Tópico oficial do charlatanismo mediúnico/espírita

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# dez/18


To impressionado com esse João de Deus. Depois fui pesquisar sobre Chico Xavier e depois sobre a origem do espiritismo.

Encontrei info sobre as irmãs Fox, 1848, EUA. A doutrina já começou com três irmãs ganhando dinheiro dizendo que falavam com os mortos.

Decadas depois, assumiram a pilantragem.

Existe um livro de 1888 já decretando a morte do espiritismo (que "Allan Kardec" criou em cima de tudo isso), mas tarde demais, virou religião.

https://archive.org/details/deathblowtospiri00daverich/page/82
The death-blow to spiritualism: being the true story of the Fox sisters, as revealed by authority of Margaret Fox Kane and Catherine Fox Jencken

by Davenport, Reuben Briggs de 1888


E de presente um show fajuto do Chico Xavier aqui

sallqantay
Veterano
# dez/18 · Editado por: sallqantay
· votar


todo religioso é charlatão, menos eu

acho que o JdD é só um mais um PUA boy se aproveitando da ingenuidade das novinhas

Villts
Veterano
# dez/18
· votar


sallqantay
não entendi o PUA

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Villts

Sou ateu e, de forma geral, cético, mas, se têm uma coisa que nunca entendi direito, é de onde tiraram que Padres, Pastores, Líderes Espirituais, Gurus e etc., são "santos perfeitos"?

O que quero dizer é o seguinte, suponha, num esforço de imaginação, que João de Deus tivesse o poder de operar milagres e promover curas... imaginou?

Ok, porque ele, com este poder sobrenatural, não deveria querer comer as gurias?

90% dos homens héteros sexuais querem comer gurias, ou no mínimo, que elas deem uma brincada com nosso Cajado Mágico. Porque estes "senhores religiosos" seriam diferentes?

O que faz com que eu, você (acredito) e tantos outros cidadãos não saiam abusando de mulheres são um conjunto de coisas: Índole, Educação, Moral Pessoal, Punidade e etc. Eu nunca precisei de religião para "me comportar" e nunca submeter uma mulher a violência ou abuso.

As religiões são e sempre foram uma face de poder e seus líderes um "representante deste poder divino na Terra"... isso dá uma força de coerção sob o necessitado (principalmente quem recorre a fé num momento de desgraça).

Esse poder de coerção, assomado a vaidade e o senso de impunidade, dependendo da índole, faz o cara sair bolinando tudo quanto é ppk que cruzar em sua frente.

O que faz eu e tantos outros não fazerem isso, não é nem nunca foi a religião... pelo contrário, religiões inventaram o pecado e com elas a curiosidade pelo proibido. Tem muito mais pervertido entre os religiosos (ainda que muitos só na fantasia) do que entre liberais.

Vai por mim, tenho 55 anos, quanto mais fanático o religioso pior a sua índole.

Muitos inclusive se abraçam a uma religião, para se auto impor um cabresto, para não saírem fazendo tudo que da na telha.

Veja aquele Silas Malafaia, por exemplo,....O "zoinho" de psicopata dele brilha de ódio a quem pensa diferente dele, nem precisa ser psiquiatra pra sacar que o bicho é doido prá matar um.... não me surpreenderia se amanhã encontrassem uns cadáveres enterrados no quintal da casa dele.

Religião é instrumento de poder... nasceu para dividir, oprimir e matar.

Villts
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig
Pois é. Mas a surpresa pra mim não é essa, na verdade

A surpresa é que o espiritismo era a única religião que e realmente "respeitava". Chico Xavier morreu pobre (frase preferida dos seguidores), e não rola máfia ou pedofilia. Sem considerar o João de Deus, é claro.

Mas aí a origem dessa parada é totalmente podre, com essas irmãs Fox. Dava um filme. Daí o que aconteceu foi um erro - afinal Kardec acabou sem ouvir das Fox que aquilo tudo era mentira - e por ENGANO foi criada uma religião. A quantia de charlatões envolvidos nessa religião é extremamente alta, porque qualquer desses líderes tem que fazer showzinho. Vergonhoso.

Villts
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig

Sim, eu tb concordo que quanto mais ortodoxa a pessoa é, ou é alguém perigoso e mentiroso, ou é alguém que tenta usar a religião como um quarto pra ficar de castigo e não agir do jeito que quer - seja lá o que isso signifique

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Villts

"o espiritismo era a única religião que e realmente "respeitava""


Cara, o espiritismo foi modinha entre intelectuais europeus em meados de 1800. Justamente por isso, o número de charlatões promovendo sessões para enganar otários se proliferou como ratos, na época.

Allan era um homem inteligente, com educação formal e boas escolas. O truque das cadeiras, que tanto impressionou Kardec e o convenceu, é um truque simples, de charlatão da época. Mas, caboclo quando quer acreditar é que nem mulher quando quer dar... ninguém segura.

