Sobre a privatização da Petrobrás

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
Pra começo de conversa estamos naquilo que os livros-texto de economia chamam de pior cenário possível: Estagflação. Não há um remédio que mova os eixos PIB e Inflação em direções opostas; é uma situação insustentável, então algum, invariavelmente terá de ser sacrificado. Maquiar os dados é apenas uma forma de protelar a situação (e é obvio que o governo pensa e está fazendo isso). Infraestrutura é um rolê de longo prazo (no caso do brasil, longuíssimo prazo) e a inflação ainda é um demônio que há 30 anos assombrava o brasil com força, é recente demais, ainda está no imaginário das pessoas e não da pra relaxar, como tu disse.

A última coisa que se precisa agora é um governo populista e distribuidor de renda, foi bom enquanto a brisa de 2010 durou, mas agora é absolutamente insustentável. Dramático será o porvir, agora ainda ta sussa.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare

momentos dramááááááááticos

governo populista

ficar orkutizando o termo populismo também é deveras tedioso, populismo foi um momento histórico diferente

distribuidor de renda

infelizmente outra pressão inflacionária decorrente de uma função do estado defendida até por liberais

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


no final essa dicotomia liberais vs. jacobinistas é tudo ******* de intelectual, na hora H é pau na máquina e vai curintia

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
usei o termo como uma referência ao governo que abre as pernas pro povo para que o povo endosse as suas decisões.

infelizmente outra pressão inflacionária decorrente de uma função do estado defendida até por liberais
O Lula teve um momento muito propício para fazer isso, e deu bastante certo. A pica é acordar do sonho, agora.

vai curintia
Socará o pilhão no Goias com força, hoje.

Bizet
Veterano
# ago/14 · Editado por: Bizet
· votar


meta de inflação

O aumento da inflação não foi por causa da queda no desemprego?

Snakepit
Veterano
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar


ISSO é um motivo da forte desintrialização do Brasil:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1502977-produzir-no-brasi l-e-23-mais-caro-do-que-nos-eua-de-acordo-com-estudo.shtml

Vergonha absoluta isso. O Brasil nunca será um país desenvolvido assim... o brasileiro parou de trabalhar antes de ter dinheiro.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Bizet

é uma das causas

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/14
· votar


Só acho que seria mais coerente o sallqantay parar de ficar falando em Hayek e liberdade pra lá e pra cá e citar alguém que ilustre melhor o pensamento real dele sobre o assunto.

Mussolini, por exemplo.

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


Die Kunst der Fuge

apego estrito à autores defuntos é emoção aflitiva, a forma mais fácil e simples de abrir mão da sua liberdade

malucobeleza666
Veterano
# ago/14 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Não entendo bosta nenhuma de economia, total leigo. Alguma coisa desse vídeo procede, ou é só ele tentando angariar alguma grana? Eu como leigo achei interessante, e até certo ponto convincente, mas como falei, como não entendo nada, não dá para tirar conclusões. Pra quem for ver, o vídeo é longo, beeem longo.http://www.empiricus.com.br/outbrain4/

Tem muito argumento, agora se procede ou não, é outra história. Ele dá uma boa enrolada, para dar um ar de sensacionalismo, antes de começar.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


malucobeleza666
São argumentos razoáveis, na medida em que se baseia em dados e fatos bem conhecidos daqueles que acompanham o noticiário econômico diário.

Agora, economia não é written in stone, dá muito bem pra elencar uma série de pontos deficientes na economia (que são verdadeiros) e fazer previsões maedinahzisticas-apocalípticas improváveis.

