Sobre mudar de carreira depois do 30!

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mai/17 · Editado por: Snakepit


O que vocês acham? Jogar tudo pro alto e começar do zero? Fazer outra faculdade?

Cada vez mais penso nisso. Tenho 32 anos, sou empresário na área de informática há 7, perseguindo o sonho de não ter chefe e ser o dono do próprio nariz. Por curiosidade, me formei aos 22 em outra área. Ou seja, essa será a 2a vez que eu penso em mudar o rumo.

Há alguns anos ando cansado e sem motivação nenhuma pra manter meu negócio. Financeiramente ele ainda está razoável, mas afetado fortemente pela crise. Mas não é esse o ponto, existe uma diferença entre realização financeira e realização profissional.

Já pensei em fazer fazer engenharia, depois apenas um MBA para melhorar meu lado como empresário, depois cursos de pós, etc. Acabei fazendo alguns cursos técnicos na área de informática, que foram importantes para o meu trabalho, mas que não aguento olhar na frente.

Agora estou pensando seriamente em fazer arquitetura. Mas dessa vez, por realmente gostar disso. Sem motivações financeiras, que foi o que moveu minha vida profissional até hoje.

Dissertem sobre a dificuldade de unir a realização profissional, financeira e pessoal.

sallqantay
Veterano
# mai/17 · Editado por: sallqantay
· votar


segui o conselho da mamãe dilma e do mumu, domingo presto curso técnico para impressão off set

/o/

arquitetura

fiz mestrado nisso e pensei em fazer graduação, mas o curso é muito pesado, muita coisa. Se quiser encarar vai logo para engenharia civil (ou faz a formação dupla, que sao só uns 10 anos. HUE).

Eu só encaro o curso técnico pois sao 02 anos

Há alguns anos ando cansado e sem motivação nenhuma

nem fala, estou pelas tampas com o mercado editorial, acadêmico e de educação. PQP

Snakepit
Veterano
# mai/17 · Editado por: Snakepit
· votar


sallqantay
Eu só encaro o curso técnico pois sao 02 anos

O problema de fazer outra faculdade depois dos 30 é pensar que vai se formar chegando nos 40.

Como fica o plano de se aposentar aos 40?

Pior, como iniciar uma carreira chegando nos 40?

Bem, tem o curso técnico em edificações também. 2 anos.

brunohardrocker
Veterano
# mai/17
· votar


Ah, ninguém mais liga. Mete o loco.

Eu estou pensando agora em morfar para um maldito engenheiro civil.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/17
· votar


brunohardrocker
maldito engenheiro civil
Síndrome de BF...

aguardando sallpicão postar "get a laje"

CindyFerrari
Veterano
# mai/17
· votar


Dissertem sobre a dificuldade de unir a realização profissional, financeira e pessoal.
meu plano atual é fazer uma música muito ruim e ganhar muito dinheiro com ela

Insufferable Bear
Membro
# mai/17
· votar


engenharia
nojo

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# mai/17
· votar


Snakepit
perseguindo o sonho de não ter chefe e ser o dono do próprio nariz.

concurso público vc não tem chefe e vira dono da prefeitura

Samá Samutte
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Snakepit

Nunca pensou na possibilidade de prestar concursos? Acho que o edital do TJ-SP está aberto, não é difícil de passar, sempre chamam muitas pessoas. Além disso, sempre estão surgindo vagas na área pública, e é uma boa para quem quer uma remuneração justa e tranquilidade de vida.

Eu estava estudando para concursos há quase dois anos. Não obstante, por conta de um problema de saúde - o qual estou superando - tive que parar. Todavia pretendo voltar em breve.

