Mesa Quadrada - Futebol e Debate Cheirinho de churrasco

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


makumbator

Eu gostaria de campeonato de pontos corridos com 16 clubes e 2 rebaixados, ou ao menos 18 clubes e 3 rebaixado.

Eu também, sou a favor da manutenção dos pontos corridos, mas o formato atual com 20 clubes e 4 rebaixamentos é muito inchado.

Que mané voltar com mata-mata no brasileiro, puta saudosismo barato. O campeonato nacional de longa jornada tem que premiar o time mais regular.

Pra quem tá com saudade, não custa lembrar que quando era mata-mata, tirando os oito times que iam para a disputa da fase final, todos os outros 18 times não classificados entravam de férias já em novembro. Emocionante pra caralho.

Se acha que pontos corridos não tem emoção, então assiste Copa do Brasil, Libertadores, Estadual, Sulamericana...tudo torneio de mata-mata.

Will Bejar
Veterano
# dez/19
· votar


Lelo Mig
Jonas Kahnwald
Nâo tem essa de sorte... é só olhar a tabela final e ver que (como esta na moda do jornalismo esportivo dizer) "o sarrafo está lá embaixo".
Os times estão um lixo, os clubes todos com péssimas administrações... quem melhorar uma merrequinha sai bonito na frente dos outros.

Falando do SP, no conselho administrativo do clube, me parece que quase metade nem são-paulino é!!! Ou seja, tudo o que se decide é em prol do clube social, e não do futebol (que é o que gera a grana pra instituição). Então, os conselheiros querem mais é que o SP (time) se foda lindamente... não importa! Desde que a piscina esteja limpinha... tá valendo qualquer coisa!
Por isso, esse verme desse Leco ignorou a petição para a separação do futebol da parte social do clube... os amigos dele não podem perder a teta de onde mamam e não é interessante pra galera que tá lá no cabide!
Foda...

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


renatocaster
O campeonato nacional de longa jornada tem que premiar o time mais regular.

Para quê? Para não dar susto nos investidores?

A virtude do formato de pontos corridos é impedir grandes roubos, o que não tem sido muito efetivo. Nos pontos corridos, os roubos ficam mais diluídos. No somatório final, ninguém vê favorecimento.

O pessoal tem solução demais para projeto de menos! Uma reformulação do modelo de campeonato deve partir do que é desejável, isto é, precisamos saber o que queremos!

O que é indesejável?

Falta de previsibilidade: o time de maior investimento fica em primeiro, o segundo time de maior investimento fica em segundo, o terceiro time de maior investimento fica em terceiro, o quarto...

Perda de interesse: os times que não brigam por nada não oferecem resistência aos adversários nas últimas rodadas, chegando a antecipar as férias dos titulares.

Resultados arranjados: como no título do Flamengo, em 2009, em que os rivais de São Paulo e Internacional entregaram seus jogos.

Roubos descarados: como o caso da máfia do apito, em 2005, com aquele desfecho vergonhoso que deu o título ao Corinthians.

São muitas variáveis. Não tenho a pretensão de listar todas aqui.

JJJ
Veterano
# dez/19
· votar


renatocaster
Andou circulando por aí uma lista com os salários dos jogadores do Cruzeiro. Se for real, pqp. Um absurdo, jogadores como Egídio ganhando 580 mil por mês, Fred 1,5 milhões, Rodriguinho 970 mil, Thiago Neves 850 mil, Pedro Rocha 1 milhão, Edilson 700 mil...bizarro.

É uma espécie de realidade alternativa...

Por 10 mil eu jogo e sou rebaixado igual qualquer um desses aí... kkkkkkkkk

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


Um campeonato com menos times, como o JJJ sugeriu, pode ser interessante, sobretudo, se nenhum time estivesse previamente classificado para jogá-lo.

Se mantivermos o modelo de rebaixamento, um campeonato de pontos corridos com menos times pode contribuir para segregar de vez aqueles que estão em melhor momento, tornando a disparidade financeira irreversível.

Will Bejar
Veterano
# dez/19
· votar


entamoeba
Resultados arranjados: como no título do Flamengo, em 2009, em que os rivais de São Paulo e Internacional entregaram seus jogos.
Filhadaputagem pura... Esperar o que desses feladasputas?

JJJ
Por 10 mil eu jogo e sou rebaixado igual qualquer um desses aí... kkkkkkkkk
Escala eu aí tb...

Gansinho
Veterano
# dez/19
· votar


entamoeba
Para quê? Para não dar susto nos investidores?

