Tornei-me um reacionário alimentar.

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre


Agora é oficial: sou um homem das cavernas completo. Aderi à famigerada dieta paleolítica.

Em tempos recentes, fui ao médico e descobri que sou portador de uma doença incurável chamada hidradenite supurativa -- que é, basicamente, a inflamação periódica da pele em regiões aleatórias (pode ir da cabeça até os pés) e, a depender do estágio onde se encontre, pode se manifestar na forma de um pêlo encravado ou de um inchaço do tamanho de uma bola de tênis.

Quando o médico me diagnosticou com esse troço, meus inchaços estavam do tamanho de uma bola de golfe. E, mesmo sendo o melhor médico da cidade (PhD e catedrático da Federal), ele disse que a parada não tinha jeito mesmo, não: o negócio era tomar antibiótico pelo resto da vida e torcer para não piorar.

Na hora, fiquei puto com a fatalidade, mas me conformei. Alguns dias mais tarde, no entanto, o inchaço seguinte apareceu bem em cima da minha virilha e fiquei uns três dias sem conseguir dormir à noite na cama (o que dirá trepar) de tanta dor, qualquer que fosse a posição. Isso aí foi a gota d'água.

Comecei a pesquisar a doença na internet e achei o blog de uma mulher que dizia ter se livrado da hidradenite apenas abandonando as dietas da modernidade e seguindo o estilo de vida caçador-coletor de nossos ancestrais.

A princípio, achei que essa fosse mais uma daquelas dietas frescas de mulherzinha que a gente vê em capa de revista de fofoca. Mas, depois de ver a explicação em termos de biologia evolutiva que o Loren Cordain dá para esse tipo de alimentação, percebi que a ideia tinha uma certa plausibilidade (até pela minha formação acadêmica mesmo -- a defesa que Hayek faz das instituições tradicionais em termos evolutivos foi uma das principais razões de eu ter virado conservador).

Comecei, então, a pensar com meus botões: "Pera lá, cara. Eu sei que eu sou reacionário, preconceituoso, apologista do ancien régime e coisa e tal. Mas comer igual a um homem das cavernas já é ridículo demais, até para mim. Se eu começar a falar desse negócio aqui em casa, vão me interditar e me mandar para um hospício".

Contudo, como estava desesperado e não tinha nada a perder, resolvi experimentar a parada e iniciei minha desintoxicação da dieta neolítica. Foi um sucesso total. Não só os inchaços pararam totalmente em menos de 20 dias como também minha pele ficou até com um aspecto mais rejuvenescido. E minha qualidade de vida em geral melhorou bastante.

O fato é que, após meses comendo apenas carne, folha e fruta com disciplina ascética, estou mais gostoso do que nunca. Mês passado, fui fazer uma entrevista para um emprego novo e a minha chefe lá gamou na hora. Perguntou a minha idade e fez cara de espanto quando eu respondi que estava perto dos 30 (ela disse que me dava uns 19).

Moral da história, meus jovens: sigam sempre a tradição e jamais se arrependerão. Não importa o que os idiotas moderninhos lhe digam. Não lhes dê ouvidos em hipótese alguma, pois será sua perdição. Eles não sabem o que fazem.

Se nem o melhor médico da cidade (que trabalha no setor privado e tem uma clientela a manter) foi páreo para a tradição, o que dirá então os "cientistas" sociais e filósofos de botequim que se acham mais capazes de gerir o mundo do que a Providência Divina?

Pensem nisso.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Partiu fundar o Paleo-Libertarianismo o/

Mas ae, e o lance do pão ser o corpo de Cristo? Chupa essa manga.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Moral da história, meus jovens: sigam sempre a tradição e jamais se arrependerão.

A tradição é encher o cu de arroz com feijão.

Moral real da história: Não importa se é tradição ou não, analisem qualquer conhecimento possível pelas lentes objetivas da ciência.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


Que bom que está melhor, José.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas ae, e o lance do pão ser o corpo de Cristo?

Ta aí ó, glúten é o alimento divino.

Insufferable Bear
Membro
# fev/15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Viciado em Guarana
De acordo. Glúten é a alma da pizza, o resto é pó.

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Die Kunst der Fuge
A tradição é encher o cu de arroz com feijão.

Essa é uma falsa tradição e um atentado contra a lei natural.

Nosso organismo é fundamentalmente nômade. Passamos milhões de anos vivendo esse estilo de vida e, de uma hora para a outra, inventaram esse negócio de agricultura e abriram a caixa de Pandora para todas as doenças desgraçadas que temos hoje.

