Como lidar com a depressão sem dinheiro?

Autor Mensagem
AtalaBukas
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
Existe algum motivo sério para que ele tenha entrado nessa espiral? Acredito que é preciso atacar o foco da sua principal insatisfação, mas isso é algo que só ele pode saber. Existem problemas dos receptores do cérebro, com certeza, mas existem outros fatores determinantes, como desavenças familiares, falta de reconhecimento social, perda de identidade. O tratamento psicológico, se for mal feito, pode piorar a situação. Mesmo o uso de remédios. Já passei por situação parecida. Ele precisa passar por momentos de redenção, libertar-se da dor. Você podia levá-lo a fazer sessões de cura espiritual. Faça-o ouvir músicas inspiradoras ou convença-o a aprender a tocar, ou, mais eficaz, cantar, ajuda a exteriorizar sentimentos negativos. Vencer a depressão é um trabalho que requer uma força que atue do interno para o externo. Paliativos não são eficazes. Somente o depressivo pode assumir a responsabilidade pela sua condição.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


AtalaBukas
Eu sei exatamente pq a pessoal entrou nisso tudo, e não tenha um dia se quer que eu não tenha tentado fazer o que vc disse. Mas ainda sim acho um dos melhores caminhos.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


> vaquinha na família
> rifa no bairro
> puta paga

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


vaquinha na família
não rolou

rifa no bairro
não rolara

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
A pessoa pensa constantemente em suicídio, mas a mesma alega que uma das únicas coisas que a impedem de fazer isso é por ser evangélica, e na hora sempre arrega. Já tirei todos os objetos cortantes, perfurantes e afins do quarto... Ela diz que Deus me mandou pra cuidar dela, esses parentes que dão as costas me dão nos nervos.

Seja sempre positivo com ela em relação a vida. Leve ela para lugares legais/diferentes. Faça ela se divertir. Seja uma pessoa pra frente e positiva para dar exemplo. Faça ela Perceber que você Acredita que o mundo é um ótimo lugar. Proteja-a. Não a deixe ter pensamentos de aflição sobre o mundo, sempre quebre os raciocínios negativos dela sobrepondo-os com raciocínios positivos sobre a mesma coisa.

Por um acaso é sua namorada? Se for é ainda mais fácil. Diga como vocês terão um bom futuro, como as coisas vão dar certo, etc.. E se empenhe para que aconteça de fato.

E como ela já é Cristã, diga-a que Deus deu a ela toda a capacidade que ela precisa pra ser feliz e se divertir. Que ela só precisa seguir em frente sem medo do fracasso e fazendo o melhor que pode, aproveitando cada momento.

Vai nesse caminho que creio que as coisas melhorem.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Que ela só precisa seguir em frente sem medo do fracasso e fazendo o melhor que pode, aproveitando cada momento.
O problema é por essa frase em prática...

Snakepit
Veterano
# ago/15 · Editado por: Snakepit
· votar


nevasca
Leva no psicólogo ou psiquiatra, quando chega nesse ponto tem que levar.

Nem que voce vá sozinho na primeira vez pra conversar, afinal voce também precisa de ajuda pra aprender a lidar com a situação, tanto que esta aqui justamente pedindo ajuda...

Melhor seguir os conselhos de um profissional do que de um bando de loucos do OT! :)

Pedro_Borges
Veterano
# ago/15
· votar


nevasca

Nesse assunto tenho uma experiência que jamais gostaria de ver pessoas passarem pelo que passei. Existe graus de estafa e depressão. O último é 33 e eu cheguei ao grau 32, segundo analistas. Aquilo já me fazia distanciar de objetos cortantes, pois sentia essa insegurança. Foi nos meus tempos de início de faculdade, após um ano de cursinho.

