Pérolas de professores de História

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# mar/14

Bom, pelo menos no RJ eles têm perfil bem definido: de esquerda, militantes, fãs de Chê/Mao/Stalin, barba de mendigo (roupas esquisitas se mulheres) e inimigos dos EUA - a quem atribuem as origens de todos os males. Anticapitalistas e doutrinadores. Não sei se o esteriótipo se aplica aos outros estados, mas percepções de amostras que tive em congressos/encontros acadêmicos recentemente (em outra área) me fazem crer que sim.

Em meu caso particular o único professor sensato que tive era formado na PUC-RJ - mas hoje percebo que a sensatez lhe era inata, não atribuição da faculdade.

Pois bem. Uma de minhas professoras (jovem) era fã de Getúlio, e me fez reescrever um trabalho sobre o ditador alterando a conclusão (factual e de amplo conhecimento) de que ele se suicidara para a de que fora assassinado (nunca falou abertamente sobre quem o teria assassinado, mas atribuía a interesses das elites de outrora - essa gente não é muito criativa). Ela acreditava - e ainda acredita - piamente nisso. Eu estava na oitava série então.

Alguém mais já sofreu bullying intelectual na escola?

Relatem, troquem ideias sobre como isto lhe trouxe desvantagens na vida e então formemos um grupo para pleitear tratamento infraconstitucionalmente diferenciado (está na moda).

Ou não.

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar

Post para Hayek.

makumbator
Moderador
# mar/14 · Editado por: makumbator
· votar

Konrad

Em geral meus professores de história eram de esquerda (em graus variados). Imagino que seja uma coisa comum no Brasil.

Em compensação tive um professor no antigo "científico" que deixava a gente escrever duas respostas nas provas: a que o "cânone" da historiografia brasileira tinha como "correto" e em outra resposta nossa opinião sincera sobre a mesma questão.

Ele lia e comentava a "resposta sincera" e nunca descontou pontos mesmo quando a visão do aluno batia totalmente de frente com a dele. Foi uma experiência interessante.

Na faculdade (de jornalismo) eu gostava de escrever e editoriais para o jornal da faculdade com opiniões totalmente diferentes da minha, no entanto me esforçava para criar um raciocínio lógico e ponderado, tentando mostrar uma posição oposta de maneira "profissional" (como via de regra é a forma de se escrever um editorial na grande imprensa, em que o jornalista escreve tomando o partido da visão da empresa, mesmo que seja contrária à sua opinião íntima).

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/14
· votar

Engraçado... a professora que dá aula de história pra minha turma até paga um pau pros EUA.

Já o professor das outras turmas é um esquerdalha daqueles, tanto que tá mexendo com DCE daqui.

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar

de esquerda, militantes, fãs de Chê/Mao/Stalin, barba de mendigo (roupas esquisitas se mulheres) e inimigos dos EUA - a quem atribuem as origens de todos os males. Anticapitalistas e doutrinadores

Não sei não, mas até onde sei isso é o que o pessoal maluco conservador gosta de pensar sobre pessoas completamente normais que não querem defender os malucos conservadores...

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar

Insufferable Bear

Posto que estou longe de ser conservador, seu gibberish está devidamente invalidado.

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar

Viciado em Guarana

Você mora onde?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/14
· votar

Konrad
Vilhena - RO

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar

seu gibberish está devidamente invalidado.

Não, você pode não ser conservador e ainda ter uma visão completamente distorcida da realidade.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar

Konrad

Teve um professor que proibiu a defesa do nazismo pelos alunos durante os debates em sala (correto), mas nao fez o mesmo para o stalinismo

Insufferable Bear

O tópico é sobre deshonestidade intelectual, cometida por membros de todas a linhas de pensamento

Insufferable Bear
Membro
# mar/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar

deshonestidade intelectual
Essa é a definição de "escola" no meu dicionário.

