dos fundamentos do cristianismo

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

Jonas Kahnwald

Tá, mas não é questão de opinião? Nós podemos considerar úteis, mas outra pessoa não. Ela está necessariamente errada?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar

Custa tanto assim para você reconhecer que você concorda com o conselho no texto citado?

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

Jonas Kahnwald

"Nós podemos considerar úteis"

Você e eu somos nós, nesse contexto.

A outra pessoa que não concorda com esses conselhos está necessariamente errada?

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar

Se eu fosse cristão, acho que ficaria louco! Como é que poderia me conformar com um único cristianismo no meio de tantos outros? Porra, então há um Deus? O que é que ele quer? Como posso atender o seu plano para mim? Ia pirar nisso daí, teria que ir a fundo.Jamais entregaria isso na mão de uma denominação. Iria ler em grego, em hebraico, em aramaico. Os caras estudam grego para ler Platão, estudam alemão para ler Heidegger, por qua não estudar línguas para ler a palavra de Deus? Um acadêmico metido a besta tá mais engajado em conhecer um pensador morto do que eu estou disposto a conhecer a palavra do criador dessa porra toda? Como assim? Estudaria até arqueologia, se fosse preciso. Iria querer saber a história de cada manuscrito, de cada pentelho sagrado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

ProgVacas
Esse conselho foi um exemplo escolhido a dedo, pois qualquer pessoa com um mínimo de razoabilidade irá concordar.
Claro, sempre haverá quem discorde, mas no caso deste conselho específico, quem discordar estará demonstrando um traço de egoísmo/apatia...

Se esses traços são bons ou ruins deixarei para vc julgar...

Em tempo, você me perguntou inicialmente se eu dizia aquilo sobre a bíblia com alguma base empírica, por isso escolhi um exemplo incontestavel :)

ThiRPG
Membro Novato
# mar/21
· votar

entamoeba

E foi assim que me tornei ateu... Foi só começar a questionar as coisas e buscar respostas que me deparei com um monte de desculpas esfarrapadas, malabarismos hermenêuticos, falácias lógicas, povo se fingindo de cego pra um monte de coisa absurda e sem sentido, além do proselitismo forçado pra disfarçar tudo isso.

E de brinde, descobri porque existem os dogmas inquestionáveis... =)

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

Jonas Kahnwald

Esse conselho foi um exemplo escolhido a dedo, pois qualquer pessoa com um mínimo de razoabilidade irá concordar.
Claro, sempre haverá quem discorde, mas no caso deste conselho específico, quem discordar estará demonstrando um traço de egoísmo/apatia...

Se esses traços são bons ou ruins deixarei para vc julgar...

Em tempo, você me perguntou inicialmente se eu dizia aquilo sobre a bíblia com alguma base empírica, por isso escolhi um exemplo incontestavel :)

Bicho, pelo amor... Isso não foi genial. Aliás eu ouço esses "conselhos" tantas vezes, não endereçados sempre para mim, que cheguei ao ponto de classificá-los como clichês, pois como tal são repetidos à exaustão que chegam a perder o sentido, se é que um dia teve.

Acontece que você dá um puta valor na bíblia, manja? E para mim é indizível neste contexto, porque eu seria extremamente grosseiro.

Você, que tantas vezes apontou seu dedo para mim, tentar enfiar a bíblia e seus conselhos nesse papo também é algo estranho, para ficar no mínimo.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

ThiRPG

respostas

Na bíblia, né. A Palavra é a resposta.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar

ThiRPG
E foi assim que me tornei ateu...

Comecei a virar ateu com 8, concluí a minha transição com 12. Foi um processo meio solitário. Eu não descobri o ateísmo, não fui influenciado diretamente por ninguém, apenas fui formulando muitas perguntas e notando que a religião não me daria nenhuma resposta.

Hoje, não me considero mais ateu. Há um tempo, comecei a me descrever como agnóstico, mas, hoje, acho que nem é este o caso. Resolvi admitir que o meu conhecimento sobre a existência é próximo de zero, sem negar que outra pessoa possa eventualmente saber do que está falando (ter um acesso especial a Deus ou congêneres). Só mesmo assim para praticar a tolerância religiosa de coração aberto, sem achar que quem tem fé é meio idiota.

