Ciências da computação vs Sistemas de informação, qual curso fazer?

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20


E aí pessoal, como vão vocês? Espero que bem.
Ano passado fiz o Enem e agr q abriu o SISU, fiquei em dúvida sobre qual curso fazer. Parece que SI (sistemas de informação) tem carga horária menor e mais leve que CC (Ciências da computação) será que isso não vai me deixar menor preparado pros desafios da carreira de TI. E será que toda aquela matemática em CC não é "inútil"?

Pleonasmo
Membro Novato
# jan/20
· votar


xmarhunterx
Você precisa ter algum pré conhecimento para qualquer uma dessas graduações. Você não vai aprender muito na faculdade, formação em TI é um basicão por cima de muita teoria e pouca prática. Vá no teu objetivo, se SI cobre o que você quer(programar) então vai fundo.
Se você for buscar um emprego, ninguém liga para sua formação, só precisa estar formado.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


Pleonasmo
Já tenho experiência com programação, ano retrasado enrolei pra estudar, mas ano passado estudei e fiz alguns apps e programinhas pra estudar. O meu medo é escolher SI e acabar não estudando alguma coisa importante que eu estudaria em CC

Pleonasmo
Membro Novato
# jan/20
· votar


xmarhunterx
O meu medo é escolher SI e acabar não estudando alguma coisa importante que eu estudaria em CC

Como eu disse, as matérias na faculdade são muito brandas e se você procura algo especifico, a faculdade não vai te ajudar muito, mas não deixe de fazer porque é um requisito minimo na área.

st.efferding
Membro
# jan/20
· votar


será que isso não vai me deixar menor preparado pros desafios da carreira de TI. E será que toda aquela matemática em CC não é "inútil"?

O que você precisa aprender, IMHO, é justamente as coisas que não talvez não vá usar. A capacidade de ter aprendido tais temas é mais importante do que os temas em si.

Se você for buscar um emprego, ninguém liga para sua formação, só precisa ter um github movimentado (projetos sendo utilizados por outras pessoas)

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Pleonasmo
Como eu disse, as matérias na faculdade são muito brandas e se você procura algo especifico, a faculdade não vai te ajudar muito, mas não deixe de fazer porque é um requisito minimo na área.
st.efferding
Se você for buscar um emprego, ninguém liga para sua formação, só precisa ter um github movimentado (projetos sendo utilizados por outras pessoas)

Vocês fizeram qual curso?

Então se eu fizer SI ao invés de CC não vou sair "sabendo menos" que quem fez CC? Pq parece q SI tem menos matemática. Eu queria fazer SI pq a aulas são à noite e eu poderia pegar um estágio ou até um emprego como Júnior pela manhã

st.efferding
Membro
# jan/20
· votar


Então se eu fizer SI ao invés de CC não vou sair "sabendo menos" que quem fez CC?

Se depender somente do curso, sim, mas pode ser contornável. Como falei, o que importa mais é a capacidade de resolver problemas, e esta você pode desenvolver/melhorar fora do curso (projetos pessoais ou trampo).

Eu queria fazer SI pq a aulas são à noite e eu poderia pegar um estágio ou até um emprego como Júnior pela manhã

A combinação SI + júnior durante o dia parece ser muito mais interessante do que somente CC.

Buja
Veterano
# jan/20 · Editado por: Buja
· votar


Ciências da computação vs Sistemas de informação

So tem essas opcoes? Nao tem medicina? Direito?

Bom, se so tem essas opcoes, tenho uma dica que muitos vao discordar:
Vai na que voce vai formar mais rapido e facil: SI.
E logo apos ja aplique uma pos. A faculdade nao vale muita coisa, talvez, nada.
A pos ja é alguma coisinha, entao, faca algo que forme logo e depois, pos. Recomendaria até um tecnologo basicao ai.

gabrissk
Veterano
# jan/20
· votar


xmarhunterx

Nos lugares onde eu trabalho/trabalhei sempre tinha gente tanto de CC quanto de SI, então acho que vai muito mais de você do que um ou outro.

De fato, pelo menos na UFMG, CC é levemente (ou nem tao pouco) mais puxado que SI. E CC, (de novo, na UFMG) é diurno e eu tive colegas que participavam da empresa junior.

Pleonasmo
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Vai na que voce vai formar mais rapido e facil: SI.
E logo apos ja aplique uma pos. A faculdade nao vale muita coisa, talvez, nada.
A pos ja é alguma coisinha, entao, faca algo que forme logo e depois, pos. Recomendaria até um tecnologo basicao ai.


