Criação de um tutorial de como evangelizar pessoas do jeito certo

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Meu tutorial é simples

01. Nao perca tempo com ateus de Mc donaldas (landlord, excel, dan e congêneres).
02. VAI CURINTIA
03. ...
04. Profit

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Wuju Wu Yi
Pessoal, eu penso que primeiro, não da pra reverter a 'condição do mundo' atualmente. pois está profetizado que as coisas iriam estar mais ou menos assim. como o Samá falou.

Então tá tudo certo e é só deixar rolar?

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


sallqantay
Nao perca tempo com ateus de Mc donaldas (landlord, excel, dan e congêneres).

Tô aqui mó comprometido na causa...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


-Dan

mais ou menos cara. a verdade é que eu não tenho a resposta exata para a sua pergunta.

em teoria, a função das igrejas e seus lideres é essa. divulgar o evangelho e converter as pessoas. mas veja que as igrejas são mornas como tu disse. e as que mais fazem divulgação são as pentecostais, por motivos financeiros. bem descaradamente mesmo. as restantes sentem dificuldades. a vida das pessoas está muito ocupada. se não estão trabalhando, estão consumindo produtos da indústria do entretenimento. o pessoal não tem mais 'tempo' para isso. então fica tudo muito difícil.

a verdade é que, você fez uma pergunta que eu nunca refleti muito. eu creio que as coisas estão se direcionando para o fim. acho que estamos em 80% da existência. ou 90%. por a. tá chegando. e eu não sei se estou sendo um Cristão morno, ou se estou deixando de fazer o que Cristo falou. mas sei que vou tentando me manter no caminho de Cristo como consigo. E pretendo ir melhorando como der.

Acho que o Samá possui mais base para responder isso a luz bíblica. ou até mesmo o BF, mas não acho que ele está afim.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


vou tentar refletir mais sobre isso.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


eu só sei do alívio que senti quando admiti a minha fé. e agora vou aplicando na minha vida. tenho colhido bons frutos, me tornei uma pessoa melhor.

já pensei em começar uma igreja própria no auge dos meus 15 anos, quando eu me intitulava agnóstico. pra fazer tudo diferente do que eu não gostava em igrejas normais. formar grupos de debates, e etc... Depois descobri que já existem células que fazem isso.

ainda passa pela minha cabeça formar uma igreja um dia. mas é um sonho distante e pretensioso.

Pedro_Borges
Veterano
# out/15
· votar


-Dan
Saindo um pouco das teorias, como vocês, que se preocupam com a manutenção do Cristianismo, agiriam para difundir aquilo que acreditam de forma mais eficiente e eficaz?

Suponha que o líder da religião de vocês acessou o OT, viu vossa perspicácia e chamou a vocês para uma reunião de planejamentos e metas para 2016 (com foco em sustentabilidade).


Samá Samutte
minha resposta seria: pregação pública associada ao indispensável aconselhamento pessoal individual (o trabalho individual é muito mais eficaz que o trabalho público; com meia hora de conversa você consegue identificar falhas e dificuldades que uma pessoa possui e aconselha-la; coisas que talvez em 10 anos de pregação um pastor não conseguiria inculcar em alguém, com 30 minutos de aconselhamento pessoal ele consegue) .

Esse é o método que Richard Baxter - o mais destacado pastor e evangelista que o puritanismo produziu - adotava em Kiddeminster, um vilarejo na Inglaterra com cerca de 800 lares, com quase duas mil pessoas. Quando Baxter lá chegou encontrou um povo ignorante, rude e dado à folia. Porém, após iniciar o seu trabalho de evangelismo ali, a mudança foi drástica (semelhante ao que aconteceu com Calvino em Genebra).


-Dan, você não me deu nenhuma quota, mas sendo este espaço de frequência pública manifesto-me.

Para mim o maior dos males da humanidade é a religião e não interessa a que Messia ou livro sagrado esteja vinculada. E quando isso vira ideologia, com seus métodos próprios de dialética e arrebatamento, tal qual Samá Samutte discorre e dá enfoque, assim como o BF também o faz, aí podemos dizer que o mal atingiu seu apogeu.

O homem nasceu para ser livre, porém esse homem quando se inclina pelas religiões e pelas ideologias, aí sim perde todas as suas prerrogativas de liberdade.

E antes que o Wade manifeste, já digo que não sou ateu, mas apenas penso que, na minha concepção Deus é energia e não meramente definido em palavras escritas nos ditos livros sagrados como os religiosos tentam impor.

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Só pra constar, acho que a Igreja Católica achou seu papa definitivo.

.

Depois respondo os amigos que fizeram novos posts

landlord
Veterano
# out/15
· votar


sallqantay

que tipo de ateu você é? habibs?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


sei lá, mas esse Papa é doidão huauhauhaua

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Esse vídeo aí é falso. Infelizmente.

