Quero desacelerar a expansão da urbanização no mundo, mas onde me encaixo?

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # out/17


    Gosto que o planeta tenha extensas áreas inabitadas. Gosto que haja poucos grandes conglomerados urbanos, só para não cair numa rotina, enquanto resta ao mapa alternar entre cidades pequenas, médias, vilas mais ou menos pacatas.

    Eu observo uma expansão grotesca do concreto sobre o globo, que me faz pensar que seria bom que isso tivesse um freio.

    Mas a título de ideologia, não desejo me enveredar por alguma corrente progressista. Não sou abortista, ambientalista, vegano, vegetariano, nada do tipo.

    Há alguma alternativa?

    Wade
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Viva Che!

    st.efferding
    Membro
    # out/17
    · votar


    Há alguma alternativa?


    Sim. O gordinho asiático do cu afofado e o zé topete pedindo truco.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/17
    · votar


    seja ruralista

    makumbator
    Moderador
    # out/17
    · votar


    brunohardrocker

    Seja abortista. Pode não resolver o problema, mas já ajuda um pouco.

    Fica a dica.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/17
    · votar


    makumbator

    Aborto é um problema, não uma solução.

    makumbator
    Moderador
    # out/17
    · votar


    brunohardrocker

    Para a sua questão o aborto é sim parte da solução. Não tenha medo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/17
    · votar


    Adolescentismo. Próprio de quem projeta um mundo imaginário e ainda fica procurando ideologias que apoiem as fantasias.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Black Fire

    Não é fantasia, po. Você poderia se tornar o primeiro concreteiro a ajudar a frear o concreto.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Que heresia é essa?! Ainda bem que essa sua causa é perdida.
    Tem mais é que derrubar o mato e concretar tudo.
    Expandir as cidades até uma juntar com a outra fazendo uma simbiose de tudo que tem de pior.

    Enchei-vos e multiplicai-vos, caralho!

    makumbator
    Moderador
    # out/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Viciado em Guarana

    Como dizia o saudoso Clodovil, tem que azulejar a floresta.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/17
    · votar


    As ruas estreitas tinham uma justificativa no tempo das carroças. Hoje elas são feitas para ter mais espaço no loteamento. Se estacionar, compromete metade do espaço de passagem.

    Terrenos estreitos, de 15x30, de 13x25, são a falencia das casas espaçosas, com uma boa garagem para um sedan.

    makumbator
    Moderador
    # out/17
    · votar


    brunohardrocker

    Então tenha recurso suficiente para ter uma casa espaçosa para seu sedan sem comprometer o restante da moradia, e pague estacionamento privado pra evitar parar em ruas estreitas por aí.

    Quer que o estado te dê isso tudo também?

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/17
    · votar


    uma boa garagem para um sedan
    e só piora

    Paul Young
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Quando a galera for colonizar outros planetas, tem que deixar isso aqui uma rocha seca mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Levar a vida sossegado.

    sallqantay
    Veterano
    # out/17
    · votar


    é só revogar a teoria dos lugares centrais

    sallqantay
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Gosto que haja poucos grandes conglomerados urbanos, só para não cair numa rotina, enquanto resta ao mapa alternar entre cidades pequenas, médias, vilas mais ou menos pacatas.

    suiça in a nutshell

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/18
    · votar




    brunohardrocker
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Só acho que falhou em se atentar no quanto os 40% de área rural se transfere para os 3% de área urbana.

    sallqantay
    Veterano
    # set/18
    · votar


    acho que nego confunde concreto com superpopulação, urbanização e sei la o que. Vira um samba do criolo doido, que obviamente só pode ser resolvido com ideologia anti progressista (aquele conjunto de crenças que resolve tudo)

    Adler3x3
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Descentralização do poder.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/18 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    sallqantay
    concreto
    superpopulação

    Não é confusão, as duas coisas em demasia causam azia.

    sallqantay
    Veterano
    # set/18
    · votar


    que tal iniciar quantificando tudo isso que vc alega ser real? Vai demorar alguns anos e eu te garanto que os resultados vão te contradizer

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/18
    · votar


    sallqantay

    Mania de exigir fundamentação teórica pra tudo. Se quiser abra este video do Pirula, ta cheio de links abaixo.

    Eu aqui falo pelo que vejo a olho nu. Viaje ali pelo vale do paraiba. Cada pouco surge um loteamento novo nas cidades.

    sallqantay
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Dá para fazer loteamento de várias maneiras. Mas infelizmente a tendência no BR é oposta ao urbanismo britânico clássico, com suas ruas de terra atrás do lote, por exemplo. Ruas curvas que acompanham o terreno, entremeadas por vias de pedestres, são boas alternativas, reduzindo o tráfego (trafic calming), erosão e a velocidade de escoamento de água

    Nego no BR quer impermeabilizar a porra toda e fazer traçado ortogonal em tudo, independente do terreno

    O padrão que impera é aquele com ruas largas (USA), desperdiçando espaço a rodo, e transformando a rua em um estacionamento grátis onde todos pagam a conta (externalização de custo)

    Outro problema no BR é a ausência de verticalização no centro das cidades. Ela acaba sendo espalhada, e não forma um degradê no sentido centro > periferia (mais denso > menos denso)

    Seria possível acomodar muito mais pessoas dentro da cidade verticalizando o centro e removendo espaço de automóvel onde for possível. Mas isso também esbarra em falta de transporte público e falta de respeito ao uso de alternativas não motorizadas

    A solução para tudo isso é uma mudança institucional e cultural sem precedentes. Dá preguiça só de pensar

    sallqantay
    Veterano
    # set/18
    · votar


    os loteamentos também são via de regra condomínios fechados, que isolam áreas, e impedem caminhos alternativos

    deveriam ser feito levando em conta os caminhos existentes e mantendo eles, mas no BR nego enfia porteira em tudo e que se foda. É muita treta

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Crescimento planejado é raro de se ver.

    Quem conhece Brasília, sabe o que é uma bela experiência de urbanização, sobretudo, nas asas sul e norte. Claro, dos anos 60! Muitas "descobertas" foram feitas, para o bem e para o mal, e alguns conceitos, como o de locomoção, estão defasados.

    Acho o pilotis livre algo fantástico. Você cria áreas de circulação sob as edificações. Não é preciso circular o quarteirão para ir de um ponto a outro. Além disso, essa área acaba funcionando como uma marquise, que abriga o transeunte da chuva e do sol.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Bogotá na Colômbia parece que evolui muito nos aspectos citados acima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero desacelerar a expansão da urbanização no mundo, mas onde me encaixo?