Sobre a construção da moral

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# ago/15


Na verdade ela não foi construída.
Um maluco subiu a montanha, nela um ser "mítico" entregou uma pedra com as regras morais para todo mundo.
Descendo a montanha o maluco falou que era para geral seguir a parada que tinham dado para ele.

Assim vivemos até hoje.

Abs.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Considerando a época, as leis de Levítico até fazem sentido. Nossa perspectiva é anacrônica. Deus não poderia implantar conhecimento na mente das pessoas (por questão de livre arbítrio), então precisou instruir conforme era possível. Fora que Moisés fanfarrão deve ter feito umas distorções. Talvez a memória dele não fosse tão boa, o texto é grande. E ele era um cara tímido pra falar.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Adorei o resumo. É por ai mesmo

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/15
· votar


Um maluco subiu a montanha

Só nisso já ganhou o sallqantay.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Deus não poderia
precisou instruir conforme era possível

Mas que onipotência...

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
O cara além disso era gago! Mas não acredito nessa possível distorção.
O mais interessante é que continua bastante aceitável apesar dos milênios já passados.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wade
Acho engraçado seu modo de olhar, vejamos, um professor de química teórica dando aula sobre tabela periódica a alunos do 8° ano do nível fundamental. Ele não poderia dar aula no nível dele, teria que se "rebaixar" muito para que os alunos possam compreender sobre o assunto, se não sua aula seria um fracasso. Deus tinha que adequar a "conversa" ao nível do receptor, isso é algo bem óbvio na verdade.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
Você tá mesmo comparando Deus (um ser supostamente onipotente) a um professor de química?

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wade
Não entendi seu ponto, seja mais claro, qual o problema? Supostamente em sua opinião.

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Hahahahahaha

landlord
Veterano
# ago/15 · Editado por: landlord
· votar


Pessoal inventa cada bobagem para defender ideias falidas.

Entendam que toda essa história é bobagem.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Viciado em Guarana
Um maluco subiu a montanha

sempre coloquei isso como valor de verdade

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


landlord
Isso é uma opinião válida, mas apenas uma opinião.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


respeitar a opinião é um exercício de tolerância, é parecido com aquele exercício do exército onde você tem que resistir à tortura

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


sallqantay
Concordo e confesso que muitas vezes para mim é absurdo certas ideias, mas tenho que aceitar que a pessoa pense daquele jeito, ofender um user pela sua forma de pensar nada mais é do que uma tentativa de elevar o próprio ego.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
O professor de química não é onipotente e Deus é.

Onde está a parte que você não entendeu?

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wade
Você queria que Deus "abrisse" a cabeça da pessoa e colocasse o conhecimento diretamente em sua cabeça? O processo de aprendizado é importante. É escolha dEle ter ocorrido assim, questionar as atitudes de Deus para deprimir a existência do mesmo é um argumento bem falho na verdade. Mas te respeito, não espero convencê-lo.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
Você queria que Deus "abrisse" a cabeça da pessoa e colocasse o conhecimento diretamente em sua cabeça?

Não importa o que eu quero. Eu sugeri que ele poderia fazer isso.

para deprimir a existência do mesmo

Que paranoia.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wade
Beleza.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Entendão

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire

Corrigi, obrigado pelos toques que valem.
Tão somente.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


entendinho

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/15
· votar


Na verdade ela não foi construída.
Um maluco subiu a montanha, nela um ser "mítico" entregou uma pedra com as regras morais para todo mundo.

Nunca ouvi ninguém (nem mesmo o evangélico mais senso comum) alegar isso.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
Considerando a época, as leis de Levítico até fazem sentido. Nossa perspectiva é anacrônica. Deus não poderia implantar conhecimento na mente das pessoas (por questão de livre arbítrio), então precisou instruir conforme era possível. Fora que Moisés fanfarrão deve ter feito umas distorções. Talvez a memória dele não fosse tão boa, o texto é grande. E ele era um cara tímido pra falar.

Desculpe cara... mas supondo (pelos seus outros tópicos) que você é cristão, esse foi o maior amontado de besteira e negação da fé que já vi alguém postar aqui.

O liberalismo teológico chegou no OT.

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Lógico que não, falar isso em voz alta é ridículo.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/15
· votar


landlord
¬¬

Nunca li também. Nem nos pensamentos alheios.

Edward Blake
Membro Novato
# ago/15
· votar


Não sei por quê, mas sempre que vejo esse landlord debochando do cristianismo, me lembro do esculacho que Jesus deu nos mercadores do templo e imagino ele (o landlord) lá tomando um couro junto com eles para ver se cria vergonha na cara.



landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Edward Blake

Esse pessoal que vejo ser merecedor desse esculacho:
https://www.youtube.com/watch?v=7y1xJAVZxXg&ab_channel=LastWeekTonight


De resto, se uma ideia é besta, é totalmente compreensível o deboche.

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


landlord
se o mundo inteiro obedecesse essa "pedra com as regras" tenha a certeza que seria um lugar bem melhor para se viver

na pior das hipóteses nao haveria assassinatos...

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Black Smoke

Mesmo se em certos momentos o assassinatos foram permitidos, e burlaram a lei sagrada?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a construção da moral