Posso virar um monge budista e continuar católico?

Autor Mensagem
Antoine Roquentin
Membro
# jun/14
· votar


é impossível tornar-se aquilo que não se conhece

então como surgiu o primeiro buda?

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


Você acha que o primeiro Buda se tornou Buda antes de ter percorrido o caminho?

Antoine Roquentin
Membro
# jun/14
· votar


Gus79

isso não faz nem sentido. mas o caminho foi trilhado sem objetivo.

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


Óbvio que o caminho foi trilhado sem objetivo.

Se ele tivesse trilhado o caminho com um objetivo, ele quereria ser Buda sem conhecer a Iluminação.

Mas depois de conhecer o caminho, ele obviamente conhecia o caminho.

Portanto, ao tornar-se Buda, já conhecia o caminho que o levou a se tornar Buda.

Novamente:

É impossível tornar-se aqulo que não se conhece.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


O caminho não pode ser ensinado ou compreendido intelectualmente. Tens que aprender sobre o caminho, e depois desaprender, para que possa entendê-lo e seguir o fluxo.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
O caminho não pode ser ensinado ou compreendido intelectualmente. Tens que aprender sobre o caminho, e depois desaprender, para que possa entendê-lo e seguir o fluxo.



É de se admirar uma frase dessa vinda do wanderley

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
É de se admirar uma frase dessa vinda do wanderley
Ué, pq, fi?
Um assunto que tenho me interessado bastante e lido muito sobre nos últimos anos é o Taoísmo. Apesar de antigos, nos ensinamentos de Lao Tsé você vai achar uma filosofia de vida extremamente bem adaptada ao ambiente urbano e contemporâneo.

dibass
Veterano
# jun/14 · Editado por: dibass
· votar


Gus79
Lendo as colocações do dibass percebo que o horizonte intelectual de um homem pode determinar seu horizonte existencial.

Em outros termos, é impossível tornar-se aquilo que não se conhece.

E em termos lulianos, o dibass não entende o que tão dizendo pra ele porque falta muita geléia de mocotó no muque cerebral. Não dá pra entender os comentários que se referem a algo que você ignora completamente.

fernando tecladista

Acho que uma analogia mais operativa seria alguém gostar de ouvir Satie e Eno (na fase Music for Airports). Há convergências, mas também incompatibidades incontornáveis.




dibass
Veterano
# jun/14
· votar


fernando tecladista
eu escuto forró e escuto rock
deve ser o mesmo caminho

huahua realmente!

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


"Tudo é vaidade e correr atrás do vento*"
"Não há nada de novo sob o sol"

*[nota] algumas traduções colocam como "vaidade e aflição do espírito"

Essas duas frases são repetidas ao longo de todo o livro do Eclesiastes, a parte da bíblia que mais se aproxima do pensamento oriental (no sentido de afirmar a impermanência e a necessidade do desapego).

Seria como o encontro de Buda e Jesus durante suas caminhadas, o momento em que ambos afirmam a compaixão e o amor como únicos constitutivos de qualquer civilização que tenha como objetivo ordenar a vida dos homens.

No alto da montanha os dois veriam a humanidade aprisionada por suas paixões possessivas, cada um seguindo o seu caminho depois disso. Pois cada pessoa tem que atravessar sozinha a sua própria ponte estreita sobre o desfiladeiro do vale das sombras, e saber que o mais importante é não ser tomado pelo medo.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


...acho que levaram a sério demais meu tópico hehe
Encerro citando:
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Não acredito na "Miscigenação" (?) entre as ideologias cristãs e budistas, ambas partem de princípios distintos, ainda que se cruzem alguns pontos. O tópico era só uma brincadeira sem propósito.

De todo modo, muchas gracias a todos!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Posso virar um monge budista e continuar católico?