tópico oficial da teleologia

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# jul/14 · Editado por: sallqantay


Discorram sobre essa metafísica que aflige marxistas vulgares e cristãos dogmáticos como Black Fire

"A teleologia (do grego τέλος, finalidade, e -logía, estudo) é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade. Embora o estudo dos objetivos possa ser entendido como se referindo aos objetivos que os homens se colocam em suas ações, em seu sentido filosófico, teleologia refere-se ao estudo das finalidades do universo e, por isso, a teleologia é inseparável da teologia (a afirmação de que um ser superior, Deus, realiza seus propósitos no universo). Suas origens remontam aos mitos e à religião, com sua noção de que todo acontecimento e todas as coisas são causadas pela vontade de alguma entidade sobrenatural (deuses, Deus, espíritos). Platão e Aristóteles elaboraram essa noção do ponto de vista filosófico."

bica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teleologia

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


post para o amor, a compaixão e o entendimento (início, meio e fim dos ensinamentos de Jesus Cristo)

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


teleologia refere-se ao estudo das finalidades do universo e, por isso, a teleologia é inseparável da teologia (a afirmação de que um ser superior, Deus, realiza seus propósitos no universo)

Não entendi essa parte. É possível separar um estudo de finalidades de um preceito teológico.

Ou esse termo foi cunhado para significar isso mesmo (uma relação entre a finalidade das coisas e a vontade de uma entidade divina, estritamente)?

sallqantay
Veterano
# jul/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Headstock invertido

se por finalidade se entende objetivo ou sentido, obrigatoriamente sim. Qualquer coisa nesse campo atribuído ao universo vai ser metafísico

a ciência não lida com significados, somente com causalidade

se por finalidade se entende "futuro", aí os físicos até podem arriscar um chute, embora hoje em dia estejam divididos entre ver um universo em contração ou dissipação (dados são inconclusivos)

ou como dizia minha vó: "o futuro a deus pertence"

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


sallqantay
post para o amor, a compaixão e o entendimento (início, meio e fim dos ensinamentos de Jesus Cristo)
O padre falou disso ontem na homilia..

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/14
· votar


eu acho que o coltrane ainda ta afim de 5 min de porrada com o teru

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Teologicamente Deus não existe.

Nesta lógica, entende-se que tudo que existe foi criado. Tudo que existe precede de um agente criador. Deste modo, Deus nunca foi criado. Logo, Deus não existe, Deus simplesmente é.

- Ex.3,14

Pesquisar sobre Teofania.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Post pra São Tomás de Aquino.

Antoine Roquentin
Membro
# jul/14
· votar


eram os deuses astronautas?



sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


dibass

Nesta lógica, entende-se que tudo que existe foi criado.

estamos falando de finalidade, e não da origem

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


sallqantay
estamos falando de finalidade, e não da origem

Então mude o título para "Tópico da finalidade teológica".

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Ou tópico da Escatologia (não sei qual é a perspectiva aplicada ao seu "fim").

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


finalidade teológica = teleologia

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


sallqantay
se por finalidade se entende objetivo ou sentido, obrigatoriamente sim. Qualquer coisa nesse campo atribuído ao universo vai ser metafísico

Ainda não entendo. De acordo com o olhar da ciência, a evolução na estrutura da pata de uma espécie, por exemplo, ocorreu de acordo com uma finalidade e/ou um objtivo, não? Onde entra a obrigatoriedade da relação com a divindade?

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido
ocorreu de acordo com uma finalidade e/ou um objtivo

sim, com o objetivo de se adaptar ao meio, na forma de um acaso cego. As ações humanas também podem ter finalidades motivadas por fatores puramente humanos (só que tudo o que fazemos também está impregnado de sentido, e esse pode ser metafísico)

Onde entra a obrigatoriedade da relação com a divindade?

quando falamos da finalidade do universo. É bom distinguir entre o conceito de universo dos físicos (causalidade mensurável) e o universo dos filósofos e teólogos (também metafísico, com sentido, propósito -- ou falta dele na forma de uma crítica ferrenha a toda metafísica).

