Rednef2 Veterano |
# dez/16 · Editado por: Rednef2
· votar
sallqantay Como eu venho dizendo há tempos aqui, não é sábio essa polarização. Isso fica claro por exemplo no Nazismo e Pós-Modernismo. A esquerda diz que o Nazismo é de Direita, e vice versa. Porém, quanto mais eu leio sobre o fascismo, vejo discursos dos lideres, e esse tipo de coisa, eu percebo que o Fascismo não é nem de Direita e nem de Esquerda. É outra linha de pensamento. Os fascistas desciam o pau no comunismo, e desciam o pau no capitalismo. "Ah, mas o Estado era intervencionista, então era socialista". O cara que fala isso está cometendo um equivoco. Primeiro, Marx e Engels diziam que era os TRABALHADORES que deveriam tomar conta do Estado, planificar a produção, e coletivizar os meios de produção, e consequentemente o Estado iria desaparecer, pois as classes sumiriam. E o Estado é um instrumento de dominação da classe dominante. Porém, sem classe dominante (o proletario no poder iria sumir em si mesmo como classe), qual necessidade de Estado? Quem dominava o Estado no Fascismo eram os lideres do partido, e a ideia deles era uma sociedade organicista, algo como uma empresa, as classes interligadas, tendo o Lider como o epicentro. O Estado é o que dá vida a nação. "Estado forte, potente".
O liberalismo quer estado minimo. E uma das acusações fascistas, é que essa ideal burguês, esfacelou o Estado, e consequentemente as nações.
"Mas as grandes empresar ajudaram muito o fascismo, então eram capitalistas". Ora, ajudaram porque nao tinham escolha. Caso rejeitassem, era morte. E tem que ser lembrado que os fascistas criticavam a Revolução Francesa, o liberalismo burguês, etc. Assim como odiavam e combatiam o comunismo, que segundo eles, era "invenção de judeus", e uma espécie de liberalismo enrustido.
O fascismo foi algo totalmente fora da Esquerda e Direita. Uma ideologia totalmente nova, que a meu ver, é uma ameaça ainda no dia de hoje, porém sem força. Mas, atualmente tem mais força do que o comunismo.
A questão do Pós-Modernsmo é a mesma coisa. A direitaa teima em dizer que isso é coisa de "marxista bitolado". Mas é uma falácia. Os pós-modernos vivem descendo o pau no Materialismo Histórico (herdeiro do marxismo), assim como na burguesia e sua ideologia. Colocam a esquerda e a direita num mesmo pacote: É o projeto de modernidade branco-eurocentrica para o mundo. E deve ser destruido. Dai o "pós"-modernidade. Pra eles, as duas visões (comunista e liberalismo) são invenções do eurocentrismo, opressores a minorias (negros, lgbt, mulheres), e são "discursos" para legitimar a dominação patriarcal branca ao mundo.
A verdade é que esse papo de comunismo vs liberalismo, é coisa de velho que parou no tempo.
Obs: Keith Jenkins, historiador pós-moderno, relaciona o nascimento do pós-modernismo como resultado da nova configuração do mercado capitalista. E não como uma "reconfiguração do marxismo". Como ainda não parei pra ler mesmo os pensadores pós-modernos, não posso nem concordar/discordar dessa afirmação.
|