Homens não ajudam mulheres no trabalho para evitar acusação de assédio sexual

    Autor Mensagem
    Jack Holland
    Veterano
    # out/16


    Homens não ajudam mulheres no trabalho para evitar acusação de assédio sexual
    – The Telegraph, 2015



    Um novo livro afirma que os trabalhadores do sexo masculino estão com medo de serem acusados de assédio sexual devido a histeria coletiva do ambiente dos escritórios, eles estão relutantes em orientar, auxiliar, ter amizade e até mesmo manter as portas abertas para as colegas do sexo feminino (olá, gender gap, ou diferença salarial entre homens e mulheres…).

    Homens paranoicos com acusações de assédio sexual, criam um ambiente tóxico no trabalho. Né, Don Draper?

    Esmagadoramente, o livro Sex & The Office sugere que homens agora veem esses comportamentos normais e decentes como algo “muito arriscado” – e, no que será uma ironia amarga para os activistas da igualdade – afirma que, como conseqüência direta, as mulheres agora estão falhando em progredir no mercado de trabalho.

    Este terror de ser acusado de assédio sexual é agora tão comum que tem seu próprio termo, “reação ao stress“. Parece algo saído de um anúncio direto de advogados de porta de cadeia atrás de clientes – onde as únicas vítimas são homens.

    “Em uma cultura de processos judiciais, onde as reclamações podem ser feitas em um ‘disse me disse’, os homens estão agora a tentar garantir que as suas ações estarão sempre cobertas por uma terceira testemunha” (vide caso Linus Torvalds)

    A autora do livro, Kim Elsesser, uma estudiosa da Universidade da Califórnia, argumenta que uma “partição de sexo” surgiu, o que impede as mulheres da construção de uma rede vital de contatos, tanto no local de trabalho como socialmente.

    E a autora deve saber sobre ambientes de trabalho difíceis: ela é uma ex-trader de ações do Morgan Stanley.

    Significativamente, Elsesser acrescenta que as próprias empresas estão a contribuir para esta confusão, como estão agora tão aterrorizadas por medo de ações legais, enviam funcionários em cursos de formação de assédio sexual, que ensinam as pessoas a dar ação legal a qualquer intenção, mesmo as menores (clima de medo, histeria coletiva…)

    Ridiculamente, Elsesser cita exemplos de homens que foram arrastados pelos seus departamentos de RH por simplesmente abrirem uma porta para uma colega ou terem-na elogiado em um terno novo. “Histórias como estas se espalharam nos locais de trabalho, incutindo o medo que as observações inocentes vão ser mal interpretadas“, diz ela.

    Acima de tudo, Sex & The Office é a prova, se o caso for necessário, de como o Projeto de Igualdade está sendo um tiro que espetacularmente está saindo pela culatra. Quem, precisamente, ganha se os homens têm medo de processos judiciais e as mulheres estão ficando para trás como conseqüência?

    Que triste. E, honestamente, quem tem a menor idéia sobre onde a mais nevoenta “inadequação” começa mesmo nos dias de hoje? Segurar uma porta aberta? Dizer, “belo vestido?” Sorrir? Ao Fazer contato visual?

    Temos a percepção de que estamos alimentando o vitimismo e que este está a ter impactos profundos. No mês passado, na Grã-Bretanha, a “sem medo de ser feminazi” advogada Charlotte Proudman envergonhou publicamente Alexander Carter-Silk, 57, um advogado sênior, por cumprimentar sua imagem no perfil do LinkedIn. Ele disse: “impressionante!” – em seguida, alegou que sua carreira que tinha sido “arruinada” por isso.

    Em meio a essa fumaça venenosa de desconfiança mútua, e de cada vez mais desprezo, não é de se admirar que os homens estão tendo medo do sexo feminino nos ambientes de trabalho.

    Neste ambiente tóxico, paranóico, as mulheres nunca vão ser confiáveis como conselheiras. Elas vão ser atiradas fora das redes de contato – ou, cada vez mais, criar as suas redes próprias só para mulheres, que no fundo, ainda aumentam o separatismo de gênero. Será que os locais de trabalho separados por sexo da década de 1940 serão mais seguros para todos?

