Humildade: virtude ou viés cognitivo geneticamente predeterminado?

Autor Mensagem
st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


Edward Blake

Qual programa você atualmente está seguindo para os treinos?
Como está aproximadamente o particionamento dos macronutrientes da sua dieta?
Tem algum ponto a melhorar nos resultados estéticos e de saúde obtidos com os itens acima? Caso existam, quais são?

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


sallqantay em excesso aumenta a pressão.

-Dan
Veterano
# nov/16 · Editado por: -Dan
· votar


Edward Blake
Vejam como ele, nos primeiros posts, manteve a compostura e respondeu objetivamente à proposta do tópico (provavelmente porque também faz musculação e, por isso, não se sentiu inferiorizado com o meu primeiro comentário e entendeu a razão de ser da minha pergunta ao st. efferding).

Agora, foi só falar em "aparência jovial" que ele surtou e veio falar besteira junto com o sallqantay (provavelmente porque deve comer e beber mal pra caralho e não deve ter uma aparência tão jovial, aí se sentiu um loser ao ler o meu outro comentário e veio me acusar de recalque para disfarçar o dele).


Interessante sua lógica. Achou que eu te "ataquei" porque fiquei incomodado com o que voce escreveu, tal qual você acabou de fazer nessa postagem, porque provavelmente se incomodou com o que escrevi.

Editou com um "só pra zuar com a cara do -Dan", para ficar mais ameno e disfarçar seu incomodo.

Logo, podemos supor que eu escrevi algo incomodantemente verdadeiro?

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake

cara, eu tentei colaborar com a sua tese ae, depois fiquei de saco cheio e fiz uma piada

sue me

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


-Dan
Interessante sua lógica. Achou que eu te "ataquei" porque fiquei incomodado com o que voce escreveu, tal qual você acabou de fazer nessa postagem, porque provavelmente se incomodou com o que escrevi.

Editou com um "só pra zuar com a cara do -Dan", para ficar mais ameno e disfarçar seu incomodo.

Logo, podemos supor que eu escrevi algo incomodantemente verdadeiro?


Não incomodou, esses dias meu vizinho me disse que sou inatingível(i.e. não me incomodo com opiniões contrárias). Também aproveitou para dizer que sou fortinho e meu pé tem o tamanho certo(i.e. 42 tamanho de macho).

Você está sendo extremamente recalcado porque a moça da recepção me disse que sou atraente e o sallqantay me pediu nudes no whatsapp(i.e. foto minha sem vestimentas).

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


Caramba! Que bando de marmanjo sensível!

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


Não incomodou, esses dias meu vizinho me disse que sou inatingível(i.e. não me incomodo com opiniões contrárias). Também aproveitou para dizer que sou fortinho e meu pé tem o tamanho certo(i.e. 42 tamanho de macho).

Você está sendo extremamente recalcado porque a moça da recepção me disse que sou atraente e o sallqantay me pediu nudes no whatsapp(i.e. foto minha sem vestimentas).


Jube

O seu Josefo Emulator é valvulado?

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


st.efferding
O seu Josefo Emulator é valvulado?


É transistorizado meio tabajara, mas tem reverb embutido e canal hi e low gain, mas já vi melhores.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Clique aqui e receba um conselho grátis!

Marco Andriotti
Membro Novato
# nov/16
· votar


hsuahushaushauhsuahusahushauhs

rachei com o emulador de josefo do Jube

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


st. efferding
Qual programa você atualmente está seguindo para os treinos?

Estou fazendo uma mistura de HIIT com X-Reps.

Alimentação é frutas, ovos e aveia no café-da-manhã, e carne no final da tarde.

Tem algum ponto a melhorar nos resultados estéticos e de saúde obtidos com os itens acima? Caso existam, quais são?

Sei lá, não vejo porra nenhuma no espelho.

De saúde, só vou relaxar quando puder dizer novamente três ou quatro, em vez de três.

-Dan
Logo, podemos supor que eu escrevi algo incomodantemente verdadeiro?

Você pode supor que você é um usuário entediante pra caralho.

O sallqantay pelo menos consegue prender minha atenção por mais de 3 posts.