Kardec, por algum motivo, desejava acreditar...

Como era um homem estudado, meio que ficou com vergonha, e tentou dar tons eruditos ao espiritismo dizendo que era Filosofia, Ciência e Religião.

De filosofia e ciência o Kardecismo não têm nada... não passa de um Candomblé de Cristão sem liturgia.

Mas, como toda a religião têm gente séria, fazendo trabalhos sérios e louváveis. Na cidade onde moro mesmo, tenho que reconhecer, mesmo sendo ateu, que se não fosse os Espíritas Kardecistas e uma Igreja Batista, os pobres estavam fudidos.

João de Deus é um caso, assim como um padre pedófilo ou pastor ladrão. Não podemos generalizar e condenar a religião toda por estes elementos.


Em tempo...

temos um conceito muito errado sobre algumas coisas... Por exemplos, afirmamos que um cara como Hitler ou Calígula eram doentes mentais, psicopatas, esquizofrênicos e etc.

Ok, porque não pode existir "louco do bem"?

Porque Madre Tereza, Moisés e etc., não podem ser loucos, esquizofrênicos e etc., no sentido de "falarem com Deus" ou "acreditarem que possuem uma missão divina sobre a Terra"?

É claro que se o cara faz o bem e o outro mata, em termos sociais, não iremos punir o primeiro; mas, isso por si só, não atesta que o cara é mentalmente são.

Acho que Chico Xavier era um doido do bem, que acreditava naquilo que dizia. Mas, sob a análise científica, seus livros só falam besteira.

Obs: Sou de família espírita, tomei mais passe na minha vida do que todynho... conheço bem a bagaça.

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


Villts
não entendi o PUA

pois vc é charlatão

Villts
Veterano
# dez/18
· votar


sallqantay
quis dizer que não sei o que significa

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


Villts

eu quis dizer que vc é um charlatão picareta mesmo

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


Villts
https://en.wikipedia.org/wiki/Pickup_artist

Villts
Veterano
# dez/18
· votar


sallqantay
sai pra la doidao nem te conheco

entamoeba
eita que doideira

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig
atesta que o cara é mentalmente são

Use o método científico para atestar o que é uma pessoa mentalmente sã.

Lelo Mig
Membro
# dez/18
· votar


brunohardrocker

"Use o método científico para atestar o que é uma pessoa mentalmente sã."

Cara, não sou psiquiatra, neurologista, psicólogo... para dar essa informação com um mínimo de decência precisaria fazer pesquisa bem criteriosa e voltar daqui uns dias.

Mas, o que posso antecipar, é que quando neguinho brinca com amigos invisíveis depois de uma certa idade, é um sintoma considerado preocupante pelos profissionais da área psiquiatria.

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig

A psiquiatria e psicologia diagnosticam com base na observação. Dispensamos as duas e chegamos na neurologia.
Conhece alguma pesquisa da neurologia que atesta que pessoas que possuem crenças espirituais são loucas?

Lelo Mig
Membro
# dez/18
· votar


brunohardrocker

"atesta que pessoas que possuem crenças espirituais são loucas?"

1- Eu não disse que são... eu perguntei, Porque não poderiam ser?

2- Você esta usando a falácia da prova ontológica... o fato de eu não provar inexistência, não significa que existe.... A ideia de que espíritos existem em nossas mentes, não os tornam necessariamente seres reais.

Por exemplo, para os Kardecistas são entes queridos mortos na Terra vivendo em outro plano, para evangélicos são demônios, prá mim são delírios de uma mente crente...

Quem tá certo?

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


brunohardrocker
A psiquiatria e psicologia diagnosticam com base na observação. Dispensamos as duas e chegamos na neurologia.
Conhece alguma pesquisa da neurologia que atesta que pessoas que possuem crenças espirituais são loucas?


Cara, como você fala merda! Impressionante!

Pleonasmo
Membro Novato
# dez/18
· votar


Lelo Mig
Quem tá certo?

Você está certíssimo.

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig

Você tocou no método científico e levantou a hipótese dessas pessoas serem loucas.
O que te faz pensar nisso sem apresentar nada que venha da comunidade científica que aponte essa possibilidade?

2- Você esta usando a falácia da prova ontológica... o fato de eu não provar inexistência, não significa que existe.... A ideia de que espíritos existem em nossas mentes, não os tornam necessariamente seres reais.

Eu não falei que espíritos são reais. Não dê uma de entamoeba que eu sei que você é capaz.

Olha lá o que tá escrito, eu perguntei se a neurologia (que se utiliza de meios muito mais precisos para o diagnóstico) trata a crença de pessoas espiritualizadas como loucura.