CindyFerrari
Veterano
# mai/17
· votar


Nunca pensou na possibilidade de prestar concursos?
com essa reforma da previdência, quem puder se aposentar, vai logo e vão abrir novas vagas..

em todo caso, a concorrência vai ser subir muito, já que tem muita gente sem emprego

Pleonasmo
Membro Novato
# mai/17
· votar


Snakepit

Sou da área de informática também e estou com novas ideias ,porém, não vou perder meu tempo com faculdade, estou trabalhando um insight que tive durante um brainstorming na frente do café e outro em uma mesa regada de alcool.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/17
· votar


arquitetura.
Sem motivações financeiras

Que bom, porque arquitetura hoje em dia é praticamente garantia de desemprego.

Mas sei lá, é um curso muito desgraçado pra quem precisa trabalhar, ou tem família e tal, porque simplesmente exige dedicação de 24 h por dia, a carga de trabalhos acadêmicos extremamente extensos é uma loucura.

st.efferding
Membro
# mai/17
· votar


Pleonasmo
estou trabalhando um insight que tive durante um brainstorming

Compartilha aí

brunohardrocker
Veterano
# mai/17
· votar


estou trabalhando um insight que tive durante um brainstorming

Se precisar de upgrade para o background, conte comigo.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/17
· votar


Sei lá, acabei de entrar na faculdade e já não vejo a hora de terminar essa porra logo... E vcs querendo fazer outra vez tudo de novo.

Deve ser muita memberberry no café pra ficar doido desse jeito.

brunohardrocker
Veterano
# mai/17
· votar


Viciado em Guarana

Todos sabemos que a unica coisa que interessa é o diploma.

Com diploma na mão você pode ser qualquer tipo de fdp.

Jack Holland
Veterano
# mai/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


Snakepit

Não é necessário faculdade para ser dono do próprio negócio. Se esse é teu sonho, voltar a estudar só por um canudo é besteira e não vai acrescentar em nada. Como vc já tem experiência como empreendedor, eu iria atrás das raízes da sua perda de motivação - se é só por causa da crise mesmo ou pq vc não gosta da área - e resolveria isso. De repente uma reinventada, uma mudança de área, uma ideia nova, etc. podem se reverter em mais lucros e aumentar a vontade de seguir em frente.

Dissertem sobre a dificuldade de unir a realização profissional, financeira e pessoal.

O maior dilema atual. Depois de 12 anos no mercado de trabalho, e já tendo sido funcionário privado e público, minha conclusão é que se preocupar com isso é besteira. Se vc está fazendo algo que não odeie, ganhe bem e não lhe sugue, é o suficiente pra se sentir realizado. Cair na rotina é impossível de evitar, e mesmo o trabalho dos seus sonhos ficará chato e enfadonho um dia. Já dizia o seu Madruga, "não tem trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar". Abraços

Snakepit
Veterano
# mai/17
· votar


Black Fire
Mas sei lá, é um curso muito desgraçado pra quem precisa trabalhar, ou tem família e tal, porque simplesmente exige dedicação de 24 h por dia, a carga de trabalhos acadêmicos extremamente extensos é uma loucura.

Acha muito pior que engenharia civil?

Fidel Castro
Veterano
# mai/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Snakepit

Cara, arquitetura é maravilhoso mesmo. Sempre gostei, e desde que comecei a namorar uma, modéstia à parte, incrível arquiteta, o que era interesse virou tesão mesmo.

Mas é a graduação mais puxada que você vai encontrar no Brasil junto com Medicina. É integral por 5 anos, além de que com a quantidade de projetos e a amplitude do conhecimento exigidos de um profissional formado, torna inviável você fazer qualquer outra coisa que não seja a graduação por pelo menos 4 dos 5 anos. Ou seja, você teria que parar a vida até os 36 pelo menos para ser arquiteto. É difícil, pois dinheiro não nasce de árvore. Além de que se não for fazer em pública, é um curso caro.

Não quero te desmotivar, mas te jogar a real mesmo.

Quanto à mudar de carreira, comece empreendendo em algo diferente! Não pense na formação acadêmica como meio de ganhar mais dinheiro, mas sim por prazer. Aí, se quiser fazer engenharia ou direito ou design gráfico, toca junto com seu novo negócio em outra área. Mais pra frente você junta os dois.

