Sobre o argumento de autoridade científica

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jul/16
· votar


Viciado em Guarana
Resuma em 2 linhas.

Joseph Conrad
Membro Novato
# jul/16
· votar


Black Fire

Já é um avanço.

Off tópico:

Teria alguma obra de História do Islã que você pudesse me recomendar? Pode ser algo bem básico, mas que seja de qualidade. Não preciso de nada academicista (nem tenho condições). Conhece algo nessa linha?

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/16
· votar


Joseph Conrad
"Islam: Religion, History and Civilization" de Hossein Nasr.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/16
· votar


Black Fire

if (post.RowCount > 2)
LerPost(false);


john s mill
Membro
# jul/16 · Editado por: john s mill
· votar


sobre big bang, evolução e etc:

teorias bem fundamentadas ainda continuam sendo teorias e o preceito principal de uma teoria é que ela é falível e deve ser superada

por isso que eu só atesto como valor de verdade (análise pessoal) aquilo que tem observação e/ou estatística pra comprovar sua eficiência prática

óbvio que eu tenho minhas crenças também, mas eu trato elas dessa forma, como crenças, não como verdades sólidas que eu devo passar para os outros para salvar a humanidade

na verdade hoje eu considero o ateísmo prático com militância ou mudança de comportamento perante os outros devido a não crença em si um desperdício de energia sem qualquer tipo de propósito, mas da mesma forma não sou crente porque não tenho certeza da existência deus assim como outras pessoas tem por seus próprios motivos

hoje só não acho tão relevante essa questão na vida, prefiro levar uma vida de virtude segundo meus preceitos e não me preocupar tanto com essas questões filosóficas e/ou existenciais e estudar questões práticas mesmo

ps: mesmo o valor de verdade da análise pessoal raramente é um axioma, ele só é mais bem fundamentado do que o tratamento dado a questões sem os métodos.

Marco Andriotti
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


Black Fire
para a sua afirmação, só tenho uma ressalva:

Jesus ordenou que seus discipulos pregassem às pessoas
nao somente os apóstolos, TODOS os discípulos, incluindo os de menor instrução, e que ainda estão aprendendo

entao segundo a sua opinião, quem nunca leu a bíblia inteira pelo menos umas 3 vezes, nao pode nem crer no que crê, quanto mais iniciar uma discussão religiosa?

Samá Samutte
Membro Novato
# jul/16
· votar


john s mill

Eu postei um texto em outro tópico direcionado a você, porém acho que você não leu. Na oportunidade em questão, você disse em um post que fe e razao nao tem qualquer tipo de similaridade, sao quase antagonicas na verdade, por isso esta vinculado a palavra crenca.

O que dos argumentos abaixo?

As cinco vias de Tomás de Aquino (séc. XII)

A primeira via parte da observação de que as coisas neste mundo se encontram em constante movimento. O mundo não é estático, mas sim dinâmico: a chuva que cai do céu, as árvores que nascem, florescem e frutificam, as pedras que rolam das montanhas, a terra que gira em torno do sol, tudo está se movimentando constantemente. A pergunta básica a se fazer é: como a natureza entrou em movimento? Por que a natureza está em processo de constante mudança? Por que ela não é estática? Bem, vejamos: tudo aquilo que se movimenta não o faz por força própria, mas movimenta-se pela ação de uma outra força. Logo, para todo movimento existe uma causa. As coisas não se movem simplesmente, mas são movidas por algo que está além delas. Ora, cada causa de movimento deve possuir também uma causa anterior. E essa última causa também possuiu sua própria causa.

A segunda via complementa a primeira. Ela parte da noção de causalidade, de que cada coisa no mundo tem de ter uma causa adequada; sendo assim, o universo também tem de ter uma causa adequada, uma causa primeira. Há uma existência de causas e efeitos no mundo. Exemplificando: qual a causa deste texto? Uma pessoa que o escreveu. Qual a causa de uma mesa de madeira? O carpinteiro que a construiu. E agora, qual a causa do universo? Se para tudo há uma causa, devemos aceitar a existência de uma primeira e única causa que tenha dado origem às demais.