Pra ser justo? Pra um time não se classificar aos trancos e barrancos pra fase de mata-mata e ganhar o campeonato na cagada?

Tudo bem que fui eu que sugeri na página anterior voltar com o mata-mata final, mas entendo que pontos corridos premia o melhor e mais regular time do campeonato e por consequência o merecedor do título.

renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


entamoeba

A virtude do formato de pontos corridos é impedir grandes roubos, o que não tem sido muito efetivo.

Roubo no futebol está ligado intrinsecamente à corrupção, então não é um critério válido porque se pensarmos assim a presunção do roubo sempre vai existir.

Falta de previsibilidade: o time de maior investimento fica em primeiro, o segundo time de maior investimento fica em segundo, o terceiro time de maior investimento fica em terceiro, o quarto...

Isso é uma tendência, mas tá longe de ser uma regra. Os resultados recentes comprovam, inclusive. Se tivéssemos falando da NBA, ou da NFL, eu concordaria contigo.

Cruzeiro rebaixado esse ano com folha salarial de 12M, Fluminense com time caro da UNIMED rebaixado em 2013, Flamengo campeão em 2009 com salário atrasado, fora outros exemplos...Dinheiro facilita, mas não entra em campo. Eu acho que o futebol ainda tem capacidade de ser imprevisível.

Perda de interesse: os times que não brigam por nada não oferecem resistência aos adversários nas últimas rodadas, chegando a antecipar as férias dos titulares.

Ué, mas acontecia o mesmo na fase inicial do mata-mata. Os times já antevendo que não teriam chances no octogonal final, tiravam o pé. Não tinha mais o que disputar, na época as competições não eram muito concomitantes com o brasileiro.

Então, seria mais viável dar férias pro time 2 meses antes do ano acabar/? Porque é isso que acontecia com os times eliminados na primeira fase do campeonato por pontos corridos, pelo menos nas últimas edições em que o formato foi aplicado.

Acho que qualquer formato tem seu ônus e bônus, a questão é que se defende o mata-mata com a pecha de ser um formato mais "emocionante". É saudosismo, puro e simples. Memória afetiva da época infanto adolescente quando começou a acompanhar futebol.

Antes de se discutir qual formato de campeonato é o mais adequado, o que tem que cobrar é mais profissionalismo nas gestões, em todos os níveis. Não adianta querer seguir o caminho inverso, achando que um mero formato de campeonato vai reajustar as diferenças tornando a competição mais "justa".

Gansinho
Veterano
# dez/19
· votar


renatocaster
Acho que qualquer formato tem seu ônus e bônus, a questão é que se defende o mata-mata com a pecha de ser um formato mais "emocionante". É saudosismo, puro e simples. Memória afetiva da época infanto adolescente quando começou a acompanhar futebol.

Aí eu discordo. Se existisse um mata-mata final entre Flamengo, Santos, Palmeiras e Grêmio seria bem mais emocionante do que foi o campeonato. Mata-mata com 8 times é demais mesmo, classifica muito time fraco. Mas entre os 4 primeiros eu não acho nada absurdo, desde que se dê uma vantagem considerável pro melhor colocado.

renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


Gansinho

desde que se dê uma vantagem considerável pro melhor colocado.

A vantagem considerável é dar o título ao melhor colocado como é feito hoje, simples assim. Discutir emoção é discutir subjetividade. Isso da emoção tem que ficar na esfera imaginária do torcedor. Eu acharia um absurdo se a CBF amanhã chegasse e anunciasse a mudança no formato de pontos corridos para mata-mata pq é "mais emocionante". Fala sério, pô.

Campeonato brasileiro por pontos corridos é mais interessante pra todo mundo. Patrocinadores, investidores, TV...essa última então, principalmente. Se os índices de audiência tivessem ruins, eles já teriam mexido os pauzinhos para mudar o formato. É essa gente que sustenta o futebol. Aí está a frieza das coisas como elas são, felizmente ou infelizmente.

Lelo Mig
Membro
# dez/19
· votar


renatocaster
Gansinho
entamoeba
JJJ

Quando tinha "finais" todo mundo reclamava de que era injusto.

Como Santista lembro bem de 2002 que foi o último com finais. O Santos se classificou em oitavo (8o jogava com o 1o, 7o com o 2o, e assim por diante).

Vencemos o São Paulo (primeiro colocado), depois vencemos o Grêmio (quinto colocado) e na final o Curica (terceiro colocado).