Editou com um "só pra zuar com a cara do -Dan", para ficar mais ameno e disfarçar seu incomodo.

Editei para ficar mais ameno e você não chorar. Gostou de saber?

Jube
Você está sendo extremamente recalcado porque a moça da recepção me disse que sou atraente e o sallqantay me pediu nudes no whatsapp(i.e. foto minha sem vestimentas).

Errado. Vocês estão sendo extremamente recalcados porque, quando eu tinha 19, uma professora me pediu para comer o rabo dela sem lubrificante.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16
· votar


Editei para ficar mais ameno e você não chorar. Gostou de saber?


Errado. Vocês estão sendo extremamente recalcados porque, quando eu tinha 19, uma professora me pediu para comer o rabo dela sem lubrificante.

Isso foi ótimo cara!

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake
Você pode supor que você é um usuário entediante pra caralho.

O sallqantay pelo menos consegue prender minha atenção por mais de 3 posts.


Ainda acha que é uma competição pela sua atenção. Mais uma vez, só confirma a tese do narcisismo.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


TRUCO!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16
· votar


-Dan

qual o seu problema com pessoas narcisistas? por acaso a auto-estima delas te afeta de alguma maneira?

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


qual o seu problema com pessoas narcisistas? por acaso a auto-estima delas te afeta de alguma maneira?


vale tópico

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


st.efferding

vai tudo terminar em ad valeskum

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Wuju Wu Yi
qual o seu problema com pessoas narcisistas? por acaso a auto-estima delas te afeta de alguma maneira?

Vou dar a minha resposta, e antecipar a do Josefo, para agilizar:

a) Eu não tenho problemas. Acho até mais positivo do que negativo ser narcisista. Não tem coisa pior que o contrário: pessoas com excessiva baixa estima. Não tenho dúvidas que grande parte do sucesso que o Josefo tem está nesse mindset que ele criou.

Os pontos ruins, a meu ver, são: passa um ar de arrogância. Cria um viés que pode distorcer a percepção do narcisista, e logo, colocar em cheque as milhares de inferências malucas que ele faz.

b) sou um recalcado, que tem inveja dos êxitos anunciados pelo narcisista em questão.

Você escolherá a opção que valide mais aquilo que você quer acreditar.

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


Pior que a minha intenção com o tópico foi apenas fazer um brainstorm (o OT sempre foi um ótimo canal para defender e refinar meus insights politicamente incorretos, antes de publicá-los em periódicos acadêmicos do primeiro mundo com peer-review. Vocês ficariam surpresos com a quantidade de coisas que escrevo aqui e depois publico, às vezes palavra-a-palavra).

Eu realmente achei bem verossímil (e instigante) essa hipótese de você ter um viés cognitivo de fábrica que te deixa cego para as suas próprias qualidades, só para desarmar os recalcados de plantão e facilitar o seu relacionamento com eles.

O problema é que vocês não entendem a minha curiosidade científica e sempre transformam meus tópicos em baixaria. (como vocês podem ver no tópico "Pergunta para os vegetarianos", há mais de 6 anos eu já levantava muito peso e tinha plena consciência de que era "fortinho"; obviamente, não preciso ouvir isso de ninguém para me sentir o gostosão).

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


dr. Rey

Josefo emulator ou o próprio?

há mais de 6 anos eu já levantava muito peso

quanto peso, especificamente?

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


st.efferding

Sei lá, nem me lembro mais. Naquela época, eu ia para a academia no automático e nem parava para contar nada. Aumentava os pesos à medida que iam ficando leves.

Só me lembro de que ganhei muita massa (cheguei a ficar uns 13kg acima do meu peso normal).

sallqantay
Veterano
# nov/16 · Editado por: sallqantay
· votar


dr. Rey

essa hipótese de você ter um viés cognitivo de fábrica que te deixa cego para as suas próprias qualidades

então é indiferente saber se é virtude ou viés cognitivo. Em uma abordagem culturalista, daria para dizer que a humildade é uma virtude cultuada no ocidente pelo resultado prático na capacidade de desarmar os recalcados de plantão e facilitar o seu relacionamento com eles

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


A humildade está nas mitocôndrias.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