O que o Rednef2 recomendou é ótimo e se você puder entender quais os objetivos que essa pessoa tinha antes de entrar nessa fase, vai facilitar para você ajudá-lo. Não será da noite para o dia, como tomar banho e sair limpo do chuveiro. Isso demora talvez um ano para dissipar e ainda seus efeitos podem perdurar por mais tempo.

Como eu disse, com o passar do tempo, tente recuperar a objetividade dele. Fazer com que ele recupere seus sonhos e se coloque na caminhada em busca deles. A pessoa entra nessa por alguns fatores e um deles é não perceber que foi lentamente desacreditando na possibilidade de atingir seus objetivos.

Já o que Wuju Wu Yi recomendou eu não acho legal para essa fase. Não se mistura religião com depressão. Isso só vai causar maior confusão. Nenhum eclesiástico ou pastor está preparado para lidar com sua fragilidade de forma isenta. Ou seja, ajudá-lo dando o tratamento científico que o caso requer.

Eles sempre derivam para as questões religiosas do tipo: 'aproxime-se de Deus...' 'Satanás está te tentando...' Sempre farão a pessoa se sentir que está distante de Deus e perto de satanás, o que aumenta o desespero de quem está enfermo. Pensa você internado num hospital, como exemplo, querendo recuperar-se e chegar uma pessoa dizendo que você está sem Deus no coração?

O sentimento de quem está com depressão é de fraqueza espiritual mesmo, embora seja algo psicológico, mas a insegurança daquele momento faz com que até um ateu passe a pensar que Deus o está castigando. Portanto, cuidado com os temas transcendentais. Se abordar faça de forma positiva no sentido de que nada mudou na relação dele com Deus e que ele apenas está passando por um desequilíbrio emocional.

Só vejo uma religião que pode ajudar, pois foi a única que me acolheu sem "contrapartida": os espíritas. Me ajudaram muito sem pedir ou exigir nada. Tanto é que não me tornei espírita por isso, mas tenho muito respeito ao trabalho que eles fazem.

Pedro_Borges
Veterano
# ago/15
· votar


Snakepit

O seu conselho é bom, porém psicólogo costumam querer fazer aquelas análises sobre o divã, a la Freud e não sabem fazer isso. Ficam enrolando o paciente e no final nem diagnóstico têm, quanto menos o tratamento. Acho o tratamento do psiquiatra mais objetivo e, portanto, melhor.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Eles sempre derivam para as questões religiosas do tipo: 'aproxime-se de Deus...' 'Satanás está te tentando...' Sempre farão a pessoa se sentir que está distante de Deus e perto de satanás, o que aumenta o desespero de quem está enfermo. Pensa você internado num hospital, como exemplo, querendo recuperar-se e chegar uma pessoa dizendo que você está sem Deus no coração?


Apenas cristãos que não entendem de depravação total fazem isso, as vezes até os que não entendem observam o absurdo disso.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Pedro_Borges
Não desvalorize os psicólogos dessa forma, eles tem seu valor, existem profissionais ruins em todas as áreas :/

Pedro_Borges
Veterano
# ago/15
· votar


nevasca
Não desvalorize os psicólogos dessa forma, eles tem seu valor, existem profissionais ruins em todas as áreas :/


Mas isso é igual sociólogo no Brasil (o Sallqantay pode até achar ruim) que estudam só autores de esquerda e se focam em retórica e dialética. Quando necessita de um para fazer uma pesquisa de opinião pública ou algo que dependa de estatísticas de proporções envolvendo comportamento da população, eles não sabem sequer manusear estatística.

Na psicologia brasileira acontece a mesma coisa. Estudam Freud, mas não as técnicas de Freud e ai tentam fazer análise sem, sequer saber o que estão fazendo. No caso de paciente com depressão profunda, o quadro só piora, pois ele tem uma ansiedade muito grande e não ver nada melhorar.

Snakepit
Veterano
# ago/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Pedro_Borges
nevasca
Não entrei no mérito entre psicologo x psiquiatra pois isso rende um tóopico inteiro.