Eu concordo, mas até a pós vale pouco. O curso de formação é só um requisito básico, uma mera burocracia para filtrar candidatos.
Essa é uma área que depois do Quem Indica, o que vale é você saber de fato fazer o que o empregador quer que você faça, geralmente tem algum tipo de provinha de conhecimentos, um cenário fictício para você aplicar o conhecimento na entrevista. Eu pelo menos sempre faço o povo fazer esses cenários individualmente para separar aqueles que falam mais do que fazem dos que realmente fazem.

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Pleonasmo

Em TI sempre vai ter provinha besta pra filtrar faladores.
Alias, acho que esse deveria ser um padrao mundial, mesmo que a prova seja bestinha, nivel psicotecnico.

A faculdade, realmente, serve so pra colocar mais um filtro.
Mas na area de TI esse filtro nem se aplica direito já que 99% dos candidados tem algum canudo.
A pos vem pra dizer: ahhh sou um cara que pode subir na fila.
Mas esse pos graduado perde facil se aplicada uma provinha mais tecnicazinha, e nao passa.
Dai o cara tem 2 opcoes: certificacao em alguma area e ingles fluente.
Dessas, a ingles fluente basicamente te coloca dentro de 99% das empresas de pequeno e medio porte.
Pra te colocar dentro da de grande porte, precisa ter mais 2 coisinhas: Quem Indica e disposicao de ganhar pouco.

Se voce tem isso tudo, graduacao, pos-graduacao, certificacao, ingles fluente, menos de 30 anos de idade, descendencia indiana, quem indica e disposicao de ganhar pouco, parabens, a google te pega no laço!

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Se voce tem isso tudo, graduacao, pos-graduacao, certificacao, ingles fluente, menos de 30 anos de idade, descendencia indiana, quem indica e disposicao de ganhar pouco, parabens, a google te pega no laço!

Eu ache que o Google pagasse altos salários :'(

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


gabrissk
De fato, pelo menos na UFMG, CC é levemente (ou nem tao pouco) mais puxado que SI. E CC, (de novo, na UFMG) é diurno e eu tive colegas que participavam da empresa junior.
O diploma de CC na UFMG facilitou pra vc conseguir um emprego? É real aquele papo que as empresas grandes (Google, Ambev, etc) fazem processos seletivos dentro da UFMG?

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Eu ache que o Google pagasse altos salários :'(

Google quer pagar US$ 3k a 4k pra engenheiro. Requisito: pos-doutorando.
É brabo fi.

gabrissk
Veterano
# jan/20
· votar


xmarhunterx
O diploma de CC na UFMG facilitou pra vc conseguir um emprego?


Olha, acredito que sim. Eu e a maioria das pessoas na empresa que estou hoje são ou foram alunos la.

É real aquele papo que as empresas grandes (Google, Ambev, etc) fazem processos seletivos dentro da UFMG?

Sobre essas especificamente não sei te dizer, mas eu mesmo já participei de um processo seletivo lá dentro.

Ah... Dois colegas que entraram comigo estão (ou pelo menos estavam há algum tempo atrás) na Google.

JJJ
Veterano
# jan/20
· votar


Ciência da Computação é mais pra fuçador, nerd, quem gosta de programação, análise, banco de dados...

Sistemas de Informação me parece set algo mais geral, abrange outros assuntos, então a parte "nerd" existe, mas fica mais diluída, deixando o curso talvez um pouco mais fácil, como alguns disseram.

Eu fui professor universitário nessa área por 15 anos. Minha sugestão é que a escolha deve se basear única e exclusivamente no gosto pessoal. Estude os currículos e decida qual agrada mais.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


Buja
Google quer pagar US$ 3k a 4k pra engenheiro. Requisito: pos-doutorando.
É brabo fi.

Sério mesmo? Achei que com um diplominha de bacharelado na UFMG já dava pra descolar um trampo na filial do Google q tem em BH

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


JJJ
Sistemas de Informação me parece set algo mais geral, abrange outros assuntos, então a parte "nerd" existe, mas fica mais diluída, deixando o curso talvez um pouco mais fácil, como alguns disseram.
Então, tecnicamente falando, o curso de SI seria melhor para um jovem dinâmico? Rs

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Se fosse assim era mole.

brunohardrocker
Veterano
# jan/20
· votar


xmarhunterx
qual curso fazer?

O Curso.

