Autor |
Mensagem |
-Dan Veterano
|
# jan/20
Tõ pensando em ler esse livro, alguem ja leu?
Iludidos pelo acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida por Nassim Nicholas Taleb
No debate sobre meritocracia, ou melhor, sobre o gerarvalorfinanceirocracia, é interessante perceber que muito palestante que ensina a "ficar rico como eu fiquei" pode ter apenas dado uma cagada. Assim como ele, muitos assumiram um monte de riscos e quebraram, enquanto esse bem sucedido assumiu os mesmos riscos e deu apenas sorte.
Mais uma forma de quebrar o mito do empresário bem sucedido que todo bonus a ele pertence .
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# jan/20
· votar
Caralho, tu ainda tá batendo nesse espantalho de meritocracia, mano?
|
# jan/20
· votar
quebrar o mito do empresário bem sucedido que todo bonus a ele pertence .
E a quem pertence os prejuízos?
|
entamoeba Membro Novato |
# jan/20
· votar
Wild Bill Hickok espantalho de meritocracia
Não é um espantalho, é uma visão bem comum a boa parte das pessoas que se identificam com a direita.
A alternativa à meritocracia é não ter justificativa moral alguma para a desigualdade. Ou seja, é fuga!
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
-Dan
Não li... prá ser sincero nem conhecia. Ando meio alheio a escritores de assuntos políticos, financeiros, mundo dos negócios e etc.
Mas, se a premissa é a sorte como ingrediente, ou pelo menos, um ingrediente de peso no sucesso, eu acredito que sim.
Acontece que "vencer" mexe muito com a vaidade humana. A grande maioria quer servir de exemplo, quer listar virtudes prá "chegar onde eu cheguei".
É só você inverter e analisar pelo fracasso; Quantas pessoas que quebraram você conhece que dizem:
- Eu quebrei porque fui incompetente e fiz um monte da cagada! ou - Eu quebrei porque meu sócio me roubou!
Pecebe? Não conheço ninguém na primeira opção, na segunda conheço uns 50.
Ninguém quer fracassar, então o fracasso é culpa do outro e o sucesso é mérito seu.
Vai atribuir o sucesso à sorte? Nem fudendo!
|
# jan/20
· votar
entamoeba Não é um espantalho, é uma visão bem comum a boa parte das pessoas que se identificam com a direita.
Pessoas que se identificam com x =/= x Nao conheço um autor ou entusiasta relevante que mencione essa baboseira de meritocracia. Qualquer um sabe (ou deveria saber) que o mercado nao premia esforço. Nunca foi assim e nunca vai ser.
A alternativa à meritocracia é não ter justificativa moral alguma para a desigualdade. Ou seja, é fuga!
Nao existe alternativa a meritocracia pq meritocracia sequer existe. Vcs tao parecendo tiozao do zapzap com chapeu de papel aluminio debatendo sobre coisas que nao existem
|
# jan/20
· votar
Wild Bill Hickok Nao existe alternativa a meritocracia pq meritocracia sequer existe.
Tanto faz.
Justifique a desigualdade!
|
# jan/20
· votar
entamoeba https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/334476/p3#9385235
|
-Dan Veterano
|
# jan/20
· votar
Wild Bill Hickok
Caralho, tu ainda tá batendo nesse espantalho de meritocracia, mano?
Tem outros 73589 tópicos sobre outros assuntos. Não é proibido comentar neles.
|
# jan/20
· votar
-Dan Realmente. Só nao dá pra comentar quando vc se perde na própria linha de raciocinio e resolve fechar o tópico pq a discussao tomou um rumo diferente do que vc queria
|
-Dan Veterano
|
# jan/20
· votar
Wild Bill Hickok Realmente. Só nao dá pra comentar quando vc se perde na própria linha de raciocinio e resolve fechar o tópico pq a discussao tomou um rumo diferente do que vc queria
Aí você pode abrir um novo tópico retomando o tema desvirtuado.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/20
· votar
Ler não leva nada.
|
Drinho Veterano |
# jan/20 · Editado por: Drinho
· votar
é interessante perceber que muito palestante que ensina a "ficar rico como eu fiquei" pode ter apenas dado uma cagada
essa possibilidade é factível sim, mas certamente acontece na menor parte das vezes embora não haja como provar, espera-se que o sujeito estude muito um mercado antes de entrar para minimizar as chances de cagada(de verdade), é mais um dos milhares de fatores que justificam não existir meritocracia (hehe) e que se trata de um bicho complexo, difícil de ser explicado....
Mas, você fez a piada do gerarvalorcracia (esse eu defendo), não se esqueça, assim como a beleza, o valor está nos olhos de quem vê, não de quem gera...
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# jan/20
· votar
me faz lembrar dos axiomas de zurique, lá é mencionado o acaso como fator importantíssimo
|
-Dan Veterano
|
# jan/20
· votar
Drinho
Você quer acreditar que o fator sorte acontece na menor parte das vezes?
|
-Dan Veterano
|
# jan/20
· votar
Lelo Mig
As histórias de fracasso não dão ibope.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# jan/20
· votar
"sorte" é um tema interessante mas eu prefiro o livro sobre finanças comportamentais do Daniel Kahneman à esse livro do Taleb
|
Joseph Conrad Membro Novato |
# jan/20 · Editado por: Joseph Conrad
· votar
-Dan Tõ pensando em ler esse livro, alguem ja leu?
Para mim é o melhor livro dele. Eu recomendo.
|
Joseph Conrad Membro Novato |
# jan/20
· votar
E "acaso" não é uma tradução lá muito exata para "randomness", mas isso é outra história.
|
# jan/20
· votar
Joseph Conrad E "acaso" não é uma tradução lá muito exata para "randomness", mas isso é outra história.
Seria "aleatoriedade"?
|