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"eu perguntei se a neurologia trata a crença de pessoas espiritualizadas como loucura."

Não!

Vamos, colocar melhor essa questão "loucura". Acho que usei um termo extremo e não me fiz claro.

É definido como loucura ou insanidade comportamentos considerados anormais pela sociedade que interfiram na relação social.

Pode-se generalizar como "Desvio Comportamental"!

Podem ter causas físicas (um tumor ou deformidade) ou somente psicológicas (um cérebro saudável).

Então, veja bem, vou usar um exemplo "pesado", mas que exemplifica bem onde iremos chegar: Pedofilia não é crime.

Não sou eu que estou dizendo isso... é a lei. Porque citei isso?

A pedofilia é considerado uma doença, um desvio comportamental. Ninguém pode ser punido criminalmente por ter alguma doença, porém, quando o pedófilo exterioriza a sua patologia estará caracterizado o crime (da tipicidade incorrida).

Como não existe cura para a pedofilia o pedófilo deve ter acompanhamento clínico constante para que não exteriorize a sua patologia. Se ele não exterioriza, seja molestando diretamente ou indiretamente ao consumir imagens de filmes ou fotos de outros molestadores, se ele só tem a "fantasia" dentro de sua imaginação... não comete crime algum. Ele torna-se criminoso a partir do momento que exterioriza a sua patologia e esta se enquadra em algum crime previsto no ordenamento jurídico.

Tudo isso para dizer que, dentro de nossa moral, alguns comportamentos não são aceitos e os portadores deste comportamento, quando exteriorizam, são considerados "anormais"... loucos!

O Espiritualista João de Deus (bom frisar espiritualista porque seu trabalho não é reconhecido pela Federação Espírita do Brasil) e o Doutor Roger Abdelmassih; um com o poder conferido como "curador" através da religião e o outro "curador" através da ciência, abusaram igualmente de mulheres num comportamento considerado desvio de comportamento.

Prá terminar........se João de Deus é mentalmente perturbado porque não controla seus instintos e sai apalpando ppks e oferecendo seu cajado prá tudo quanto é mulher.... Porque uma pessoa que "fala com Deus" e acha que tem missão divina sobre a Terra é normal?

Ou seja, o que define, é o efeito prático da exteriorização. Um pregador berrando na praça que o "mundo vai acabar amanhã" não prejudica ninguém.

Se o mesmo pregador para "mundo não acabar amanhã" passa a mão na ppk da mulherada que circula na praça, tudo muda de figura.

Não quero e nem sou à favor de punir o bom ou inofensivo. Mas, achar que só os maus são loucos e o bons não, é bastante relativo.

Não vejo nada normal em falar com seres invisíveis...

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig
Maiqcaraio, Bog! Sai já daí!
Essa não é a sua conta.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# dez/18
· votar


Post pra logar e pra falar que almejo ter a fé convicta que os ateus do fórum tem

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Amigo, não confunda fé com opinião, não seja ingênuo... Eu tenho uma opinião pessoal, embasada em conceitos, estudos e experiências pessoais. E, também, a consciência de que posso estar errado em muitas coisas. Isso me difere (não é melhor ou pior, é diferença) de religiosos e místicos em geral.

Não cometa esse erro comum, de religiosos, de achar que "acreditamos" em coisas. Temos conceitos, opiniões.... e, algumas coisas são fatos comprovados pela ciência, só isso.

Não mistifiquem, por favor.....

fernando tecladista
Veterano
# dez/18
· votar


Depois fui pesquisar sobre Chico Xavier e depois sobre a origem do espiritismo
. A doutrina já começou com três irmãs ganhando dinheiro dizendo que falavam com os mortos.

Ja pesquisou errado

Gente ganhando dinheiro dizendo que fala com os mortos existe desde que o homem anda pra frente

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


Villts
sai pra la doidao nem te conheco

eu te conheci pessoalmente na casa do kiki

hihihi

É definido como loucura ou insanidade comportamentos considerados anormais pela sociedade que interfiram na relação social.

da última vez que li o DSM eu não vi isso lá. Mas vai que o Lelo Mig é editor da próxima edição, nunca se sabe

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


Discussão bacana.

Ó só:

https://medium.com/@rntpincelli/como-se-distingue-fervor-religioso-de- dist%C3%BArbio-mental-e88d4e8f5150

Lelo Mig
Membro
# dez/18
· votar


entamoeba

Valeu! Muito bom artigo... acho que ilustra muito bem o que eu estava tentando dizer.

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


como se distingue ódio de religião de crenças progressistas malucas?

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/18
· votar


sallqantay
Nego começa odiando a Igreja e ternina naquelas ciranda pra lua de encalhada. 100% de chance.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/18
· votar


Um dia farei um tópico sobre minha experiência na macumba/espiritismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial do charlatanismo mediúnico/espírita