Soa clichê, mas abrir um negócio agradável como uma floricultura ou um café com uma boa gestão pode dar um belo gás de satisfação na vida.

Quanto à idade, não tem idade pra mudar de vida. Conhecido meu tá saindo de corretora aos 37 para abrir outro negócio totalmente diferente em NY. Meu pai chutou a carreira aos 48 anos para abrir negócio próprio. O negócio é que as responsas aumentam com o tempo e exige um malabarismo maior do que aos 22. Mas a experiência ajuda

Fidel Castro
Veterano
# mai/17
· votar


Snakepit

Engenheiro é o camarada que faz o trabalho de Diretor Operacional na obra, arquiteto que é o Diretor Executivo da porra toda.

É bem mais puxado, bem mais puxado mesmo. Meu sócio é engenheiro da POLI e o curso dele era bem mais tranquilo que o da minha namorada

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/17
· votar


Snakepit
Acho, a engenharia tem muitas dificuldades, mas o problema da arquitetura é que os trabalhos normalmente são muito extensos, mesmo o pessoal que só estuda acaba dormindo muito pouco durante o curso.
Por isso é difícil de ver gente mais velha cursando.

DoisUm
Membro Novato
# mai/17
· votar


Desenhar casinha e enfeitar com plantinhas é coisa de fresco. Vá fazer um curso de homem.

sallqantay
Veterano
# mai/17
· votar


arquitetura é maravilhoso

ah sim, o que fode são as normas malucas, clientes que nao sabem o que é arquitetura, leis malucas, fiscais da prefeitura malucos

eu nao tenho saco para essa merda, fiz mestrado mas vi que graduação nao é para mim

Insufferable Bear
Membro
# mai/17
· votar


Em matemágica a única coisa que te limita é sua própria mente, siga seu coração.

matemática > resto

Jack Holland
Veterano
# mai/17
· votar


Soa clichê, mas abrir um negócio agradável como uma floricultura ou um café com uma boa gestão pode dar um belo gás de satisfação na vida.


Sempre tive o sonho de empreender, e quando penso em como botaria em prática isso um dia, me vem em mente algo mais simplezinho assim pra começar. Em contrapartida, só de pensar que vou ter que trabalhar varado em finais de semana, feriados, sem férias, sem hora pra entrar e sair, etc. por tempo indeterminado e sem qualquer garantia de retorno maior que a que tenho hoje como funcionário, já dá uma boa desanimada. Hoje, aos 30 anos, vejo a vida de forma diferente. Quero curtir um pouco também, e não ser como vários dos meus amigos e conhecidos que tem negócio e sempre estão "enrolados" e nunca tem tempo pra fazer porra nenhuma, além de viver afundados em preocupações e incertezas. Por estar convicto disso, aprendi a me dar por satisfeito e acredito que dificilmente terei uma crise desse tipo. Ou sei lá, talvez eu seja só racionalizando e sendo um bundão medroso mesmo. Abraços

Fidel Castro
Veterano
# mai/17
· votar


sallqantay

Isso é mal de qualquer setor, sempre há uma agência reguladora no mercado, a figura do fiscal sem noção e o cliente que imagina pudim sendo que você faz batata.

No meu caso, respectivamente, CVM, auditores e gente que lê Empiricus.

Não tem muito para onde fugir, as burocracias da vida adulta encurtam minha vida todo dia, bando de gente de pipi pequeno

Insufferable Bear
Membro
# mai/17
· votar


Isso é mal de qualquer setor
não em matemágica <3

brunohardrocker
Veterano
# mai/17
· votar


Insufferable Bear

Já está com o diploma em mãos?

Insufferable Bear
Membro
# mai/17
· votar


brunohardrocker
por razões técnicas esses filhos da puta não querem me dar o diploma, mas tudo vai se resolver... se Grothendieck quiser.

sallqantay
Veterano
# mai/17
· votar


matemágica nao precisa de diploma, basta demonstrar ele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre mudar de carreira depois do 30!