Autor |
Mensagem |
Antoine Roquentin Membro |
# jun/14
· votar
é impossível tornar-se aquilo que não se conhece
então como surgiu o primeiro buda?
|
Gus79 Veterano |
# jun/14
· votar
Você acha que o primeiro Buda se tornou Buda antes de ter percorrido o caminho?
|
Antoine Roquentin Membro |
# jun/14
· votar
Gus79
isso não faz nem sentido. mas o caminho foi trilhado sem objetivo.
|
Gus79 Veterano |
# jun/14
· votar
Óbvio que o caminho foi trilhado sem objetivo.
Se ele tivesse trilhado o caminho com um objetivo, ele quereria ser Buda sem conhecer a Iluminação.
Mas depois de conhecer o caminho, ele obviamente conhecia o caminho.
Portanto, ao tornar-se Buda, já conhecia o caminho que o levou a se tornar Buda.
Novamente:
É impossível tornar-se aqulo que não se conhece.
|
Wanderer on the Offensive Veterano |
# jun/14
· votar
O caminho não pode ser ensinado ou compreendido intelectualmente. Tens que aprender sobre o caminho, e depois desaprender, para que possa entendê-lo e seguir o fluxo.
|
cafe_com_leite Veterano |
# jun/14
· votar
Wanderer on the Offensive O caminho não pode ser ensinado ou compreendido intelectualmente. Tens que aprender sobre o caminho, e depois desaprender, para que possa entendê-lo e seguir o fluxo.
É de se admirar uma frase dessa vinda do wanderley
|
Wanderer on the Offensive Veterano |
# jun/14
· votar
cafe_com_leite É de se admirar uma frase dessa vinda do wanderley Ué, pq, fi? Um assunto que tenho me interessado bastante e lido muito sobre nos últimos anos é o Taoísmo. Apesar de antigos, nos ensinamentos de Lao Tsé você vai achar uma filosofia de vida extremamente bem adaptada ao ambiente urbano e contemporâneo.
|
dibass Veterano |
# jun/14 · Editado por: dibass
· votar
Gus79 Lendo as colocações do dibass percebo que o horizonte intelectual de um homem pode determinar seu horizonte existencial.
Em outros termos, é impossível tornar-se aquilo que não se conhece.
E em termos lulianos, o dibass não entende o que tão dizendo pra ele porque falta muita geléia de mocotó no muque cerebral. Não dá pra entender os comentários que se referem a algo que você ignora completamente.
fernando tecladista
Acho que uma analogia mais operativa seria alguém gostar de ouvir Satie e Eno (na fase Music for Airports). Há convergências, mas também incompatibidades incontornáveis.
|
dibass Veterano |
# jun/14
· votar
fernando tecladista eu escuto forró e escuto rock deve ser o mesmo caminho huahua realmente!
|
sallqantay Veterano |
# jun/14
· votar
"Tudo é vaidade e correr atrás do vento*" "Não há nada de novo sob o sol"
*[nota] algumas traduções colocam como "vaidade e aflição do espírito"
Essas duas frases são repetidas ao longo de todo o livro do Eclesiastes, a parte da bíblia que mais se aproxima do pensamento oriental (no sentido de afirmar a impermanência e a necessidade do desapego).
Seria como o encontro de Buda e Jesus durante suas caminhadas, o momento em que ambos afirmam a compaixão e o amor como únicos constitutivos de qualquer civilização que tenha como objetivo ordenar a vida dos homens.
No alto da montanha os dois veriam a humanidade aprisionada por suas paixões possessivas, cada um seguindo o seu caminho depois disso. Pois cada pessoa tem que atravessar sozinha a sua própria ponte estreita sobre o desfiladeiro do vale das sombras, e saber que o mais importante é não ser tomado pelo medo.
|
dibass Veterano |
# jun/14
· votar
...acho que levaram a sério demais meu tópico hehe Encerro citando: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Não acredito na "Miscigenação" (?) entre as ideologias cristãs e budistas, ambas partem de princípios distintos, ainda que se cruzem alguns pontos. O tópico era só uma brincadeira sem propósito.
De todo modo, muchas gracias a todos!
|