Mas que o bagulho vai ficar loko, ainda vai.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade ele é o único representante legítimo e porta-voz de Hayek, Marx e Jesus (entre outros) ainda vivo. Todo mundo interpretou todos esses autores, pensadores, messias e etc errado. Mas ainda bem que temos o sallqantay pra nos ensinar como todas as concepções da realidade são válidas, desde que sejam iguais a dele.

sallqantay
Veterano
# ago/14 · Editado por: sallqantay
· votar


tBlack Fire

finalmente alguém notou o óbvio. Mas é claro que a minha mente profética e além desse tempo mundano não pode ser compreendida pelo presente, somente o futuro mostrará que minhas leituras sao corretas perante a uma crescente massa de ignobeis estupidos assaz aporrinhadores

Konrad
Veterano
# ago/14
· votar


Basta ver o que a Enron (e outras) fez no mercado de energia da California para você ter sua resposta.

Muito embora a Petrobrás esteja contabilmente num buraco sem fundo (nunca vi uma S/A com números tão ruins em alguns quesitos) eu acho que a questão vai além de ser estatal. Existe uma grande diferença entre ser estatal e ser controlada pelo estado.

Konrad
Veterano
# ago/14
· votar


Só falo uma coisa para quem está discutindo inflação e balança de pagamentos ai: "A inflação aleija, mas o câmbio mata".

Preparem-se para 2015 (Fim efetivo do QE). Seja quem for presidente. (pior se for Dilmão)

Konrad
Veterano
# ago/14
· votar


Bizet

O aumento da inflação não foi por causa da queda no desemprego?

Depende do economista que analisa. A bem da verdade, a inflação estar acima do teto da meta (muito alto em mho) pode ser atribuível a n fatores. Eu correlaciono à emissão de moeda (aumento de 34% entre 2008 e 2011) e ao efeito multiplicador do qual até hoje sente-se o resultado - não só nos preços diretamente, mas também na composição dos custos de produção, no impacto sobre os impostos ditos de coleta (que a empresa simplesmente embute no preço final, repassando para o consumidor) etc etc etc. Enfim, ia escrever mais mas lembrei que estou no Off Topic. Mas em resumo, creio que a tal diminuição do desemprego te pouco ou nenhum efeito real sobre a inflação.

Bizet
Veterano
# ago/14
· votar


Konrad
Enfim, ia escrever mais mas lembrei que estou no Off Topic.

Eu leria, bee. Inclusive, nem iria discutir, não sei porra nenhuma disso, se puder mandar um ELI5 é melhor ainda.

Mas em resumo, creio que a tal diminuição do desemprego te pouco ou nenhum efeito real sobre a inflação.

Achei que fosse um efeito obrigatório, e como o desemprego caiu pra caralho, imaginei que o efeito fosse óbvio. Por que não é?

TG Aoshi
Veterano
# ago/14
· votar


Konrad
Eu leria (2)

Preparem-se para 2015 (Fim efetivo do QE). Seja quem for presidente. (pior se for Dilmão)
Cheguei até a ouvir por aí que alguns dentro do próprio PT consideravam que era melhor o partido perder essa próxima campanha.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Konrad
http://www.valor.com.br/financas/3665450/tombini-politica-monetaria-ex itosa-tem-mantido-inflacao-sob-controle

A bem sucedida política monetária brasileira nos últimos anos tem sido capaz de manter a inflação sob controle, apesar do aumento dos preços de serviços, sobretudo, resultante de um quadro de baixo desemprego, defendeu neste sábado o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante discurso no Seminário Anual de Política Econômica, nos Estados Unidos.



esquizofrenia?

sallqantay
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare

Aqui entra a parte que depende do economista que analisa. Nao vi nada demais: baixo desemprego pressiona a inflação que é contida pela política monetária (se bem que aqui o konrad discorda quanto aos efeitos inflacionarios da expansão monetária, mas existem muitas outras politicas em curso, uma caralhada de regulamentação que pode conter por outras vias)

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


sallqantay
O que me chamou a atenção foi a ênfase na política monetária, sublinhei a parte do desemprego para provocá-lo.

Até porque o Tombini relaciona a baixa no desemprego com a inflação dos serviços, não na inflação geral.

Konrad
Veterano
# ago/14 · Editado por: Konrad
· votar


..

