Autor |
Mensagem |
Guilherme M. Veterano |
# fev/15
"Na origem dessa reflexão de ordem pedagógica, decerto encontrar-se-á a clássica oposição entre instrução e educação, entre escola e família. Será preciso deixar à esfera privada da família o encargo e a responsabilidade de educar, apoiando-se para tal numa ética? Agir de outro modo não seria romper com a neutralidade da escola, com sua função essencial de transmissão de conhecimentos objetivos? Contudo, a escola não pode limitar-se a ensinar. De maneira implícita ou explícita, ela é portadora de valores e os transmite. Ela educa, portanto. Vale dizê-lo e afirmá-lo claramente." (Trecho retirado do livro Maquiavel Pedagogo)
Qual papel da escola atualmente, fora servir de aparelho ideológico do Estado?
|
sallqantay Veterano |
# fev/15
· votar
Nossa, athusser é tao last week. Afff!
|
Viciado em Guarana Veterano |
# mar/15
· votar
sallqantay E você tá muito modernoso pro meu gosto.
|
Insufferable Bear Membro |
# mar/15
· votar
Poxa, sério que você decidiu estreiar sua vida de fazedor de tópicos no ot com isto aqui? :/
|
MMJr Veterano |
# mar/15 · Editado por: MMJr
· votar
Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Fora isso, o papel da escola e fr organizar festa junina, bingos e servir de alojamento para visitantes/participantes de jogos estudantis e/ou em caso de uma catastrofe natural e calamidade publica. E tambem de servir merenda...
|
daimon blackfire Membro Novato |
# mar/15
· votar
Mais outro tópico inútil
|
FELIZ NATAL Veterano |
# mar/15
· votar
Guilherme M. Qual papel da escola atualmente, fora servir de aparelho ideológico do Estado?
O papel da escola está relacionado a educação.
O estudos de gurus da pedagogia como Vigotsky, Oscar Freire ( retardado mental ), Piaget mostra que a educação é essencial na formação de um indivíduo, não só nas disciplinas clássicas, mas como modo de inserção do individuo mirim em sociedade, até como correção de comportamentos erráticos.
Não entrarei no mérito da questão se a Escola exerce de fato este papel educador efetivamente e com qualidade, mas a pedagogia ( digo com propriedade pois minha esposa é professora e por meio dos seus estudos tivemos conversas substancialmente produtivas) tem todo um embasamento de estudos filosóficos e sociológicos que em sí são úteis à sociedade. Posso atribuir a dissonancia da Educação na Teoria para a barbárie nacional a própria cultura brazileira que é um lixo e majoritariamente burra.
Aparelho ideológico? SIm, infelizmente sim. A escola ao meu ver peca gravemente em não ser laica ( afinal há a observância do Natal, Páscoa, Halloween, Carnaval e afins) e em estar sempre com um conteúdo coordenado como é o caso do Brasil por um partido político que insere ( vide Méqui) as ideologias partidárias no conteúdo curricular de forma descarada e revoltante.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# mar/15
· votar
Eu conheço uma guria que é professora de literatura, ou coisa assim, e o trabalho de conclusão dela foi sobre a saga Crepúsculo, serião. O papel da escola é deixar você burro, só vou ter filhos se puder educá-los em casa. Você lê um trecho do guru dessa galera (Paulo Freire) e se pergunta: por que não matricular meu filho na escolinha do MST de uma vez?
|
landlord Veterano |
# mar/15
· votar
Qual papel da escola atualmente, fora servir de aparelho ideológico do Estado?
Obviamente que não era para ser esse com certeza. No Brasil, a formação acaba gerando professores com esse esteriótipo de esquerdista huehue. Nos EUA, existem diversas matérias que mostram esteriótipos de ideologia conservadora republicana.
Sei lá, quando você escuta a mesma coisa desde de criança, fica mais difícil de quebrar. Ainda mais com a internet, onde tem teoria da conspiração para todos os lados ideológicos possíveis, fica fácil arranjar desculpas para continuar acreditando no que você quiser. Talvez fosse importante ter aulas de ceticismo no ensino fundamental.
|
FELIZ NATAL Veterano |
# mar/15
· votar
Talvez fosse importante ter aulas de ceticismo no ensino fundamental.
Realmente.
|