qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?

Autor Mensagem
Juan Schmidt
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Juan Schmidt


boa tarde, pessoal.

estou estudando para entrar no MP. e um concurso bem dificil, mas a carreira e muito boa. e passando na prova, ainda tem o plus de poder morar em qualquer lugar do pais.

por isso pergunto: quais sao as vantagens e desvantagens de morar em cada regiao?

comecando pelo nordeste: ja viajei e tenho parentes morando la. e no geral um bom lugar p/ se viver: bom clima, boas praias, bons precos. o unico problema e a falta de infraestrutura. se fosse p la, teria que ficar viajando o tempo inteiro e importando muita coisa. sem falar que sou de floripa e nao gosto muito de forro. rs

sao paulo: acho fascinante, mas e aquela coisa, ne? e grande demais. excelente para quem esta fazendo turismo ou ja mora na paulista, mas um tormento p/ quem precisa passar 2h na rua p/ chegar ao trabalho e mais 2 p/ voltar p/ casa.

o rio de janeiro tambem e legal, mas e quente demais. minha mae morou la e precisou tratar um melasma no rosto.

brasilia parece ser a opcao mais interessante. cidade bem planejada e diversa. o unico problema e que os precos sao muito altos. e viver perto daquele circo na esplanada tb nao deve ser muito agradavel.

minas nao conheco, mas ja ouvi boas coisas e estava pensando em talvez ir p/ la. como nao tenho maiores informacoes, fica como opcao em aberto.

o sul ja conheco bem (sou de floripa), mas, como queria respirar ares novos, nao me anima muito como opcao.

e o norte? nao sei nada dessa regiao. alguem aqui e de la e tem alguma informacao p/ me passar?

fiquem a vontade para fazer mais comentarios.

desde ja, meu muito obrigado.

Fidel Castro
Veterano
# fev/17
· votar


São Paulo capital disparada

Aqui tem tudo (tm)

Só é meio cara, mas o cargo paga bem, com uns 2,5K de aluguel mês você já mora super bem localizado

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


São Paulo. Que cidade fantástica.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


com uns 2,5K de aluguel mês

Você financia um imóvel em outro canto do BR.

Fidel Castro
Veterano
# fev/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


brunohardrocker

Pagar imóvel em 60+ meses só para ter "casa própria" é menos produtivo do que enfiar o dinheiro na poupança

Imóvel pra comprar só se der pra financiar em no máximo 12 meses

A não ser que o imóvel seja turístico, bem decorado e bem localizado, pq aí o AirBnB paga o financiamento e ainda sobra

brunohardrocker
Veterano
# fev/17
· votar


Fidel Castro

Em lugares onde há demanda alta por imoveis, dá pra financiar, usufruir e vender com a valorização.

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


Passou em primeiro lugar? Pra estar já se preocupando com isso?

CindyFerrari
Veterano
# fev/17
· votar


curitiba

no nordeste é fortaleza

Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


Sempre morei em São Paulo. Gosto muito daqui, mas como não tenho base de comparação, não sei se é só porque já estou acostumado.

Uma excelente opção também é Santana de Parnaíba ou Barueri (região de Alphaville), 15min de São Paulo, os maiores índices de segurança do Estado com fácil acesso a todos os benefícios da metrópole.

Fidel Castro
Veterano
# fev/17
· votar


Jack Holland

Alphaville é 15 min da fusão Marginal Tietê X Marginal Pinheiros dirigindo que nem o Verstappen tentando consertar pit stop com falha

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


curitiba

no nordeste é fortaleza


This. São Paulo é um lixo, literalmente.

Fidel Castro
Veterano
# fev/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


brunohardrocker

Projetar DCF de um imóvel com liquidez projetada para daqui a 5+ anos é futurologia. Considerando juros do financiamento, custo de oportunidade (com benchmark na SELIC projetada), SELIC, IPCA, condominio e IPTU.

Mesmo incorporadoras grandes com setor de risco dedicado (pelo menos é o que dizem) estão tomando no long

Como exemplo, no segmento Real Estate, vários FII que estavam em Buy lá pra 2011 após análise de grandes researches hoje estão deficitários. Tem duas enormes construções paradas há mais de dois anos que estão uma a um e outra a dois quarteirões na mesma avenida do quarteirão com m2 mais caro do Brasil (Faria Lima entre 3000 e 3800 +-)

Na ponta do lápis, provavelmente mais de 80% das aquisições de imóvel por leigos não faz sentido financeiro

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/17
· votar


Qualquer lugar é bom desde que você tenha 20k/mês pra brincar.

brunohardrocker
Veterano
# fev/17 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Fidel Castro

SP/SP já deu o que tinha que dar para classe média que quer ascender com imóveis.

Tem que se enfiar em lugares novos. No MT até os anos 90 tinha distribuição de lotes de terra e terrenos urbanos.

Após essas décadas, os terrenos era em sua maioria muito baratos, coisa de 10 contos, na época, e que hoje pode-se pedir 200 contos que tem alguém com interesse.

Loteamentos novos giram em torno de 50~70 mil o terreno. Tudo isso porque o local é novo, há oportunidades, logo a procura é maior que a oferta.

Outra coisa que se deve levar em conta, é que o imóvel não te prende no local. De forma alguma. Ora, se você pode pagar caro no aluguel, é melhor construir, morar no que é seu e depois se surge uma oportunidade lá no outro lado do Brasil, você põe o seu imovel para aluguel e vaza.