Você acha que chamaram de "Revolução Neolítica" por quê? Foi ali que o esquerdismo começou, ainda que subrrepticiamente.

Mas ae, e o lance do pão ser o corpo de Cristo?

O pão não é o Corpo de Cristo. Ele é um alimento como outro qualquer, até o momento da Eucaristia, quando é transformado no Corpo de Cristo pelo fenômeno da transubstanciação.

Moral real da história: Não importa se é tradição ou não, analisem qualquer conhecimento possível pelas lentes objetivas da ciência.

"A teoria mais correta vem em defesa das práticas antigas". (Joseph de Maistre)

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


inventaram esse negócio de agricultura e abriram a caixa de Pandora para todas as doenças desgraçadas que temos hoje

Verdade!
Saudades da época em que éramos macacos peludinhos e não passávamos dos 18 anos, aqueles sim eram bons tempos, saudáveis!

u.u

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15
· votar


Viciado em Guarana
Saudades da época em éramos macacos peludinhos e não passávamos dos 18 anos, aqueles sim eram bons tempos, saudáveis!

A baixa expectativa de vida daquela época não era causada pela dieta em si, mas, sim, pela disponibilidade dos alimentos. Como não existia propriedade privada, nego consumia os recursos naturais até a exaustão e ninguém se dava ao trabalho de repor o que pegava.

E ressalte-se que o custo de se seguir uma dieta paleolítica é relativamente baixo. Hoje, eu gasto menos dinheiro com comida do que quando comia as porcarias modernas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Viciado em Guarana
Ta aí ó, glúten é o alimento divino.

Até entendo gente defender que o glúten é "inofensivo" ou "tolerável". Agora, exaltá-lo já é demais.

Joseph de Maistre
Essa é uma falsa tradição e um atentado contra a lei natural.

E qual é o seu critério de demarcação objetivo para determinar falsas e verdadeiras tradições?

ps: Nem quero saber, mas talvez alguém aqui queira, é só pro tópico render.

Nosso organismo é fundamentalmente nômade. Passamos milhões de anos vivendo esse estilo de vida e, de uma hora para a outra, inventaram esse negócio de agricultura e abriram a caixa de Pandora para todas as doenças desgraçadas que temos hoje.

Também não venha cuspir no prato que comeu, né? A criação de animais é uma bela comodidade proporcionada pelo abandono do nomadismo, mas que veio acompanhada de várias doenças infecto-contagiosas. Mesmo assim, nesse caso, eu acho que houve vantagem.

"A teoria mais correta vem em defesa das práticas antigas". (Joseph de Maistre)

Em se tratando de alguns aspectos especificamente relacionados à evolução humana, tenho que concordar. Mas tem muitas "práticas antigas" que certamente você não concordaria ou que são simplesmente estúpidas e que não causavam pressão seletiva negativa.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


E qual é o seu critério de demarcação objetivo para determinar falsas e verdadeiras tradições?


Ele é adepto da escola idiossincrática sallpicanesca de usar a si mesmo como parâmetro pra tudo

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Ele é adepto da escola idiossincrática sallpicanesca de usar a si mesmo como parâmetro pra tudo

Quero ver quem tem coragem de submeter o tamanho do próprio pipi a uma avaliação segundo esse critério.

Eu não tenho, e olha que sou negão.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Joseph de Maistre
E ressalte-se que o custo de se seguir uma dieta paleolítica é relativamente baixo. Hoje, eu gasto menos dinheiro com comida do que quando comia as porcarias modernas.

Mas você comia hambúrguer ou pão asmo?

Die Kunst der Fuge
Sei lá cara, se o sujeito não é celíaco ou tem intolerância acho que isso é mó ladaínha.
Os caras se entopem de açúcar, gordura saturada e carboidratos de rápida absorção (que viram glicose quase instantaneamente) e depois vem culpar o glúten que fatalmente vai estar presente nessas porcarias.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge
e olha que sou negão.

Você sempre jogando a nigga card né, perdigão

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Die Kunst der Fuge
E qual é o seu critério de demarcação objetivo para determinar falsas e verdadeiras tradições?
ps: Nem quero saber, mas talvez alguém aqui queira, é só pro tópico render.


Para mim, "tradição" é a manutenção da ordem estabelecida.