Na situação atual, acho que qualquer um serve, desde que faça alguma coisa. Como eu disse, o nevasca pode até ir sozinho em um deles para aprender a lidar com a situação, caso ela não queira ir junto, e conversar sobre o que fazer para melhorar e como convence-la a ir no psicologo/psiquiatra.

O importante é ter algum acompanhamento profissional urgente.

Se tiver a opção entre psicólogo e psiquiatra, nesse caso recomendaria mais um psiquiatra disparado e concordo com voce em praticamente tudo.

Porém em casos másomenos (o que não parece ser o caso do tópico) acho o psicólogo uma boa opção pois tem muito psiquiatra que só serve para receitar remédio e nos transformar em zumbis. Muitas vezes isso pode ser desnecessário, mas é o caminho mais simples, porém vem carregado de efeitos colaterais.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca

O que costuma causar isso, como o Pedro_Borges comentou e o Snakepit creio que também, é não acreditar mais que consegue realizar os objetivos que tem/tinha, não ver mais sentido na vida por motivos niilistas, etc..

É importante convencer a pessoa com N motivos/razões que ela consegue realizar as coisas que almeja, e que mesmo que não consiga tudo, que o processo de tentar já é digno, convencer de que ela não precisa se culpar por tudo não acontecer como ela espera, mas ao mesmo tempo que ela tente conquistar as coisas, mesmo que aos poucos. Fazer ela arrumar um emprego, meio período talvez, seria bom. A pessoa precisa sentir-se útil de alguma forma, e sentir que está conquistando algo. Socializando, etc.. Nós somos seres sociais, o isolamento nos torna tristes até a depressão.

Ela tem hobby? Se tiver (especialmente algo que faça relativamente bem) incentive-a e elogie-a, mostre que você gosta de ver ela fazendo algo que gosta. Ressalte sempre todos os pontos positivos que você acha que ela tem. Faça ela se sentir admirada, respeitada, etc...

Seja o cara que se ela cair tu vai estar ali pra apoiar, e etc... Se você acha que ela não tem objetivos, esteja sempre um pouco a frente dela nas coisas pra ela sentir-se impulsionada a te alcançar.

Cara, não sei como você vê isso, mas orar por ela (apenas pedir a Deus para que ela melhore, tenha motivação, etc..) pode ajudar bastante também. Inclusive, como o Pedro_Borges disse, não a faça se sentir longe de Deus ou algo assim, e inclusive reprima todos que o fizerem, diga a ela que Deus está ali o tempo todo e querendo que ela melhore, como ela é evangélica, diga para ela orar também para pedir por melhoras.

Ela frequenta igreja? se não frequentar é melhor nem começar, para evitar de acontecer o que o Pedro falou. Ou caso frequente, pode não ser uma boa expor esse problema de tão imediato. No momento a faça apenas ter consciência de que seria de muita alegria para Deus que ela melhorasse.

Indo um pouco para outro lado, a única coisa, biologicamente falando, que nos da sentido na vida é a reprodução. Então ela ter uma visão familiar é essencial. Faça-a acreditar que um dia terá uma família, filhos, etc.. Se você for o namorado dela, faça-a crer que você está se empenhando para isso acontecer.

Bem, boa sorte ai cara. Desejo melhoras para essa pessoa.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


porém vem carregado de efeitos colaterais.

Quanto a isso não me preocupo.

