Se os comunas tivessem ganhado a guerra fria, como o mundo estaria hoje?

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/15
· votar


Konrad

Sério que vocês ainda pensam o mundo nessa dicotomia capitalismo x socialismo?


eu sou mais fã de uma terceira via

Fidel Castro
Veterano
# dez/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


nao acredito em coitadismos, acredito em exemplos de superação, acredito e são esses exemplos que hoje me motivam a estudar mais, a trabalhar mais e a me divertir mais também

Enquanto for assalariado, estará sempre perdendo dinheiro trabalhando. Não importa sua especialização. 'Ah mas o CEO ganha 1 mi' CEOs são um caso a parte na economia (que inclusive lá nas gringa tem todo aquele mimimi de que CEOs tão "stealing our economy hurr durr" com seus salários astronômicos, mas a verdade é que eles são os únicos com salário justo e todo o resto tem um salário muitíssimo inferior. Eles tão certos, o mundo é que tá nivelado por baixo pra caralho), que ganham bem perto do que agregam valor ao contratante, simplesmente porque é um cargo que o nome já diz: chefe executivo. E claro, principalmente pois CEOs tem estatutáriamente que ser acionistas. Ou seja, remuneração de capital.

A verdade é que você pode ter um aumento de renda real, mas ele é muitíssimo inferior ao crescimento da remuneração do capital do lugar onde trabalha. É uma diferença de curva similar a uma equação linear a outra exponencial, gráficamente falando.

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/15
· votar


Fidel Castro
E é, capitalismo só é bom pra quem tem capital, e quem não tem se fode 24/7, quase um escravo, sem liberdade nenhuma a não ser a de vender a própria vida por subsistência e consumo aleatório.

Não que eu pregue o socialismo, longe disso, mas fico abismado com gente sem capital achando que tá de boa e ainda defendendo a chibata.


o maior problema nao são as pessoas sem capital achando que tá de boa e ainda defendendo a chibata.
o problema é quando essas pessoas esperam que a solução para seus problemas venha do governo e nao delas mesmas

Fidel Castro
Veterano
# dez/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Marco Andriotti

É o desespero. Sair do ciclo sozinho é ruido estatístico, mas fácil engravidar alguém que toma pílula sendo que você fez vasectomia. O cara que pede ajuda pro Estado está tão desesperado quanto aquele cara que fez 20 MBAs avulsos mas não tem contato nenhum nem capital. Muita braçada pra pouca distância nadada.

Mas a resposta pode estar ao lado. Dar aquela 'horizontalizada' na economia com seus pares. Exatamente por casos onde alguém 'sai do nada' serem ruído estatístico, as pessoas deixam de colaborar com o próximo, aquele senso de competição. Mas porra, é exatamente essa desunião que fode a bagaça inteira.

brunohardrocker
Veterano
# dez/15
· votar


LeandroP
Na minha inútil opinião, capitalismo só é bom pra quem tem algum capital.

Por isso temos que capitalizar os pobres. Capitalismo tem que ser para todos.

É bom para o capitalista que produz, é bom para o capitalista que consome.

Fidel Castro
Veterano
# dez/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Por isso temos que capitalizar os pobres. Capitalismo tem que ser para todos.

Elucide-me sobre o que seria capitalizar os pobres.

Há também de se ponderar a questão que a economia não considera de forma plena até hoje de que os recursos são finitos.

E outro ponto é, uma coisa é capital, outra é renda e outra é poder de consumo.


Sinceramente pelo andar da barca, essa porra toda ou explode de revolta ou de estupidez. Só rezo aos semideuses do capital para ser depois de eu morrer.

megiddo
Membro
# dez/15
· votar


Fidel Castro
Elucide-me sobre o que seria capitalizar os pobres.

Vender Tele Sena pra eles.

brunohardrocker
Veterano
# dez/15
· votar


megiddo

Exato.

Fidel Castro

Quem mais fere a escassez, não seriam os soça?

sallqantay
Veterano
# dez/15
· votar


Bom, os comunas não perderam a guerra fria em absoluto.

Depois da morte de Mao, a china fez a transição para um capitalismo de estado (iniciativa privada + mão de ferro do PC chinês), e conseguiu operar uma transformação grande para 1 bi de pessoas fora do sistema liberal burguês.

A URSS não fez tal coisa, e o império soviético acabou se fragmentando de fato. Mas a Rússia ainda é uma potência militar sem precedente no mundo, com território, recursos e força de fazer inveja a quase todos os países.

Putin manda na europa com o gás, invade a crimeia like boss, bota para fuder em altas paradas. Não dá para chamar esse cara de perdedor.

O leste europeu, esquecido por deus, acabou como fornecedor de putas e empregadas domésticas para o ocidente. Eles de fato perderam, entrando na UE de 04. Aquilo sim é terra arrasada, o quintal fudido pelo império soviético.

Como o konrad falou: capitalismo vs comunismo é meio balela

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se os comunas tivessem ganhado a guerra fria, como o mundo estaria hoje?