Do meu projeto de escrever um conto.

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Drowned Man

Estou escrevendo uma dissertação. Ja fui editor

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare
sallqantay
Vocês continuam não entendendo meu ponto. Deixa pra lá.

Drowned Man
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
Ja fui editor

Ah, respondido. hahahah

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


nego acha que é comprometimento com a verdade

isso ai é lobby

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/14
· votar


Tenho projetos para escrever um livro ilustrado fazendo um comparativo entre o índice de produção e consumo mundial de pistaches e a economia venezuelana.

Por agora, estou indo atrás das 34 referências literárias para isso.

Paralelamente já tenho projetos para um RPG cujo a temática é o mundo dos negócios e o show business e tenho também um projeto para um mangá shoujo com até 3 volumes.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


RPG
cujo a
economia
venezuelana

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
então não faça

Calma jovem, é só um negócio pra passar o tempo, não quero publicar nada. Tu tá muito revoltão.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

quem falou em publicar? Eu tô falando em escrever mesmo

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


CindyFerrari
Pera, mas um conto não é uma narrativa mais curtinha?? Como assim, "primeiro capítulo".



Não necessáriamente, eu tenho um livro de contos aqui chamado O Assassinato e Outras Histórias do Anton Tchekhov (ganhei do estado) que cada conto tem no mínimo vinte e páginas. Planejamos fazer no máximo cinco capítulos e pelo menos o primeiro que eu to acabando vai ficar com 5~6.

sallqantay
quem falou em publicar? Eu tô falando em escrever mesmo

Mas esse processo não seria uma espécie de treino?

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

você quer escrever? Quer o melhor resultado? Quer aprender? A parada funciona assim

FláviaTaline
Veterano
# ago/14
· votar


Mas esse processo não seria uma espécie de treino?
Esse é o ponto. Desde o início os caras falaram que se tratava de uma diversão, não sei porque essa cagação de regras. Depois ainda reclamam porque o cara se mostra inseguro...

Acho que a questão principal é a criatividade. Vai fundo, esteja aberto a críticas e aprenda com elas.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


sallqantay
Nós planejamos sim passar o rolê por um revisor que não está dentro do negócio. Estamos fazendo assim:
Cada um escreve um capítulo sozinho, mas com rumos preestabelecidos em discussão grupal.

Quanto a gramática, confesso que ainda preciso aprender muito, mas para o projeto tem uma moça que estuda bastante isso e ela terá a missão de consertar as minhas cagadas ortográficas e gramaticais.

FláviaTaline
Veterano
# ago/14
· votar


concertar
Chama a moça! /o\

Xeper
Veterano
# ago/14 · Editado por: Xeper
· votar


mangá shoujo

Agora fiquei curioso... geralmente quem se interesse em escrever algo nessa linha são meninas/mulheres mal comidas que acham que vão ser o proximo CLAMP ou algo do tipo e, bem, o resultado é pior que ruim

Xeper
Veterano
# ago/14
· votar


RPG
cujo a tematica
economia
venezuelana


Mais dificil que darksouls e gurps junto

FláviaTaline
Veterano
# ago/14
· votar


Agora fiquei curioso... geralmente quem se interesse em escrever algo nessa linha são meninas/mulheres mal comidas que acham que vão ser o proximo CLAMP ou algo do tipo e, bem, o resultado é pior que ruim
Nem vem, o mesmo vale para os meninos/homens. Tem vários vergonhosos feitos por garotos que acreditam que serão o próximo Akira Toriyama. u.u

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

vocês mesmos podem se revisar. Cada um vai ter 2 revisores diferentes, isso já é legal. Aí com um externo fica melhor ainda

Uma ferramenta boa é no word o controle de alterações e comentários (no painel de revisão)

Agora, se cada um escreve um capítulo, seria interessante que sejam 3 narradores distintos ou algo do gênero. Ou o mesmo narrador em recortes temporais distintos. Senão vai ficar meio um frankstein, pois nao dá para exigir um padrão, cada pessoa escreve do seu modo, e a parada só vai se encaixar à força (daí a minha sugestão de fazer 3 contos distintos). Também tem que ver como ficam as personagens...