Pedro_Borges

Acho que não é tão simples assim, mas respeito sua forma de pensar e aprecio sua ajuda :D

Wuju Wu Yi

Obrigado pelos seus conselhos, fico feliz em ver que tens a mesma forma que eu de encarar a situação. Consegui grande avanço nesse fim de semana, a convenci a voltar a estudar, ela tinha abandonado o pré-vestibular no começo dessa crise, e a consegui convencer que seria legal voltar, ela quer ter amigos e tudo mais, ela precisa disso. Vê se arranjo um meio de pagar passagens e mensalidade já que não posso arcar com tudo ao mesmo tempo, e a convenci também de procurar um psicologo no posto de saúde :D
Quanto ao relacionamento com Deus, é bem complicado, tivemos problemas com a antiga igreja, pessoas que deliberadamente utilizavam (e utilizam) da doutrina cristã para bem próprio, nem tanto financeiro, mas pelo ego. E o fato dela não ter uma base familiar só piora as coisas. Mas ela já me disse algumas vezes, ela sente que Deus cuida dela, ela diz que ora por mim, pois não mereço passar tanto perrengue por cuidar dela. Estamos indo de vez em quando na presbiteriana daqui do bairro, ela não consegue mais acreditar em igreja como um lugar de acolhimento, mas Deus ta agindo :D

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca
que bom que está tendo progresso cara. mas é isso ai, ela começar a estudar será uma boa. se ela se inscreveu no Enem pode talvez conseguir uma bolsa pelo Prouni. e socializar sempre ajuda, contando que ela evite pessoas desrespeitosas.

Igreja é assim mesmo cara, nenhuma é perfeita, todas (algumas mais que outras) vão ter um monte de gente que tá lá por motivos bem diferentes do que se espera de um Cristão, e outras se acham perfeitas e etc... Ai tu tem que saber não se deixar influenciar. Porque todo mundo é falho, sem exceção. Então em muitos casos não vale a pena se importar com pessoas te julgando ou lhe dizendo o que fazer, se você não acreditar de verdade que o que estão falando é correto. Mas que bom que ela sente que Deus cuida dela. Saber que é amada por Deus é uma das coisas que podem ajudar muito ela nesse momento. Porque se ela sabe que Deus a ama, não vai querer deixa-lo triste vendo ela tão para baixo. Ela ver o tanto que você se importa também pode a ajudar muito.

Mas é isso ai cara. Melhoras a ela e boa sorte novamente.

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Porque se ela sabe que Deus a ama, não vai querer deixa-lo triste vendo ela tão para baixo.

Isso a deixa triste, ela acha que decepciona Ele e bota pra chorar :C

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


nevasca

Diga para ela não se preocupar, que Deus quer que ela fique feliz, independente da situação. Que ele não vai a julgar pelo que ela não conseguir alcançar, diga que ele só quer que ela continue vivendo e tentando e não se deixar afligir pelo mundo e continuar praticando o bem indiferente do que vier. Diga para ela lutar para manter-se firme e erguida, que as coisas vão melhorar.

kiki
Moderador
# ago/15
· votar


nevasca
tento arrumar algum curso ou coisa do tipo para tentar motiva-lo a algo, mas não tenho um como pagar nada

cuidado, povo mistura coisas, faz piadinha, não entende a gravidade do negócio.

depressão mesmo não é desmotivação ou desanimo. é uma doença, com base bioquimica, e exige tratamento apoiado em remedios em casos criticos.
pra isso voce precisa de um psiquiatra, nao um psicologo ou terapeuta.

e se a pessoa esta num estado de depressao que nao quer nem sair do quarto, nao adianta arrumar cursos ou dar livros. tem que conseguir convence-la a procurar tratamento medico.

tente identificar o nivel de seriedade do negócio.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


kiki

cuidado, povo mistura coisas, faz piadinha, não entende a gravidade do negócio.

