Série de TV com Jesus negro desperta ira de conservadores nos EUA

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# ago/14


Estreou nos Estados Unidos o seriado humorístico americano "Black Jesus" (Jesus Negro) que, mesmo antes de ir ao ar, já havia despertado a ira de grupos cristãos e de conservadores.

A série do canal de TV a cabo Adult Swim tem como protagonista um sorridente Jesus Cristo negro que bebe, fuma maconha e fala palavrões ao passear de túnica branca pelas ruas de Compton, um bairro pobre de maioria negra em Los Angeles.

No primeiro episódio, que foi ao ar na quinta-feira, o personagem transforma água mineral em conhaque e tenta transformar um terreno baldio em um jardim comunitário – onde pretende plantar legumes e verduras e maconha.

Os produtores tinham lançado apenas um trailer de dois minutos antes do episódio de quinta-feira, mas já foi suficiente para que a série fosse taxada de blasfema e que grupos lançassem campanhas para não deixá-la ir ao ar.

O idealizador da série, Aaron McGruder, é autor do polêmico The Boondocks, quadrinhos que foram transformados em um seriado de animação que aborda temas complexos como o racismo e a luta de classes nos Estados Unidos.

A sátira é contada da perspectiva de irmãos negros que vivem na casa do avô em um bairro de maioria branca em Chicago.

'Interpretação possível'

De acordo com o Adult Swim, uma programação para adultos que só vai ao ar à noite no canal Cartoon Network, Black Jesus representa um "filho de Deus em sua missão para difundir o amor e a bondade pelo bairro de Compton, ajudado por seu pequeno e fiel grupo de seguidores oprimidos.

Em uma nota, o canal disse à BBC que a série é uma sátira e uma interpretação possível da mensagem de Jesus, contextualizada por contos morais do dia a dia.

Além disso, afirmam que "embora alguns possam considerá-la uma representação polêmica de Jesus, não é nossa intenção ofender qualquer raça ou grupo religioso".

A explicação do Adult Swim parece não ter convencido organizadores de campanhas para que a série não vá ao ar, como a Um Milhão de Mães, parte da conservadora Associação Americana da Família (AFA, na sigla em inglês).

Para o grupo, o trailer é "desagradável" porque mostra Jesus Cristo "bebendo e fumando erva", falando palavrões e "utilizando o nome de Deus em vão diversas vezes".

"Há violência, tiroteios, drogas e outros gestos impróprios que distorcem a figura de Jesus completamente. Isto é blasfêmia!", afirmam os responsáveis de Um Milhão de Mães, que também destacam que o Adult Swim não "se atreveria a ridicularizar Maomé ou os muçulmanos".

A organização de mães não está só em sua batalha contra Jesus Negro. O Christian Broadcasting Network, por exemplo, lançou um abaixo-assinado contra o seriado.

Eles dizem que são contra a série não porque Jesus Cristo é representado por um ator negro, mas sim pelas qualidades que os produtores lhe dão e pelo ambiente em que a trama se desenrola.

Mais aqui

Xeper
Veterano
# ago/14
· votar


Jesus Negão, sangue bão

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


Meio batido esse negócio. Não sei porque dão atenção pra isso.

Não comerás o xofrango.
Membro Novato
# ago/14
· votar


Considerando o cara criou o tópico...

anonymous4
Veterano
# ago/14
· votar


I want mah guns clean and mah Jesus white.

And no goddamn democrats anywur near mah 'murica!

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Nossa, como o landlord é progressista e ateu de McDonald's, ele deve apavorar no shopping quando cita dawkins na praça de alimentação. Radical, fera!

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Oh, vou fazer uma série para causar!

/produtor

Oh, despertou a ira de 15 pessoas. Isso dá uma manchete!

