Faleceu hoje Sir Roger Scruton

Autor Mensagem
    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Guitar_Gafanhoto

Faleceu hoje aos 75 anos de idade Sir Roger Scruton, um dos maiores filósofos da atualidade.

Autor de cerca de 50 livros, o britânico destacou-se por suas obras a respeito do ideal da beleza, do conservadorismo e do mundo moderno. Entre outras obras, escreveu "Beleza", "Pensadores da nova esquerda", "O que é o conservadorismo", "Como ser um conservador", "A alma do mundo", "Filosofia verde", "O rosto de Deus" etc.

No Brasil, algumas suas obras foram traduzidas pela editora "É realizações". Conheço pessoalmente um de seus tradutores para o português e creio que ainda há muito o que se traduzir de sua obra.

Crítico ferrenho do "utilitarismo arquitetônico", escreveu e apresentou o documentário "Why beauty matters (Por que a beleza importa)", que julgo ser um dos documentários mais interessantes já produzidos.

Este documentário pode ser encontrado facilmente com legendas na internet. Recomendo-o vivamente.

Recentemente lutava uma batalha contra o câncer e no último mês, já debilitado, recebeu do governo húngaro a Ordem do Mérito por sua contribuição intelectual e pelo serviço prestado à liberdade.

Rest in peace, Sir Scruton!

entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar

um dos maiores filósofos da atualidade

Um dos piores, também.

Gafanhoto_da_guitarra
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar

Um dos piores, também

Tu o dizes. Comentário magro demais pra definir um acadêmico deste porte.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/20
    · votar

Tenho toda a discografia.

makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar

Então com a morte do Scruton agora é oficial, Olavo de Carvalho é o filósofo mais importante em atividade. Ele vai fumar hoje uns 30 cigarros pra celebrar.

entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar

recebeu do governo húngaro

Orbán.

Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

entamoeba

"Um dos piores, também."

Ele era conservador, mas até que era inteligente.

Quase não conheço seu trabalho, mas lembro de ver uma colocação dele que, particularmente, achei pertinente, onde ele (de forma polida) sugere que os conservadores brasileiros não são muito inteligentes.

Ele disse, resumidamente, que para ele um conservador deveria querer preservar as tradições de sua Nação, do que realmente a define, e não de uma cultura anterior a sua (no caso de seus colonizadores). Que o conservador brasileiro deveria, primeiro, identificar quais os valores que o definem como brasileiro e não como um colonizado.

Achei interessante essa visão.

makumbator
    "Ele vai fumar hoje uns 30 cigarros pra celebrar."

Oba, tomara que morra!

Obs: Ele diz que o cigarro não faz mal, mas parou de fumar por recomendação médica. O cara é um enganador em todos os sentidos.

Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Guitar_Gafanhoto
    · votar

Lelo Mig

Desde quando ser um pensador conservador implica burrice ou ignorância?

entamoeba

Orbán.

Que é chefe de governo de qual país mesmo?

Black Fire

Tenho toda a discografia.

Hahaha Maneiro! Tem os livros deles ainda não traduzidos? Dele, em inglês, tenho apenas "Thinkers of the new left".

Lelo Mig
    Membro
    # jan/20
    · votar

Guitar_Gafanhoto

"Desde quando ser um pensador conservador implica burrice ou ignorância?"

Não implica... não foi isso que quis dizer, talvez tenha me expressado mal.

Mas, via de regra, a direita e os conservadores não tem muitos intelectuais a seu serviço ultimamente e para piorar, costumam eleger como "gurus", gente bem abaixo da média, o que, convenhamos, tem colaborado para queimar muito o filme.

entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar

Guitar_Gafanhoto
    Que é chefe de governo de qual país mesmo?

Orbán é um merda! Por isso mencionei. Receber uma homenagem dele é quase a mesma coisa do que receber uma homenagem do Bolsonaro.

Lelo Mig

Era um cara muito culto. Um filósofo, de fato.

Mas tinha suas canastrices.

Morreu sem ver o Brexit.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 18/jan/25 23:11
    · votar

Terminei A Cultura Importa, e fico pensando se o Olavo de Carvalho leu mal Scruton e tentou fazer uma espécie de review da alta cultura para as massas, ou se leu bem e fez mesmo assim pq sabia que era um elemento de manipulação eficiente?