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


o vídeo é falso?! tava quase crendo que foi milagre mesmo kkkk

o melhor de tudo foi a cara do bispo americano depois do truque...

pianoid
Veterano
# out/15
· votar





muito curioso... aqui mostram duas cenas, uma aparentemente sóbria e sem truque, a sem legendas da CNN. Mas por que essa deveria ser a verdadeira? O vídeo "fake" mostra dá um close no papa. sósia? rs

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


pianoid
Logo depois do truque, quando ele se vira, fica evidente que é montagem.

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


pianoid
Wade

Porque vcs fazem isso??

Me deixa ser feliz acreditando que era real.

daimon blackfire
Membro Novato
# out/15
· votar


Que aconteceu?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


daimon blackfire
Fizeram uma montagem mostrando o Papa tirando uma toalha de um altar sem tirar os objetos de cima dela primeiro.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/15
· votar


Agora, quanto ao assunto do tópico, é algo que me deixa bem confuso, confesso que não sei bem responder.
Por um lado, nós pegamos o exemplo do Evangelho, e vemos que a multidão seguia Cristo em busca de curas e outros milagres, não parece que havia ali muita gente preocupada com a Doutrina pregada: Cristo podia curá-las, logo, elas criam nele e aceitavam-no como Senhor e Salvador. A gente não vê ali muita preocupação com doutrina, ninguém fazia um exame, ou uma confissão de fé, como nós vemos hoje as igrejas fazendo no Batismo de adultos, ou na Confirmação (dependendo da denominação).
Por outro lado, nós vemos hoje que estas pessoas que entram na fé em busca de algum milagre são as que em geral sairão dela rapidinho.
Então, evangelizar é ou não ensinar doutrina? Se respondemos afirmativamente, como ficam os versículos a partir do 17 do primeiro capítulo da Primeira aos Coríntios?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


talvez nem seja montagem. só pediram pra filmar denovo pra o papa não ficar com uma imagem de malandrão. ai em alguns lugares transmitiram a segunda versão. esse truque não é tão difícil de fazer.

é só uma possibilidade.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Black Fire
cara, interessante. é por isso que vou manter por enquanto, minha posição de que o importante é se ater ao que é útil/prático, e simplesmente amar a Cristo e tentar ser como ele.

o resto não funciona, creio.

assim como as pessoas da época de Cristo, penso que as pessoar crerão no Cristianismo a partir do momento que ele se mostrar útil na vida das pessoas. Que alias acho que é o maior poder que ele tem.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Ai penso que aprofundar-se será uma graça para poucos. Mas a princípio o importante é crerem, e reconhecerem Cristo como o Senhor.

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


descobri a fonte do vídeo:




sim, a humorista lésbica. mas convenhamos, ficou engraçado demais e não ofendeu ninguém. Tenho certeza que Francisco mesmo deve ter dado umas boas risadas...

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Black Fire
Se respondemos afirmativamente, como ficam os versículos a partir do 17 do primeiro capítulo da Primeira aos Coríntios?

aqui na minha bíblia só vai até o 16

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


-Dan

Vem até INDAIATUBA pra ver a galerinha diminuindo vem...

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


vemos que a multidão seguia Cristo em busca de curas e outros milagres, não parece que havia ali muita gente preocupada com a Doutrina pregada: Cristo podia curá-las, logo, elas criam nele e aceitavam-no como Senhor e Salvador. A gente não vê ali muita preocupação com doutrina

João 6.1-66 (especialmente o versículo 66).

Então, evangelizar é ou não ensinar doutrina?

Não. Estão confundindo evangelismo com discipulado. Evangelismo é levar uma pessoa ao arrependimento e à fé, só e somente isso (Mc 1.15; Mt 3.1-10; At 2.37-38; At 3.19). Quer seja em uma pregação pública, quer seja em uma abordagem particular, o foco do evangelista deve ser mostrar ao homem o seu estado (todos pecaram), as consequências desse estado (todos passarão por um juízo e nele já estão condenados) e a necessidade de arrependimento para o perdão dos pecados, levando assim o impenitente a crer no Evangelho. Como fazer isso? Não convém postar isso aqui (aliás, nem sei o motivo de eu estar explicando essas coisas, visto que ninguém aqui está interessado nisso). Ensinar doutrina é parte do discipulado, do crescimento cristão; ensina-se doutrina à alguém que já se converteu, que se arrependeu de seus pecados e agora faz parte da comunidade cristã (At 20.31; 2 Tm 2.1-2; 4.2; Tt 2.11-15).

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Pedro_Borges
mas apenas penso que, na minha concepção Deus é energia e não meramente definido em palavras escritas nos ditos livros sagrados como os religiosos tentam impor.

Pedro, como você chegou a concepção de que Deus é energia? Isso foi fruto de alguma corrente religiosa ou experiências sobrenaturais? Gostaria de saber.

