Humildade: virtude ou viés cognitivo geneticamente predeterminado?

Autor Mensagem
Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake


"When I learned evolutionary theory, mechanisms of self-deception seemed counterintuitive, to put it mildly. How could natural selection simultaneously favor ever-more-refined sensory organs and perception only to favor systematically distorting the information once it had arrived in the brain?! I remember enjoying a couple of years of argumentation on the subject with a good friend, Malcolm Slavin, with whom I was writing children’s books on animal behavior for a fifth-grade curriculum. Slavin had a psychotherapeutic bent and went on to become a psychotherapist (in Cambridge, Mass.), and he had a rich fund of alleged knowledge on self-deception (i.e., psychoanalytic findings). At some point it became clear to me, certainly by 1972, that the social nature of the human being could easily induce self-deception, that is, that we are selected to deceive ourselves the better to deceive others.

I know I had a brainstorm on the subject during a very memorable visit to East Africa with Irven DeVore in 1972. Observations of baboons made it clear to me that individuals were sometimes engaged in intensive psychological warfare. And I could easily imagine that complicated mechanisms of reality manipulation might be selected in such a context.

[...] 'For example, if (as Dawkins argued), deceit is fundamental to animal communication, then there must be strong selection to spot deception and this ought, in turn, to select for a degree of self-deception, rendering some facts and motives unconscious so as not to betray -- by the subtle signs of self-knowledge -- the deception being practised. Thus, the conventional view that natural selection favors nervous systems which produce ever more accurate images of the world must be a very naïve view of mental evolution'.

We normally think of deception where self-image is concerned as involving inflation of self: you are bigger, better, or better looking than you really are. But there is a second kind of deception -- deceiving down -- in which the organism is selected to make itself appear less large, less threatening, and perhaps less attractive, thereby gaining an advantage. Being less threatening to an individual may permit you to approach more closely, for example. The most memorable instance of deceiving down that I learned about was when Huey Newton taught me the Black-American term 'dummying up.' This refers to a tendency to represent yourself as being less intelligent and less conscious than you actually are, usually the better to minimize the work you have to do. So an employee may dummy up in order to avoid being required to do more difficult things. In Panama, I routinely saw many instances in which the Spanish-speaking people would misrepresent themselves as understanding less English than they did or as being considerably less intelligent than they actually were, all in order to gain benefits from the benighted gringos who all too easily believed the dummying up".

TRIVERS, Robert. Natural selection and social theory: selected papers. Oxford University: New York, 2002, pp. 257-260.

Estudo de caso: faz um ano e meio que voltei a malhar, e não vejo diferença nenhuma. Todo mundo diz que estou bombado, com físico de MMA. E meu corpo não para de crescer: de 3 em 3 meses, visito meus parentes de segundo grau, e todos eles dizem que estou mais forte do que da última vez que tinham me visto (a começar pelos homens -- o que, considerando o fator recalque masculino, é evidência de ganhos consideráveis em um curto intervalo de tempo). Só que eu não vejo nada disso. Em absoluto. Quando olho para o espelho, não percebo ganho nenhum e me sinto tão frango quanto há um ano e meio. Se não fossem parentes distantes (i.e., desfamilizariados com a minha routina física), acharia até que estão curtindo com a minha cara.

Isso acontece com você também, st. efferding, ou é só eu? Porque esse déficit de autopercepção me parece um bom exemplo de complexo de inferioridade induzido por seleção natural (i.e., indivíduos com déficit de autopercepção são menos convencidos, intimidam menos outros indivíduos e se relacionam melhor com eles).

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/16
· votar


Sempre achei você uma pessoa bem arrogante, na verdade.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


Vai comer.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16
· votar


Black Fire
Sempre achei você uma pessoa bem arrogante, na verdade.

As aparências enganam.

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# nov/16
· votar


https://www.encontrogay.net/

espero ter ajudado

=*

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


( ͡° ͜ʖ ͡° )

-Dan
Veterano
# nov/16 · Editado por: -Dan
· votar


Estudo de caso: faz um ano e meio que voltei a malhar, e não vejo diferença nenhuma. Todo mundo diz que estou bombado, com físico de MMA. E meu corpo não para de crescer: de 3 em 3 meses, visito meus parentes de segundo grau, e todos eles dizem que estou mais forte do que da última vez que tinham me visto (a começar pelos homens -- o que, considerando o fator recalque masculino, é evidência de ganhos consideráveis em um curto intervalo de tempo). Só que eu não vejo nada disso. Em absoluto. Quando olho para o espelho, não percebo ganho nenhum e me sinto tão frango quanto há um ano e meio. Se não fossem parentes distantes (i.e., desfamilizariados com a minha routina física), acharia até que estão curtindo com a minha cara.

Isso acontece com você também, st. efferding, ou é só eu? Porque esse déficit de autopercepção me parece um bom exemplo de complexo de inferioridade induzido por seleção natural (i.e., indivíduos com déficit de autopercepção são menos convencidos, intimidam menos outros indivíduos e se relacionam melhor com eles).