Lelo Mig
    Membro
    # 19/jan/25 01:53
    · votar

Black Fire

"se o Olavo de Carvalho leu mal Scruton"

Não sei o que Olavo pensava ou dizia sobre Scruton. Mas, arrisco dizer, que Olavo não entendeu nada, assim como não entendeu vários outros filósofos.

Olavo de Carvalho nunca ofereceu uma interpretação decente sobre nada. O que ele forneceu, foi sempre uma falsificação, afirmações equivocadas sobre filósofos e suas obras sem nenhuma sustentação.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 19/jan/25 17:06
    · votar

Lelo Mig
    Todo o papo de alta cultura foi chupinhado do Scruton.

arrisco dizer, que Olavo não entendeu nada
    Aí que tá, ele jogou muito bem pra quem não entendeu nada. Eu não acredito nessa versão.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 20/jan/25 10:13
    · votar

Black Fire

O prof OdC abandonou o comunismo, mas não a estratégia comunista. A vanguarda proletária (alta cultura) toma o poder no palácio, e para isso agita as massas (baixa cultura) nas ruas.

Contra revolução leninista gramisciana do marxismo cultural? Tá tendo

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 20/jan/25 10:17
    · votar

Wild Bill Hickok
    vanguarda proletária (alta cultura)

Isso é uma leitura impossível de Scruton, que é de onde o Ovário de Cavalo chupinhou esse papo de alta cultura.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 20/jan/25 10:40
    · votar

Black Fire

Não existe impossível para quem quer vencer o debate mesmo sem ter razão

Lucmac
    Veterano
    # 20/jan/25 10:41
    · votar

Autoanálise

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 20/jan/25 11:17 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

Black Fire

"high culture is the self-consciousness of a society. It contains the works of art, literature, scholarship and philosophy that establish a shared frame of reference among educated people"

https://www.theguardian.com/commentisfree/2012/dec/19/high-culture-fak e

Se a ideologia burguesa é a falsa consciência (negação), sua destruição (negação da negação) pode abrir caminho para a verdadeira consciência pela via revolucionária.

Isso só pode ser feito por uma pequena elite, pois demanda muitos recursos, é muito difícil chegar no patamar da alta cultura.

A alta cultura proletária deve destruir a alta cultura burguesa nos seus próprios termos (formalmente falando) para dar espaço para a verdadeira consciência.

E o populacho que se fod4

Wanton
    Veterano
    # 20/jan/25 11:32 · Editado por: Wanton
    · votar

Wild Bill Hickok
    "high culture is the self-consciousness of a society. It contains the works of art, literature, scholarship and philosophy that establish a shared frame of reference among educated people"

Esse é o conservadorismo raiz, que nada tem a ver com o neopentecostalismo ou o olavismo dos retardados de extrema direita que tomaram conta do Brasil (mas não só do Brasil). Já discuti isso no OT, em outras oportunidades. O extremista de direita brasileiro é um merda, um ignorante, um bronco. Se juntar todos os conservadores que consomem alta cultura no País, não enche um voo para Londres para visitar o túmulo do Scruton.

O próprio Scruton se atrapalha quando fala do conservadorismo da ralé. Ele fez concessões para angariar leitores e aliados, porque, na real, ele deveria ter nojinho da escória que vocês representam. Para um conservador raiz, aquele Lord Vinheteiro é um macaco brincando com o piano, fingindo ter bom gosto. É um pet de uma elite em extinção.

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 20/jan/25 11:56
    · votar

Wild Bill Hickok
    Que loucura.

Wanton
    Veterano
    # 20/jan/25 12:19
    · votar

O curioso é que esse texto traz implicitamente o conceito de narrativa, que caiu no gosto do bolsonarismo analfabeto.

O conservador Gadamer também põe o conceito de verdade entre parênteses, e Scruton não engraxava as chuteiras de Gadamer no campo da erudição. Pedi para o ChatGPT me dizer se há alguma interação entre os dois, mas ele está preguiçoso hoje. Não quer funcionar.