No meu caso, como cristão, creio num Deus pessoal (no sentido que tem personalidade, não um mero fluxo de energia) e creio assim porque fui doutrinado na bíblia, queria entender como pessoas de outra religião/segmento/visão "entendem" Deus.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Black Fire
Agora, quanto ao assunto do tópico, é algo que me deixa bem confuso, confesso que não sei bem responder.
Por um lado, nós pegamos o exemplo do Evangelho, e vemos que a multidão seguia Cristo em busca de curas e outros milagres, não parece que havia ali muita gente preocupada com a Doutrina pregada: Cristo podia curá-las, logo, elas criam nele e aceitavam-no como Senhor e Salvador. A gente não vê ali muita preocupação com doutrina, ninguém fazia um exame, ou uma confissão de fé, como nós vemos hoje as igrejas fazendo no Batismo de adultos, ou na Confirmação (dependendo da denominação).
Por outro lado, nós vemos hoje que estas pessoas que entram na fé em busca de algum milagre são as que em geral sairão dela rapidinho.
Então, evangelizar é ou não ensinar doutrina? Se respondemos afirmativamente, como ficam os versículos a partir do 17 do primeiro capítulo da Primeira aos Coríntios?


Como já disse, penso que evangelismo e discipulado são 2 etapas diferentes. Hoje, existe uma corrente muito forte em que fala sobre o chamado evangelismo de poder, que justamente visa evidenciar os sinais, poder, curas, tudo isso como atrativo para um discipulado, onde aprenderão (teoricamente) doutrina.

Quando Jesus ordena a grande comissão, Ele diz: Ide, ensinai e batizai. Pra mim, são as três etapas do processo. Ide = evangelize, pregue, seja amável, demonstre uma vida de piedade e poder. Ensine = doutrine, explique, informe, quebre sofismas. Batize = ato da confirmação da fé. Eu aceito ser batizado porque cri e entendi. Infelizmente não é assim que a maioria das igrejas age.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo

Deus pessoal

Entendo que na tradição cristã o ser é criado na semelhança do divino, mas essa personalidade é algo que pode ser conhecida (e, nesse sentido, afirmada)?

Se pensarmos que matéria é energia condensada, e que essa energia é a mesma desde o início do universo (a física vê assim), não dá para afirmar que tudo é fruto desse desígnio energético?

Pedro_Borges
Deus é energia e não meramente definido em palavras escritas nos ditos livros sagrados como os religiosos tentam impor

Palavras humanas não podem definir deus, somente tangenciar ele, pois nossos símbolos são por demais falhos.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


sallqantay
Entendo que na tradição cristã o ser é criado na semelhança do divino, mas essa personalidade é algo que pode ser conhecida (e, nesse sentido, afirmada)?

Não vamos entrar no mérito se é aceitável/verdadeiro/correto, mas cristãos creem, de um modo geral, que pode-se conhecer a Deus através de Sua Palavra. Experiências pessoais são válidas, mas não tem valor "canônico". Aspas propositais.

Sendo assim, essa é a forma que temos para conhecer e afirmar. Se isso está certo, se é viável ou se tem valor de verdade é outra discussão.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


sallqantay
essa personalidade é algo que pode ser conhecida (e, nesse sentido, afirmada)?


Sim, a Pessoa de Deus pode ser conhecida. Como? Através da Sua Revelação na criação e na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Revelação, no cristianismo, diz respeito às formas pelas quais Deus se revelou aos homens. Está dividida em dois conceitos:

1. Revelação Geral.
2. Revelação Especial.

1.1. A Revelação Geral, basicamente, diz respeito ao conhecimento que se pode obter sobre a pessoa de Deus através da Criação. "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." Sl 19:1.

Paulo, escrevendo aos Romanos, deixa claro que Deus se manifestou aos homens através das coisas que foram criadas:

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; [...]" Rm 1:20.

Entretanto, esse conhecimento é falho devido a Queda, ou melhor dizendo, esse conhecimento não é suficiente para se ter um conhecimento salvífico, completo de Deus, visto a depravação total do homem, que trouxe a corrupção e a culpa, afetando o entendimento do ser humano. Paulo deixa claro isso escrevendo aos Coríntios:

"Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria [...]" 1 Co 1:21.

Esse conhecimento geral no máximo faz o homem entender que há um ser superior que organizou e criou todos as coisas (da mesma forma que quando alguém olha para a basílica de São Pedro logo entende que alguém projetou e construiu aquele monumento; vide a teoria do design inteligente).

Coube a Deus então se revelar de uma forma especial aos homens para que, ai sim, o homem venha a conhece-lo como Único Deus. De que forma?

1.2. As Escrituras nos mostram várias manifestações especiais de Deus: teofanias (aparições visíveis de Deus), fala direta com os homens, milagres, sinais e prodígios, visões e sonhos, atos redentivos e por fim, culminando na maior revelação de Deus a respeito de Si próprio: a encarnação do Verbo, o Senhor Jesus Cristo. Através Dele temos o conhecimento da Pessoa do Senhor Deus:

"E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido? Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou." Jo 7:15,16

"Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou." Jo 8.28

Então é possível sim conhecer a Deus. É possível afirmar a Pessoa de Deus? As Escrituras não se preocupam com isso; tem-se como fato auto-evidente. A premissa é que "é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe" Hebreus 11:6

Porém há sim formas de afirmar a existência de Deus; ai já entraríamos naqueles velhos debates.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criação de um tutorial de como evangelizar pessoas do jeito certo