Sobre ser um pedante desgraçado.

Autor Mensagem
Edward Blake
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Edward Blake


Por razões profissionais, tive que passar o último mês e meio lendo coisas escritas praticamente apenas por burocratas e acadêmicos brasileiros. Já estava desanimado com a ideia desde o começo e, a cada dia que passava, minha agonia só crescia; nos últimos dias, já estava começando a entrar em depressão.

Ontem, dei uma pausa nas tupiniquinices e peguei um livro de macroeconomia em inglês para ler. Não era nem de direita e não era nem minha área de especialidade; o autor é um keynesiano de Harvard.

Mesmo assim... não deu nem um minuto, e meu ânimo e energia voltaram. Foi como uma rajada de ar fresco depois de passar um mês em Cubatão. Deu até vontade de correr pelas ruas: senti-me livre como Jean Valjean depois do suicídio de Javert.

Eu definitivamente odeio ter que fazer as coisas apenas para cumprir protocolo.

O lado bom -- se que é assim se pode chamar -- das tupiniquinices, pelo menos, é que, quando o Bolsonaro assumir a Presidência, provavelmente vou ter ingressos de camarote para assistir à posse.

Insufferable Bear
Membro
# dez/15
· votar


sei como é, no meu caso fui obrigado a fazer análise complexa e equações diferenciais, quando terminaram as aulas pude me concentrar em feixes, topos e teoria dos tipos. temos coisas em comum!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/15
· votar


acho que isso é um certo nível de alienação.

tipo, ler uns negócios que se considera tosco, nem que fosse parar rir e zuar, é algo normal. agora ficar depressivo.. sei lá. tu é muito tanga frouxa.

Edward Blake
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


Insufferable Bear
temos coisas em comum!

Legal, campeão! Mas não vou pegar você não, ok?

Wuju Wu Yi

A América Latina é a caverna de Platão no nível continental.

A maioria dos brasileiros lê coisas toscas porque não conhece outra coisa e acha que aquilo é bom.

E se você não lê essas coisas toscas também, acaba ficando impossível se comunicar com essas pessoas -- por melhor que seja a sua formação.

Quando estagiário, por exemplo, tive um chefe com quem às vezes brigava por causa disso (eu só lia bibliografia de ponta, mas ele não, e, por isso, ele não entendia o que eu escrevia, e ainda achava que era erro meu).

"The road to power is paved with hypocrisy" (Frank Underwood).

Edward Blake
Membro Novato
# dez/15
· votar


A obrigação número 1 de um professor universitário brasileiro é jamais humilhar os seus pares sabendo o que eles não sabem. A obrigação número 2 é empinar o narizinho ante quem sabe. Sim, a máxima prova de erudição no Brasil é um nariz-de-cheirar-peido empoleirado num barril de ignorância.

http://www.olavodecarvalho.org/semana/050807zh.htm

john s mill
Membro
# dez/15 · Editado por: john s mill
· votar


isso não é ser pedante, só ser seletivo

só que concordo, em adm também poucas coisas se salvam no Brasil também, mas isso não é regra geral pra todas as áreas, engenharia mecânica da UFSC figura sempre nas principais revistas da comunidade científica mundial e tem vários projetos que disputam em igualdade com países como Alemanha e EUA, sei que em genética também não fica tão pra trás.

faculdade de sociais aplicadas é foda porque abre brecha pro cara rantear que nem um motherfucker, colocar maior enrolação na metodologia científica e aí fica parecendo um tópico daqui

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/15
· votar


O que tu foste obrigado a ler, josefo?

Insufferable Bear
Membro
# dez/15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Edward Blake
Legal, campeão! Mas não vou pegar você não, ok?
nem falei nada, você tá fixado

o problema de matemática é que brasil só se importa com aplicada, e matemática aplicada é a matemática da plebe
é engraçado porque até tem uma piada que chamam o IMPA (instituto de matemática pura e aplicada) de instituto de matemática pura e abstrata, mas aí você vai ver e só tem sistemas dinâmicos e geometria algébrica...

pianoid
Veterano
# dez/15
· votar


Insufferable Bear
quando terminaram as aulas pude me concentrar em feixes, topos e teoria dos tipos

conheço bem tipinhos como você

tu curte estar no topo de uns feixes de varas, né kkkkk

Insufferable Bear
Membro
# dez/15
· votar


pianoid
esqueceu de incorporar teoria dos tipos na piada. 6/10

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/15
· votar


O foda são os livros de engenharia, que são quase impossíveis de ler no Kindle: ou você lê bibliografia nacional, ou alguma das poucas traduções disponíveis no mercado, ou paga mais de 500 conto num livro.
O máximo de estrangeiro não traduzido que eu já comprei por um preço razoável foi um livro português na Amazon, mesmo assim custou 100 dilmas, o dobro do que custa um livro similar brasileiro.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/15
· votar


Edward Blake

então tu tem que manjar dos paranaues de lidar com os incultos e ignóbeis. parte disso vc pode fazer lendo os livros toscos nem que seja pra zueira.

mas sem depre.