Pleonasmo
Membro Novato
# jan/20
· votar


xmarhunterx
Cara, simplesmente olhe a grade e vá no que te agrade mais, ser formado em um ou outro não vai fazer a menor diferença prática na hora de procurar emprego.

gabrissk
Veterano
# jan/20
· votar


xmarhunterx

Só mais um adendo: como vc disse que já tem alguma (mesmo que seja pouca) experiência com programação, posso dizer que você já está na frente de uma galera considerável (eu, por exemplo, e amigos que entraram comigo, sabíamos exatamente 0 coisas).

Concordo com o colega acima... Acho que o mais importante é seu esforço mesmo, não tanto qual dos dois cursos, que são bem avaliados e reconhecidos.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


Obrigado a todo mundo pelas respostas. Só mais uma dúvida, no quesito arrumar um emprego bom, a UFMG daria uma vantagem maior de que se eu fizesse UFOP, ou tanto faz?

gabrissk
Veterano
# jan/20
· votar


xmarhunterx
Só mais uma dúvida, no quesito arrumar um emprego bom, a UFMG daria uma vantagem maior de que se eu fizesse UFOP, ou tanto faz?

Não posso afirmar com propriedade, mas, pra CC/SI, acho que UFMG tem mais nome.

Mas na UFOP deve ser mais divertido... :)

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


xmarhunterx

Ranking de 2019 - As 10 melhores do Brasil.

O ranking feito pelo THE leva em consideração fatores como citações em revistas científicas, ensino/pesquisa, registro de patentes e internacionalização.

Confira as 10 melhores universidades do Brasil, conformo a THE

1- Universidade de São Paulo – Faixa de posição: 251-300
2- Universidade de Campinas – Faixa de posição 501-600
3- Universidade Federal de Minas Gerais – Faixa de posição: 601-800
4- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faixa de Posição: 601-800
5- Universidade Federal de Santa Catarina – Faixa de Posição: 601-800
6- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Faixa de posição: 601-800
7- Pontifícia Univ. Católica do RJ (PUC-Rio) – Faixa de posição: 601-800
8- Universidade de Brasília – Faixa de posição: 801-1000
9- Universidade Federal de Pelotas – Faixa de Posição: 801-1000
10- Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faixa de Posição: 801-1000

Instituições mineiras
A UFMG está entre as posições 601 e 800 do ranking que divide as instituições de ensino por escala. O ranking vai até a 200ª melhor instituição de ensino, com as demais agrupadas em listas (da 215ª a 300ª, 400ª a 600ª, 801ª a milésima e acima da 1.001ª posição).

Outras instituições mineiras compõem a lista. São elas: a de Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), Viçosa (UFV) e Itajubá (Unifei). A única privada mineira que está no ranking é a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).


xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


gabrissk
Mas na UFOP deve ser mais divertido... :)
Por que?

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Com o seu post vc quis dizer que aos olhos dos gringos o ensino superior no Brasil não é bom, e tanto faz a universidade escolhida?

Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Uma federal sempre vai ser uma grande universidade. Logico, tem que ter condicoes de viver pra estudar porque é mais puxado que as demais.
Fora ela, PUC.

Massssssssssssssssssss pra tecnologia, indicaria outras.
Newton por exemplo, referencia em SI e CC.
Outra bacana, Unibh. Pra ead, estácio.

Corre de pitagoras, unopar, promove, cesumar, unifram, afins.
Serve so pra pegar canudo. É uma boa pra quem ta querendo
logo subir na grade pra pós e ja trabalha na area.
Mas nao te da base alguma pra lançar uma mestrado no cefet
por exemplo.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Buja
Uma federal sempre vai ser uma grande universidade. Logico, tem que ter condicoes de viver pra estudar porque é mais puxado que as demais.

Mas em relação às duas universidades federais que eu cite, teria alguma diferença na hora de arrumar aquele trampo massa? Estou tentado a ir pra UFOP, mas tenho medo de não conseguir um emprego decente, como acontece com a maioria dos estudantes de TI, por isso estava pensando em ir pra UFMG pq talvez o diploma de lá me arrume um emprego que pague bem. Mas sei lá, parece que hj em dia diploma do nível superior não serve nem pra limpar a bunda

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


xmarhunterx

"tanto faz a universidade escolhida?"

Não, quis dizer que a UFMG é melhor rankeada e que profissionais do mercado adoram estes ranks.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ciências da computação vs Sistemas de informação, qual curso fazer?