Autor |
Mensagem |
Samá Samutte Membro Novato |
# out/15
“Alguns desejam conhecer apenas por causa do conhecimento, o que é curiosidade embaraçosa. Alguns desejam conhecer a fim de vender conhecimento, o que também é vergonhoso. Alguns desejam conhecer por amor à própria reputação, o que denuncia indigna vaidade. Mas há aqueles que desejam o conhecimento a fim de edificar a outros, e isto é louvável; e há também aqueles que, além dos outros, desejam conhecer para edificar a si mesmos, e isto é sabedoria.” Bernardo de Fontaine
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/15
· votar
desejam conhecer para edificar a si mesmos
e dentro do possível desejam o conhecimento a fim de edificar a outros
no caso eu sou esses ai.
|
# out/15
· votar
costumo buscar alguma aplicação útil para as coisas que eu sei. a fim de melhorar minha vida.
|
john s mill Membro |
# out/15
· votar
o que é exatamente edificar a si mesmo?
|
# out/15
· votar
edificar a si mesmo, é buscar melhorar como pessoa, tornar-se uma pessoa mais serena, mais sábia, que entenda melhor os acontecimentos do dia a dia, e que saiba direcionar esses acontecimentos para coisas boas.
|
Samá Samutte Membro Novato |
# out/15
· votar
john s mill o que é exatamente edificar a si mesmo?
Tornar-se uma pessoa melhor em todos os aspectos de vida: um melhor pai, um melhor filho, um melhor esposo, um melhor professor, etc.
|
# out/15
· votar
e isso inclui muitas coisas. como aprender a remover ferrugem de metal, ou a melhor forma de limpar o fogão por exemplo.
|
john s mill Membro |
# out/15
· votar
e isso inclui muitas coisas. como aprender a remover ferrugem de metal, ou a melhor forma de limpar o fogão por exemplo.
mas isso não entra na primeira categoria da busca pelo conhecimento em si?
se houver uma aplicação prática pra ele e que seja útil ele acaba enquadrando em edificar-se?
e a dúvida é porque eu desconheço o significado do termo mesmo
|
brunohardrocker Veterano |
# out/15
· votar
o que é curiosidade embaraçosa. o que também é vergonhoso. o que denuncia indigna vaidade.
Esses são julgamentos pessoais do autor.
|
# out/15
· votar
se houver uma aplicação prática pra ele e que seja útil ele acaba enquadrando em edificar-se?
Isso.
acho que quando é apenas curiosidade, se enquadra mais em algo relacionado a lazer.
como saber que Hulk já derrotou todos os heróis da terra no universo Marvel, e essas bobagens.
|
st.efferding Membro |
# out/15
· votar
edificar a si mesmo
reductio ad batelajismum
|
john s mill Membro |
# out/15
· votar
Wuju Wu Yi
entendi, mas tem muito conhecimento útil que não tem necessariamente uma aplicação prática, como física teórica, por exemplo.
|
Wade Membro Novato |
# out/15
· votar
Questionar dogmas internamente.
|
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
john s mill
mas serve de banco de dados para possíveis aplicações futuras. rs
o que acaba tendo um potencial prático de qualquer forma.
|
john s mill Membro |
# out/15 · Editado por: john s mill
· votar
mas respondendo ao tópico
eu acredito que se existe algum propósito na humanidade ele se releva (ou irá se revelar) somente através da busca pelo conhecimento, e nesse aspecto, todo tipo de conhecimento é válido. seja evidenciando que não somos nada mais que um acidente evolutivo ou uma composição de carbono ou pela teologia mostrando a verdadeira religião e um verdadeiro deus
a motivação da pessoa ao buscar o conhecimento nem me interessa muito, desde que contribua de alguma forma para entendimento e compreensão do mundo que estamos inseridos e na melhoria da qualidade de vida como um todo.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# out/15
· votar
É que o ET Bilu disse pra fazer isso.
|
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
desde que contribua de alguma forma para entendimento e compreensão do mundo que estamos inseridos e na melhoria da qualidade de vida como um todo.
eu concordo com esse raciocínio. quanto mais conhecimento, mais evidente fica a verdade.
mas quando um torna-se excludente em relação ao outro, o segundo deve ser uma prioridade.
é o que penso.
|