Café Central - aqui o Brasil tem jeito!

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Isso tem a ver com a condição social e com curso que não põe o aluno para ler. Cê pega um formado em engenharia e um aluno de ensino médio e o nível de conhecimento de mundo é o mesmo, o primeiro só aprendeu umas técnicas.

E ainda chamam de "curso superior


Reparem que nem com essa tijolada o BF entra em conflito com o amoeba.

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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E outra, correlacionar leitura com se alinhar à esquerda é uma prova que vocês precisavam para desqualificar o negacionismo do entamoeba, no tocante à doutrinação.

entamoeba
Membro Novato
# nov/18
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brunohardrocker
correlacionar leitura com se alinhar à esquerda

Não fiz isso (pelo menos, não nesse post que você citou).

O que pretendia, caso me entendessem, era mostrar que a classe social é mais importante para determinar o viés político do que o nível de instrução.

Meus professores da engenharia não conseguiam escrever um parágrafo sem cometer pelo menos um erro de português. Quem já frequentou um departamento de engenharia sabe que não é nenhum templo da erudição.

LeandroP
Moderador
# nov/18
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entamoeba
Quem já frequentou um departamento de engenharia sabe que não é nenhum templo da erudição.

Rapaz... É tenso rs

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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Reparem que nem com essa tijolada o BF entra em conflito com o amoeba.


Como assim? Eu mesmo sempre reclamei aqui do analfabetismo dos formados em engenharia. Além do mais, não me sinto parte de um corpo místico chamado "os engenheiros", pra sair achando que uma crítica a esse corpo místico é uma crítica a mim, ou coisa do tipo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/18
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O que pretendia, caso me entendessem

A recorrência com que não te entendem só pode ter uma dessas 2 razões:

1) constante inabilidade em se explicar
2) falta de hombridade quando fala bosta e depois vem se justificar inventando algo nada a ver com o que disse antes

entamoeba
Membro Novato
# nov/18
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Jonas Kahnwald

Nem sempre sou hábil me explicando, sobretudo, quando o interlocutor é um retardado feito você. Mas não se acanhe! Acho o desafio válido.

E você acha que eu inventei algo para justificar um erro de posicionamento do qual eu teria me envergonhado? É impressionante o seu como seu olhar sobre o próximo é escroto! Você paga de religioso, mas sempre espera o pior das pessoas. Sinto vergonha alheia pela sua covardia!

Afirmaram: "No Brasil o cenário é bem diferente. Quanto maior a escolaridade mais a direita é".

Isso é um fato, em certa medida (eu, pelo menos, não vi nenhuma pesquisa que tivesse levado em conta pós stricto sensu, por exemplo).

O problema é que esse fato já serviu ao entendimento de que haveria um voto certo, o dos mais instruídos, e o voto errado, o da ralé. Nos desdobramentos dessa narrativa, sobrou até para os nordestinos.

O caso é que escolaridade é uma variável difícil de isolar porque, geralmente, quem tem maior escolaridade também tem melhores condições econômicas.

Então eu disse: "Isso tem a ver com a condição social e com curso que não põe o aluno para ler."

O intuito era demonstrar que formações mais técnicas não acrescentam conhecimento de mundo ao estudante, desmontando a ideia de "voto certo" implícita na alegação da escolaridade.

Mas como dei a entender na minha ressalva à resposta ao Bruno, também não teria problemas em correlacionar o nível de leitura à orientação política, portanto, mesmo sendo mal interpretado, não teria do que me envergonhar.

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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analfabetismo dos formados em engenharia

Tem a estatística? Os dados? Fundamentação teórica?
Tem a definição de analfabetismo?

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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demonstrar que formações mais técnicas não acrescentam conhecimento de mundo ao estudante

Demonstrou através do que? Da alegação pura e simples?
O que é conhecimento de mundo? Niilismo, consciência de classe, liberdade-igualdade-fraternidade, gênero, socialismo democrático?
Cadê a estatística?

Snakepit
Veterano
# nov/18
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https://pbs.twimg.com/media/DsJ--gYU0AAZF2j.jpg

Isso aqui mostra o verdadeiro estado do país. Um país sem futuro.

entamoeba
Membro Novato
# nov/18
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brunohardrocker
Demonstrou através do que?

Demonstrei partindo do pressuposto que quem lesse conheceria as ementas de um curso de engenharia.

O que é conhecimento de mundo?

