Autor |
Mensagem |
sallqantay Veterano |
# jul/15
Concordo com a noção republicana de que as pessoas podem/devem se autogovernar nos limites impostos pela lei, tendo seus direitos assegurados pelo monopólio da força (estado).
Não creio que essas pessoas possam decidir através do voto como a lei é feita/julgada/executada, essa tarefa cabe aos sábios. Ou vira tudo uma grande feira livre onde promessas são feitas ao vento para a turba ignara.
dissertem
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jul/15
· votar
Concordo, desde que os sábios concordem com as minhas opiniões.
|
sallqantay Veterano |
# jul/15
· votar
Black Fire
você é livre para mandar um PUA neles e convencer eles
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# jul/15
· votar
é ótimo se não fosse o problema da seleção dos sábios. como o ser humano é corrupto, a tendência são estes sábios começarem a atenderem apenas aos próprios interesses, logo a democracia, apesar de em uma utopia não ser ideal, na realidade ela é o sistema mais efetivo. pois mesmo não tendo nada garantido, a população pode ao menos eleger seus representantes.
|
sallqantay Veterano |
# jul/15
· votar
seleção dos sábios
a seleção é pelo único critério de verdade existente: capacidade de resistência à críticas. Se nego defende os próprios interesses já é avacalhado de antemão
|
# jul/15
· votar
entendi. o foda é se o camarada mexer na legislação de forma que possibilite ele movimentar uns fundos públicos para umas pool party e pá. uns caviar.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# jul/15
· votar
rousseau e platão no cu dos outros é refresco
|
sallqantay Veterano |
# jul/15
· votar
Wuju Wu Yi
A democracia tmabém pode pouco frente a essas picaretagens
One More Red Nightmare
rule of law > slash
|
One More Red Nightmare Veterano |
# jul/15
· votar
gilmour > rule of law > slash
|
st.efferding Membro |
# jul/15
· votar
meu pal de google glass > gilmour > rule of law > slash
|
LeandroP Moderador |
# jul/15
· votar
Não creio que essas pessoas possam decidir através do voto como a lei é feita/julgada/executada, essa tarefa cabe aos sábios.
Entreguem aos anciões, sejam eles sábios ou não. Os velhos mandam na porra toda.
Me lembrou de um negócio que eu li sobre o fariseu e o publicano °,°
|
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
sallqantay é verdade, mas como na república tem aquela questão de quem vai eleger os sábios, e quais são os interesses desses..
na democracia os elegidos serão igualmente pilantras, mas pelo menos estarão sob o pretexto dos interesses do povo, meio que se obrigando a fazer algo.
mas não sei se da pra apontar o dardo na bolinha do meio.
talvez na república eles se obrigariam a fazer algo, temendo que o povo se revoltasse e fizessem voltar uma democracia.. poderia ser bom.. talvez desse um pouco certo.. até quem sabe eles encontrassem uma forma de censurar o poder do povo como é feito hoje.. sei lá.
mas é foda, a meio de tanta variavel, com o elemento humano rodando no jogo é difícil prever resultados.
acredito que aqui no brasil, qualquer coisa vai terminar dando errado. minha fé na integridade moral das das pessoas é muito baixa... nos temos o potencial.. mas poucos praticam.. ou pior, o sistema em que estamos nos torna sorrateiros... e quando levamos essa cultura pro governo... ferrou.
sei lá, talvez a solução fosse trazer políticos estrangeiros do primeiro mundo... mas além de ferir nossa nacionalidade, teria a chance desses trabalharem em prol dos interesses do próprio pais e tals.. vish. é foda.
|
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar
acho que um governo que daria certo seria o governo terrorista da ak na cara. poe um cara sábio pra governar o pais, e fala que tudo tem que ficar Ótimo se não ele vai tomar tiro de 2 em 2 meses em membros variados do corpo escolhidos pelo povo.
|
# jul/15
· votar
zueira.. pelo amor..
|
nevasca Membro Novato |
# jul/15
· votar
a tendência são estes sábios começarem a atenderem apenas aos próprios interesses
Então não são sábios.
|
# jul/15
· votar
o cara pode ter muita sabedoria, mas usa-la para o mal.. acho que tu tá confundindo sabedoria com bom caráter.
|
# jul/15
· votar
alias, o ideal seria o modelo inicial apresentado com sábios de bom caráter ditando as rules. porém é tanta coisa que mexe com a indole das pessoas que nem da pra saber se algo assim não é utópico.
|
nevasca Membro Novato |
# jul/15
· votar
o cara pode ter muita sabedoria, mas usa-la para o mal.. acho que tu tá confundindo sabedoria com bom caráter.
Isso depende da definição que você toma do adjetivo sábio. Na minha concepção, sábio não é só aquele que detém conhecimento, mas aquele que sabe com que usar.
"A necessidade de muitos supera a de poucos."
|
# jul/15
· votar
nevasca Isso depende da definição que você toma do adjetivo sábio.
é verdade.
Na minha concepção, sábio não é só aquele que detém conhecimento, mas aquele que sabe com que usar.
"A necessidade de muitos supera a de poucos."
neste contexto você está correto.
|
nevasca Membro Novato |
# jul/15
· votar
Wuju Wu Yi É raro no OT alguém dizer que o outro está certo em um debate, acho que estou mal acostumado com os users...
|
# jul/15
· votar
nevasca creio que assim que deve ser. se tu falou algo que para mim está correto, porque motivos eu discordaria?
sou um cara orgulhoso, mas não desonesto
|
distrito09 Veterano |
# jul/15
· votar
Acho a ideia muito interessante...
Mas e aí, digamos que tá valendo. Citem sábios brasileiros aptos a governar o bagaio (não vale citar OTenses pensadores famosos):
|
# jul/15
· votar
Vish... eu vejo como a coisa tá feia, quandon ninguém me vem a mente.
|
Joseph de Maistre Veterano |
# jul/15
· votar
Aristocracia > Monarquia > Tudo que vocês disserem.
|
Joseph de Maistre Veterano |
# jul/15
· votar
sallqantay a seleção é pelo único critério de verdade existente: capacidade de resistência à críticas.
E quem vai ser o juiz?
|
distrito09 Veterano |
# jul/15
· votar
E quem vai ser o juiz?
Stallone
|
nevasca Membro Novato |
# jul/15
· votar
Tem um movimento que prega a volta a monarquia, o que vocês acham?
|
brunohardrocker Veterano |
# jul/15
· votar
E o movimento é sexy
|
sallqantay Veterano |
# jul/15
· votar
Joseph de Maistre E quem vai ser o juiz?
Deus, sempre. Se eles fracassarem vai ser pela falta de fé ou deus no S2 (honestidade intelectual)
distrito09
Os sábios vão emergir do debate público
|
distrito09 Veterano |
# jul/15
· votar
sallqantay
Mas e aí não é democracia?
|