ThiRPG
Membro Novato
# mar/21
· votar

entamoeba

Eu não acredito em absolutamente nada sobrenatural. Mas nem por isso tenho qualquer problema com quem acredita. Por mim, podem acreditar até em duendes e gnomos.

Eu só tenho um certo ranço de quem acha que sua crença é pinto e quer ficar enfiando nos outros. De resto, sou de boassa Hahahaha

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar

ThiRPG
entamoeba

Eu acho que nunca tive qualquer traço de religiosidade. Sou ateu desde criança (mesmo antes de saber do significado dessa palavra e de que havia todo um universo de pessoas que também não acreditavam). Minha família é católica, mas nem fiz primeira comunhão, crisma e essas outras paradas justamente por não acreditar em nada disso desde muito cedo.

ThiRPG
Eu não acredito em absolutamente nada sobrenatural. Mas nem por isso tenho qualquer problema com quem acredita.

Eu também não, mas ironicamente eu adoro filmes de fantasmas, maldições sobrenaturais, assombrações, etc...curto pra caramba.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

ThiRPG
entamoeba

Hoje, não me considero mais ateu. Há um tempo, comecei a me descrever como agnóstico

É... Eu também me posiciono como agnóstico, devido alguns acontecimentos na minha vida que me fizeram questionar se o sobrenatural é ou não uma realidade. Mas não quero saber. Os eventos que me fizeram questionar aconteceram apenas uma vez para mim, então eu posso considerar também que foram alucinações, embora a experiência tenha sido senão real, muito próximo disso, pois afetou decisões e o posterior sucesso.

Lelo Mig
Membro
# mar/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar

ThiRPG
entamoeba
makumbator

Eu, ao contrário de vocês, sou uma espécie de ateu por esgotamento... uma espécie de "revelação" as avessas. Explico:

Eu fui, e de certa forma ainda sou, fascinado pelo assunto religião. Um dos temas que mais me seduziram. Modéstia à parte é um assunto que conheço bastante bem e, consequentemente, por interesse estudei bastante. Li todos os grandes livros sagrados, a história das religiões, grandes nomes religiosos, frequentei e assisti a inúmeros cultos e rituais, desde as grandes religiões como o Cristianismo à sociedades herméticas como Rosa Cruz ou Cavaleiros Americanos do Fogo, entre outras.

Mas, por incrível que pareça, a única "força" presente nas religiões que é comprovada cientificamente eu nunca tive: fé.

Nunca fui homem de fé, nunca consegui acreditar em nada, então a religião sempre foi insuficiente, porque quem não têm fé faz muitas perguntas e toda a religião, em maior ou menor escala, chega num momento em que tudo se resume a crer ou não em algo que não pode ser explicado.

Obviamente nenhuma religião me respondeu algumas questões e este espaço foi sendo preenchido pela lógica científica e pela razão.

Um dia dormi com um grau de religiosidade e acordei ateu.

Não acredito em nada sobrenatural também... prá ser sincero não acredito em nada, onde "acreditar" seja fator condicional.

No mundo real não costumo propagar que sou ateu a não ser que por algum motivo isso seja relevante. Sou de um tempo em que ser ateu era certeza de fechar muitas portas, de sofrer preconceito piores que um homossexual, e de ser visto como imoral... então me habituei com o "não tenho religião".

Isso melhorou nos tempos atuais, o preconceito diminui, mas em contra partida existem muitos ateus chatos, ateu modinha, "ateu proselitista", aquele que se diz ateu apenas para agredir o religioso. O ateísmo exige bem mais que querer ser.

Nos últimos tempos tenho experimentado evolução igual com relação à política e a cada dia "acredito" menos em ideologias e menos ainda nos partidos e nos homens que a propagam. E vejo os partidários e seguidores assim como vejo os fiéis religiosos... cegos por crenças, idiotas úteis. Ainda que, inevitavelmente, tanto a religião como a política se fazem necessárias na prática em nosso estágio de civilização, e ainda por um bom tempo futuro.