é verdade. penso que o ideal é ensinar a pessoa a lidar com isso.

depressão mesmo não é desmotivação ou desanimo. é uma doença
e se a pessoa esta num estado de depressao que nao quer nem sair do quarto, nao adianta arrumar cursos ou dar livros. tem que conseguir convence-la a procurar tratamento medico.


acho essa visão perigosa. eu já estive na mesma situação e certamente tinha razões para tal. por sorte fui notando aos poucos como sair dela, e se tivessem lidado comigo dessa forma como se eu estivesse apenas "doente" e não tivesse causa, e me entupissem de remédios eu poderia nunca ter resolvido o motivo real de eu estar como estava.

acho importante sim levar em psiquiatra, como você falou, em casos críticos, onde Todas outras formas de tratamento tiverem falhado.

estou quase certo que depressão está diretamente relacionada a forma de enxergar o mundo. o que por ser uma coisa difícil de explicar/diagnosticar, o pessoal simplesmente afirma que a pessoa não tem motivos para ser pra baixo, e logo está "doente" e precisa de remédios. mas não é bem assim.

então recomendo levar ao psiquiatra pra ele receitar umas doses de remédio, mas só em casos críticos como tu disse, e se qualquer outra tentativa tiver falhado. do contrário o problema seria apenas escondido e não resolvido.

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Amor intenso, em altas doses.

Villts
Veterano
# ago/15 · Editado por: Villts
· votar


oi

to postando aqui porque eu estudei um pouco sobre isso. a muié é psicóloga e antes disso já tinha estudado um pouquinho...

A depressão acontece quando a pessoa perde a própria "auto imagem". O que acontece é que tudo que a pessoa acreditou tanto em uma imagem pra ela que quando ela leva o choque e vê que não é mais aquilo, ela não tem mais lugar nenhum, não tem mais nenhuma imagem que resta pra ela dizer que é, como se perdesse a identidade

ex:

um amigo meu tinha o pai taxista (caso verídico). o pai na época faturava bem e a família tava bem. Uma dor nas costas começou a aparecer e aí depois de um tempo o médico disse que ele não ia mais poder dirigir. resultado? entrou em depressão, porque perdeu a auto imagem que tinha de um taxista que sustentava a família e caiu em um buraco onde ele não consegue sustentar o ego (não que ele era egocêntrico, digo o ego da pessoa, a "auto imagem")... até hj ele toma remédio se não me engano, e isso ja faz uns 12 anos.

também é o mesmo que acontece quando um casal se separa e um dos dois quer se matar ou ficar em casa na fossa... isso acontece porque a pessoa perde a auto imagem de "uma pessoa que namorava/era casada com x pessoa"... também é o mesmo que uma mãe que perde o filho, porque tinha a imagem de mãe... vc pode perceber que é tudo a questão da expectativa, mas um pouco mais desenvolvida.

Enfim... eu nunca estudei psiquiatria pra saber o que acontece hormonalmente, mas do mesmo jeito que ir pra academia altera os hormônios, depressão também surte um efeito, e aí faz isso durar - por isso os remédios - e por isso vira uma doença

o "segredo" é a pessoa ter alguma coisa que a pessoa goste do fundo e de verdade... coisas pra fazer com a pessoa é uma distração, mas quando ela entra no quarto dela de novo, a coisa volta... enfim, o segredo é tentar construir - implicitamente, é claro - uma nova auto imagem pra pessoa

Não sei se tou 100% certo, mas falando raso é mais ou menos por aí.

Só um P.S.: cuidado SÉRIO com remédios antidepressivos. eles tem efeitos colaterais bizarros, inclusive um deles é suicídio (doce ironia). parece zoeira, mas o tio da minha namorada depois do pai morrer e de terminar com a esposa se matou... e se duvida, pode pesquisar por efeito colaterais de antidepressivos na internet.

valeu!

Villts
Veterano
# ago/15 · Editado por: Villts
· votar


Pedro_Borges
O seu conselho é bom, porém psicólogo costumam querer fazer aquelas análises sobre o divã, a la Freud e não sabem fazer isso. Ficam enrolando o paciente e no final nem diagnóstico têm, quanto menos o tratamento. Acho o tratamento do psiquiatra mais objetivo e, portanto, melhor.

Vc entende algo de psicologia pelo menos pra dizer isso?

Generalizou demais, e claramente não entende nenhum processo da coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como lidar com a depressão sem dinheiro?