta. Novos dados sugerem que essa taxa é próxima de 0,6%.

Estamos tratando de uma pandemia para a qual existiam pouquíssimos dados até o início do ano. É natural que sejam feitos ajustes às projeções à medida que os dados vão se tornando mais robustos.

Osmar Terra é só um idiota!


Na cidade onde vc mora, já acabaram os leitos? Como estão evoluindo os casos de óbito?

Moro em São Paulo, capital. Acabaram os leitos em alguns hospitais de regiões periféricas. Nem estou acompanhando muito para não ficar deprimido.

brunohardrocker
Veterano
# mai/20
· votar


-Dan

Perdeu a linha! Quando pensei que você fosse finalmente propor alguma ideia ao invés de ficar cagando a conversa com suas interpretações tiradas da bunda, eu estava esperando muito!

Mas então, voce trouxe o conselho aqui para falar da parte extremamente óbvia dele. Aham.
O conselho para que aumentemos nossa renda.
Uou! Que puta conselho! Vou avisar a todos os meus amigos!!

É esse o seu jogo: chega cagando no tabuleiro, faz o tópico andar, e quando passam 3 páginas, quando a conversa já perdeu o foco inicial, você tira mais uma brilhante conclusão da bunda!
Parabéns o/

Velho, por que eu deveria perder meu tempo te ensinando coisas?

Agora resolveu encarnar a soberba do ameba?!

Sua linha de racinio é digna de um terraplanista. Eu to observando o chao plano. A terra deve ser plana então se não demonstrarem para mim que não é.

Nossa, que show hein! Tá de parabéns.

markvalley
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: markvalley
· votar


Ele nunca disse isso. Ele faz projeções, não profecias. Voce caiu em uma fake news de um grupo bolsonarista. Viu como não tem como dissociar essa discussão de politica?

Pois é, e nem foi ele quem fez essas projeções, ele reproduziu um estudo do Imperial College em um cenário onde não houvesse nenhum tipo de isolamento social.

É nesse ponto que a conversa começa a se empobrecer, toda hora é necessário sair do tópico para voltar a um assunto que já foi batido e desmentido.

Das duas uma: ou a pessoa viu um trecho editado do vídeo original ou viu o vídeo completo e está de má fé. No segundo caso eu não tenho mais paciência.

makumbator
Moderador
# mai/20 · Editado por: makumbator
· votar


Aqui em Minas aparentemente a ocupação de leitos de UTI do SUS (portanto excluindo-se os da iniciativa privada e que não estejam reservados ao sistema público) está em 63% (obviamente que é uma média, e há lugares com maior ocupação e outros com menos). Nos leitos clínicos (sem ser UTI) a ocupação atual é de 66%.

Há 6% de ocupação por covid-19. Nos leitos clínicos há 4% de ocupação por covid-19. Esses são dados divulgados nessa semana.

JJJ
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
o video do Cabo Daciollo que o JJJ postou

Fui eu não.

markvalley
Membro Novato
# mai/20
· votar


Mais um olhar interessante sobre o isolamento:



Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/20
· votar


markvalley

Bom esse vídeo.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


entamoeba
markvalley
Antes de criticar eu dúvido e busco entender.
Acho que todo discurso tem algumas verdades, algumas mentiras, algum otimismo e um toque de fantasia afina, se trata de projeções.

No caso do Iamarindo, não vou inflamar. Não o conheço, não conheço o trabalho dele me permiti o benefício da dúvida. Não pude acompanhar os vídeos que me falaram e nem lembro com exatidão o que me deixou descrente no que ele disse.

Mas vasculhando meu histórico, passo o link de uma matéria que contexta algo que ele disse:
Matéria com uma analise sobre as projeções do Átila.

Diz inclusive que ele seguiu o cálculo do Neil Ferguson.

E que morreriam 1 milhão até agosto - aqui eu me enganei e disse em 1 mês.