Também parti do pressuposto que não estaria falando com máquinas, mas com gente capaz de fazer induções básicas. Se você quer insistir nessa posição inflexível, chamemos de "conhecimentos antropológicos", taoquei?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker
Tem a estatística? Os dados? Fundamentação teórica?
Tem a definição de analfabetismo?


Não, por isso eu só reclamo, ao invés de ser favorável ao programa "universidade sem analfabetismo" baseado no meu achismo e em vídeos do zap.

sallqantay
Veterano
# nov/18
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o BF quer orkitizar a medicina como vingança por terem orkutizado a engenharia

Snakepit
Veterano
# nov/18
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https://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/deputado-pede-regulamenta ção-da-profissão-de-influenciador-digital-1.2069063

Black Fire será devidamente regulamentado como influenciador do OT.

sallqantay
Veterano
# nov/18
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desinfluenciador do OT

quem seguiu ele morreu de vodka e benflô

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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o BF quer orkitizar a medicina como vingança por terem orkutizado a engenharia


Não é pra tanto também, engenharia os caras orkutizaram tanto que eu sigo vários engenheiros no Instagram pra, conforme eles vão postando fotos dos trabalhos, eu ir anotando os prédios pra nunca entrar na vida. Mas 5 anos sem abrir curso é uma medida claramente de reserva de mercado.

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Black Fire
[i]Não, por isso eu só reclamo, ao invés de ser favorável ao programa "universidade sem analfabetismo"

A diferença entre reclamar e ser favorável a algo é mínima. Até porque eu não contribuo com o projeto. Ja frisei varias vezes que a lei não é o melhor caminho. O ideal seria ter disciplinas de economia(com todas as escolas) e finanças, que são conhecimentos essenciais para todos, no ensino médio, para contrabalancear com o provável teor ideológico de história e sociologia.

Mas, na falta disso, penso que tem que mudar isso daí.
O projeto cutuca o vespeiro. É um risco de evolução.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker
Por que uma aula de economia servia de contraponto pra alguma coisa? O que levaria os professores de economia a serem automaticamente liberais ortodoxos? Por que um professor de economia não poderia usar como livro texto alguma obra do Anwar Shaikh, ou qualquer heterodoxo moderno?
De onde vem essa ideia de que aula de economia é pra formar liberal? Isso aí sim é doutrinação.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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A única matéria realmente razoável que alguém preocupado com doutrinação deveria achar necessária de se adicionar no currículo escolar é Metodologia Científica e Pesquisa, que dariam ao estudante o ferramental pra saber compor o próprio conhecimento, comparar fontes e analisar discursos, o resto é bobagem de quem quer doutrinar os outros fingindo que não quer que exista doutrinação.

É, de novo, a política externa do Bolsonaro: vamos negociar com todo mundo sem viés ideológico; ganha a eleição, nomeia um cara que acredita que tem que combater o globalismo em nome de Jesus pra ministro.

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Black Fire

Eu não propus formar liberais. Eu propus o ensino da economia. Como nas minhas cadeiras na faculdade, seria o suficiente para o ensino médio. Marx, Adam Smith, Keynes...

entamoeba
Membro Novato
# nov/18
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brunohardrocker
Eu não propus formar liberais. Eu propus o ensino da economia. Como nas minhas cadeiras na faculdade, seria o suficiente para o ensino médio. Marx, Adam Smith, Keynes...

Que bosta!

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker
Tá meio ultrapassada esse lista de economistas, hein?

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Tem como fechar uma discussão assim?

A acusa B de alguma coisa que B não mencionou.
B prova para A que não falou aquilo.
C cai de paraquedas pagando de louco.
A vira a chavinha e desqualifica os exemplos citados.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker
Por que o estudo desses autores serviria de contra-ponto a alguma doutrinação ideológica? Não entendi o ponto.

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Black Fire

Disciplina de economia no ensino médio não é curso superior de economia.
Não sei, em talvez 3 anos de 2 ou 4h aula semanais, daria pra pegar do marxismo, liberalismo classico até a contemporaneidade?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker
Acho improvável, mas, de qualquer forma, você quer acabar com a doutrinação na escola dando aos professores a possibilidade de trazer a obra econômica de Rosa Luxemburg, ou do próprio Marx pra ser discutida com alunos do ensino médio? Eu acho A Acumulação de Capital da Rosa bem mais convincente que qualquer livro de filosofia.
Por que os professores de economia não seriam doutrinadores? Qual a diferença?

brunohardrocker
Veterano
# nov/18
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Black Fire

Ensino médio, sabemos, é tudo bem basicão. A matemática é, as ciências são. Eu não tenho conhecimento profundo da economia, então não sei estabelecer até onde seria o essencial para ensino médio. Mas a economia tem varias escolas, varios exemplos práticos aplicados para serem estudados. O que daria uma certa diversidade de posições. Então, não importando se o professor se alinha ao marxismo, ao liberalismo, ao keynesianiismo ou o que for, ele não vai poder negligenciar conhecimento. Ele, individualmente, pode ser o que quiser.