Eu tenho uma saída pragmática para as discussões acerca do conceito de verdade. Verdade é a propriedade de uma sentença que corresponde à realidade. Há dois problemas aí: a) verificar se a sentença é de fato verdadeira e b) criar a quantidade de ressalvas necessárias para dar precisão à sentença.

Gosta desse assunto, Wild Bill Hickok?

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 21/jan/25 06:56 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

Wanton

Narrativa é história para criança dormir. Quem perde tempo com isso?

Esse elitismo dos conservadores é o mesmo elitismo dos Marxistas Leninistas e do Gamsci. É estratégia da guerra (revolucionária ou não): temos oficiais e os praças.

saída pragmática

90% dos cientistas usam isso combinado com estatística, resultando em probabilidades e não em verdades.

Os outros 10% são teóricos/especuladores/panfleteiros e demais malucos

Black Fire
    Que loucura.

A arte moderna estava cheia de malucos revolucionários na época de Lenin querendo destruir todas as formas burguesas. Alguns desses artistas viraram comunistas. Alguns futuristas italianos viraram fascistas.

E o pau comeu

Wanton
    Veterano
    # 21/jan/25 08:51
    · votar

Wild Bill Hickok
    90% dos cientistas usam isso combinado com estatística, resultando em probabilidades e não em verdades.

Resulta em verdade sempre que a sentença corresponde à realidade. Como você verifica se uma sentença corresponde à realidade? Diz aí! O que você não nota é que em cada sentença há uma infinidade de pressupostos e ressalvas que são omitidas. O suposto relativismo, muitas das vezes, diz respeito a essas ressalvas. Filósofos fracos, como o Scruton, só tapam os olhos para isso. São simplórios. São a ralé da porra toda!

temos oficiais e os praças

E os praças destroem o que os oficias valorizam? Porque a esquerda preserva a alta cultura, mas a direita quer destruir. Tome o patrimônio arquitetônico como exemplo: quem quer destruir o prédio histórico para levantar um shopping center?

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 21/jan/25 09:57
    · votar

Wanton

você verifica

Teste estatístico

infinidade de pressupostos e ressalvas que são omitidas

Estatística é a arte de jogar dados fora e ignorar coisas improváveis

Scruton é um esteta e OdC é um filósofo político. Cada um no seu quadrado

E os praças destroem o que os oficias valorizam?

Sim, o nome disso é motim

levantar um shopping center?

Why not both?

https://oshoppinglight.com.br/

Wanton
    Veterano
    # terça às 11:27
    · votar

Wild Bill Hickok
    Estatística é a arte de jogar dados fora e ignorar coisas improváveis

Peraí. Você gosta ou não gosta da estatística?

Sim, o nome disso é motim

A onda da alt-right é um grande motim contra uma cadeia de comando que eles nem sabem que existe. Faz sentido pra caralho!

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # quarta às 04:41 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

Wanton

Pragmatismo não é gostar ou não, é funcionar. Eu gosto de escrever frases de efeito

alt-right

Não sei direito o que é isso, me parece gíria comunista. Mas me parece que existe um líder (Trump) que agita as massas para tomar o capitólio (pelas urnas ou não).

nem sabem que existe

Cultura é assim mesmo, parcialmente desconhecida. Guerra cultural vai pelo mesmo caminho

Wanton
    Veterano
    # quarta às 09:17
    · votar

Wild Bill Hickok
    Pragmatismo não é gostar ou não, é funcionar.

Scruton não era pragmatista, e você?

Não sei direito o que é isso, me parece gíria comunista.

Qual o termo você acha adequado para definir a direita bolso-olavista ou bannon-trumpista?

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # ontem às 06:29
    · votar

Wanton

Quem meteu pragmatismo na conversa foi vc, eu estou aqui para esclarecer o populacho

Qual o termo

Que tal direita direita ou right right?

Wanton
    Veterano
    # há 20 horas
    · votar

Wild Bill Hickok
    Que tal direita direita ou right right?

Direita é a defesa dos interesses dos bilionários. Só tem dois tipos de direitistas, os bilionários e os idiotas.

Quem meteu pragmatismo na conversa foi vc

Por causa da crítica burra do Scruton. O que VOCÊ entende por verdade?

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # há 5 horas
    · votar

Wanton

Vc quer opinião de idiota?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Faleceu hoje Sir Roger Scruton