Hoje, devido minha vivência e experiências pessoais me defino como Ateu Cético com um grau "moderado" de niilismo.

No sentido literal mesmo.

- (A)teu, de sem Deus, ou seja, não há espaço para o sobrenatural em minha vida, o que é diferente da afirmação de que deus/divindades não existam.

- Cético, no sentido do ceticismo científico, ou seja, necessidade de ter evidências cientificamente adequadas como suporte a teorias.

- Niilista, no sentido existencial, ou seja, num certo grau, a espécie humana é insignificante, sem propósito e irrisória.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar

Jonas Kahnwald
Pelo contrário, a Bíblia é o único livro escrito há quase 2 mil anos e que possui conselhos práticos válidos até os dias de hoje

Se tem, a maioria dos cristãos não seguem. Mandamento 6: "não matarás". O que o cristão faz: "bandido bão é bandido morto". Mandamento quebrado. Queimarás no inferno, infiel.

Esse é um só exemplo vulgar.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar

Pelo contrário, a Bíblia é o único livro escrito há quase 2 mil anos e que possui conselhos práticos válidos até os dias de hoje

Bilhões de hindus se matam agora com os vedas nas mãos.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar

Vão falar que nos três somos multi.

Lucmac
Veterano
# mar/21
· votar

Oi.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar

Minhas crenças são parecidas com uma mistura das de vocês.

Penso que meu conhecimento sobre os mistérios da vida é próximo de zero. Não atribuo o conhecimento sobre esse assunto aos religiosos da região que convenientemente eu nasci, ou da família que convenientemente me criou. Muito menos a religiosos distantes, os quais eu nem li.

O cara que acha que deu essa puta sorte de ter nascido sob a égide daqueles que detém as respostas certas automaticamente se coloca como o centro do universo, um puta floco de neve especial. Nesse caso, ele pode assumir esse presente divino, mas ciente do confronto com os outros religiosos que acham a mesma coisa - aqueles que nasceram sob a égide das outras centenas de religiões. Vários floquinhos de neve especiais pelo mundo brigando quem é o especial verdadeiro, e acusando os outros tantos de enganados. Patético.

Me considero totalmente ignorante sobre os misterios da vida - e nao sobre biblia ou outro livro místico pq não acredito na ligação direta entre livros sagrados e a explicação pro universo. Se sua validação a seu livro sagrado é selecionar partes catadas com lupa pra dizer que foi uma profecia realizada, ignorando partes evidentes como falsas profecias, forçando a barra na interpretação, sinto-lhe informar que um pouquinho de método nessa análise vai fazer sua fé virar pó. Então, aconselho: pare agora.

Pare agora porque, adepto do pragmatismo, minha ignorância total não me priva de conviver com diferentes pessoas, frequentar diferentes cultos e aproveitar de suas propriedades terapeuticas, sem necessariamente precisar validar a coisa toda como a verdade universal. Quem sou eu para criticar meus amigos que frequentam a missa no domingo, congregam em diferentes rituais e por que não, participar com eles quando sentir que isso possa nos fazer bem? Sem anacronismo. Independente, por exemplo, da ICAR ter um historico vexatório e nojento, talvez a paróquia do padre zezinho não reflita isso.

É claro, se percebo um charlatanismo prejudicial no meio, ou um ambiente de coerção ou preconceito pra quem não vive a plenitude da doutrina, denuncio ou me afasto.

Se sua validação a sua crença atual é uma experiencia individual ou grupal, parabens. Sugiro tambem nao aplicar metodo rigoroso para avaliar essa experiencia pra sua fé não ruir. E peço não tentar incutir sua experiencia individual ou grupal como universal, pois cairá em confronto com um monte de devotos de experiencias grupais ou individuais diferentes. Repete a historia de cima: Vários floquinhos de neve especiais pelo mundo brigando quem é o especial verdadeiro, e acusando os outros tantos de enganados. De novo, patético.