Xeper
Veterano
# ago/14
· votar


FláviaTaline

Nem vem, o mesmo vale para os meninos/homens. Tem vários vergonhosos feitos por garotos que acreditam que serão o próximo Akira Toriyama

Se o shonen que sai da fonte (Japão) já é ruim, nem tento ver os daqui...

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

gramática e ortografia são de menos. Fluência e pontuação são mais importantes. Personagens ainda mais, enredo muito mais ainda

Drowned Man
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
Agora, se cada um escreve um capítulo, seria interessante que sejam 3 narradores distintos ou algo do gênero. Ou o mesmo narrador em recortes temporais distintos. Senão vai ficar meio um frankstein, pois nao dá para exigir um padrão, cada pessoa escreve do seu modo, e a parada só vai se encaixar à força (daí a minha sugestão de fazer 3 contos distintos). Também tem que ver como ficam as personagens...

Passei por isso em trabalho acadêmico. Sorte que eu era o revisor final pra unificar a porra toda.

FláviaTaline
Veterano
# ago/14
· votar


Xeper
Pior...

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Esse é o ponto. Desde o início os caras falaram que se tratava de uma diversão, não sei porque essa cagação de regras.

O sallqantay acordou de tpm hoje. Ou deve ser alguma amargura mal resolvida em relação a esse assunto. Porque não creio que seja só complexo de attwhore.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Não quero bancar o advogado do diabo, mas se você reler o tópico com calma, não há absolutamente nenhum conselho descabido.

Começa com o sallpicão dizendo para o rapaz não começar por se desmerecer, o que está corretíssimo, auto sabotagem não serve a ninguém.

depois o headstock fala em não cometer erros, algo impossível, diz o salpicão, e justamente por isso costuma-se usar um revisor independente.

depois o heastock argumenta que é possível revisar o próprio texto, o que é uma bobagem. depois diz que não é profissional e só quer escrever de brinks, tudo bem, ai foge aos padrões normalmente usados e não resta motivo para discutirmos a matéria.

Aliás, quem disse em escrever um livro de 900 páginas foi o headstock, e logo depois falou em "nada profissional".

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
seria interessante que sejam 3 narradores distintos ou algo do gênero

Taí! Baita ideia cara, valeu!

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare
algo impossível, diz o salpicão

E não é.

depois o heastock argumenta que é possível revisar o próprio texto

E é.

quem disse em escrever um livro de 900 páginas foi o headstock

Primeiro, eu não posso escrever 900 páginas de brinks?

Segundo, quando citei isso, estava fora do contexto do ser ou não profissional. Isso foi apenas um exemplo para a única questão "gramática correta/gramática incorreta". Só. Poderia ser uma página impecável, mas terminada com uma única palavra escrita com a grafia errada. Toda a ereção conseguida durante a leitura do texto perfeitinho se transforma em uma broxada ao perceber o erro.

Acordaram com preguiça de pensar?

sallqantay
Veterano
# ago/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Headstock invertido

eu acho erro em qualquer livro publicado pelas melhores editoras nas primeiras 20 páginas, e não sinto essa broxada não.

em editora tu tem um monte de nego lendo tudo e virando a porra do livro do avesso, e a primeira coisa que tu se depara quando o livro sai da gráfica é com um erro. É batata.

Aliáis, se você treinar o seu olhar eu te garanto que tu passa a achar erro em qualquer coisa (erro gráfico então, passa à rodo pelos editores/revisores. Se for tradução então...). É um festival, e acontece nas melhores famílias, ficar se apegando a isso é um formalismo meio sem sentido

Headstock invertido
Veterano
# ago/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


sallqantay
eu acho erro em qualquer livro publicado pelas melhores editoras nas primeiras 20 páginas

Justamente. Eis um indicativo de que o trabalho de revisão por terceiros não é esse operador de milagres.

Eu sei que acontece e acontece a rodo. Esse foi o motivo do meu apelo no primeiro post em relação à gramática.

Entendi desde o começo que o lance do autor e dos amigos é uma simples diversão sem grandes pretensões. Era simplesmente a vontade de contar uma história, só que em vez de falar, vão escrever.