Também rola aqui. Mas já ouviu filar de fita métrica?

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


Edward Blake

Sim, acontece comigo também.

Aposto mais em uma vigorexia branda, visto que não encontrei muitas evidências de sua modéstia, pelo menos aqui.

Haja vista a convivência diária (estou presumindo), sua esposa talvez possa ser uma avaliadora mais eficiente do seu condicionamento físico.

Ou desenvolva uma amostra grande de amizades femininas com fim exclusivo de avaliar seu físico em um período estabelecido + medidas com fita + aferição de percentual de gordura + outros métodos quantitativos que achar interessante.

makumbator
Moderador
# nov/16
· votar


Edward Blake
Só que eu não vejo nada disso. Em absoluto. Quando olho para o espelho, não percebo ganho nenhum e me sinto tão frango quanto há um ano e meio. Se não fossem parentes distantes (i.e., desfamilizariados com a minha routina física), acharia até que estão curtindo com a minha cara.

Você sofre de síndrome de distorção da imagem corporal (TDC). Procure ajuda psiquiátrica.

brunohardrocker
Veterano
# nov/16
· votar


st.efferding
sua esposa talvez possa ser uma avaliadora mais eficiente do seu condicionamento físico.

Que isso, não seja tão modesto. Acho que você poderia avaliá-lo com muito mais propriedade.

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake
Todo mundo diz que estou bombado, com físico de MMA. E meu corpo não para de crescer

acho que estão só querendo te botar para cima, uma vez que você parece precisar disso

joaormrt
Veterano
# nov/16
· votar


Black Fire
Voltei pro forum há 2 dias, depois de uns 4 anos. Li umas 2 frases do
Edward Blake e tive a mesma impressão.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


-Dan
Também rola aqui. Mas já ouviu filar de fita métrica?

Claro que sim, mas não é a mesma coisa.

Quando você vê um bombado na rua, você não precisa medir os músculos dele com fita métrica para saber que ele é bombado.

Quando você se vê no espelho, precisa.

Está entendendo o viés distorcido na percepção?

st. efferding
Aposto mais em uma vigorexia branda, visto que não encontrei muitas evidências de sua modéstia, pelo menos aqui.

As pessoas me acham arrogante porque eu tenho muitas opiniões heterodoxas e as defendo com total convicção, isto é, sem dar importância nenhuma a consensos e opiniões contrárias à minha. Para mim, 1 milhão de pessoas acreditar em algo que acho bobagem só prova que há 1 milhão de idiotas no mundo. A mulher diz que essa postura faz as pessoas me verem como alguém "insolente" e "altivo".

Mas eu não me sinto mais esperto do que ninguém. Ao menos não no nível consciente. Caso contrário, nem perderia meu tempo trocando ideias com ninguém.

Eu só começo a me comportar como um babaca quando vejo que o outro cara parou de trocar ideias e está jogando sujo (p. ex., dando uma de sonso, fazendo insinuações, ataques pessoais, recalque, etc.). Nessas horas, pego a “fita métrica” e esfrego as “medidas” na cara dele, para disciplinar o sujeito na marra.

sallqantay
acho que estão só querendo te botar para cima, uma vez que você parece precisar disso

Já falei que eles não sabiam que eu estava malhando.

E minhas relações com esses parentes são superficiais e diplomáticas. Fico apenas meia hora na casa deles e converso amistosamente, usando minha máscara de gentleman o tempo inteiro.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16
· votar


me parece um bom exemplo de complexo de inferioridade induzido por seleção natural

po cara, você acompanha seu crescimento gradual todos os dias, é claro que você não vai notar diferença. falta-lhe contraste para notar uma diferença evidente. apenas isso.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Wuju Wu Yi

Quando raspei o cabelo, acompanhei o crescimento gradual dos fios todos os dias.

Mas, depois que o cabelo cresceu todo, e minha cabeça ficou cheia de novo, eu sabia que estava cabeludo; eu não me olhava no espelho achando que ainda estava careca e precisando de fita métrica para medir o tamanho dos fios e saber que estavam grandes.

Ou seja, só de me olhar uma vez no espelho, eu consigo distinguir se estou careca ou cabeludo... mas não consigo distinguir se estou magro ou musculoso (como conseguiria facilmente em relação a outra pessoa, só de vê-la na rua). Por quê?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Edward Blake

pra mim ficar dias sem me olhar no espelho parece uma tarefa impossível. lol

recomendo então medir sua massa muscular como mediu o cabelo. e evitar o espelho.

você consegue com outras pessoas da rua porque você as vê uma vez ou de tempos em tempos. enquanto por outro lado você se vê todos os dias, e também sente seu próprio organismo sem notar mudanças muito claras. é uma espécie de síndrome do impostor do condicionamento.

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake
Claro que sim, mas não é a mesma coisa.