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


sallqantay

Entendi agora.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar


Dogmático é você, que não consegue conceber que possa existir algum tipo de Tradição religiosa que não concorde com a sua própria concepção de bem e mal e espiritualidade como unicamente se emaconhar e subir morrinho. Vá ver se eu tô na esquina.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


HAHAHA

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar


Fecho com o Devil Boy nessa http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/311767/p1#8851037

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/14
· votar


nego fuçando o passado pra jogar a merda na cara

true

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar


sallqantay
Só por curiosidade, você sabe rastrear a origem das tuas ideias? Tipo, se você não crê em nenhuma das fontes reveladas que falam sobre a vida de Cristo (Evangelho, Corão, Livro de Mórmon), nenhuma fonte Tradicional e também não tem nenhuma fonte secular confiável (eu suponho), essas ideias sobre o que Cristo disse ou fez vem? Porque essa historia de que Cristo é um budista, moralmente relativista, que veio ao mundo pra perdoar todo mundo e fumar maconha não tem nenhum pingo de originalidade, eu mesmo já ouvi milhares de vezes, da tua cabeça é que não veio.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Black Fire

Eu não perco tempo rastreando minhas ideias, a parada é prática. A teoria vem depois e vai tomando corpo ao longo da minha vida.

Só por curiosidade, vc tem algum argumento que não seja de autoridade (34 livros)? Você tem alguma vivência prática com o tema?

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


Agora vai.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Vou resumir o argumento do teru:

"Vcs tem que acreditar em mim, eu sou astrólogo
eu sou astrólogo e conheço a história do inicio ao fim"

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


A verdade se revela ao longo do caminho, partir dela como dado a priori é subserviência intelectual

Headstock invertido
Veterano
# jul/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


A verdade

Vocês se apegam muito a isso.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido

Vício profissional, eu sou pago para isso

:-/

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar


sallqantay
Eu não perco tempo rastreando minhas ideias, a parada é prática. A teoria vem depois e vai tomando corpo ao longo da minha vida.

Bom, é por isso que você tem essa ilusão de ser um livre-pensador não atrelado a nenhuma Tradição, quando na verdade não faz mais do que papagaiar umas teoriazinhas bem vulgares e muito datadas. Deveria se preocupar um pouco menos com a prática e um pouco mais em saber de onde vem esse monte de entulho que você tem na cabeça (comece por Elizabeth Clare Prophet e Nicolas Notovitch, dois charlatães, teus gurus e você nem sabe).

Só por curiosidade, vc tem algum argumento que não seja de autoridade (34 livros)? Você tem alguma vivência prática com o tema?

É esquisito isso, você fica reclamando de autoridade, mas é totalmente incapaz de conceber que alguém creia em algo que você não crê, ou que tenha convicções morais que você não tem. Na hipótese de eu crer em alguma religião revelada, como eu poderia não partir de algum tipo de autoridade? Quais são os seus argumentos que não estão baseados em autoridade? Você atrela o universo inteiro a sua própria experiência pessoal, acha que isso é a medida de todas as coisas (e ainda por cima acha que é livre-pensador papagaiando Protágoras) e se diz livre de autoridade. Sua "experiência" falhou, amigo. Tá na hora de baixar um pouco a bola e começar a estudar.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar



A verdade se revela ao longo do caminho, partir dela como dado a priori é subserviência intelectual


Prove com argumentos não autoritários.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Black Fire

Bem simples: basta partir da sua experiência e do que você sente, não é preciso todo esse aparato conceitual não.

Isso não me torna medida de todas as coisas pois, como subjetividade intersubjetiva que sou, me constituo enquanto individuo na medida em que convivo com outros em coletividades que escolhi para mim.

A partir dessas experiências, em um processo empiricista pragmático, vou delimitando réguas para medir as coisas. Mas sei que todas elas estão erradas in limite, pois não há régua capaz de medir singularidades (a nao ser que se assuma a hipótese da transcendência, e ainda assim é possível que essa transcendência seja um sistema de castas tal como o hindu, uma roda do destino infernal)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico oficial da teleologia