O que não pode é levar bandeira de partido para sala de aula, fazer propaganda, aliciar voto, assediar ideologicamente, recrutar alunos para manifestações partidárias com o pretexto de exercicio de cidadania, formar QG de partido em escola e outros exemplos mais. É nesses pormenores que está o viés político nas escolas. Não é no campo do conhecimento.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/18
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brunohardrocker

Ensino médio, sabemos, é tudo bem basicão. A matemática é, as ciências são. Eu não tenho conhecimento profundo da economia, então não sei estabelecer até onde seria o essencial para ensino médio. Mas a economia tem varias escolas, varios exemplos práticos aplicados para serem estudados. O que daria uma certa diversidade de posições. Então, não importando se o professor se alinha ao marxismo, ao liberalismo, ao keynesianiismo ou o que for, ele não vai poder negligenciar conhecimento. Ele, individualmente, pode ser o que quiser.


A sociologia e a história também tem escolas bastante diversas, porém, assim como na economia, primeiro não existem professores especialistas em tudo; o único "professor" que se arroga especialista em tudo é o Olavo, que é especialista em nada; a formação real em filosofia ou economia é extremamente específica, por isso não existem professores habilitados a lecionar sobre todas as escola possíveis, o que aliás seria loucura (eu por exemplo, poderia ir na escola exigir que o professor ensinasse Anwar Shaikh ou Jesus Huerta pros alunos? São autores que existem, e aí, só porque existe tem que ser ensinado? tudo que é escrito tem que ser debatido? A grade curricular de economia vai ter quantas horas por semana? 60?); segundo, mesmo que fosse possível um professor especialista em tudo, ensinar tudo para alunos de ensino médio, ainda que em um nível básico, por que um professor de economia faria isso e um de sociologia não?


O que não pode é levar bandeira de partido para sala de aula, fazer propaganda, aliciar voto, assediar ideologicamente, recrutar alunos para manifestações partidárias com o pretexto de exercicio de cidadania, formar QG de partido em escola e outros exemplos mais. É nesses pormenores que está o viés político nas escolas. Não é no campo do conhecimento

Isso é uma revindicação que só faz sentido no campo ideológico, na práxis o político que exige que não se leve bandeira de partido, vai lecionar assim: https://www.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2018/10/campagnolo. png Como é que fica? Se apoia um discurso anti-ideológico, mas não se olha pra práxis política das pessoas que dão sustentação pra tal discurso? Temos que basear nosso apoio a projetos de lei com base de como eles funcionariam na nossa imaginação ou na maneira que nós gostaríamos que ele funcionasse?
Eu acho que fica bastante claro, pra quem acompanha o programa a mais tempo, que a ideia é perseguir ideologias contrárias ao olavismo e promover as aprovadas.
Eu, por exemplo, acompanho esse programa desde quando o Lula era presidente e isso aí era só um site tosco de internet mal diagramado. Lembro uma vez, na seção de cartas, um sujeito estava reclamando que o professor dele fazia apologia à ditadura militar e doutrinava os alunos em sala de aula. A resposta dos responsáveis pelo site foi que não iriam se opor, porque um professor a favor da ditadura era um contraponto aos professores esquerdistas. Contraponto a quem? Como eles sabiam que aquela escola tinha apenas professores esquerdistas ao qual esse professor era o contraponto? Não fica claro que isso aí é um bando de doutrinadores fingindo combater doutrinação? Algum desses políticos não-doutrinadores foi reclamar de professores que rezam Pai Nosso antes da aula em escolas não-confessionais?

entamoeba
Membro Novato
# nov/18
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No ensino médio deveriam ensinar que economia não é ciência.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/18
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No ensino médio deveriam ensinar a gente a fazer imposto de renda, gatonet e trocar resistência de chuveiro. Seria bem mais útil do que tudo isso daí.

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