Hj temos quase 15 mil mortos? Será que vão morrer 985 mil pessoas nos próximos 90 dias? Não é impossível mas acho difícil e torco p não aconteça.

Mas dêem uma lida e como vcs conhecem o trabalho dele melhor que eu, tenho certeza que terão um olhar mais crítico.

entamoeba
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: entamoeba
· votar


fgr
E que morreriam 1 milhão até agosto - aqui eu me enganei e disse em 1 mês. Hj temos quase 15 mil mortos? Será que vão morrer 985 mil pessoas nos próximos 90 dias?

Se nada fosse feito! Depois, as previsões não precisam ser precisas porque os dados mudam. Quem está acostumado a trabalhar com dados científicos sabe que esse tipo de ajuste está longe de ser um problema.


Antes de criticar eu dúvido e busco entender.

Não precisa duvidar, é só verificar se a fonte é boa. Se você não tem conhecimento na área, sua dúvida só atrapalha. De que adianta você duvidar da teoria da relatividade se você não tem estudo suficiente para verificá-la? Recomendo três coisas: pragmatismo, falibilismo e prudência.


passo o link de uma matéria que contexta algo que ele disse:

Quando o Imperial College fez sua projeção sobre o Brasil, os números foram semelhantes aos apontados pelo Átila.

Entenda o seguinte: o Átila não está atuando como cientista no YouTube, o trabalho que ele faz é de divulgação científica. A maior parte daquilo que se vê nos vídeos dele são dados devidamente referenciados. Ele não é a fonte! Não tirou do cu os dados que apresenta! A divulgação científica pega o resultado de estudos e tenta apresentar de uma maneira que fique mais clara para o público, só isso!


markvalley
Pigeonsslayer
Bom esse vídeo.

Muito bom. O exemplo da Suécia é uma evidência muito clara de que as medidas de isolamento são eficientes!

entamoeba
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
Agora resolveu encarnar a soberba do ameba?!

Por que acha que quem sabe mais do que você deveria te tratar de igual para igual?

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

Cara, entenda uma coisa.

Suponha que você não entenda nada de alemão e alguém esta dando uma palestra em alemão. Ao fim da palestra você prefere fazer algumas perguntas a alguém que fala alemão (mesmo que ele tenha entendido algumas coisas equivocadas do que foi exposto) ou perguntar para alguém que fale inglês?

Pois é isso que o Átila fez/faz. Ele é biólogo, especialista em microbiologia e doutor em virologia. Então, provavelmente ele sabe mais do assunto que eu, que você, e que 99% dos Youtubers.

O que ele fez, foi um trabalho sério e logo no início, de divulgação científica no Yotube, explicando de uma forma que conseguimos entender. Analisando dados de fontes confiáveis, sérias e cientificamente reconhecidas e devidamente referenciadas para quem quiser checar. Ele não inventou números.

Analisou gráficos e fez prognósticos que variam conforme algumas medidas são tomadas ou não.

O COVID-19 é novo (enquanto epidemia), a própria ciência não têm precisão de como irá se comportar, evoluir, regredir... infectologistas se baseiam em suas experiências com H1N1, Suína, Ebola, Aviária e etc, e no que esta ocorrendo em cada País.

Atila, analisa estes dados e explica de forma simplificada pro povão. Há margem de erro? Claro que há, mas, acredite, é o caminho menos obscuro para se balizar.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/20
· votar


Vou fazer um comentário sem pretensão nenhuma de parecer uma análise científica (que eu não tenho as credenciais para fazer) então é mera opinião baseada em dedução mesmo. Um raciocínio, bem simples até, mostra que as previsões não estão assim tão fora da realidade.

1 milhão de mortes até agosto caso nenhuma medida houvesse sido tomada, isso representaria o quê, aproximadamente 1/2 % da população brasileira? Se já foi dito pela sociedade brasileira de infectologia no início da pandemia que a taxa de letalidade desse vírus (com base em países que estavam testando em massa) apontava para algo em torno de 1%, meio por cento seria uma previsão até bem conservadora, penso.

