Sobre a deliciosa sensação de trocar as cordas!

Autor Mensagem
Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


acabaramosnicks

Isso sem falar nesses fast fret da vida né

eu comprei fast fret apenas uma vez. depois passei a comprar óleo singer de maquina de 4 reais para repor no pincel. e detalhe. um óleo que comprei ano passado ainda está cheio aqui.

creio ter visto essa dica aqui mesmo no fórum.

rodsom

ferver>>> trocar

como assim?

sandroguiraldo

Coloque as cordas, afine, dê uns 30 bends monstrão quase saindo do outro lado do braço, afine de novo. Pronto.

de fato. infalível.

JJJ

para ver a potência dessa sub seção. rsrs

Corda de gente grande

Antes usava 0.10, depois 0.11. ai comecei a me incomodar com o cansaço que vinha mais rápido, e com o som grave demais por causa que minha guitarra que já é naturalmente muito grave, e muito pesada, figurativamente e literalmente.

Ai hoje uso 0.09, as vezes afinada em D. Penso em testar 0.08 como o mestre.

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Wuju Wu Yi
como assim?

É comum ferver (com água e ou vinagre na panela) cordas de baixo ao invés de trocá-las (pois são mais caras que as de guitarra e violão).

Dá uma sobrevida por um curto período de tempo, mas fica muito longe de ser a mesma coisa que corda nova.

https://youtu.be/xzQhZ3TScjY?t=4m49s

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

ah entendi. valeu.

esse procedimento é possível de se realizar com cordas de guitarra?

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Até é possível. Só não é muito comum de ser feito pelo fato de encordoamento de guitarra ser bem mais barato. Uma coisa importante é não fazer esse procedimento nas mesmas cordas mais de uma vez (pois começa a degradar muito). Eu fiz esse tipo de coisa algumas vezes há uns 18 anos, quando comecei a tocar. Depois parei de fazer, mas tem gente que adota esse ritual como um costume.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

entendi. eu farei para conferir os resultados, na próxima troca de cordas.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
Eu já fiz nas cordas do meu baixo. É um quebra galho, ficou melhor do que estava, mas continuou um lixo. O ideal é trocar mesmo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


acabaramosnicks

as cordas recuperaram um pouco do brilho?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
Sim, mas recupera pouco brilho, e poucas horas depois volta a ficar igual. O que acontece é que fica acumulado um monte de célular mortas no meio das cordas, e quando vc ferve é uma limpeza profunda. O metal das cordas ainda está uma merda, mas está limpo. Ela fica mais agradável de tocar, mas ainda são cordas velhas.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


acabaramosnicks

entendo. agradeço. irei realizar o procedimento, e talvez poste os resultados.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Umas dicas pra quando for fazer:

1. Não exagere no tempo em que a corda fica na panela (eu deixava 15 minutos). E só colocava quando a água entrava no ponto de fervura.

2. Não enrole muito as cordas em si mesmas (pois isso deixa pontos menos acessíveis à água). Eu deixava elas "soltas", aproveitando o formato arredondado da panela.

3. Depois que tirar da panela é preciso secar MUITO bem as cordas antes de instalar. Não adianta também estar com as mãos sujas nessa hora (afinal, a ideia é limpar as cordas).

4. Cuidado ao manusear as cordas. Elas vão estar bem quentes!!!

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


makumbator

Não faço isso (ferver as cordas), jogo fora mesmo, mas não tenho críticas a respeito. Não seria legal depois de tirar da água deixar as cordas um tempo em álcool isopropílico? Penso que ele iria retirar algum eventual resíduo de água nas cordas, principalmente as cordas revestidas.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Ganhei um encordoamento Elixir e realmente gostei muito do som, e percebi a sua resistência à corrosão. Só que em menos de um mês quebrou a corda Ré. Fiquei bastante frustrado e ficaria ainda mais se tivesse comprado pelo valor que temos hoje. Não curto ficar trocando cordas, mas ainda tenho preferência pelas mais baratas, como as NIG e Giannini.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


LeandroP

Tem muitos anos que não faço isso. Também prefiro jogar fora e comprar outro encordoamento, mas compreendo quem precise fazer.

Um dos grandes problemas de ferver as cordas é justamente a água entrando em contato com a alma da corda. Por isso é desaconselhável fazer mais de uma vez, pois na primeira já começa a corrosão da alma após o contato com a água, imagine fazendo isso inúmeras vezes.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


makumbator

Por isso mesmo eu acho que precisa chapar ela no álcool rsrsrs

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


LeandroP

Tem gente que prefere mesmo só lavar as cordas (sem ferver) com álcool isopropílico e ás vezes também vinagre (e em algumas variações também deixam as cordas descansarem nesse líquido). Mas nunca fiz, e não sei se é mais ou menos efetivo que o lance da fervura.

Aliás o que não falta é receitinha pra essas paradas!

Ganhei um encordoamento Elixir e realmente gostei muito do som, e percebi a sua resistência à corrosão

Você nunca tinha usado Elixir?

