república > democracia

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# jul/15


Concordo com a noção republicana de que as pessoas podem/devem se autogovernar nos limites impostos pela lei, tendo seus direitos assegurados pelo monopólio da força (estado).

Não creio que essas pessoas possam decidir através do voto como a lei é feita/julgada/executada, essa tarefa cabe aos sábios. Ou vira tudo uma grande feira livre onde promessas são feitas ao vento para a turba ignara.

dissertem

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/15
· votar


Concordo, desde que os sábios concordem com as minhas opiniões.

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


Black Fire

você é livre para mandar um PUA neles e convencer eles

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


é ótimo se não fosse o problema da seleção dos sábios. como o ser humano é corrupto, a tendência são estes sábios começarem a atenderem apenas aos próprios interesses, logo a democracia, apesar de em uma utopia não ser ideal, na realidade ela é o sistema mais efetivo. pois mesmo não tendo nada garantido, a população pode ao menos eleger seus representantes.

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


seleção dos sábios

a seleção é pelo único critério de verdade existente: capacidade de resistência à críticas. Se nego defende os próprios interesses já é avacalhado de antemão

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


entendi. o foda é se o camarada mexer na legislação de forma que possibilite ele movimentar uns fundos públicos para umas pool party e pá. uns caviar.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15
· votar


rousseau e platão no cu dos outros é refresco

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi

A democracia tmabém pode pouco frente a essas picaretagens

One More Red Nightmare

rule of law > slash

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/15
· votar


gilmour > rule of law > slash

st.efferding
Membro
# jul/15
· votar


meu pal de google glass > gilmour > rule of law > slash

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Não creio que essas pessoas possam decidir através do voto como a lei é feita/julgada/executada, essa tarefa cabe aos sábios.

Entreguem aos anciões, sejam eles sábios ou não. Os velhos mandam na porra toda.

Me lembrou de um negócio que eu li sobre o fariseu e o publicano °,°

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


sallqantay
é verdade, mas como na república tem aquela questão de quem vai eleger os sábios, e quais são os interesses desses..

na democracia os elegidos serão igualmente pilantras, mas pelo menos estarão sob o pretexto dos interesses do povo, meio que se obrigando a fazer algo.

mas não sei se da pra apontar o dardo na bolinha do meio.

talvez na república eles se obrigariam a fazer algo, temendo que o povo se revoltasse e fizessem voltar uma democracia.. poderia ser bom.. talvez desse um pouco certo.. até quem sabe eles encontrassem uma forma de censurar o poder do povo como é feito hoje.. sei lá.

mas é foda, a meio de tanta variavel, com o elemento humano rodando no jogo é difícil prever resultados.

acredito que aqui no brasil, qualquer coisa vai terminar dando errado. minha fé na integridade moral das das pessoas é muito baixa... nos temos o potencial.. mas poucos praticam.. ou pior, o sistema em que estamos nos torna sorrateiros... e quando levamos essa cultura pro governo... ferrou.

sei lá, talvez a solução fosse trazer políticos estrangeiros do primeiro mundo... mas além de ferir nossa nacionalidade, teria a chance desses trabalharem em prol dos interesses do próprio pais e tals.. vish. é foda.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


acho que um governo que daria certo seria o governo terrorista da ak na cara. poe um cara sábio pra governar o pais, e fala que tudo tem que ficar Ótimo se não ele vai tomar tiro de 2 em 2 meses em membros variados do corpo escolhidos pelo povo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


zueira.. pelo amor..

nevasca
Membro Novato
# jul/15
· votar


a tendência são estes sábios começarem a atenderem apenas aos próprios interesses

Então não são sábios.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


o cara pode ter muita sabedoria, mas usa-la para o mal.. acho que tu tá confundindo sabedoria com bom caráter.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


alias, o ideal seria o modelo inicial apresentado com sábios de bom caráter ditando as rules. porém é tanta coisa que mexe com a indole das pessoas que nem da pra saber se algo assim não é utópico.

nevasca
Membro Novato
# jul/15
· votar


o cara pode ter muita sabedoria, mas usa-la para o mal.. acho que tu tá confundindo sabedoria com bom caráter.

Isso depende da definição que você toma do adjetivo sábio.
Na minha concepção, sábio não é só aquele que detém conhecimento, mas aquele que sabe com que usar.

"A necessidade de muitos supera a de poucos."

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


nevasca
Isso depende da definição que você toma do adjetivo sábio.

é verdade.

Na minha concepção, sábio não é só aquele que detém conhecimento, mas aquele que sabe com que usar.

"A necessidade de muitos supera a de poucos."


neste contexto você está correto.

nevasca
Membro Novato
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi
É raro no OT alguém dizer que o outro está certo em um debate, acho que estou mal acostumado com os users...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


nevasca
creio que assim que deve ser. se tu falou algo que para mim está correto, porque motivos eu discordaria?

sou um cara orgulhoso, mas não desonesto

distrito09
Veterano
# jul/15
· votar


Acho a ideia muito interessante...

Mas e aí, digamos que tá valendo. Citem sábios brasileiros aptos a governar o bagaio (não vale citar OTenses pensadores famosos):

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Vish... eu vejo como a coisa tá feia, quandon ninguém me vem a mente.

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/15
· votar


Aristocracia > Monarquia > Tudo que vocês disserem.

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/15
· votar


sallqantay
a seleção é pelo único critério de verdade existente: capacidade de resistência à críticas.

E quem vai ser o juiz?

distrito09
Veterano
# jul/15
· votar


E quem vai ser o juiz?

Stallone

nevasca
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tem um movimento que prega a volta a monarquia, o que vocês acham?

brunohardrocker
Veterano
# jul/15
· votar


E o movimento é sexy

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


Joseph de Maistre
E quem vai ser o juiz?

Deus, sempre. Se eles fracassarem vai ser pela falta de fé ou deus no S2 (honestidade intelectual)

distrito09

Os sábios vão emergir do debate público

distrito09
Veterano
# jul/15
· votar


sallqantay

Mas e aí não é democracia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a república > democracia