Morar no Brasil é sonho internacional

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# jan/14


http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/morar-no-brasil-e-sonho-inte rnacional

Mas na maioria das vezes, não é sonho nacional.

E aí?

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/14
· votar


cara, na minha opinião o que acontece é que quem vem pra cá, passa normalmente umas 2 semana/um mês, e está de ferias, ou seja, não passa por aquele "sufoco do dia a dia", assim como nós brasileiros quando vamos para outro país temos a mesma impressão de que tudo lá é perfeito, as pessoas são educadas e tudo funciona bem por la
eles tem a mesma impressão errônea daqui

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


No vizinho é sempre tudo muito melhor.

testinogrosso
Veterano
# jan/14
· votar


>sonho de morar no brasil
>argentinos
>aeroporto
>filho cai pelo o vão da escada rolante

Rock With Salad
Veterano
# jan/14
· votar


Eu saio do chan, mas parece que ele não sai de mim.

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


The Man Who Sold The World
Exatamente cara.
Isso vale também pra estados onde há praias.

Sou pernambucano mas to morando em brasilia já há 13 anos.
E sempre que falo de pernambuco (morava perto de Recife), a galera diz: "se eu morasse la só viveria na praia". Ou então coisas do tipo "lá a galera só fica na praia né?"

Nem se dão conta, que o pessoal lá também trabalha, fica doente, cansado, problemas a resolver, etc,etc.

brunohardrocker
Veterano
# jan/14
· votar


cara, na minha opinião o que acontece é que quem vem pra cá, passa normalmente umas 2 semana/um mês, e está de ferias, ou seja, não passa por aquele "sufoco do dia a dia", assim como nós brasileiros quando vamos para outro país temos a mesma impressão de que tudo lá é perfeito, as pessoas são educadas e tudo funciona bem por la
eles tem a mesma impressão errônea daqui


No vizinho é sempre tudo muito melhor.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Tirando o calor, os problemas de corrupção e a encaralhada de impostos sobre tudo, até que não é ruim morar por aqui.

fernando tecladista
Veterano
# jan/14
· votar


quero ver morar por aqui ganhando 724 por mês e utilizando o SUS

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


The Man Who Sold The World

Perfeita a análise. Os caras vem, ficam na praia, conhecem os lugares bonitos e acham que a vida aqui se resume a isso.

Aconteceu isso com uma prima minha que mora na Itália e veio uma vez ao Rio. Sempre me fala que o país mais lindo é aqui, a melhor viagem que fez, etc...

AtalaBukas
Membro Novato
# jan/14
· votar


Realmente, a imagem que está sendo transmitida pelos anúncios da Copa do Mundo é a de um país onde todos possuem empregos decentes, todos são fanáticos por futebol e a maior parte da população é branca, e só de vez em quando tem uns miscigenados por aí. Agora, a crise de violência que assola o país não são mostradas, nem a miséria da favela, a precariedade dos sistemas de educação e saúde. Enfim, a imprensa quer tentar esconder o vulcão que ameaça explodir a qualquer momento.

"Quem mais tem vontade de vir para o Brasil são os argentinos: 6% se mudariam para cá se tivessem a chance."

Não sei porque, se lá a situação está caótica, aqui não muda tanto...

Pedro_Borges
Veterano
# jan/14
· votar


AtalaBukas
Só faltou você dizer que a realidade é bem mais cruel, a população é 50% negra... Mano, eu sei que você não teve a intenção racista, mas a expressão passou perto.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Pedro_Borges
Pra mim soou como se ele estivesse dizendo que a mídia e os estrangeiros que são, mas sei lá...

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Pedro_Borges

Eu tive a mesma impressão que o Insufferable Bear. Não me soou racista o comentário.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


Não adianta, não há lugar como o seu próprio país. Eu falo isso porque já morei fora e morei num lugar excelente a nível de educação, grana, segurança e tudo mais.
Era ótimo em "n" aspectos, mas não há lugar que o faça tão bem quanto a tua terra natal, com tuas origens, teus costumes e o teu povo, ainda que existam problemas e dificuldades como os que temos aqui.

Tem gente que sofre com furacão, terremoto, miséria, doenças, guerras...agora pergunta se algum desses povos quer abandonar seu país?

Além do mais nós sofremos de problemas sociais apenas. O Brasil é um paraíso, nos mais diversos aspectos.

AtalaBukas
Membro Novato
# jan/14
· votar


Insufferable Bear
JJJ
Eu estava descrevendo a imagem que a mídia faz do país, fui irônico ao fazer isso, desculpe se soou o contrário. Esse site dá uma noção legal da realidade existente no país, principalmente o mapa "A Cor dos Homicídios".


http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2012_cor.php

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Rafael Walkabout
Além do mais nós sofremos de problemas sociais apenas. O Brasil é um paraíso, nos mais diversos aspectos.

Quando não queimam crianças até a morte no ônibus...

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/14
· votar


Rafael Walkabout
Além da tua família, o que o Brasil tem para tu amá-lo tanto?

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ
Viciado em Guarana
É aqui onde eu me sinto mais à vontade. É fácil falar dos problemas e listá-los aqui, mas o país não se resume à isso. Eu não fecho os olhos para os problemas todos, e são muitos, eu sei. Mas lá fora também aparecem os problemas quando você passa a conviver.

Temos uma cultura muito rica, um país extenso e bastante variado geograficamente. Gosto do clima, gosto das pessoas, gosto do estilo de vida também. O que mais agrada aqui é a variedade de coisas, em todos os âmbitos. O problemas do Brasil não o tornam um país ruim para morar.