Por fim, para não dizer que sou totalmente resoluto com minha total ignorancia, tem aquele 1% a qual observo de soslaio, mas com preguiça de me aprofundar por puro pragmatismo - não agregaria muito pra mim debruçar-me sobre esse assunto.

Esse assunto é nossa finitude efêmera versus a inconcebível dinâmica do infinito.

Explico: não sabemos raciocinar grandes números. Você tem dificuldade em pensar no que significa 300 milhões, por exemplo. Mesmo que você converta em gols mil por maracanãs, quanto maior a cifra, mais dificil processar. Imagine 300 milhoes de laranjas. quantos maracanãs seriam necessários?

Imagine 300 milhões de anos. Quantas mudanças ocorreriam?

Salte pra 300 bilhões de anos. A diferença entre 300 milhões e 300 bilhoes é grande ou pequena? Voce nao sabe mensurar. É colossal e mesmo a palavra colossal não define. E 300 milhoes vezes 300 bilhões?

Isto posto, um universo tendendo ao infinito, seja no tempo ou no espaço, o que poderia acontecer por puro acaso? Tudo. Inclusive a vida que nós temos do nosso jeito que encontramos hoje.

Claro, esse exercício mental não traz explicações definitivas quaisquer. E a mente pragmática - ou preguiçosa - tem total direito de pensar num homem barbudo criando animais a sua imagem e semelhança porque sim. E o plot twist: dentro de infinitas possibilidades, até essa seria possível.

ThiRPG
Membro Novato
# mar/21
· votar

-Dan

Ainda tem o I-Ching... Mas eu nem tinha respondido porque fiquei na dúvida se foi uma afirmação mentirosa ou desprovida de conhecimento.

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan
ThiRPG

Sem falar no Alcorão (que deve ser o livro certo, ou pelo menos o mais caprichado do Javé) afinal o islamismo é a religião que mais cresce no planeta.

Tá, não têm 2.000 anos, mas tá indo prá 1.400, bem "véinho" também!

ThiRPG
Membro Novato
# mar/21
· votar

Lelo Mig

O engraçado é que das partes da bíblia que te colocariam na cadeia se você as seguisse, ninguém lembra.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar

Se tem, a maioria dos cristãos não seguem. Mandamento 6: "não matarás". O que o cristão faz: "bandido bão é bandido morto". Mandamento quebrado. Queimarás no inferno, infiel.

Jesus disse que os cristãos se "revelariam", ou seja, demonstrariam.que realmente o são se mostrassem amor entre si...
Portanto, o único que tem o direito de determinar quem merece viver ou morrer é Deus, e enquanto o dia dele não chega, nenhum.humano poderia decretar a morte de ninguém... A conclusão é que:

Quem promove este conceito não está sendo cristão direito

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar

-Dan

De verdade não entendi a réplica... o que os hindus se matarem tem a ver com a bíblia (principalmente se a intenção do seu POST foi descreditar o meu)

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar

Jonas Kahnwald
Quem promove este conceito não está sendo cristão direito

Todos. Álias, todos, não. Mas, uma parcela significativa é cristão por conveniência.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar

Mas, uma coisa os crentes são bons. Em arrebanhar fiéis. Eles entram nas cadeias e favelas e fazem o trabalho deles. A esquerda, não. A esquerda se preocupa com eleição e pauta identitária.

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar

Rebuke
Mas, uma coisa os crentes são bons. Em arrebanhar fiéis. Eles entram nas cadeias e favelas e fazem o trabalho deles. A esquerda, não. A esquerda se preocupa com eleição e pauta identitária.

Eles fazem dinheiro com isso, a esquerda não faz. A esquerda não entra na favela porque não tem nada a oferecer.

A igreja oferece! Igreja é psicoterapia de pobre!

Lelo Mig
Membro
· votar

Rebuke
entamoeba

Ainda que eu seja ateu, ainda que eu tenha sérios problemas com as instituições religiosas, ainda que exista muita ignorância, propagação de negacionismo científico e conceitos anti ciências, as religiões têm papel fundamental na sociedade e estão e fazem muito em áreas onde o Estado é ausente.

