Qual a razão da sua busca por conhecimento?

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # out/15


    “Alguns desejam conhecer apenas por causa do conhecimento, o que é curiosidade embaraçosa. Alguns desejam conhecer a fim de vender conhecimento, o que também é vergonhoso. Alguns desejam conhecer por amor à própria reputação, o que denuncia indigna vaidade. Mas há aqueles que desejam o conhecimento a fim de edificar a outros, e isto é louvável; e há também aqueles que, além dos outros, desejam conhecer para edificar a si mesmos, e isto é sabedoria.” Bernardo de Fontaine

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    desejam conhecer para edificar a si mesmos

    e dentro do possível desejam o conhecimento a fim de edificar a outros

    no caso eu sou esses ai.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    costumo buscar alguma aplicação útil para as coisas que eu sei. a fim de melhorar minha vida.

    john s mill
    Membro
    # out/15
    · votar


    o que é exatamente edificar a si mesmo?

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    edificar a si mesmo, é buscar melhorar como pessoa, tornar-se uma pessoa mais serena, mais sábia, que entenda melhor os acontecimentos do dia a dia, e que saiba direcionar esses acontecimentos para coisas boas.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    john s mill
    o que é exatamente edificar a si mesmo?

    Tornar-se uma pessoa melhor em todos os aspectos de vida: um melhor pai, um melhor filho, um melhor esposo, um melhor professor, etc.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    e isso inclui muitas coisas. como aprender a remover ferrugem de metal, ou a melhor forma de limpar o fogão por exemplo.

    john s mill
    Membro
    # out/15
    · votar


    e isso inclui muitas coisas. como aprender a remover ferrugem de metal, ou a melhor forma de limpar o fogão por exemplo.

    mas isso não entra na primeira categoria da busca pelo conhecimento em si?

    se houver uma aplicação prática pra ele e que seja útil ele acaba enquadrando em edificar-se?

    e a dúvida é porque eu desconheço o significado do termo mesmo

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/15
    · votar


    o que é curiosidade embaraçosa.
    o que também é vergonhoso.
    o que denuncia indigna vaidade.

    Esses são julgamentos pessoais do autor.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    se houver uma aplicação prática pra ele e que seja útil ele acaba enquadrando em edificar-se?

    Isso.

    acho que quando é apenas curiosidade, se enquadra mais em algo relacionado a lazer.

    como saber que Hulk já derrotou todos os heróis da terra no universo Marvel, e essas bobagens.

    st.efferding
    Membro
    # out/15
    · votar


    edificar a si mesmo

    reductio ad batelajismum

    john s mill
    Membro
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    entendi, mas tem muito conhecimento útil que não tem necessariamente uma aplicação prática, como física teórica, por exemplo.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Questionar dogmas internamente.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    john s mill

    mas serve de banco de dados para possíveis aplicações futuras. rs

    o que acaba tendo um potencial prático de qualquer forma.

    john s mill
    Membro
    # out/15 · Editado por: john s mill
    · votar


    mas respondendo ao tópico

    eu acredito que se existe algum propósito na humanidade ele se releva (ou irá se revelar) somente através da busca pelo conhecimento, e nesse aspecto, todo tipo de conhecimento é válido. seja evidenciando que não somos nada mais que um acidente evolutivo ou uma composição de carbono ou pela teologia mostrando a verdadeira religião e um verdadeiro deus

    a motivação da pessoa ao buscar o conhecimento nem me interessa muito, desde que contribua de alguma forma para entendimento e compreensão do mundo que estamos inseridos e na melhoria da qualidade de vida como um todo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/15
    · votar


    É que o ET Bilu disse pra fazer isso.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    desde que contribua de alguma forma para entendimento e compreensão do mundo que estamos inseridos e na melhoria da qualidade de vida como um todo.

    eu concordo com esse raciocínio. quanto mais conhecimento, mais evidente fica a verdade.

    mas quando um torna-se excludente em relação ao outro, o segundo deve ser uma prioridade.

    é o que penso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a razão da sua busca por conhecimento?