Se eu, por exemplo, tentasse usar a língua portuguesa de um modo não tradicional (p. ex., a frase "Eu posso agora de pai carro lavar", que faria todo sentido na sintaxe do alemão -- Ich kann jetzt Vaters Auto waschen --, mas não na do português), eu estaria desnaturando uma ordem previamente estabelecida e as outras pessoas teriam dificuldades para me compreender.

Então, da mesma forma, se eu tentar alimentar com uma dieta moderna um organismo cuja forma atual se desenvolveu em um período em que a humanidade dependia de uma dieta paleolítica, eu vou estar atentando contra aquela ordem natural estabelecida e o organismo terá mais dificuldades para funcionar.

Em se tratando de alguns aspectos especificamente relacionados à evolução humana, tenho que concordar. Mas tem muitas "práticas antigas" que certamente você não concordaria ou que são simplesmente estúpidas e que não causavam pressão seletiva negativa.

Se não gera pressão seletiva, de fato, tais práticas não têm razão de ser. E, até por isso mesmo, acabarão sendo descartadas mesmo, já que são um custo desnecessário (i.e., uma estratégia menos adaptativa para o grupo).

Entretanto, nem sempre a pressão seletiva é um critério razoável para se avaliarem as coisas.

Se você, ainda jovem, estivesse preso em um bote salva-vidas com seu filho, ambos desidratados e famintos, sem nenhuma chance de os dois, juntos, sobreviverem, você recorreria ao canibalismo para maximizar as chances de sobrevivência da família? E acharia que a alternativa contrária -- proteger a dignidade do seu filho -- seria uma "prática estúpida"?

Também não venha cuspir no prato que comeu, né? A criação de animais é uma bela comodidade proporcionada pelo abandono do nomadismo, mas que veio acompanhada de várias doenças infecto-contagiosas. Mesmo assim, nesse caso, eu acho que houve vantagem.

Se não havia naquela época nenhuma outra alternativa de maximizar a produtividade da terra, foi vantajoso sim. Mas não sou competente para falar sobre isso.

Bizet
Veterano
# fev/15
· votar


Mesmo sem falar do resto, isso tudo é seguindo a premissa de que realmente existia uma dieta típica dos paleolíticos, que a gente nem sabe se é verdade.

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


De verdade, o critério que eu uso para distinguir um bom costume de um mau costume é a "pressão seletiva" gerada pela prática mesmo.

Bons costumes aumentam as chances de sobrevivência do grupo. Maus costumes reduzem. Simples assim. É o que eu digo com todas as letras no último artigo que eu mandei para publicar (o qual eu postaria aqui para vocês tirarem todas as suas dúvidas, se não tivesse ainda passando pelo peer-review).

Logo, as "verdadeiras tradições" são aqueles padrões de comportamento que acabam sempre se perpetuando nos grupos mais bem-adaptados (tomando por critério a produtividade, a saúde, a reprodução, etc.)

O problema é que, em certas situações, esse critério pode ter algumas implicações concretas problemáticas. Por exemplo: "não matarás" é um bom costume para ser seguido no nível de civilização; mas, no nível do bote salva-vidas com uma criança de colo indefesa, é uma estratégia pouco adaptativa.

Por essas e outras, às vezes eu prefiro deixar de lado esse papo evolutivo e volto para o conservadorismo de base teológica à la Maistre mesmo. É menos perigoso para a alma.

sallqantay
Veterano
# fev/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Postou só para pagar de anarcoprimitivista.

mas esse papo de ser perigoso para a alma é real. Ficar organizando as coisas nesse nível é uma neurose do cacete, tem que ter reposta para muita coisa, dar coerencia e consistencia, putz... melhor jogar pra deus ou para o acaso. Legislar tem seus limites

Felippe Rosa
Veterano
# fev/15
· votar


Joseph de Maistre
Como exatamente ficou sua dieta?

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


sallqantay
Ficar organizando as coisas nesse nível é uma neurose do cacete

Pois é.

"It is the curious task of economics to show men how little they know about what they imagine they can control" (F. A. Hayek).

Felippe Rosa
Como exatamente ficou sua dieta?

Cara, além das massas e dos queijos (que eu adoro mais do que tudo na cozinha), o prejuízo não foi lá muito grande. Sem arroz, sem feijão, sem leite, sem sucos, sem acúçar, álcool só uma vez ou outra, etc.

O grande desafio foi dobrar meu consumo de carnes e frutas e quadruplicar o de castanha-do-pará (que deixou de ser mero aperitivo e virou uma espécie de "adesivo-de-nicotina" alimentar, que eu uso quando quero escapar da compulsão por certos alimentos).

