sobre considerar fazer um mestrado em fotografia

    Autor Mensagem
    CindyFerrari
    Veterano
    # dez/15


    A Federal daqui tem um mestrado de Comunicação Social onde uma das linhas de pesquisa é um Fotografia e Audiovisual.

    Estou considerando fazer para a próxima turma [a desse ano já foi e eu não tinha nenhum projeto pronto]. A seleção é feita em 4 etapas: análise do projeto, duas provas e análise de currículo.

    Minha grande dúvida é: o que fazer com o título de "Mestre em Fotografia"? Será que o destino é só virar professora? Eu sei que dá um peso maior pro nome e tals.. mas em termos práticos - e financeiros - o que três anos de estudo e uma dissertação foda vão me trazer de vantagem?

    **Desculpem a dúvida parecer idiota.. na época do marketing eu tinha plena ciência dos benefícios de um mestrado, mas agora me perdi. Eu sabia essa com maçãs =/

    Me ajudem a pensar fora da caixinha ^^

    CindyFerrari
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Vocês, amiguinhos que fizeram mestrado, o que tiveram de benefícios?

    sallqantay
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Foi um trampo bem remunerado e que me ensinou a pensar rigorosamente (ui!). Valeu o esforço

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    fazer um mestrado

    \o/

    em fotografia

    _o_

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Brinks. Faça de nu artístico. Tá na moda e é caro.

    st.efferding
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Foi um trampo mal remunerado e que me ensinou a pensar rigorosamente (ui!). Ainda assim, valeu o esforço
    (2)

    kiki
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    CindyFerrari
    mas em termos práticos - e financeiros - o que três anos de estudo e uma dissertação foda vão me trazer de vantagem?
    abre algumas possibilidades a mais de emprego, como dar aulas em ensino superior e trabalhar com pesquisa. pesquisa depende muito da área mas aulas tem pra quase tudo.

    mas a meu ver o maior ganho não é tão direto, muda muito pouco a vida depois, mas a gente estuda muita coisa de maneira mais sistemática e tem que sintetizar (sentar a bunda e escrever), que é uma coisa importantissima.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/15
    · votar


    A única coisa que me incentivaria a fazer um mestrado seria a possibilidade de usar um laboratório de graça, que me permitiria prosseguir algumas pesquisas que eu tenho feito sozinho, mas que estão fadadas a empacar porque eu preciso testá-las. Estou mendigando o laboratório do Instituto onde eu faço pós-graduação, mas não tenho tido sucesso.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    seguindo a profissão de fotografa, um mestrado em fotografia é um recurso persuasivo muito conveniente, inclusive para aumentar os preços que você cobra, utilizando de explicações técnicas quaisqueres (que você as terá) como justificativa, aumentando o seu valor profissional, e também expandindo sua cartela de clientes. assim como aumentar a sua visibilidade no meio que você atua.

    resumindo. status.

    você no caso teria que saber administrar seus títulos a seu favor.

    CindyFerrari
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    grata

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    drop the mimimi e faça.

    megiddo
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Post para a desvirtualização total da academia.

    st.efferding
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Alguém por favor me explique - através de infográficos simples (vale desenho no Paint), mapas mentais elucidativos e/ou artigos envolventes com alto valor de evidência - como um mestrado pode ser uma atividade bem remunerada.

    Obrigado desde já e feliz páscoa o/

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/15
    · votar


    st.efferding
    Eu ganho bolsa.

    sallqantay
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: sallqantay
    · votar


    st.efferding

    só a título de exemplo: eu ganhei uma bolsa de 500/mês para fazer monitoria de aula (dar aula junto com prof, organizar as notas, orientar trabalho de alunos...). Em termos de tempo isso me tomava 4hs/semana.

    Achei bem remunerado, e em ótimas condições de trabalho (rodeado de novinhas, algumas chubbies, obviamente). É difícil arranjar coisa parecida

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    como um mestrado pode ser uma atividade bem remunerada.

    Obrigado desde já e feliz páscoa o/


    Se o beneficiado é inconsolavelmente pobre; se a pesquisa do beneficiado é ruim; se o beneficiado atua em alguma área hype, fartamente apoiada pelo Governo.

    Em todos esses casos é possível falar em boa remuneração.

    sallqantay
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    com técnicas PUA em certas diretoras carentes de certas agências de fomento, pode-se conseguir uma remuneração muito boa

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Pra apertar o botãozinho precisa de mestrado?

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Insufferable Bear
    sua bolsa é pela capes?

    st.efferding
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Insufferable Bear
    Eu ganho bolsa.


    hahah, pobre!

    *aponta e ri*

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/16
    · votar


    CindyFerrari
    aham

    st.efferding
    não são os 20k mínimos necessários para viver na cidade grande mas dá pro gasto

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Insufferable Bear
    mas já foi ofertada pelo curso ou teve que conseguir por fora?

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/16
    · votar


    CindyFerrari
    Foi pelo curso mesmo.

    Edward Blake
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: Edward Blake
    · votar


    Depende do que você pretende fazer ao longo do mestrado.

    Se você quer apenas frequentar as aulas, fingir que está lendo os livros indicados pelo professor, participar de discussões exóticas, fazer amizade com pessoas da sua área que possuam cacife (profissional e social) suficiente para entrarem em um programa de mestrado e escrever uma dissertação-com-título-pomposo-para-cujo-tema-você-não-dá-a-mín ima apenas para conseguir o diploma, os seus ganhos são basicamente dois: expandir a sua rede de contatos e aumentar o seu status social (que, pode não parecer, mas é muito importante do ponto de vista financeiro. Trabalhei em uma empresa onde os sócios eram obcecados ao extremo com a imagem do negócio, e até os estagiários eram doutrinados no PUA corporativo desde o primeiro dia, e, por isso, a empresa conseguia cobrar dos clientes o dobro do preço de mercado, sem ouvir chio nenhum, mesmo prestando serviços de qualidade mediana).

    Se você quer estudar de verdade, direcionar sua pesquisa para alguma coisa útil que você possa incorporar à sua prática profissional (p. ex., métodos de fotografia interessantes -- inovadores ou caídos no esquecimento -- utilizados no país tal, ou criados pela escola de vanguarda tal, ou para os quais você possa dar a contribuição tal) e escrever uma dissertação que ateste a evolução do seu conhecimento, então, além dos contatos e do status social, você vai conseguir também melhorar a qualidade do seu trabalho e cobrar um preço maior sem precisar se sentir um canastrão.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    métodos de fotografia interessantes [...] ou caídos no esquecimento

    vintagismo FTW

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Tô com o Edward Blake!

    Apesar de que eu faço mestrado em composição, vou ser mestre em ser fudido (ao contrário do graduado em composição, que é só 'fudido').

    Benva
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Outra coisa:

    A depender do caso, do que você busca, estude possibilidade de cursos lato sensu (especialização).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre considerar fazer um mestrado em fotografia