Pedro_Borges Veterano |
# fev/15 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Konrad quaresma2
Defina "cultura" na forma em que usou na frase.
Konrad, o termo cultura é tão vasto quanto o termo política. Defini-los é um caminho perigoso, sobretudo se tomado ao abstrato fora de um contexto.
Porém, contextualizando, por cultura pode se entender aquilo que se cultua e esse culto se prolonga ao longo de anos. De forma ainda genérica se alojam nesta linha também as religiões e as ideologias, entretanto, estas por sua vez já têm campo próprio de conceitos.
Agora, de forma mais específica, podemos dizer que a arte e sua criação e os costumes de uma comunidade ou de um povo, tribo, etc., lembradas ao longo do tempo, cultuadas e cultivadas, podem ser ditas como cultura, na acepção geral do termo.
Assim, pode haver cultura com a qual não nos identificamos, porém nem por isso deixa de se-la. A música simples e humilde do Tonico e Tinoco, pode não agradar a muitos ouvidos, mas certas canções são cinquentenárias e, por se manterem 'cultuadas' por todos esses anos, não há como negar-lhe o conteúdo cultural.
As letras do Adoniran Barbosa com seus erros gramaticais, também são obras da nossa cultura popular. Voltando ao Esquenta, que não suporto assistir, porém muito do que é tocado ali são obras de grande valor cultural, sobretudo no que diz respeito ao samba de raiz.
Bom, isso é o que penso e baseado em minhas observações, pois não há de fato uma enciclopédia sobre o tema.
|