/jornalista

Xeper
Veterano
# ago/14
· votar


Agora que vi que é no Adult Swim... sdds =')

que o Adult Swim não "se atreveria a ridicularizar Maomé ou os muçulmanos

Os mesmos loucos que que mandam Frango Robo e Sealab 2021... aham Claudia, não se atreveriam msm

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


Eu acho que quando um tema é tão batido, a ponto de ser usado pelo Fábio Porchat nos vídeos dele, tá na hora de trocar o disco.

landlord
Veterano
# ago/14
· votar


Na real me parece uma série bem engraçada... apenas pela ideia de um messias negão malaco e gente boa.

Mas é complicado saber como agradar o senso de humor reaça... acho que os caras gostam de se divertir fazendo o imposto de renda antes de copular no estilo missionário com sua esposa.

megiddo
Membro
# ago/14
· votar


landlord
uau, como você é ácido, cara

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14
· votar


"embora alguns possam considerá-la uma representação polêmica de Jesus, não é nossa intenção ofender qualquer raça ou grupo religioso".
Yep. Vou gritar "Maomé era mó viado" em Mecca em pleno Ramadan, e quando me prenderem vou falar que não quis ofender ninguém.

P.S.: Ouvi dizer que os muçulmanos consideram o nome "Maomé" ofensivo, e que o aceitável era só "Mohammed". Confere?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14
· votar


landlord
pela ideia de um messias (...) gente boa.
Pra mim alguém que anulou uma sentença de morte, disse que não era pra julgar as pessoas, não aceitou que usassem da força pra impedir sua prisão e pregou a paz não precisa de mais nada pra ser gente boa...

brunohardrocker
Veterano
# ago/14
· votar


Na verdade é o revoluça que não tem uma esposa pra transar. Eles são contra ter esposas, então eles encontram no attwhorismo uma forma de compensar seus impulsos sexuais não correspondidos enquanto o evento 'xerek satanik' não chega.

megiddo
Membro
# ago/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
não precisa de mais nada pra ser gente boa...

Ele precisa ser descolado, mente-aberta, defensor dos gays, dos negros, da liberação da maconha, do multiculturalismo e etc. É assim que se mede alguém, seja deus ou não.

LeandroP
Moderador
# ago/14
· votar


Isso é até muito leve diante do que muitas igrejas fazem com o próprio.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14
· votar


megiddo
Tinha esquecido desse detalhe, hehe. Valeu.

LeandroP
Pior que é verdade. : \

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


o landlord não cansa de envergonhar a família

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


megiddo

OPRESSOR!!!onze!1!1!1

AtalaBukas
Membro Novato
# ago/14
· votar


Xeper
É amigo é!!

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


acho que os caras gostam de se divertir fazendo o imposto de renda antes de copular no estilo missionário com sua esposa.


ele deve apavorar no shopping quando cita dawkins na praça de alimentação

ri alto

estou esperando o dia em que ouvirei alguem sendo xingado de ateu de mac donalds ao vivo

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Olha como esse landlord é preconceituoso. O personagem fuma maconha, fala palavrão e enche a cara (características contrarias ao que é pregado pelo cristianismo) e o título fala apenas que jesus negro desperta ira em conservadores.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
E o detalhe é que existem mais chances de Jesus ter sido "escurinho" (não negro, já que Ele era asiático) que branco.

landlord
Veterano
# ago/14
· votar


Sei lá, pelo menos sou a favor de uma galera que faz série e é divertida. Ao contrário de procurar aprovação em posts de forum na internet.
No geral estou do lado dos vencedores.

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14
· votar


landlord

você deve ser o cara de quem os parentes riem no churrasco do domingo.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


nego fala merda, toma porrada com justiça e depois vem com essa de "pelo menos eu não faço isso ou aquilo"

pelamor

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Na verdade Jesus não deveria ser nem branco, nem negro. Muito provavelmente ele teve a feição bem similar a um homem comum do oriente médio. Muito provavelmente algo como isso aqui.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Eu acho absurda e ofensiva a forma como retratam Jesus como um europeu branquinho do cabelo liso e olhos claros, como nesta imagem.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


É umas coisas que minha mãe desacredita.

ACIDO LISERGICO
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Mais simpático o sujeito com essa barba ae

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Série de TV com Jesus negro desperta ira de conservadores nos EUA