tópico do homeschooling e do unschooling

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# abr/15


Espaço dedicado à pratica de ensino em casa, seja com currículo/apostilas/estrutura (homeschooling), seja no feeling utópico do unschooling (contra qualquer forma de institucionalização educacional)

Ensinem uns aos outros

LeandroP
Moderador
# abr/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu acredito que o convívio com outras crianças é importante pra formação da criança. Por outro lado, também acredito e respeito a liberdade dos pais optarem por não colocarem seus filhos na escola, e ensina-los em casa. Depois são submetidos à prova, e se passarem o Estado certifica e lhe permite o ingresso à formação superior.

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


sallqantay

Recentemente vi no jornal o caso de uma jovem ensinada em casa pelos pais há 4 anos que passou em vestibular em Brasília. Eles tiveram que entrar na justiça para garantir a matrícula, pois a legislação não reconhece (e até condena) a prática:

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/04/1615768-decisao-inedita- coloca-jovem-que-estudou-em-casa-na-faculdade.shtml

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/15
· votar


a legislação não reconhece (e até condena) a prática

Ué! Se você não por seu filho na escola você pode até perder a guarda dele.

LeandroP
Moderador
# abr/15 · Editado por: LeandroP
· votar


O Estado só pode condenar esta prática se oferecer educação com excelência. Do contrário, tem mesmo é que reconhecer e deixar de ser uma pedra no sapato de muita gente boa. Convívio social não é privilégio ou exclusividade de nenhuma escola.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/15 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


Como proceder no caso dos pais acreditarem saber como educar os próprios filhos (falando de educação formal, não a do respeito/caráter), mas por falta de habilidade/método, acabar fazendo merda com a educação dos filhos?

Tipo, a criança/adolescente acabaria sendo vítima de um julgamento equivocado dos pais, e como tempo de vida não se recupera, seria um dano na formação...

Pergunto de forma honesta mesmo, pois acredito sim que o ensino em casa é uma forma viável de ensino

megiddo
Membro
# abr/15
· votar


Beatlemaniac
Como proceder no caso dos pais acreditarem saber como educar os próprios filhos (falando de educação formal, não a do respeito/caráter), mas por falta de habilidade/método, acabar fazendo merda com a educação dos filhos?

Aí dá na mesma.

makumbator
Moderador
# abr/15 · Editado por: makumbator
· votar


Viciado em Guarana
Ué! Se você não por seu filho na escola você pode até perder a guarda dele.

Eu sei disso. Mas acho injusto. Pode-se ter boa educação em casa. Concordo que na maioria dos casos os pais não tem como fornecer essa educação, mas nem sempre isso é verdade.

Insufferable Bear
Membro
# abr/15
· votar


lol se você acha que pode ensinar matemática pro seu filho

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


Insufferable Bear

matemágica talvez. Mas só na parte dos truques.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Insufferable Bear

qualquer criança nasce sabendo matemagica, professores só desensinam elas

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/15
· votar


^
Pode confiar, ele é pedagogo.

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


sallqantay
qualquer criança nasce sabendo matemagica, professores só desensinam elas

matemágica é igual a habilidade de nadar. Toda criança já nasce sabendo, mas a sociedade opressora rouba esse conhecimento dos pequerruchos.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Sou contra, eu acho que a criança deve ir pra escola. Sem o convívio escolar, onde ela vai aprender a dançar funk, cheirar cola e roubar no mercadinho?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar



Como proceder no caso dos pais acreditarem saber como educar os próprios filhos (falando de educação formal, não a do respeito/caráter), mas por falta de habilidade/método, acabar fazendo merda com a educação dos filhos?


Tipo fazem na escola?

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/15
· votar


Quando eu comprar minha fazenda farei questão de ter filhos com algum parente e educar as pequenas má-formações em casa, como manda a tradição.

Headstock invertido
Veterano
# abr/15
· votar


Sou a favor de que a criança seja educada da forma que for, seja pela escola, pelos pais, por um jegue, por passarinhos...