Konrad
Veterano
# dez/15
· votar


Típico e bem definidor daqui é o fato de alguém que não cai na fossa acadêmica brasileira e procura autores que conseguem a proeza (para o acadêmico médio brasileiro) de escrever de forma clara e fundamentada ser considerado pedante.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/15
· votar


Como assim? Explica esse negócio direito!

Os livros eram ruins pelo conteúdo, eram escritos de forma rebuscada apenas para fazer rodeios ou é justamente o contrário e são muito simples?

Porque se eles de deram asco pelo fato de serem desnecessariamente pedantes e chatos eu te apoio com força, mas se for o contrário e você achou ruim porque a linguajem era simples e própria para o populacho aí eu te digo que faltou bullying na tua vida enquanto estavas na escola.

sallqantay
Veterano
# dez/15
· votar


eu prefiro nem ler. Deduzo logicamente

eu > vc

Edward Blake
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallgadinho
eu prefiro nem ler. Deduzo logicamente

Excelente dica para quem ficar parado no tempo e estagnar intelectualmente.

Viciado em Guarana
Os livros eram ruins pelo conteúdo, eram escritos de forma rebuscada apenas para fazer rodeios ou é justamente o contrário e são muito simples?

Eu julgo a qualidade de um texto por três critérios: riqueza de informações, profundidade analítica e clareza da linguagem.

"Riqueza de informações" são os fatos que o autor cita no texto.

"Profundidade analítica" é a capacidade do autor de pegar um fato aparentemente simples, dividi-lo em partes e começar a dissecar essas partes em mil e uma categorias e variáveis, mostrando, assim, que o fato não tinha nada de simples.

"Clareza da linguagem" é a capacidade do autor de escrever de forma clara e precisa, de modo que qualquer leigo esperto consiga entender o que ele está dizendo.

sallqantay
Veterano
# dez/15
· votar


Edward Blake

vida em slow motion >

Edward Blake
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay
vida em slow motion



PianoGlauco
Veterano
# dez/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar


Por que será que me lembrei desse vídeo?
(o termo tupiniquinices foi de precisão cirúrgica)

http://www.youtube.com/watch?v=cPbl26Fw-dk

Edward Blake
Membro Novato
# dez/15
· votar


PianoGlauco

Muito bom o vídeo.

Já assistiu a um filme chamado "Idiocracy"?

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Edward Blake

Não, mas vou atrás...
Grato pela indicação!

Abraço!

CindyFerrari
Veterano
# dez/15
· votar


Sobre ser um pedante desgraçado.
eu prefiro nem ler. Deduzo logicamente

eu > vc

this is what i'm talking about!!!

PianoGlauco
Veterano
# dez/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar


Edward Blake

Assisti ao filme...

https://www.youtube.com/watch?v=iMr7TYrSIFA

Absurdo e amedrontador, pois ao mesmo tempo ele nos mostra o presente e o futuro, a meu ver inexoráveis pelo andar da carruagem...
(e pode reservar meu lugar no camarote tbm)

Isso sim me dá medo e não filminhos de terror com zumbis e derramamento de sangue e guerras...

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/15 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Edward Blake
Então você tem razão.

De qualquer forma, sem trollagem, eu entendo a situação, independente de ser bom ou não, ler coisas que tu não gosta é uma tortura.

Há alguns meses comecei a ler Hayek, não cheguei nem na metade do livro porque toda vez que o pego pra ler não dá cinco minutos de leitura e eu sinto uma vontade de entrar em coma.
Já essa semana eu comecei a ler Maquiavel, to mais feliz e serelepe que uma puta numa pilha de dinheiro. Terminarei antes do final de semana.

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Livro bom você saboreia; nem parece que está fazendo algum exercício de leitura...

st.efferding
Membro
# dez/15
· votar


Livro bom você saboreia

nham

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/15
· votar


Livro bom você saboreia



Edward Blake
Membro Novato
# dez/15
· votar


Viciado em Guarana
Há alguns meses comecei a ler Hayek, não cheguei nem na metade do livro porque toda vez que o pego pra ler não dá cinco minutos de leitura e eu sinto uma vontade de entrar em coma.

Estava lendo que livro?

sallqantay
Veterano
# dez/15
· votar


Edward Blake

o guaraná tá certo. Tem que começar por maquiavel, hobbes, locke, etc. Sem essa base Hayek é inútil

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/15
· votar


Eu acho que desgraçado é um termo demasiado ofensivo para se usar, sobretudo se você é Cristão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre ser um pedante desgraçado.