Ajuda: a mãe de um colega faleceu, como proceder sobre os bens? (herança)

    Autor Mensagem
    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12


    Opa pessoal, tudo bom?

    Infelizmente ocorreu esse fato. Um amigo me contou que perdeu a mãe recentemente, agora é ele (filho único) e o pai. Pelo o que ele me falou, a mãe dele tem duas contas bancárias com um pouco de dinheiro em cada uma. e uma casa no nome dela e do marido, porém a casa não tem escritura, somente o contrato de compra e venda do lote. Então qual o procedimento pra que eele tenha acesso às contas bancáras, e como proceder com relação a casa? Ele quer evitar fazer inventário pois os custos para o inventário o obrigariam a usar todo o dinheiro disponível nessas contas talvez ele precisa do dinheiro pra outras coisas.

    Se alguém puder ajudar, por favor. Ele veio a mim pq eu estudo direito e tals, mas só fiz um semestre, mal tenho Direito em si na graduação (só Direito Civil) e só aprendi algumas coisas relacionadas a isso em Direito Romano, não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões. Pros queridos, fiquem tranquilos que é um amigo mesmo, comigo está tudo bem.

    Valeu? Ajudem o amigo, por favor.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/12
    · votar


    não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões
    Claro que sim, todos os escravos ficam com o filho varão.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Black Fire

    Cara, sem brincadeiras, por favor. É muito sério esse assunto.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Então qual o procedimento pra que eele tenha acesso às contas bancáras

    Basta ter o cartão, senha e as letras de acesso, não?

    Aí dentro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    senha e as letras de acesso

    A pessoa que tinha isso morreu.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    up. por favor gente, é sério!

    paulinho pc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock


    Man, oriente o seu amigo a procurar um advogado, que seja de confiança. Agora, como é o relacionamento do seu amigo com o próprio pai?

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Já descobri, as contas pra conseguir tudo certo é via alvará judicial, através de um advogado. Isso precisará de uma autorização de um Juiz, é um processo no fórum.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    paulinho pc

    Isso eu já orientei, mas muita coisa não precisa de advogado em primeiro momento.

    Ele mora junto com o pai dele.

    não sei se a legislação sobre herança de bens ainda seguem aqueles padrões
    Claro que sim, todos os escravos ficam com o filho varão.

    Aliás, problemas com falta de capacidade de leitura de texto e analfabetismo jurídico, visto que eu disse padrões, que de fato moldam o direito de quase o mundo inteiro, isso se resolva em outro tópico. Pra você es os infelizes que viram graça na brincadeira estúpida num tópico muito importante...

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock

    meu chapa, é nessa hora que você vai odiar estar fazendo direito.

    será um processo e o inventário pode demorar indefinidamente para ser liberado, graças à maldita máquina burocrática.

    e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP. Não sei se é possível ser declarada vacante a herança nesse caso, onde há herdeiros, mas tudo é possóvel naquela merda chamada judiciário com um pouco de semântica e burocracia.

    Por isso é bom deixar um testamento.

    paulinho pc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Já descobri, as contas pra conseguir tudo certo é via alvará judicial, através de um advogado. Isso precisará de uma autorização de um Juiz, é um processo no fórum.
    Isso eu já orientei, mas muita coisa não precisa de advogado em primeiro momento.Ele mora junto com o pai dele.


    Melhor assim.
    Que foda perder a mãe. Qual a idade do seu amigo?

    paulinho pc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP

    Isso, somente se não houvesse ninguém. Há o filho que é herdeiro direto, e o marido, que conforme a comunhão do casamento, é detentor das partes cabíveis.
    Não é isso?

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    paulinho pc

    21.

    The Laughing Madcap
    complicado, me senti um inútil aqui, ainda bem que meu pai veio me ajudar a aconselhar o cara (ele é bacharel, tá pra se aposentar já...)

    será um processo e o inventário pode demorar indefinidamente para ser liberado, graças à maldita máquina burocrática.
    sim, normal.

    e se não conseguir liberar e de alguma forma for declarada herança vacante, vai pro caixa da USP. Não sei se é possível ser declarada vacante a herança nesse caso, onde há herdeiros, mas tudo é possóvel naquela merda chamada judiciário com um pouco de semântica e burocracia.

    A situação dele dá pra ser resolvida sim, o problema é os impostos que o governo pode querer cobrar sobre os valores/bens.

    Por isso é bom deixar um testamento.
    Pois é, mas o mesmo não é imprescindível ^^

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    paulinho pc
    Há o filho que é herdeiro direto, e o marido, que conforme a comunhão do casamento, é detentor das partes cabíveis.
    Não é isso?


    procede.

    paulinho pc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    21


    foda hein man.
    Eu nunca perdi ninguém assim tão próximo, pai, mãe, irmãos...nem imagino a dor.
    Minha mulher perdeu um irmão. É tenso!

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    recomendo ao inves de procurar aqui no forum, fazer amigos que estejam no 4º/5º ano da faculdade e perguntar, tem mais chance de boas respostas!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kiki

    pedi auxilio pro meu pai, bacharel com décadas de vida jurídica. Não era o ramo dele, mas acho que ele manja mais que aqueles estagiários que estão bitolando pra entrar na OAB hahaha

    Aí dentro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Caralho, o The Laughing Madcap faz cosplay de Da Vinci.

    qew
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Ele veio a mim pq eu estudo direito e tals

    E aí vc vem aqui?!

    Se tu faz direito seria mais interessante procurar um dos seus professores !

    No mais, entendo que se não tem testamento a parada vai se estender por um longo tempo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/12
    · votar


    pedi auxilio pro meu pai, bacharel com décadas de vida jurídica

    parabéns.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Porque era muito mais penoso perguntar a algum professor.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Porque era muito mais penoso perguntar a algum professor.

    Porque eu estou no 1ºano e a metade dos meus professores não tem formação jurídica?

    O professor mais adequado para me ajudar é o Direito Civil, mas ele só aparece lá de segunda e terça, ou seja, só semana que vem.

    Mas enfim...

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Porque eu estou no 1ºano e a metade dos meus professores não tem formação jurídica?

    sei la, to achando que tua faculdade é de mentirinha cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: a mãe de um colega faleceu, como proceder sobre os bens? (herança)