Autor |
Mensagem |
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/14
· votar
sallqantay Pra começo de conversa estamos naquilo que os livros-texto de economia chamam de pior cenário possível: Estagflação. Não há um remédio que mova os eixos PIB e Inflação em direções opostas; é uma situação insustentável, então algum, invariavelmente terá de ser sacrificado. Maquiar os dados é apenas uma forma de protelar a situação (e é obvio que o governo pensa e está fazendo isso). Infraestrutura é um rolê de longo prazo (no caso do brasil, longuíssimo prazo) e a inflação ainda é um demônio que há 30 anos assombrava o brasil com força, é recente demais, ainda está no imaginário das pessoas e não da pra relaxar, como tu disse.
A última coisa que se precisa agora é um governo populista e distribuidor de renda, foi bom enquanto a brisa de 2010 durou, mas agora é absolutamente insustentável. Dramático será o porvir, agora ainda ta sussa.
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
One More Red Nightmare
momentos dramááááááááticos
governo populista
ficar orkutizando o termo populismo também é deveras tedioso, populismo foi um momento histórico diferente
distribuidor de renda
infelizmente outra pressão inflacionária decorrente de uma função do estado defendida até por liberais
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
no final essa dicotomia liberais vs. jacobinistas é tudo ******* de intelectual, na hora H é pau na máquina e vai curintia
|
# ago/14
· votar
sallqantay usei o termo como uma referência ao governo que abre as pernas pro povo para que o povo endosse as suas decisões.
infelizmente outra pressão inflacionária decorrente de uma função do estado defendida até por liberais O Lula teve um momento muito propício para fazer isso, e deu bastante certo. A pica é acordar do sonho, agora.
vai curintia Socará o pilhão no Goias com força, hoje.
|
Bizet Veterano |
# ago/14 · Editado por: Bizet
· votar
meta de inflação
O aumento da inflação não foi por causa da queda no desemprego?
|
Snakepit Veterano |
# ago/14 · Editado por: Snakepit
· votar
ISSO é um motivo da forte desintrialização do Brasil:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1502977-produzir-no-brasi l-e-23-mais-caro-do-que-nos-eua-de-acordo-com-estudo.shtml
Vergonha absoluta isso. O Brasil nunca será um país desenvolvido assim... o brasileiro parou de trabalhar antes de ter dinheiro.
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
Bizet
é uma das causas
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# ago/14
· votar
Só acho que seria mais coerente o sallqantay parar de ficar falando em Hayek e liberdade pra lá e pra cá e citar alguém que ilustre melhor o pensamento real dele sobre o assunto.
Mussolini, por exemplo.
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
Die Kunst der Fuge
apego estrito à autores defuntos é emoção aflitiva, a forma mais fácil e simples de abrir mão da sua liberdade
|
malucobeleza666 Veterano |
# ago/14 · Editado por: malucobeleza666
· votar
Não entendo bosta nenhuma de economia, total leigo. Alguma coisa desse vídeo procede, ou é só ele tentando angariar alguma grana? Eu como leigo achei interessante, e até certo ponto convincente, mas como falei, como não entendo nada, não dá para tirar conclusões. Pra quem for ver, o vídeo é longo, beeem longo.http://www.empiricus.com.br/outbrain4/
Tem muito argumento, agora se procede ou não, é outra história. Ele dá uma boa enrolada, para dar um ar de sensacionalismo, antes de começar.
|
# ago/14
· votar
malucobeleza666 São argumentos razoáveis, na medida em que se baseia em dados e fatos bem conhecidos daqueles que acompanham o noticiário econômico diário.
Agora, economia não é written in stone, dá muito bem pra elencar uma série de pontos deficientes na economia (que são verdadeiros) e fazer previsões maedinahzisticas-apocalípticas improváveis.