    – Martin Daubney, “Well done, feminism. Now men are afraid to help women at work”, The Telegraph, 1.10.2015.

    http://www.telegraph.co.uk/men/relations...-work.html

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    eu nunca tive esse tipo problema com mulheres no trabalho
    até já desejei algumas, o que é perfeitamente natural, mas guardei pra mim mesmo e esqueci

    se o clima fica ruim com desconfiança, paranóia, etc, os dois lados são culpados, como sempre. Os "homens" entre aspas que não sabem separar as coisas, e as mulheres malucas (coisa comum) que acham que todos os homens são "homens", que são pervertidos, etc.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ainda bem que eu vou trabalhar com TI e não existem mulheres nesse meio.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ainda bem que vou trabalhar em casa. E a única mulher que tem por lá é a minha.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/16 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Não tenho essa mesma percepção. Talvez o ambiente estudado pelo autor seja outro caso. Mas pode acontecer, claro. Como tem advogado trabalhista que fabrica causas diversas, também pode ter o do assédio. É algo muito fácil de tramar e dificil de se defender, porque a acusação é socialmente hipersensível.

    Você pode até ser absolvido, mas do prejuízo moral e financeiro, não se escapa.

    Mas o que falar de um movimento que defende a condenação imediata por assedio/estupro somente com base no que a mulher diz?

    Daí você questiona essa premissa e o vespeiro entende que você está defendendo o estupro, logo também é um estuprador.

    Jube
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Viciado em Guarana
    Ainda bem que eu vou trabalhar com TI e não existem mulheres nesse meio.
    Você está redondamente enganado!
    Nas faculdades você encontra 1 mulher para 10 homens, mas no dia a dia profissional não.
    Já trabalhei com várias mulheres.

    Jack Holland
    Este relato me faz lembrar de uma moça que fez uma reclamação que eu achei justa, mas baixou o vitimismo nela e qualquer besteira ela vai reclamar. O resultado é que ficou excluída em um canto, as pessoas mal olham na cara dela.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Jube
    Mas me disseram que em TI só há nerds e caras como o zakk, que são quase igual a mulheres, mas somente com as partes boas.

    Jack Holland
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Jack Holland
    · votar


    brunohardrocker
    Não tenho essa mesma percepção. Talvez o ambiente estudado pelo autor seja outro caso

    Sim, o artigo é baseado no cenário trabalhista americano e em países europeus como a Suécia. Por aqui, ainda vai demorar mais uns anos pra chegar nesse nível. O que temos por enquanto nos redutos do ambiente corporativo, basicamente, é mulheres tendo trocentos privilégios na carreira apenas por serem mulheres, sendo contratadas só por serem gostosas, subindo na carreira com artimanhas ardilosas e/ou dando pro chefe, etc. (o famoso pussycard). Mas é bom já irmos abrindo o olho pra essa nova realidade, pra evitar qualquer dor de cabeça.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    O que eu vejo na minha empresa são mulheres dadas que dão para homens que não ligam pra nada e têm baixos critérios de escolha

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    O que eu vejo na minha empresa são mulheres dadas que dão para homens que não ligam pra nada e têm baixos critérios de escolha

    Jube
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Viciado em Guarana
    Mas me disseram que em TI só há nerds e caras como o zakk, que são quase igual a mulheres, mas somente com as partes boas.

    Tem muita mulher consultora, fornecedora e até na gerencia. Visitei uma empresa que eu trabalhei a muito tempo atrás e na assistência onde só trabalhavam homens, agora tem algumas mulheres.

    Wade
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    >TI
    >mulher
    >sem pinto escondido

    lol

    sallqantay
    Veterano
    # out/16
    · votar


    feminazi + justiça trabalhista

    como uma soma dessas pode resultar em algo de bom?

    st.efferding
    Membro
    # out/16
    · votar


    Mas me disseram que em TI só há nerds e caras como o zakk, que são quase igual a mulheres, mas somente com as partes boas.

    ;**

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Mariana Godoy mandou um tchau de miss

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/16
    · votar




    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/16
    · votar


    brunohardrocker
    Só faltou o maço de Derby e postar #PAZ

    MENDIGO_PAISANA
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: MENDIGO_PAISANA
    · votar


    Amado Batista

    Willie Nelson tupiniquim

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Homens não ajudam mulheres no trabalho para evitar acusação de assédio sexual