Lembro que os antis, encheram o saco, que era injusto, que onde já se viu a melhor campanha ser prejudicada e bláa, blá, blá...

Agora reclamam dos pontos corridos?

Gansinho
Veterano
# dez/19 · Editado por: Gansinho
· votar


Lelo Mig
Agora reclamam dos pontos corridos?

Não estou reclamando, estou expondo pontos. E eu já falei que 8 classificados são demais. Eu prefiro os pontos corridos também, mas não acho que um mata-mata entre os 4 primeiros seja tão ruim assim.

Lelo Mig
Membro
# dez/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gansinho

Eu acho, e creio que não há nenhuma dúvida para ninguém, que pontos corridos é o mais justo.

Mas, concordo que uma final, semi final + final, em termos de "emoção" é mais empolgante.

No entanto a minha fórmula preferida de torneios de futebol (obs: não estou entrando em méritos, apenas citando GOSTO PESSOAL), é a fórmula com chaves.

É claro que em qualquer fórmula quem "ganhar mais" terá melhor desempenho, mas como o Brasileirão é longo, as vezes dá a impressão que os times empurram com a barriga, "perde hoje ganha depois". Mal inicia o campeonato e já se sabe que "precisa um mínimo de x pontos pra tal coisa", então dá um ar de preguiça, de deixa prá depois.

Acho (e repito, é gosto pessoal), que a fórmula por chaves torna bem excitante porque ela é meio "mata mata", tem um sentido de urgência. Tem de vencer para ser o líder da chave e se classificar para as finais.

O único senão é a coisa de "chave fácil e chave difícil", que pode ser amenizado, mas não resolvido 100%.

renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


Olha, a gente zoa, e tal, faz parte do futebol, beleza. A zoeira morre aqui, entre nós torcedores.

Mas isso daqui é foda, bicho. O cara detona com o clube, arrasa com a paixão de milhões de torcedores (que de fato são os únicos que sofrem) e vai embora pra casa como se nada tivesse acontecido. É muita filhadaputice!

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/presiden te-do-cruzeiro-estuda-renuncia-apos-rebaixamento-e-culpa-oposicao-por- momento-do-clube.ghtml

Lelo Mig
Membro
# dez/19
· votar


renatocaster

Tá na cara que têm acerto com o Perrela "pelas costas".

Os caras sabem que vão precisar de muito dinheiro.

Só o dinheiro do lucro do pó do Perrela vai dar conta desse rombo.

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


renatocaster
É muita filhadaputice!

Verdade! Miseravi!


se defende o mata-mata com a pecha de ser um formato mais "emocionante". É saudosismo, puro e simples.

Não acho que é só por saudosismo. Lembro que a final do campeonato era tipo final de novela. Provocava interesse nos torcedores de todos os clubes. Todo mundo assistia o jogo só porque era a final.

Mas você tem razão. Nos pontos corridos, os times ficam jogando até a última rodada, o que não acontece no mata-mata.


Lelo Mig
Agora reclamam dos pontos corridos?

Por mim, gosto que os dois formatos coexistam: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


Gansinho
Pra ser justo?

Justo? Recompensar o maior investimento e diminuir a imprevisibilidade? Não acho isso justo. Seria justo se os orçamentos dos times fossem razoavelmente equilibrados.


Pra um time não se classificar aos trancos e barrancos pra fase de mata-mata e ganhar o campeonato na cagada?

E as zebras não são uma das coisas mais legais no futebol? Meu time já foi eliminado por Baraúnas e XV de Campo Bom! Zebras são inesquecíveis!

JJJ
Veterano
# dez/19
· votar


Lelo Mig
Como Santista lembro bem de 2002 que foi o último com finais. O Santos se classificou em oitavo (8o jogava com o 1o, 7o com o 2o, e assim por diante).

Isso era escroto demais. Não defendo isso não.

Lelo Mig
Membro
# dez/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Isso era escroto demais. Não defendo isso não."

Uéééé.... Quartas de Finais. Ganhamos na bola!

Só porque é o Santos? Se fosse o Fluminense você tinha curtindo!

(Que diga-se de passagem, neste mesmo campeonato, se classificou em sétimo e perdeu pros Curica)

Gansinho
Veterano
# dez/19
· votar


entamoeba
Justo? Recompensar o maior investimento e diminuir a imprevisibilidade?

Ué, se o time é melhor e conquista melhores resultados dentro de campo, tem que ser recompensado. Daqui a pouco você começa a defender cota pra time mais fraco pra balancear. Não tô sacando seu raciocínio não.

