Estudo revela como mudar a opinião das pessoas durante um debate

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/14


    Segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado, o segredo é sempre questionar como as opiniões do seu opositor poderiam ser colocadas em prática

    Se você deseja mudar a opinião de uma pessoa, não questione o “por que” dela pensar de tal maneira. E sim, “como” suas ideias poderiam ser colocadas em prática. Essa teoria de como vencer uma discussão foi criada por Philip M. Fernbach, da Universidade do Colorado, em uma pesquisa intitulada “Extremismo político baseado pela ilusão do entendimento”. De acordo com a essa teoria, extremistas políticos perdem força quando precisam explicar como suas políticas criariam as mudanças que eles imaginam. O que não acontece quando eles listam as razões pelas quais estão certos.

    Para o experimento, o pesquisador criou dois grupos de debates online. Os participantes deveriam opinar em assuntos controversos como o sistema de saúde americano e o Irã. Um dos grupos deveria não apenas listar os motivos pelos quais estariam certos, mas também explicar como suas teorias poderiam ser implementadas.

    Os resultados corroboraram as teorias de Fernbach. As pessoas que precisavam explicar como colocariam as ideias em prática, diminuíram o extremismo e também a perspectiva do quanto eles entendiam, de fato, sobre os tópicos.

    Os conselhos práticos do estudo podem ser divididos em dois tópicos:

    1. Se você deseja vencer uma discussão, peça ao seu colega que traga as perspectivas dele para a realidade. Questione como tudo que ele disse pode ser colocado em prática.

    2. Se você deseja continuar convencido de suas opiniões, não traga apenas motivos pelos quais você está certo - traga também maneiras de implementar suas ideias.

    http://www.businessinsider.com/how-to-win-an-argument-2014-5

    Fonte:
    http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/estudo-revela-com o-mudar-a-opiniao-das-pessoas-durante-um-debate/88582/

    john s mill
    Membro
    # mai/14
    · votar


    faz bastante sentido, principalmente pra ciências sociais, mas é que mesmo que você seja um ultra acadêmico de ciências sociais, você dificilmente estuda a aplicação, você estuda a teoria geral que gera uma utopia - que é necessária.

    eu vou e crio uma teoria falando sobre meus pensamentos em um ideal baseado em alguns valores, depois é necessário que alguém utilize este material para estudar a implantação em algum ambiente específico considerando todos os contextos.

    por isto que não gosto destes materiais prescritivos - principalmente revistas, porque eles lidam com implantação de alguma coisa como se fosse uma receita de bolo, isso simplesmente não existe no "mundo real"

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Era a tática do cavaleiro. Pragmatismo rula as teta mesmo

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    john s mill
    sallqantay

    Ou então seguir a vida com um parâmetro: "esse é meu ideal, mas considerando a realidade, essa é minha ideia"

    john s mill
    Membro
    # mai/14
    · votar


    brunohardrocker

    exato.

    em economia, por exemplo, eu gosto dos ideais de mises e hayek, mas como eles tem uma base utópica, eu acabo lendo mais sobre autores que pensam na aplicação de fato de uma realidade que chega o mais próximo possível, por isto que eu acabo gostando mais do Friedman, ele é mais pragmático.

    ele trabalha num esquema assim: o ideal é esse? ok, mas isso não funciona, então vamos fazer assim, mesmo que precise de alguma regulação e isto vá contra o princípio de liberdade, porque na minha opinião é o melhor pra todos considerando nossa realidade.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    brunohardrocker

    O ideal norteia a prática, mas são conhecimentos de natureza distinta, convém não confundir

    john s mill
    Membro
    # mai/14
    · votar


    no brasil acho que de fato, o cara que mais se aproxima disso é o Flavio Morgenstern

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    john s mill

    Eu vejo Mises como utópico, hayek é pragmático

    sallqantay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    john s mill
    O q vc recomenda do m friedman?

    john s mill
    Membro
    # mai/14
    · votar


    sallqantay

    Free to Choose e Capitalismo e Liberdade.

    se tiver saco, o livro base dele de economia é muito bom também.

    mas se fosse escolher um só: free to choose

    Simonhead
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Simonhead
    · votar


    ..... Wrong!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo revela como mudar a opinião das pessoas durante um debate