Depois colha as consequências da educação que teve, boa ou ruim.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
Mas e o caso dos pais educarem PIOR do que a escola? Sei que é difícil, mas o risco existe


Eu não sei se, nos países em que existe a educação caseira, se existe algum tipo de controle, ao longo dos anos, do desempenho desses alunos. Talvez seria interessante os alunos de homescholling passarem por provas semestrais, ou outro intervalo de tempo, pra medir esse desempenho. Se ele passar nas provas, ai beleuza, bola pra frente, ele está recebendo em casa educação igual ou melhor do que receberia na escola formal.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/15
· votar


Quando eu comprar minha fazenda farei questão de ter filhos com algum parente e educar as pequenas má-formações em casa, como manda a tradição.
hahahahahaha
GO GO ALABAMA!

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Beatlemaniac
Mas e o caso dos pais educarem PIOR do que a escola? Sei que é difícil, mas o risco existe

E o risco de as escolas educarem pior do que os pais?


Eu não sei se, nos países em que existe a educação caseira, se existe algum tipo de controle, ao longo dos anos, do desempenho desses alunos. Talvez seria interessante os alunos de homescholling passarem por provas semestrais, ou outro intervalo de tempo, pra medir esse desempenho.


Concordaria, se se fizesse algo equivalente com as crianças que estão recebendo educação em escolas.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
E o risco de as escolas educarem pior do que os pais?
Bom, se vc julgar que é o caso, vc pega e ensina em casa hahaha

Mas a gente vai ficar dando voltas e voltas pra descobrir se quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha hehehe. Sou totalmente a favor do ensino em casa. Como você mesmo disse, se fizermos o equivalente, aplicando provas para os estudantes caseiros e os do ensino formal, em cada intervalo de tempo, ai seria o ideal. Haveria uma só régua para julgar todo mundo.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Olhando os números da educação no Brasil, eu, sinceramente, não vejo como alguém praticando homeschooling poderia ficar atrás do sistema de ensino nacional que está completamente falido. Nego vai pra escola, fica 12 anos lá e sai completamente analfabeto, sem saber as quatro operações básicas da matemática, com noções parcas de história, geografia e literatura. Tirando algumas escolas de ponta, que muito pouca gente pode pagar, o sistema educacional brasileiro é um grande sistema de distribuição de drogas e merenda.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/15
· votar


O que deve haver é liberdade (no sentido da tradição liberal) de não impedimento do Estado dessa prática. Se a escola faz melhor ou pior é questão secundária. O importante é o direito da criança ser educada por um tutor, à vontade dos pais.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Nego tem 3 anos de inglês no EM, e sai sem saber ler um simples texto, é vergonhoso.

Beatlemaniac
Veterano
# abr/15 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


Aliás, essa idéia de submeter os estudantes do ensino formal a provas anuais de medição da qualidade do ensino teria um efeito muito importante, seria uma forma de os pais, ao notarem que os filhos estão em uma escola de baixa qualidade, intervirem para, se assim entenderem, eles mesmos consertarem a merda, passando a ensinar em casa, antes que o estrago seja grande. Ou mudar de escola.

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
Nego tem 3 anos de inglês no EM, e sai sem saber ler um simples texto, é vergonhoso.

A maioria não sabe ler um texto em português.

Tmusic
Veterano
# abr/15
· votar


No caso se um país como o Brasil, homeschooling é um avanço.

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


d.u.n.h.a.
Quando eu comprar minha fazenda farei questão de ter filhos com algum parente e educar as pequenas má-formações em casa, como manda a tradição.

Não se educam as pequenas más-formações. Todo mundo sabe que elas devem ser trancadas no porão, longe dos olhos da sociedade. Rará!



Black Fire
Tirando algumas escolas de ponta, que muito pouca gente pode pagar, o sistema educacional brasileiro é um grande sistema de distribuição de drogas e merenda.

No geral é isso mesmo. E os bons alunos que querem estudar só se ferram, pois o ambiente não é estimulante e adequado como poderia ser, mesmo para um país como o Brasil.

brunohardrocker
Veterano
# abr/15
· votar


Sou a favor de aportuguesar o termo para que o Insuferable Bear fique contente conosco.

Sugestões:

Escolando em casa
Escola caseira

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


brunohardrocker
Sou a favor de aportuguesar o termo para que o Insuferable Bear fique contente conosco.

Sugiro trocar o termo para uma equação de terceiro grau. Deixo essa tarefa para ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico do homeschooling e do unschooling