-Dan

Os pontos ruins, a meu ver, são: passa um ar de arrogância. Cria um viés que pode distorcer a percepção do narcisista

viés que distorce a percepção do narcisista ou das pessoas que estão interpretando o que ele diz?

digo, o que acontece se vc interpretar tudo o que um 'narcisista' diz literalmente e sem julgamentos?

algo como evitar isso: "- ah, esse fulano ai se acha pra caramba, então pra evitar lidar com a literalidade dos anunciados eu vou tentar pensar que ele quer chamar a atenção... porque sei lá.. eu não aceito que uma pessoa pode se comportar dessa maneira... porque eu preciso me policiar o tempo inteiro e esse cara fica ai contando vantagem... não pode... não aceito... esse cara não sabe do que está falando... esse cara está inventando... só pode... só pode..."

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Wuju Wu Yi
viés que distorce a percepção do narcisista ou das pessoas que estão interpretando o que ele diz?

Se o narcisista cria hipóteses e realiza inferências malucas utilizando-se unicamente de seu ponto de vista, e acha que é científico, é normal que os interlocutores não o levem a sério.

digo, o que acontece se vc interpretar tudo o que um 'narcisista' diz literalmente e sem julgamentos?

algo como evitar isso: "- ah, esse fulano ai se acha pra caramba, então pra evitar lidar com a literalidade dos anunciados eu vou tentar pensar que ele quer chamar a atenção... porque sei lá.. eu não aceito que uma pessoa pode se comportar dessa maneira... porque eu preciso me policiar o tempo inteiro e esse cara fica ai contando vantagem... não pode... não aceito... esse cara não sabe do que está falando... esse cara está inventando... só pode... só pode..."


Isso é o recalque, a reação mais comum, que existe aos montes.

Os dois comportamentos não são excludentes.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16
· votar


-Dan

Se o narcisista cria hipóteses e realiza inferências malucas utilizando-se unicamente de seu ponto de vista, e acha que é científico, é normal que os interlocutores não o levem a sério.

entendi. certos ambientes estão cheios de narcisistas então. hehehe.

Isso é o recalque, a reação mais comum, que existe aos montes.

Os dois comportamentos não são excludentes.


verdade.

Insufferable Bear
Membro
# nov/16
· votar


esse josef é o cara mais desonesto que já conheci, nem queria falar nada, mas eu sou assim, falo mesmo

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16
· votar


Insufferable Bear
esse josef é o cara mais desonesto que já conheci

Por quê?

Insufferable Bear
Membro
# nov/16
· votar


dr. Rey
não é sério, só uma referência ao seu meltdown em outro tópico.

dr. Rey
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dr. Rey
· votar


-Dan
Se o narcisista cria hipóteses e realiza inferências malucas utilizando-se unicamente de seu ponto de vista, e acha que é científico, é normal que os interlocutores não o levem a sério.

Cara, na boa, por que você não volta para o jardim-de-infância e aprende a interpretar textos antes de sair por aí colocando palavras na boca dos outros e incomodando-os com essa sua ladainha sobre inferências estatísticas (que não agregam nada de relevante a discussão nenhuma e servem só para você lembrar a si mesmo de que pagou uma cadeira em estatística)?

Todo tópico meu é isso. Quanta burrice, cara.

É óbvio que eu não acho que o meu ponto de vista, por si só, é evidência científica de nada. Se eu abri o tópico perguntando a outro usuário se algo parecido acontecia com ele, fiz isso, obviamente, porque NÃO estou satisfeito com o meu ponto de vista sobre a questão e quero mais informações antes de tentar chegar a uma conclusão.

Vai ser analfabeto funcional assim lá na casa do caralho.

Eu levantei a hipótese do viés cognitivo, especificamente, porque é um comportamento bem comum observado por biólogos e psicólogos, tanto em pessoas como em animais, e esse é um tema que me interessa nos meus estudos -- isso está claro para qualquer pessoa que tenha se dado ao trabalho de ler o trecho do livro do Robert Trivers que citei no primeiro post. Mas é claro que pode ter outra explicação, p. ex., vigorexia, como lembrado pelo makumbator e pelo st. efferding.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Humildade: virtude ou viés cognitivo geneticamente predeterminado?