Exatamente como um hobby qualquer. Não vou exigir que um cara estude a obra de Paco de Lucia antes de postar um improvisinho de guitarra maroto se a intenção dele é justamente apenas postar um improvisinho de guitarra maroto. Esse negócio de "se é pra fazer, faça bem feito" não cabe em toda e qualquer situação. E eu entendi que nessa aqui, não se encaixa.

Eu broxo com um único errinho gramatical justamente porque sei que ocorre e supliquei aos caras aí que se é pra evitar algo, evitem isso. A qualidade da história, a coerência, a coesão, a fluidez e etc são parâmetros subjetivos. Não precisam se ater ferrenhamente a isso em uma simples escrita "de brincadeira". Um cara que procura publicar seu trabalho ou almeja algum tipo de reconhecimento com ele, sim. Mas gramática é um parâmetro objetivo e impassível de interpretação. Uma palavra errada é uma palavra errada.

Eu acredito que o próprio autor revisar seu texto é completamente e absolutamente possível, desde que se faça isso da forma certa e, principalmente, deixando de lado esse dogmatismo cachorro. Aliás, revisar o próprio texto te dá uma coisa que geralmente revisões de terceiros não dão: liberdade plena. Em tudo. No tempo que se tem para realizar o trabalho. No alívio da pressão de estar trabalhando em um texto seu e não de outra pessoa. Na facilidade da compreensão de todo o contexto da história, já que o texto foi escrito por você mesmo. Dentre outras coisas. Isso tudo, pra mim, dá uma margem para que, no final, tudo saia perfeito. Uma editora já tem como praxe a utilização de seus próprios revisores e é contra esse dogma besta que vou contra.

Impossível revisar um texto com 100% de acurácia só porque o texto é seu? Pelo amor de Deus... Impossível é fazer o Viciado em Guarana ficar bonito. Não isso.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Headstock invertido
Eu broxo com um único errinho gramatical justamente porque sei que ocorre e supliquei aos caras aí que se é pra evitar algo, evitem isso. A qualidade da história, a coerência, a coesão, a fluidez e etc são parâmetros subjetivos. Não precisam se ater ferrenhamente a isso em uma simples escrita "de brincadeira". Um cara que procura publicar seu trabalho ou almeja algum tipo de reconhecimento com ele, sim.


Sei que um texto bem escrito é essencial e tento ao máximo evitar os erros, mas eles acontecem, fazer o que? Pra isso exige a revisão. Entretanto eu me preocupo muito mais com a história, de como eu vou conta-la, estrutura-la, do "diferencial" dela. Gramatica no final das contas é chato pra cacete, mas é necessário. Já criar não, criar é divertido e espontâneo.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Gramatica no final das contas é chato pra cacete, mas é necessário. Já criar não, criar é divertido e é espontâneo.

Justamente. Por isso eu disse que, mesmo em uma coisa despretensiosa, se atenha à grafia. Porque se você decidiu escrever, é porque julga ter uma boa história pra contar.

É como compor um solo de guitarra. Se você decidiu gravar, é porque você julga ter um solo bacaninha. Beleza. Mas mesmo que seu único objetivo com ele seja simplesmente portar em um fórum de internet pro pessoal dar uma sacada, sem nenhuma pretensão além disso, você tem que se preocupar com coisas objetivas. Tais como se a guitarra está afinada, se está regulada, se você está realmente tocando as cordas e não batucando na madeira. mas a emoção, a ideia melódica do solo é sua e livre pra interpretações. Se você gravou e postou é porque julgou boa o suficiente pra gravar e postar. Se não gostarem, são outros 500. Agradar a todos ninguém vai. Mas é só um solinho maroto em um fórum.

Já nego que quer iniciar uma carreira como músico não vai se ater apenas a detalhes técnicos. Esse cara sabe que vai ter que trabalhar feito um condenado também na parte criativa. Aliás, em todas as partes que envolvam sua música. porque o produto final vai ser comercializado, vai ser exposto em larga escala e sujeito a aprovação/desaprovação. E o sucesso pessoal deste cara depende diretamente dessa aprovação.

Não é o seu caso com esses contos. Ou é?

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Headstock invertido
Não é o seu caso com esses contos. Ou é?

Não, mas quem sabe um dia, não? Gosto de escrever.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Do meu projeto de escrever um conto.