E também que acontecem muitos casos onde o imovel é visto somente como um bem a ser usufruído e não tem propósitos econômicos.

Jack Holland
Veterano
# fev/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


Fidel Castro

hahahaha
Tipo isso... considerei da Rio Negro até o cebolão, sem trânsito. Costumo ir sempre lá e é o que gasto.
E como uso moto na semana, não faz muita diferença o congestionamento de carros.
Mas mesmo que optasse pelo carro, considerando alguém que trabalha por exemplo na região da Av. Paulista, é mais rápido que vários bairros mais afastados de SP. Conheço uma galera que faz isso.
Claro que se o nego tiver horário mais flexível pra fugir do horário de pico, melhor.
Tb tem ônibus fretado, que é uma opção bem confortável.

Jack Holland
Veterano
# fev/17
· votar


você põe o seu imovel para aluguel

Me livra desse mal, senhor

Paul Young
Veterano
# fev/17
· votar


Fidel Castro
Na ponta do lápis, provavelmente mais de 80% das aquisições de imóvel por leigos não faz sentido financeiro

E deveria?

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


E lá vamos nós na discussão de aluguel vs casa própria novamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


O melhor lugar do Brasil é fora dele.

renatocaster
Moderador
# fev/17
· votar


O melhor lugar do Brasil é fora dele.

Tipo Venezuela

Synth-Men
Veterano
# fev/17
· votar


Rio de Janeiro.

Tijuca, Grajaú, Alto da Boa Vista, Petrópolis, Teresopolis ou Zona Sul a partir de Copacabana.

Gregório de Matos Guerra
Veterano
# fev/17
· votar


#JosefoNoMPF

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


Gregório de Matos Guerra

=)

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/17
· votar


#JosefoNoMPF

Boto fé!
Mas é uma pena que será corrupto no longo prazo.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


Viciado em Guarana
Mas é uma pena que será corrupto no longo prazo.

E você acha que existe dinheiro suficiente no mundo para comprar o meu ego? ;)

Fidel Castro
Veterano
# fev/17
· votar


dr. Rey

Corrupção não é só dinheiro, Frank Underwood que o diga.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Fidel Castro

Promoções politicamente motivadas também não têm valor nenhum para mim.

Meu único objetivo na vida é ganhar a pelada.

No trabalho, quando jogam na minha mão alguma causa "perdida", a primeira coisa que faço é ler os livros que sei que ninguém leu e montar alguma defesa mirabolante que sei que ninguém jamais pensaria.

Quando os tribunais não ajudam, vou atrás da lei. Se a lei não ajuda, faço uma interpretação sistemática ou teleológica dela. Se não dá para fazer interpretação, faço analogias. Se não dá para fazer analogias, vou atrás dos princípios da lei. Se os princípios não ajudam, faço uma interpretação da lei conforme a Constituição. Se não dá para fazer interpretação conforme a Constituição, vou atrás da própria Constituição e peço a declaração de inconstitucionalidade da lei. Se a Constituição não ajuda, faço uma interpretação sistemática ou teleológica dela. Se não dá para fazer interpretação, faço analogias. Se não dá para fazer analogias, vou atrás dos princípios constitucionais. Se os princípios não ajudam, vou atrás dos postulados gerais. Se os postulados não ajudam, não vão ajudar mais ninguém e, então, dou uma de Janaína Paschoal. =)

Com um cargo vitalício e segurança pessoal à disposição, eu não conseguiria engavetar processos nem que quisesse. Ai do sujeito que caísse no meu radar.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/17 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Fidel Castro
Pagar imóvel em 60+ meses só para ter "casa própria" é menos produtivo do que enfiar o dinheiro na poupança

Imóvel pra comprar só se der pra financiar em no máximo 12 meses


Comprei uma casa usada, em 2006, por 145.000, parte financiada de 120.000. paguei prestações até 01/2016 e quitei o saldo devedor com umas bagatelas de FGTS que eu tinha. Hoje vale 1.000.000 e se eu fosse pagar aluguel pra morar nela eu pagaria 5.000/mês, onde está a desvantagem?

Fiz 20 anos de casado, paguei aluguel nos primeiros 11 anos. Se nesse período eu tivesse pagando a prestações de imóveis hoje teria, pelos menos mais dois apartamentos alugados, rendendo uma bagatela.

Questão, amigo, é fazer cálculo e seguir o que a planilha diz na vida pessoal. Se não financiar, o dinheiro vai pro consumo e nada feito no final.

Detalhe: financiei em 240 meses ou 20 anos mas quitei com 9, pois as prestações eram decrescentes.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/17
· votar


qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?

Goiânia, disparado!!!!!

Fidel Castro
Veterano
# fev/17 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Pedro_Borges

A SELIC do período deve girar em 180%

Se foi decrescente foi tabela SAC, o contrato do financiamento deve ter saído ok pois a SELIC tava indo de 15 pra 10. Não vou jogar valores aqui, mas eu chuto que a performance do seu investimento foi abaixo ou próximo da SELIC (que é o benchmark risco 0), mesmo com a especulação imobiliária. E com liquidez travada, afinal só vale 1kk se vende por 1kk. O spread de financiamento é muito alto no Brasil, isso que complica em financiamento longo.

Tipo, é questão de prioridades, eu moro alugado e consigo pagar meu aluguel so com retorno de investimentos. Mas não tenho filhos, passar imóvel como herança é bem mais fácil do que dinheiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?