Por onde vocês começam quando vão estudar um novo tópico de filosofia?

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Mas perder tempo é legal.

Insufferable Bear
Membro
# mar/15
· votar


coisa que ele sempre rejeitou.
sempre não, só quando adolescente

coleguinha metido a filósofo
Gian-Carlo Rota não é meu coleguinha, infelizmente. :(

Eu nunca conheci ninguém com pensamento próprio, sempre que alguém imagina tê-lo, na verdade, só não tem cultura suficiente pra rastrear a origem do que pensa.
Concordo mais ou menos, não iria tão longe.

Gente, eu só queria aprender um pouquinho de fenomenologia. Alguém aí saca?

megiddo
Membro
# mar/15
· votar


Insufferable Bear
Gente, eu só queria aprender um pouquinho de fenomenologia. Alguém aí saca?

Pseudonimum.

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Manjo nada de fenomenologia, nisso só tive um prof antroposofico doidao (fenomenologia goethiana)

Mas o jones tá certo, e fenomenologia molha altas popocas. Filosofia politica, epistemologia, essas porra é broxante

Insufferable Bear
Membro
# mar/15
· votar


megiddo
Pseudonimum
Manja nada, só manja de ser um cara legal e ******** pianos.

Pseudonimum
Veterano
# mar/15 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Depois de conhecer e conversar com intelectuais de verdade eu desencanei desse papo de filosofia, o Gui tá certo, manjo nada mesmo não. Só n00bice.

Insufferable Bear
Membro
# mar/15
· votar


Pseudonimum
oi vc tava aqui haha, não tinha te visto

Me ensina aí como você aprendeu fenomenologia.

Pseudonimum
Veterano
# mar/15
· votar


Insufferable Bear
Conheço pouco. Li algumas coisas de Edmund Husserl (na verdade só uns trechos do Investigações Lógicas) e algo de Bretano num grupo de pesquisa sobre Heidegger (que não é fenomenológico, mas foi discípulo do primeiro) que participava. Lá me deram os toques de quais são as principais coisas pra ler. Há quem ponha o Sartre neste saco, mas a opinião geral é de que ele foi um petit philosophe.

Algumas dessas linhas ainda são tênues na minha cabeça, eu não entendo muito bem, mas muita gente diz Heidegger pensando em fenomenologia (enquanto o que ele fez de fato foi uma ontologia), e se é nisto que você está pensando, um outro muito bom, que já citei aqui no fórum é o Paul Tillich.

Correndo o risco de estar falando bobagem, acredito que outro que vai nessa linha também é o Henri Bergson. Mas como disse, não conheço muito.

nem ly nemlerey flws bj

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Gente, o BF demonstrou a impossibilidade da liberdade humana (eu achei cut cut e fofinho).

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Não demonstrei nada, sai fora.

Skider
Veterano
# mar/15
· votar


Pseudonimum
Girard entra no saco da fenomenologia ou ontologia? Acho algumas ideias dele bem legais.

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Black Fire

Meu escolasticozinho favorito! S2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por onde vocês começam quando vão estudar um novo tópico de filosofia?