Lelo Mig
Membro
# dez/19
· votar


Gansinho

Entamoeba é comunista........ por ele temos que saquear os 13 maiores e fazer 100 Íbis.

JJJ
Veterano
# dez/19
· votar


Lelo Mig

Se tem uma coisa que eu não sou é casuísta... Não é por causa do Santos ou do Fluminense. É porque não gosto de misturar fórmulas. Por isso propus 3 campeonatos diferentes: um mata-mata, um de pontos corridos e um de chaves, com oitavas, quartas, semis, e final. Sem mistura.

makumbator
Moderador
# dez/19
· votar


JJJ


Por isso propus 3 campeonatos diferentes: um mata-mata, um de pontos corridos e um de chaves, com oitavas, quartas, semis, e final. Sem mistura.

Parabéns, já temos praticamente isso:

Copa do Brasil é 100% mata-mata, Copa Sulamericana também é 100% mata-mata, Brasileiro é 100% pontos corridos e copa Libertadores + a maioria dos estaduais tem uma mistura de fase de grupos e eliminatórias (assim como copa do mundo de seleções, euro, copa América, etc..).

Quase que só tem competição com jogo eliminatório. Acho que podemos suportar uma, só umazinha, com pontos corridos.

Lelo Mig
Membro
# dez/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Prá quem estiver com tempo e afim, acho que vale bastante a pena ver este vídeo. Rogério fala basicamente sobre o Fortaleza, não mete o pau em ninguém e deixa uma análise bastante moderna e sensata sobre o futebol, e o que pode ser feito para "uma campanha decente".
Achei bem legal essa coletiva e olha que nem sou muito fã do Rogério (como pessoa), como profissional sempre foi bastante sério.




Não foi à toa que enquanto a torcida do Cruzeiro quebrava tudo, a do Fortaleza fazia isso:



JJJ
Veterano
# dez/19 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Acho que podemos suportar uma, só umazinha, com pontos corridos.

Sim, desde que com menos times, senão fica chato, longo demais, sujeito a patifarias e tudo mais. Por isso, acho que os pontos corridos deviam ficar só com a "nata".

Pega a classificação final desse ano aqui:

Flamengo
Santos
Palmeiras
Grêmio
Athletico-PR
São Paulo
Internacional
Corinthians
Fortaleza
Goiás
Bahia
Vasco
Atlético-MG
Fluminense
Botafogo
Ceará
Cruzeiro
CSA
Chapecoense
Avaí

Tudo bem que foi um ano atípico, mas minha "linha de corte" seria no Athelico PR! 5 times jogaram futebol, o resto patinou mais que jogou.

Pra quê 20? Então eu sugiro 10 numa competição de elite (tô meio elitista esses dias). Num ano normal, só ia ter clássico, só jogão. E muito menos tempo gasto, pra abrir espaço pro novo torneio nacional com chaves.

Nessa super-elite, ficam 6, caem 4. Esses 4 são repostos por campeão e vice dos outros dois torneios. Um de mata-mata democrático (copa do brasil, como está) e outro que seria o "brasileiro" de fato, com 30 times, séries A, B, C, D, chaves, oitavas, quartas, semis e uma final de lotar maraca.

A minha fórmula é perfeita! (além de elitista, eu ando meio convencido...)

renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


JJJ

Sim, desde que com menos times, senão fica chato, longo demais, sujeito a patifarias e tudo mais.

Por isso que o melhor dos mundos seria um campeonato por pontos corridos com menos times. Acho que com uns 18 ou 16 times seria o ideal, 10 eu acho muito pouco.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# dez/19
· votar


JJJ

se o flu luta pra não cair com 20, imagina com 10

Lelo Mig
Membro
# dez/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

JJJ quer assistir série B e tá inventando moda! Porque com 10, ele ia ver o Flu na A uma vez a cada 10 anos.

JJJ
Veterano
# dez/19
· votar


renatocaster
Jonas Kahnwald
Lelo Mig

Presta atenção, povo...

Na minha sugestão (que não vai valer bosta nenhuma, mas enfim...), o "Brasileirão" de fato teria 30 (TRINTA) clubes, em esquema de chaves.

Esse "torneio" de 10 times é o "crème de la crème", sacaram? Um torneio fodônico, por pontos corridos. A ideia é boa, vai...

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


JJJ
A ideia é boa, vai...

É boa sim!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol e Debate Cheirinho de churrasco