No acolhimento, tratamento e recuperação de dependência química, por exemplo, nenhuma organização pública ou privada chega perto do trabalho que as religiões fazem e adquiriram aptidão.

O trabalho com moradores de rua, higiene e alimentação dessa população também é essencial. Além de ainda servirem como psicólogos, seja para uma palavra ou um abraço.

Numa cidade rica como a que eu moro, por exemplo, pode-se dizer que 100% do trabalho com este público é das religiões. Seja do Alcoólicos Anônimos numa sala da paróquia, o bingo para aquisição de roupas e acessórios para bebês de mães carentes, seja o almoço e padaria todo sábado, com direito a banho e cesta básica feito pelos espíritas ao apoio, assistência e recuperação de dependentes em drogas promovidos pela Igreja Batista.

Posso afirmar aqui por escrito: Vinhedo não têm morador de rua porque as religiões chamaram para sí a responsabilidade de cuidar dessa gente e assisti-los.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar

entamoeba
Eles fazem dinheiro com isso, a esquerda não faz. A esquerda não entra na favela porque não tem nada a oferecer.

Não importa. Eles agem. O crente entra na favela, abre uma portinha numa biboca e chama a galera. Pra cada ong de esquerda, tem trocentas igrejas.

Lelo Mig

as religiões têm papel fundamental na sociedade e estão e fazem muito em áreas onde o Estado é ausente.

Pois, é. O entamoeba diz que igreja é psicoterapia de pobre. Sim, igreja e pinga. Terapeuta é coisa de rico.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21
· votar

Assim, eles vão dominando tudo.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/02/15/just ica-proibe-que-templo-de-salomao-seja-chamado-de-sinagoga-de-satanas-n o-google.htm?fbclid=IwAR0QDvERN2EsG3buD0Y16gNGS0qtORVQzzssih5YgTZIUq0C pDnZKqk4uHc

JJJ
Veterano
# mar/21 · Editado por: JJJ
· votar

ThiRPG
E foi assim que me tornei ateu... Foi só começar a questionar as coisas e buscar respostas que me deparei com um monte de desculpas esfarrapadas, malabarismos hermenêuticos, falácias lógicas, povo se fingindo de cego pra um monte de coisa absurda e sem sentido, além do proselitismo forçado pra disfarçar tudo isso.

Se você acreditar que Deus não é um manipulador cósmico e aceitar, de fato, o livre-arbítrio (não só dos seres humanos, mas de todo o universo), não precisa de nenhuma desculpa ou malabarismo.

A ideia básica de muitos que se tornam ateus (não estou dizendo que é o seu caso) é de que "muita gente morre de fome", portanto... Deus não existe. Ou "crianças morrem", portanto... Deus não existe.

Essa é uma forma muito humana de pensar, mas é ingênua pra cacete. Já imaginou o que seria necessário mudar na estrutura do universo pra que essas coisas simplesmente não acontecessem nunca? Deus intervindo o tempo inteiro pra resolver as cagadas que, muitas vezes, somos nós mesmos que criamos? Deus manipulando a tudo e a todos a todo instante pra evitar isso, evitar aquilo, evitar que alguém se acidente de carro porque encheu a cara ou evitar que um avião caia porque um monte de gaivotas resolveu entrar nos motores? Bater nas costas de cada um que engasgasse, pra evitar o sufocamento? Distribuir vacina caída do céu pra resolver essa merda de vírus de uma vez?

Definitivamente, esse Deus aí não existe mesmo (embora eu acredite que, pontualmente, Ele atue). Mas se ele fosse do jeito descrito acima, não seríamos mais do que peixinhos num aquário, dizendo "good morning"* uns aos outros, pela manhã.

* alusão ao filme "O Sentido da Vida" do Monty Python, que aborda, de forma satírica (claro), muitas dessas questões existenciais e religiosas. Imperdível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a dos fundamentos do cristianismo