Guitar_L
Veterano
# fev/15
· votar


Joseph de Maistre
Que bom que funcionou pra você, man. Li não sei onde que laticínios rolavam, desde que não fossem os muito processados, tipo menteiga. Confere?
To cortando todos os tipos de alimentos industrializados da dieta, de maneira gradativa. Tem me ajudado muito, sério. A disposição é outra. Pretendo conseguir eliminar todos até o meio do ano, vamos ver se rola.
Abraços

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


desde que não fossem os muito processados, tipo menteiga. Confere?

/o\ naaaaaao

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Guitar_L
Que bom que funcionou pra você, man. Li não sei onde que laticínios rolavam, desde que não fossem os muito processados, tipo menteiga. Confere?

Existem várias versões da dieta paleolítica. Muita gente discorda sobre se determinados alimentos -- principalmente manteiga -- se encaixam nela ou não.

A versão que eu sigo é a Paleo original (formulada pelo Loren Cordain, o cientista que fez carreira estudando o tema), que exclui a manteiga do cardápio:

"Just because these foods are not part of the diet, you don't have to banish them from your life forever. But you should try to avoid them most of the time.

Dairy Foods

- All processed foods made with any dairy products; - Butter; - Cheese; - Cream; - Dairy spreads; - Frozen yogurt; - Ice cream; - Ice milk; - Low-fat milk; - Nonfat dairy creamer; - Powdered milk; - Skim milk; - Whole milk; - Yogurt
" (Cordain, Loren. The paleo diet. Hoboken: John Wiley & Sons, 2002, pp. 109-110).

Rednef2
Veterano
# fev/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Legal cara. Pelo menos melhorou.

Mas cá entre nós, a gente pode hoje mesmo atravessar a rua e acabar sendo atropelado e morrer.
Moral da história: com ou sem dieta paleo, a gente vai pra cova do mesmo jeito.


Sim, eu entendi o que o tópico quis passar. Só quis dar uma de do contra hehehe

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


Mas cá entre nós, a gente pode hoje mesmo atravessar a rua e acabar sendo atropelado e morrer.
Moral da história: com ou sem dieta paleo, a gente vai pra cova do mesmo jeito.



Seguindo sua premissa qualquer tentativa de ser saudável fisico ou mentalmente, ou até construir algo relevante na vida é inútil, afinal tudo pode acabar repentinamente.

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


One More Red Nightmare
Seguindo sua premissa qualquer tentativa de ser saudável fisico ou mentalmente, ou até construir algo relevante na vida é inútil, afinal tudo pode acabar repentinamente.


"Sim, eu entendi o que o tópico quis passar. Só quis dar uma de do contra hehehe".....

Tá bem ali no fim do meu post.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15
· votar


One More Red Nightmare
Seguindo sua premissa qualquer tentativa de ser saudável fisico ou mentalmente, ou até construir algo relevante na vida é inútil, afinal tudo pode acabar repentinamente.

Tudo é inútil, pois existe um grão-vizir.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Bizet
isso tudo é seguindo a premissa de que realmente existia uma dieta típica dos paleolíticos, que a gente nem sabe se é verdade.

A gente sabe que não existia uma (única) dieta típica do período paleolítico, mas várias diferentes. E elas eram extremamente variáveis nas combinações de macronutrientes e fontes de alimentos, variando desde dietas tendendo ao vegetarianismo (mas nunca chegando a ser vegetariana) até dietas tendendo ao pleno carnivorismo (esse é o caso dos esquimós). O negócio é que todas elas tinham fundamentos em comum.

Hoje em dia, quando se diz que se faz "dieta paleolítica", na maioria dos casos estão se referindo a um tipo específico, que é low-carb (não necessariamente cetogênica) / high fat, regada em carnes e vegetais.

Rednef2
Veterano
# fev/15 · Editado por: Rednef2
· votar


As condições climáticas daquele período e estilo de vida dos paleolíticos deveriam ser fatores importantes para essa dieta.

Pelo menos é o que mais faz sentido lógico pra mim.

brunohardrocker
Veterano
# fev/15
· votar


Como carne assada no espeto na brasa da lenha porque assim manda a tradição. Os carbos eu como em parte porque tem a exceção da tradição que diz respeito a cozinha italiana, como se fosse a sexta-feria santa, mas que acontece nos outros 364 dias do ano. Noutra parte porque ninguém é perfeito, então existe o mecanismo do perdão que nos absolve desses pecados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tornei-me um reacionário alimentar.