Uma das coisas que pode acontecer ao atingir um achatamento da curva de contágio é ganhar tempo para o teste e disponibilização de uma vacina. Também pode ser que ocorra a dita imunizar de rebanho, mesmo sem a produção da vacina, reduzindo a letalidade do vírus após um período X, sem colapsar o sistema de saúde.

Fato é que se essa pandemia perdurar por muito tempo sem o surgimento de uma vacina ou da imunização de rebanho, muitos países podem facilmente alcançar os 5 dígitos em número de mortos, quiçá até os 6.

-Dan
Veterano
# mai/20 · Editado por: -Dan
· votar


E que morreriam 1 milhão até agosto - aqui eu me enganei e disse em 1 mês. Hj temos quase 15 mil mortos? Será que vão morrer 985 mil pessoas nos próximos 90 dias?


Ou, pior que nem duvido que chegue a algo proximo disso ate agosto. Temos 12 mil registrado. Analisando a media de mortes dos ultimos anos com a de 2020, alguns lugares tem mortes 8x maiores, e a grande parte disso sem ter sido dlassificada como COVID. Ou seja, a maior parte disso, sem explicação. É como se uma grande coincidencia fizesse o numero de mortes medio saltar de 20 p/ mes para 160 p/ mes em 2020, sendo que somente 40 das 160 foram por COVID. Numeros hipoteticos, mas muitos lugares estão assim e não faz sentido.

Se adotassemos x8 como fator multiplicador, ja estariamos em quase100 mil mortes em Maio. Dobrando a cada mês, bate 800 mil em agosto.

A subnotificação é cruel e nos ilude.

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


brunohardrocker
Perdeu a linha! Quando pensei que você fosse finalmente propor alguma ideia ao invés de ficar cagando a conversa com suas interpretações tiradas da bunda, eu estava esperando muito!

Diz ai, quando voce vai apresentar aquele estudo que demonstra a doutrinação esquerdista nas escolas?

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


brunohardrocker
Perdeu a linha! Quando pensei que você fosse finalmente propor alguma ideia ao invés de ficar cagando a conversa com suas interpretações tiradas da bunda, eu estava esperando muito!

Diz ai, quando voce vai apresentar aquele estudo que demonstra a doutrinação esquerdista nas escolas?

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/20
· votar


https://www.washingtonpost.com/nation/2020/05/08/plandemic-judy-mikovi ts-coronavirus/


A mais nova teoria conspiratória sobre o Coronavírus: Plandemic

Buja
Veterano
# mai/20 · Editado por: Buja
· votar


O corona nao é coisa pouca nao... nao é mesmo.
O povo e governo tao brincando com fogo.

Soube agora a pouco que um companheiro do aqui do fcc
perdeu a tia essa madrugada pelo virus.

Seus bando de jacú, seus boko (brincadeira rs), mas fiquem em casa, saiam so de mascara e usem alquigel (é serio).
Nao espalhem essa praga pros outros que não tem saude nem idade pra resistir.

entamoeba
Membro Novato
# mai/20
· votar


Pigeonsslayer
Plandemic

PQP! Como o povo gosta de dar audiência para maluco!

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: Pigeonsslayer
· votar


entamoeba

Essa merda já está circulando nos grupos das tiazonas do ZAP e da associação de moradores do meu bairro. Chega acompanhado do seguinte texto: "assistam com seus cérebros, tirem suas próprias conclusões". Parece até uma tentativa tosca de se mostrar apolitizado e imparcial.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


-Dan
alguns lugares tem mortes 8x maiores, e a grande parte disso sem ter sido dlassificada como COVID. Ou seja, a maior parte disso, sem explicação. É como se uma grande coincidencia fizesse o numero de mortes medio saltar de 20 p/ mes para 160 p/ mes em 2020, sendo que somente 40 das 160 foram por COVID. Numeros hipoteticos, mas muitos lugares estão assim e não faz sentido

Por favor, tem como vc colocar fontes para essa informação? Muito interessante isso daí.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


entamoeba
Lelo Mig
Além do Átila, vcs consultam outro?
Devo assistir ao vídeo que passaram mas queriam ouvir outras opiniões tb.