Mas que o bagulho vai ficar loko, ainda vai.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/14
· votar
Die Kunst der Fuge Na verdade ele é o único representante legítimo e porta-voz de Hayek, Marx e Jesus (entre outros) ainda vivo. Todo mundo interpretou todos esses autores, pensadores, messias e etc errado. Mas ainda bem que temos o sallqantay pra nos ensinar como todas as concepções da realidade são válidas, desde que sejam iguais a dele.
|
sallqantay Veterano |
# ago/14 · Editado por: sallqantay
· votar
tBlack Fire
finalmente alguém notou o óbvio. Mas é claro que a minha mente profética e além desse tempo mundano não pode ser compreendida pelo presente, somente o futuro mostrará que minhas leituras sao corretas perante a uma crescente massa de ignobeis estupidos assaz aporrinhadores
|
Konrad Veterano |
# ago/14
· votar
Basta ver o que a Enron (e outras) fez no mercado de energia da California para você ter sua resposta.
Muito embora a Petrobrás esteja contabilmente num buraco sem fundo (nunca vi uma S/A com números tão ruins em alguns quesitos) eu acho que a questão vai além de ser estatal. Existe uma grande diferença entre ser estatal e ser controlada pelo estado.
|
Konrad Veterano |
# ago/14
· votar
Só falo uma coisa para quem está discutindo inflação e balança de pagamentos ai: "A inflação aleija, mas o câmbio mata".
Preparem-se para 2015 (Fim efetivo do QE). Seja quem for presidente. (pior se for Dilmão)
|
Konrad Veterano |
# ago/14
· votar
Bizet
O aumento da inflação não foi por causa da queda no desemprego?
Depende do economista que analisa. A bem da verdade, a inflação estar acima do teto da meta (muito alto em mho) pode ser atribuível a n fatores. Eu correlaciono à emissão de moeda (aumento de 34% entre 2008 e 2011) e ao efeito multiplicador do qual até hoje sente-se o resultado - não só nos preços diretamente, mas também na composição dos custos de produção, no impacto sobre os impostos ditos de coleta (que a empresa simplesmente embute no preço final, repassando para o consumidor) etc etc etc. Enfim, ia escrever mais mas lembrei que estou no Off Topic. Mas em resumo, creio que a tal diminuição do desemprego te pouco ou nenhum efeito real sobre a inflação.
|
Bizet Veterano |
# ago/14
· votar
Konrad Enfim, ia escrever mais mas lembrei que estou no Off Topic.
Eu leria, bee. Inclusive, nem iria discutir, não sei porra nenhuma disso, se puder mandar um ELI5 é melhor ainda.
Mas em resumo, creio que a tal diminuição do desemprego te pouco ou nenhum efeito real sobre a inflação.
Achei que fosse um efeito obrigatório, e como o desemprego caiu pra caralho, imaginei que o efeito fosse óbvio. Por que não é?
|
TG Aoshi Veterano |
# ago/14
· votar
Konrad Eu leria (2)
Preparem-se para 2015 (Fim efetivo do QE). Seja quem for presidente. (pior se for Dilmão) Cheguei até a ouvir por aí que alguns dentro do próprio PT consideravam que era melhor o partido perder essa próxima campanha.
|
# ago/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar
Konrad http://www.valor.com.br/financas/3665450/tombini-politica-monetaria-ex itosa-tem-mantido-inflacao-sob-controle
A bem sucedida política monetária brasileira nos últimos anos tem sido capaz de manter a inflação sob controle, apesar do aumento dos preços de serviços, sobretudo, resultante de um quadro de baixo desemprego, defendeu neste sábado o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante discurso no Seminário Anual de Política Econômica, nos Estados Unidos.
esquizofrenia?
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
One More Red Nightmare
Aqui entra a parte que depende do economista que analisa. Nao vi nada demais: baixo desemprego pressiona a inflação que é contida pela política monetária (se bem que aqui o konrad discorda quanto aos efeitos inflacionarios da expansão monetária, mas existem muitas outras politicas em curso, uma caralhada de regulamentação que pode conter por outras vias)
|
# ago/14
· votar
sallqantay O que me chamou a atenção foi a ênfase na política monetária, sublinhei a parte do desemprego para provocá-lo.