A terceira via fala da existência dos seres criados. O fato de estarmos aqui precisa de uma explicação. Por que estamos aqui neste mundo? Qual é a causa de nossa existência? Tomás de Aquino argumenta que um ser é criado porque algo, que já existia antes, o traz à existência. Em outras palavras, nossa existência é causada por um outro ser. Quem seria esse ser?

A quarta via parte de valores humanos, como a verdade, a virtude, a nobreza. De onde surgem esses valores? Qual é a sua causa? Somente alguém que possua tais valores pode dar origem a eles em nós. Quem seria esse primeiro detentor desses valores?

A quinta via é o argumento teleológico. O mundo mostra traços de um design inteligente. As coisas no mundo parecem que foram projetadas para um determinado fim por alguém. Em toda parte o mundo revela inteligência, ordem, harmonia e propósito, e assim implica a existência de um ser inteligente e com propósito, apropriado para a produção de um mundo como este. Tomás de Aquino conclui que devemos reconhecer que Deus é a causa dessa ordem natural.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/16
· votar


entao segundo a sua opinião, quem nunca leu a bíblia inteira pelo menos umas 3 vezes

33

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/16
· votar


Marco Andriotti
Que cê tá falano, véi?

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/16
· votar


Mas como assim? Tem maluco que sai pregando a Palavra sem conhecê-la? Deve ser uma evangelização muito eficiente.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Tem maluco que sai pregando a Palavra sem conhecê-la? Deve ser uma evangelização muito eficiente.
Normalmente eles tem programas e canais de TV...

john s mill
Membro
# jul/16 · Editado por: john s mill
· votar


Samá Samutte

a resposta que eu daria para você é praticamente a mesma que eu dei pro bruno.

assim como faz sentido você crer com base em um design inteligente ou qualquer outra teoria para explicar a origem do universo, faz sentido uma pessoa não crer e se basear no the grand project do stephen hawking por exemplo, e nisso vão ter diferenter níveis de conhecimento ou experiências entre crentes e ateus.

veja que as duas teorias tem um forte viés de crença dos seus propositores, assim como ocorre com as demais pessoas, com diversas relações de causa-consequencia (alguém pode crer ou não crer depois de ler algo do tipo ou buscar somente a validação das suas crenças com a leitura).

eu não posso falar com tanta propriedade sobre o design inteligente, mas ao menos eu li o the grand project, e mesmo fazendo sentido, são feitas várias assumptions - esqueci o nome em português, para embasar sua teoria, que até que tenham algum método de teste prático vão ficar no campo das ideias, acredito que o mesmo se aplique ao design inteligente, isso não invalida elas, apenas deia pelo menos em pé de igualdade em um fator de credibilidade frente ao que temos hoje para averiguar a confiabilidade de teorias.

você tem um conhecimento teológico infinitamente maior que o meu, mas o preceito religioso da bíblia é a crença, tanto nos mandamentos quanto orações e isso faz bastante sentido e dou o mesmo valor para as teorias científicas sem comprovação prática, são crenças fundamentadas em embasamento teórico e/ou sensorial.

por isso que eu tenho evitado pensar muito ou até discutir sobre isso e não quis dar prosseguimento ao tópico, não é um tipo de debate muito frutífero, sempre vão sair indefinições, só vale pela melhoria da capacidade de debater.

Marco Andriotti
Membro Novato
# jul/16
· votar


Black Fire
nao estou falando de pregar sem saber de nada

estou falando de pregar o pouco que sabe

vc sabe que o nome de Deus é Jeová? Tem certeza disso? Onde está na bíblia?
Então vai la contar para o irmão pro pai, pro coleguinha, pro professor, pro vizinho...

é disso que estou falando, algo que poucos fazem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o argumento de autoridade científica