-Dan
Veterano
# mai/20
· votar


acabaramosnicks

Eu vi em um trecho em uma das lives do Atila.

Mas olha isso:

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/30/com-subnotificacao -de-casos-em-manaus-numero-de-mortes-por-covid-19-pode-ser-ate-sete-ve zes-maior.ghtml

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"vcs consultam outro?"

Disse bem "consulto" e uso meu próprio filtro, tiro minhas próprias conclusões, faço minhas próprias análises baseado em pessoas que entendem mais que eu e possuem mais mecanismos para obter dados sérios, independente de viés político/ideológico ou interesses de grupos.

Procuro pessoas/instituições que tenham alguma credibilidade e nome a zelar. Informações confiáveis sobre o assunto.

Os abaixo não "precisam de filtro" pois são dados puramente científicos.

Autoridades Sanitárias:

- Ministério da Saúde
- Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
- Central de Informações da OMS
- Boletins Epidemiológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Produção Científica:

- Grupo Mave - Grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica
- Sociedade Brasileira p/ o Progresso da Ciência - Observatório do Coronavírus
- The New England Jornal of Medicine - COVID-19
- Repositório Medscape Internacional - Coronavírus
- Stat News - Corona
- Johns Hopkins Coronavirus Resource Center - COVID-19 Map


Instituições de Ensino e Pesquisa:

- UNA-SUS - Produção de Conhecimento em Tempo Real - SUS
- URFJ - No Combate ao Coronavírus
- Sociedade Brasileira p/ a Qualidade e Cuidado da Saúde - COVID-19

Estes abaixo "precisam de filtros" pois são, geralmente, opiniões do profissional podem fazer alguma diferença ou ter algum viés pessoal ou interpretativo.


Entendendo e Explicando a Pandemia

- Grande Imprensa - Globo, Record, Band, G1, Estadão, Folha, Veja, etc.
- Youtubers Cientistas - Biólogos, Infectologistas, Matemáticos, Médicos e etc.



Se der um copy cola no texto que digitei no google, acha facinho. Por exemplo:

Procura no Google: "Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz - Coronavírus"

Primeiro resultado da pesquisa: https://portal.fiocruz.br/coronavirus

Página cheia de links, sobre vários assuntos relacionados ao Corona.

Abraço!

entamoeba
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: entamoeba
· votar


fgr
Além do Átila, vcs consultam outro?

O que tenho visto está no âmbito da divulgação científica. Se eu não estivesse percebendo uma convergência entre as fontes sérias, procuraria ler metanálises. Só que os discursos sérios têm sido convergentes e as metanálises ainda não estão disponíveis porque os estudos são todos recentes.

Divulgação científica:
https://revistapesquisa.fapesp.br/revista/ver-edicao-editorias/?e_id=4 20

Live com especialistas:
https://www.youtube.com/watch?v=lQY3lvpLayU


Lelo Mig

Boa lista!

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Gosto sempre de ressaltar isso. Eu uso como consulta e por isso dúvido sempre. Não entendam duvidar com negacionismo! Eu seria necionaista se ainda com provas do contrário, eu ainda assim não mudasse de opinião.

Os sites com paineis e informações q vc citou eu acompanhei todos até mês passado mas todos usam de informações oficiais e infelizmente, as informações oficiais parecem estar defasadas.

Grande imprensa eu desisti faz tempo de acompanhar mas queria muito ver vídeos no youtube. Algo rápido, analises ainda que rasas só p dar uma divergência no tenho hj como pré conceito.

entamoeba
Anotado pra acessar mais tarde. Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coronavírus já Chegou na Sua Cidade? Caso positivo, Quantos Já morreram?