Iludidos pelo Acaso - Bens sucedidos por sorte?

    Autor Mensagem
    -Dan
    Veterano
    # jan/20


    Tõ pensando em ler esse livro, alguem ja leu?

    Iludidos pelo acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida por Nassim Nicholas Taleb


    No debate sobre meritocracia, ou melhor, sobre o gerarvalorfinanceirocracia, é interessante perceber que muito palestante que ensina a "ficar rico como eu fiquei" pode ter apenas dado uma cagada. Assim como ele, muitos assumiram um monte de riscos e quebraram, enquanto esse bem sucedido assumiu os mesmos riscos e deu apenas sorte.

    Mais uma forma de quebrar o mito do empresário bem sucedido que todo bonus a ele pertence .

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Caralho, tu ainda tá batendo nesse espantalho de meritocracia, mano?

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    quebrar o mito do empresário bem sucedido que todo bonus a ele pertence .


    E a quem pertence os prejuízos?

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Wild Bill Hickok
    espantalho de meritocracia

    Não é um espantalho, é uma visão bem comum a boa parte das pessoas que se identificam com a direita.

    A alternativa à meritocracia é não ter justificativa moral alguma para a desigualdade. Ou seja, é fuga!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    -Dan

    Não li... prá ser sincero nem conhecia. Ando meio alheio a escritores de assuntos políticos, financeiros, mundo dos negócios e etc.

    Mas, se a premissa é a sorte como ingrediente, ou pelo menos, um ingrediente de peso no sucesso, eu acredito que sim.

    Acontece que "vencer" mexe muito com a vaidade humana. A grande maioria quer servir de exemplo, quer listar virtudes prá "chegar onde eu cheguei".

    É só você inverter e analisar pelo fracasso; Quantas pessoas que quebraram você conhece que dizem:

    - Eu quebrei porque fui incompetente e fiz um monte da cagada!
    ou
    - Eu quebrei porque meu sócio me roubou!

    Pecebe? Não conheço ninguém na primeira opção, na segunda conheço uns 50.

    Ninguém quer fracassar, então o fracasso é culpa do outro e o sucesso é mérito seu.

    Vai atribuir o sucesso à sorte? Nem fudendo!

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    entamoeba
    Não é um espantalho, é uma visão bem comum a boa parte das pessoas que se identificam com a direita.


    Pessoas que se identificam com x =/= x
    Nao conheço um autor ou entusiasta relevante que mencione essa baboseira de meritocracia. Qualquer um sabe (ou deveria saber) que o mercado nao premia esforço. Nunca foi assim e nunca vai ser.

    A alternativa à meritocracia é não ter justificativa moral alguma para a desigualdade. Ou seja, é fuga!


    Nao existe alternativa a meritocracia pq meritocracia sequer existe. Vcs tao parecendo tiozao do zapzap com chapeu de papel aluminio debatendo sobre coisas que nao existem

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Wild Bill Hickok
    Nao existe alternativa a meritocracia pq meritocracia sequer existe.

    Tanto faz.

    Justifique a desigualdade!

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    entamoeba
    https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/334476/p3#9385235

    -Dan
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Wild Bill Hickok

    Caralho, tu ainda tá batendo nesse espantalho de meritocracia, mano?


    Tem outros 73589 tópicos sobre outros assuntos. Não é proibido comentar neles.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    -Dan
    Realmente. Só nao dá pra comentar quando vc se perde na própria linha de raciocinio e resolve fechar o tópico pq a discussao tomou um rumo diferente do que vc queria

    -Dan
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Wild Bill Hickok
    Realmente. Só nao dá pra comentar quando vc se perde na própria linha de raciocinio e resolve fechar o tópico pq a discussao tomou um rumo diferente do que vc queria

    Aí você pode abrir um novo tópico retomando o tema desvirtuado.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/20
    · votar


    Ler não leva nada.

    Drinho
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Drinho
    · votar


    é interessante perceber que muito palestante que ensina a "ficar rico como eu fiquei" pode ter apenas dado uma cagada

    essa possibilidade é factível sim, mas certamente acontece na menor parte das vezes embora não haja como provar, espera-se que o sujeito estude muito um mercado antes de entrar para minimizar as chances de cagada(de verdade), é mais um dos milhares de fatores que justificam não existir meritocracia (hehe) e que se trata de um bicho complexo, difícil de ser explicado....

    Mas, você fez a piada do gerarvalorcracia (esse eu defendo), não se esqueça, assim como a beleza, o valor está nos olhos de quem vê, não de quem gera...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    me faz lembrar dos axiomas de zurique, lá é mencionado o acaso como fator importantíssimo

    -Dan
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Drinho

    Você quer acreditar que o fator sorte acontece na menor parte das vezes?

    -Dan
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig

    As histórias de fracasso não dão ibope.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    "sorte" é um tema interessante
    mas eu prefiro o livro sobre finanças comportamentais do Daniel Kahneman à esse livro do Taleb

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # jan/20 · Editado por: Joseph Conrad
    · votar


    -Dan
    Tõ pensando em ler esse livro, alguem ja leu?

    Para mim é o melhor livro dele. Eu recomendo.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    E "acaso" não é uma tradução lá muito exata para "randomness", mas isso é outra história.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Joseph Conrad
    E "acaso" não é uma tradução lá muito exata para "randomness", mas isso é outra história.

    Seria "aleatoriedade"?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iludidos pelo Acaso - Bens sucedidos por sorte?