Moraria fora de novo pela experiência, mas não para me estabelecer.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Rafael Walkabout
Gosto do clima,
Que bom pra você, sei que parece coisa de PC Siqueira, mas eu odeio calor cara, principalmente por ter hiperidrose nas mãos.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


cafe_com_leite
Eu também não gosto de calor, prefiro muito mais o frio. Mas é aí que eu me refiro, aqui no sul pelo menos é bem variado o clima. Então mesmo não gostando de calor, no geral não dá pra reclamar do clima aqui (pelo menos no sul).

Pedro_Borges
Veterano
# jan/14 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Viciado em Guarana
Além da tua família, o que o Brasil tem para tu amá-lo tanto?

Vá morar em qualquer parte do mundo e depois forme a sua opinião.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14
· votar


Viciado em Guarana
Além do mais eu posso levar minha família comigo para qualquer parte do mundo.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Rafael Walkabout
Eu quero mudar pro sul, porque acredito que seja menos calor (ou pelos em uma parcela de tempo do ano maior) que em SP.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


agora pergunta se algum desses povos quer abandonar seu país?
Muita gente.
Quer desconsiderar a vontade de milhões por conta de sua experiência pessoal?
Eu concordo em partes, a maioria definitivamente não se adaptaria bem em outros países, existem países que recebem estrangeiros muito mal, tem gente que não consegue viver sem arroz com feijão...
Mas sempre vai ter exceções...

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/14 · Editado por: Rafael Walkabout
· votar


Insufferable Bear
Muita gente.
Quer desconsiderar a vontade de milhões por conta de sua experiência pessoal

Não, nem quis generalizar. Tem os milhões que querem sair e tem os milhões que não querem. Mas eu quis enfatizar o fato de mesmo com grandes problemas existe uma parcela considerável que não sairia.

cafe_com_leite
O verão é terrível, muito quente, mas intercala com dias frescos, com uma boa brisa (principalmente no litoral, claro).

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Calor? Frio? Feijão com arroz?

Cês tão de brincanagem, né? Só pode...

Galera, este país está ficando insuportável. Aliás, a América Latrina inteira está, tirando aqui e ali alguns poucos países que conseguem ainda se manter acima da merda (caso do Chile, por exemplo). Isso é o lixão do mundo. Corrupção desenfreada, lavagem de dinheiro, crimes de colarinho branco, crime organizado, uma parcela significativa da população que acha normal a violência urbana, com animais queimando crianças, jogando crianças pela janela, matando a sangue frio, saqueando, invadindo, quebrando tudo, arrastões pra todo lado. Pagando uma carga tributária absurda para viver sem educação, sem saúde, sem transporte decente, sem segurança pública. Isso aqui é a filial do inferno.

Se eu pudesse, ia embora correndo! Só não vou porque não posso!

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Tem que ser muito inocente pra pensar que problemas de violência e corrupção é exclusividade do Brasil...
Nós não somos especiais, nem do jeito ruim.

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Insufferable Bear
Tem que ser muito inocente pra pensar que problemas de violência e corrupção é exclusividade do Brasil...

É claro que não. Mas aqui acontece a todo momento e com intensidade muito maior.

Quer exemplos?

Até hoje se debate na Europa o caso Madeleine (aquela menina inglesa que sumiu em Portugal) e o caso Jean Charles (o brasileiro que foi morto em Londres pela polícia inglesa). Então, é claro que tem violência. Só que isso tem anos!!! É raro acontecer casos de assassinato ou estupro. Aqui, a cada semana acontecem inúmeros casos escabrosos. Basta ler os jornais. Quantas "Madeleines" sumiram no Brasil? Quantos "Jean Charles" foram assassinados pela polícia brasileira? São tantos, que a gente acaba até esquecendo, um "passa por cima" do outro (ou nem vem a publico).

Tem que ser muito inocente pra achar que é a mesma coisa...

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Rafael Walkabout
Não adianta, não há lugar como o seu próprio país. Eu falo isso porque já morei fora e morei num lugar excelente a nível de educação, grana, segurança e tudo mais.
Era ótimo em "n" aspectos, mas não há lugar que o faça tão bem quanto a tua terra natal, com tuas origens, teus costumes e o teu povo, ainda que existam problemas e dificuldades como os que temos aqui.


Cara, nem acredito que eu li isso. É exatamente o que aconteceu comigo, assino em baixo.

Já morei fora alguns anos, e por mais tempo que a gente fique por lá, não consegui me sentir em casa. Não sofri preconceito, racismo, xenofobia nem nada, muito pelo contrário, sempre fui muito bem vindo e bem recebido por onde passei e a adaptação foi muito facil e rapida, mas no fim, minha casa é no Brasil, mesmo depois de anos morando fora.

Muita gente me pergunta pq eu escolhi voltar e é sempre difícil explicar pois na teoria, se botar na ponta do lápis, tem 200 motivos pra sair e pouquíssimos pra ficar, mas esses poucos tem um peso enorme, que são família e o fato de se "sentir em casa". É difícil explicar esse fato de "se sentir em casa", acho que apenas quem morou fora por muito tempo pode entender.

A palavra que melhor define o Brasil pra mim é "bagunça". Isso aqui é uma bagunça sim. Porém foi nessa bagunça que a gente foi criado, estamos acostumados assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Morar no Brasil é sonho internacional