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


makumbator

Faz muito tempo isso. Já usei em guitarra alheias. Nunca tive coragem de comprar.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

Obrigado. Eu penso, em por teste, colocar bicarbonato de sódio e suco de limão, para ver se a corta volta a ficar prateada.

LeandroP

também já estourou comigo, é frustante sem dúvidas. era nessa época, que eu comecei a usar 0.11 para evitar que estourasse. mas ai tocar ficava um pouco complicado.

Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem a hora de trocar as cordas também é o momento apropriado para fazer uma limpeza completa do instrumento.
É neste momento que temos que ter o maior carinho com o instrumento, e se assim for, acontecerá este sensação prazerosa.
O músico quando se une ao instrumento, como uma extensão de seu corpo fica mais cuidadoso e toca até melhor.
Não pode ser encarado como um tarefa enfadonha.
O movimento deve ser firme mas sutil, limpar com paciência e carinho.

Eu uso somente pano seco, as vezes conforme a sujeira posso usar uma pequena parte umedecida, mas com moderação.
Tão logo limpo com a parte umedecida, seco com a parte seca.
Não uso produtos químicos.
Tem que lavar bem as mãos antes de iniciar o processo, e até mais de uma vez conforme a quantidade de sujeira.

Evite comer bolachas e outros alimentos que possam gerar sujeira e gordura.

Quanto as cordas em si.
Deve ser lavar as mãos antes de tocar, e conforme se as sessões forem mais longas repetir o processo.
Obedecer o fluxo da corda, conforme ela é enrolada, não fazer movimentos contrários a natureza da mesma.
Não uso nenhum produto.
Usar panos sempre limpos, e dos tipos que não soltam fiapos.
Pode ser necessário usar diversos panos.
Não recomendo o uso de água, só em alguns casos onde a sujeira é bem perceptível, mas nesta parte tem que tomar mais cuidado, e ter mais paciência ainda.
Hoje em dia tem panos sintéticos que dá para usar, e lavar umas três vezes, depois ele se desintegra.
Não acho uma boa esta estória de ferver.
Na internet sempre aparecem as receitas mais absurdas, nas lojas de instrumentos musicais até existem produtos para a limpeza, mas nunca testei.

E lavar as mãos deve ser uma atividade que deve ser repetida várias vezes ao dia, com sabonetes neutros, evitar coisas mais fortes, nada como o bom e velho sabonete de coco.
Limpar sempre as unhas.
E por falar em unhas, as vezes esta parte dos dedos pode ser usada, desde que com moderação para remover alguma sujeira.
Tem que cuidar das mãos, também não se deve a toda hora usar álcool todos os dias, você vai acabar com as suas mãos, e quando ficar velho as suas mãos vão estar acabadas, as veias mais sobressaltadas, mais perecíveis a qualquer infecção.

As cordas são perecíveis, não adianta de tempos em tempos conforme o uso tem que trocar, isto é inevitável, e não existem fórmulas mágicas.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


Adler3x3

muito bom cara.

acho que o negócio de ferver da pra fazer, mas mesmo assim, ótimo post. rs

PguitarMaxx
Veterano
# out/16
· votar


Eu uso 0.11 na lespa em Eb desde que comecei a tocar.

Cordas novas na guitarra não diz muito pra mim não, mas no violão... Ah, é a definição de perfeição

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


PguitarMaxx

eu também acho maravilhosa a troca. tanto no de nylon, como no de aço.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


PguitarMaxx
Cordas novas na guitarra não diz muito pra mim não, mas no violão... Ah, é a definição de perfeição

[2]

Na guita eu tenho volume e EQ, no violão a diferença é gritante

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Não gosto da corda nova, novinha, gosto depois de uns 3 ou 4 dias. Tive um jogo de Elixir que durou quase 10 meses.

Adler3x3
Veterano
# out/16
· votar


Concordo com o Sandro Guiraldo, as cordas novas só soam bem, e se mantém bem afinadas somente depois de alguns dias.

Se não vou tocar imediatamente, depois de trocar as cordas deixo o violão de lado, com as cordas com uma certa tensão, mas um pouco abaixo do normal.
Depois fica mais fácil afinar e o instrumento responde melhor, as cordas se acomodam.

Roy.Mustang
Veterano
# out/16
· votar


Troca boa é colocar uma Elixir no seu instrumento. Troca ruim é ter que voltar pra D'addario por não ter outra opção no momento.

Roy.Mustang
Veterano
# out/16
· votar


Cordas novas no violão realmente fazem muito mais diferença. Aquele timbre "metálico" é indiscutível, ainda mais se for um encordoamento de marca boa.

Jack Holland
Veterano
# out/16
· votar


deliciosa sensação
deslizante. Hummmm


Pqp que coisa mais gay

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16
· votar


Pqp que coisa mais gay
homofóbico!

Jack Holland
Veterano
# out/16
· votar


Jeferson.Gomes

rsrs, não atribuí nenhuma qualidade negativa, só constatei um fato =)

cao fofo
Veterano
# out/16
· votar


Não se fazem mais cordas como antes!

rodsom

ferver>>> trocar


E aeee animal

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a deliciosa sensação de trocar as cordas!