Quando você vê um bombado na rua, você não precisa medir os músculos dele com fita métrica para saber que ele é bombado.

Quando você se vê no espelho, precisa.

Está entendendo o viés distorcido na percepção?


Eu to ligado na distorção. É tipo não ver o crescimento do cachorro filhote que você adotou.

Mas para não ficar noiado pensando que não está tendo resultados, basta medir regularmente com a fita métrica oras..

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake
superficiais e diplomáticas

Eles não precisam saber, somente dão um chute, e você corresponde positivamente.

Eles poderiam (e provavelmente devem) lamber seu saco de outras formas, talvez com menos resposta da sua parte (sempre lembrando que a sua resposta é a sua expressão emocional em reação ao estímulo, e não necessariamente a ação consciente que você retorna ao agradecer e lamber o saco de volta)

Você pode até usar a máscara, mas eventualmente ela vai usar você

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Não creio que seja puxa-saquismo.

Os comentários me parecem mais reações sinceras de espanto do que elogios propriamente ditos. Tipo... a pessoa abre a porta de casa para mim e logo de cara já se admira e pergunta: "Tu tá forte, hein? Tá pegando peso?"; ou, então, algo como: "Tu só come duas vezes ao dia? E como consegue esse corpo?"; ou, quando vou embora, já na calçada, vem me cutucar no ombro: "Ei, antes de ir, me diz uma coisa: tu anda fazendo exercícios? Quanto tempo? Quantas vezes na semana para ficar desse jeito?"

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake

você pode lamber o saco e ser sincero ao mesmo tempo, é até mais eficiente

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Se a intenção deles fosse me bajular, comentariam também sobre outros atributos meus (p. ex., a minha aparência jovial, que é citada em entrevistas de emprego por futuros chefes, que, obviamente, não têm interesse nenhum em lamber o saco de um futuro subordinado), o que não acontece. Só falam da força mesmo.

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


Os comentários me parecem mais reações sinceras de espanto do que elogios propriamente ditos. Tipo... a pessoa abre a porta de casa para mim e logo de cara já se admira e pergunta: "Tu tá forte, hein? Tá pegando peso?"; ou, então, algo como: "Tu só come duas vezes ao dia? E como consegue esse corpo?"; ou, quando vou embora, já na calçada, vem me cutucar no ombro: "Ei, antes de ir, me diz uma coisa: tu anda fazendo exercícios? Quanto tempo? Quantas vezes na semana para ficar desse jeito?"

Edward Blake

Você já explicou detalhadamente as técnicas que utiliza para alguma dentre as pessoas que se comportam dessa maneira? Em caso positivo, quais foram os resultados?

sallqantay
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake

eles encostam no seu cotovelo?

-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Edward Blake

Seus relatos sobre você mesmo não são de muita confiabilidade devido ao viés narcisista que você tem. Nunca sei se você tá falando sério, ou apenas dopado pelo seu enorme amor próprio, o que pode causar extrapolações e estar nublando sua própria percepção.

Como resultado vemos um tópico onde a discussão é se as pessoas te acham forte ou não.

Seu narcisismo gera uns recalques, que geram discussões sobre você, para seu deleite em ser o centro das atenções.

Embora na maioria das vezes o tópico tenha um tema interessante, fica cansativo ler seus tópicos.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


-Dan

Eu só relato hard facts.

E só mencionei a parada da "aparência jovial" (que é um hard fact; chefes meus dizem que eu pareço ter 19 anos; e uma colega de 22, de outro departamento, achava que eu era mais novo do que ela) porque o sallqantay está enchendo o meu saco.

O recalque e a falta de objetividade, a meu ver, parecem ser de quem não percebe isso e não pode ler nadinha demais e já no entra no butthurt mode e vem me acusar de alguma coisa, sem parar para olhar o contexto.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


eles encostam no seu cotovelo?[2]

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16
· votar


st.efferding
Você já explicou detalhadamente as técnicas que utiliza para alguma dentre as pessoas que se comportam dessa maneira?

Não.

sallqantay
eles encostam no seu cotovelo?

Não.

Edward Blake
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


E só para zoar com a cara do -Dan:

Vejam como ele, nos primeiros posts, manteve a compostura e respondeu objetivamente à proposta do tópico (provavelmente porque também faz musculação e, por isso, não se sentiu inferiorizado com o meu primeiro comentário e entendeu a razão de ser da minha pergunta ao st. efferding).

Agora, foi só falar em "aparência jovial" que ele surtou e veio falar besteira junto com o sallqantay (provavelmente porque deve comer e beber mal pra caralho e não deve ter uma aparência tão jovial, aí se sentiu um loser ao ler o meu outro comentário e veio me acusar de recalque para disfarçar o dele).

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/16
· votar


A inveja envelhece.

st.efferding
Membro
# nov/16
· votar


A trollagem amargura a alma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Humildade: virtude ou viés cognitivo geneticamente predeterminado?