Até porque o Tombini relaciona a baixa no desemprego com a inflação dos serviços, não na inflação geral.
|
Konrad Veterano |
# ago/14 · Editado por: Konrad
· votar
..
|
Konrad Veterano |
# ago/14
· votar
One More Red Nightmare
Não tem seis meses que o Tombini assinou uma ata em que deixava claro que a inflação (na opinião dele, claro) mais preocupante estava no grupo "consumo não cíclico". Onde está esse ponto dos serviços? Quando ele disse isso?
|
# ago/14
· votar
Konrad Ta ali naquele trecho que eu quotei:
tem sido capaz de manter a inflação sob controle, apesar do aumento dos preços de serviços, sobretudo, resultante de um quadro de baixo desemprego,
Ou eu interpretei errado?
Contudo, não vejo contradição: o grupo preocupante pode ser o não cíclico e a pressão inflacionário dos serviços decorrer do baixo desemprego (mesmo sendo uma pressão relativamente menor, e portanto, menos preocupante).
|
Konrad Veterano |
# ago/14 · Editado por: Konrad
· votar
Sim. Tudo pode estar ocorrendo ao mesmo tempo, pode-se estar preocupado com o fenômeno a mais do que com o b e na verdade nada pode estar relacionado, ou tudo pode estar, mas a um fator exteno à discussão até o momento - é esse meu ponto. O fato de o presidente do BC estar classificando a política monetária como eficiente já é por si só um sinal de alerta. Plote os dados da expansão de 2007 até hoje e meça o crescimento anual. Faça o mesmo para qualquer período imediatamente anterior e compare. A inflação passa a ser um estorvo a partir de 2008, assim como o gerenciamento do superávit, e tudo isso a partir da expansão louca dos M's. O desemprego tem estado estável desde antes das políticas contraciclicas, resultado de n outras variáveis, e a inflação não acompanhou anteriormente. O que mudou? Money printing. Não é precisa essa análise, tampouco real. Nem a política monetária é um sucesso nem o nivel de desemprego tem relação com ela ou com o suposto sucesso no combate à inflação. (Relação clara e diretamente mensurável), há explicações mais plausíveis e factíveis.
Ele interpretar dessa forma é só uma forma (canalha) de ver a situação. Seria como eu achar um beta de 1 entre a inflação e a evolução do VPA da Hering. Correlação não é causação.
Tô na serra agora. Depois edito e expando, e respondo ao querido Bizet. Abcs!
|
Bizet Veterano |
# ago/14
· votar
Contudo, não vejo contradição: o grupo preocupante pode ser o não cíclico e a pressão inflacionário dos serviços decorrer do baixo desemprego (mesmo sendo uma pressão relativamente menor, e portanto, menos preocupante). - O fato de o presidente do BC estar classificando a política monetária como eficiente já é por si só um sinal de alerta. Plote os dados da expansão de 2007 até hoje e meça o crescimento anual. Faça o mesmo para qualquer período imediatamente anterior e compare. A inflação passa a ser um estorvo a partir de 2008
Em 2008/09 a gente não teve outra seca tensa não? Por que o efeito das duas secas na inflação desse grupo, e o efeito da soma dessa inflação com a de serviços na inflação geral, não seriam significativos?
O desemprego tem estado estável desde antes das políticas contraciclicas, resultado de n outras variáveis, e a inflação não acompanhou anteriormente.
O que você quer dizer com estabilidade no desemprego? Digo, ele continuou caindo, até pouco mais de 3% de queda (de 8.1% em 2009 pra 4.9% em Abril), então isso não é uma queda grande o suficiente pra ter alguma influência?
O que mudou? Money printing.
E qual foi o objetivo dessa impressão de dinheiro?
|
# set/14
· votar
http://www.valor.com.br/politica/3685152/ex-diretor-da-petrobras-entre ga-politicos-em-delacao-premiada
|
Viciado em Guarana Veterano |
# set/14
· votar
Mensalão 2
|
Pedro_Borges Veterano |
# set/14
· votar
Os Ptralhas estão se adendo que nem lacraia evenenada. A coisa começa a ficar boa!
|
Beatlemaniac Veterano |
# set/14
· votar
Se 10% dessa parada ai da delação premiada for verdade, o barato vai ficar loco
|