Konrad
Veterano
# ago/14
· votar


One More Red Nightmare

Não tem seis meses que o Tombini assinou uma ata em que deixava claro que a inflação (na opinião dele, claro) mais preocupante estava no grupo "consumo não cíclico". Onde está esse ponto dos serviços? Quando ele disse isso?

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/14
· votar


Konrad
Ta ali naquele trecho que eu quotei:

tem sido capaz de manter a inflação sob controle, apesar do aumento dos preços de serviços, sobretudo, resultante de um quadro de baixo desemprego,

Ou eu interpretei errado?

Contudo, não vejo contradição: o grupo preocupante pode ser o não cíclico e a pressão inflacionário dos serviços decorrer do baixo desemprego (mesmo sendo uma pressão relativamente menor, e portanto, menos preocupante).

Konrad
Veterano
# ago/14 · Editado por: Konrad
· votar


Sim. Tudo pode estar ocorrendo ao mesmo tempo, pode-se estar preocupado com o fenômeno a mais do que com o b e na verdade nada pode estar relacionado, ou tudo pode estar, mas a um fator exteno à discussão até o momento - é esse meu ponto. O fato de o presidente do BC estar classificando a política monetária como eficiente já é por si só um sinal de alerta. Plote os dados da expansão de 2007 até hoje e meça o crescimento anual. Faça o mesmo para qualquer período imediatamente anterior e compare. A inflação passa a ser um estorvo a partir de 2008, assim como o gerenciamento do superávit, e tudo isso a partir da expansão louca dos M's. O desemprego tem estado estável desde antes das políticas contraciclicas, resultado de n outras variáveis, e a inflação não acompanhou anteriormente. O que mudou? Money printing. Não é precisa essa análise, tampouco real. Nem a política monetária é um sucesso nem o nivel de desemprego tem relação com ela ou com o suposto sucesso no combate à inflação. (Relação clara e diretamente mensurável), há explicações mais plausíveis e factíveis.

Ele interpretar dessa forma é só uma forma (canalha) de ver a situação. Seria como eu achar um beta de 1 entre a inflação e a evolução do VPA da Hering. Correlação não é causação.

Tô na serra agora. Depois edito e expando, e respondo ao querido Bizet. Abcs!

Bizet
Veterano
# ago/14
· votar


Contudo, não vejo contradição: o grupo preocupante pode ser o não cíclico e a pressão inflacionário dos serviços decorrer do baixo desemprego (mesmo sendo uma pressão relativamente menor, e portanto, menos preocupante).
-
O fato de o presidente do BC estar classificando a política monetária como eficiente já é por si só um sinal de alerta. Plote os dados da expansão de 2007 até hoje e meça o crescimento anual. Faça o mesmo para qualquer período imediatamente anterior e compare. A inflação passa a ser um estorvo a partir de 2008

Em 2008/09 a gente não teve outra seca tensa não? Por que o efeito das duas secas na inflação desse grupo, e o efeito da soma dessa inflação com a de serviços na inflação geral, não seriam significativos?

O desemprego tem estado estável desde antes das políticas contraciclicas, resultado de n outras variáveis, e a inflação não acompanhou anteriormente.

O que você quer dizer com estabilidade no desemprego? Digo, ele continuou caindo, até pouco mais de 3% de queda (de 8.1% em 2009 pra 4.9% em Abril), então isso não é uma queda grande o suficiente pra ter alguma influência?

O que mudou? Money printing.

E qual foi o objetivo dessa impressão de dinheiro?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


http://www.valor.com.br/politica/3685152/ex-diretor-da-petrobras-entre ga-politicos-em-delacao-premiada

Viciado em Guarana
Veterano
# set/14
· votar


Mensalão 2

Pedro_Borges
Veterano
# set/14
· votar


Os Ptralhas estão se adendo que nem lacraia evenenada. A coisa começa a ficar boa!

Beatlemaniac
Veterano
# set/14
· votar


Se 10% dessa parada ai da delação premiada for verdade, o barato vai ficar loco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a privatização da Petrobrás