Não consigo me lembrar muito bem das minhas aulas de história quando criança porque meu professor de história vivia me dando crack. lol

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar

Insufferable Bear

Esse tópico é sobre pessoas, e nao instituições

Lasanha
Veterano
# mar/14
· votar

Professores de história e geografia são sempre de esquerda. História e geografia são as matérias mais politizadas. Acredite, existe uma clara relação entre essas duas coisas.

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar

Acredite, existe uma clara relação entre essas duas coisas.
A Dilma?

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar

professores de História

Petistas de carteirinha.

guygo
Veterano
# mar/14
· votar

: de esquerda, militantes, fãs de Chê/Mao/Stalin, barba de mendigo (roupas esquisitas se mulheres) e inimigos dos EUA - a quem atribuem as origens de todos os males.
só complementando minha professora tem uma adoração especial por Getulio Vargas, e se refere a Napoleao como Tio Napo. fora q ela tem uma moldura da "tia Mona" e encomendo pra enquadra uma foto do Hitler e a do Getulio............................ O.o

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar

Getúlio vargas é o hitler tupiniquim

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar

Meu professor de História atualmente é loucão. As aulas deles são meio cabreiras, ele começa a viajar nos assuntos e começa a tocar em assuntos complicados e estranhos.

Certa feita ele disse que a guerra é a maneira do ser humano controlar o tamanho da espécie, já que não possuímos predadores. De certa forma faz sentido.

_Excelion
Veterano
# mar/14
· votar

difícil fugir do materialismo histórico não só aqui, mas no mundo inteiro, mesmo se for arqueólogo asteca.

eu acho que isso explica, em partes.

Lasanha
Veterano
# mar/14
· votar

A galera, ao invés de tentar aprender com os professores, fica tentando arrumar motivos para falar mal.

Queira ou não, ele estudou bem mais que seus alunos. Pode não ser o dono da verdade, mas está bem mais preparado para o debate e tem muito mais argumentos do que os que o criticam. Recomendo ouvi-los.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar

só tive professores de história marxistas durante a escola

as vezes me irritava, outras vezes eu buscava trolla-la (uma certa professora) citando escola austríaca. Não que eu acreditasse numa palavra que dissesse, era mais pra servir de contraponto. Daí era ela que se irritava.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar

Meu professor de história da 7ª a 8ª série me convenceu que o Comunismo era um paraíso. Aprendi muita coisa com ele, mas hoje vejo que ele doutrinou bonito a quem prestava atenção na aula, principalmente a mim. Ainda bem que tive contato com outras pessoas e pude ver por outra ótica como é o rolê mesmo, se não já teria uma bela duma barba e comprado por 20 dilmas uma bela camisa do Chê Guevara.

guizimm
Veterano
# mar/14
· votar

acho que a maioria dos professores de humanas são de esquerda, pelo menos por aqui, só tive um professor de história de direita, ele mostrava pra todo mundo que era consumista e tava pouco se fudendo, e me fez começar a mudar o pensamento em relação a direita e esquerda

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar

ele mostrava pra todo mundo que era consumista e tava pouco se fudendo

Um bom exemplo de pessoa para querer se espelhar quando criança/adolescente.

Kripke
Veterano
# mar/14
· votar

Não tenho muito a dizer sobre as pérolas, mas...

Prof. de História eu tive um que era muito gente boa, isso na 6ª e 7ª série, fazia piada durante as aulas e tal.

No 3º ano do colegial, o professor parece um robô, nunca vi uma risada dele, passa texto por umas 15 aulas,explica e passa questões e 2.
Só de lembrar das aulas dele já me deixa entediado.

guizimm
Veterano
# mar/14
· votar

Insufferable Bear
ele só deu aula ano passado, todo mundo tinha 17 anos e tava pensando em vestibular, ele não foi exemplo pra ngm nesse aspecto, e nem era consumista cego tbm
Um bom exemplo de pessoa para querer se espelhar quando criança/adolescente
a minha professora de geografia do setimo ano era um bom exemplo, esquerdista tendenciosa na hora de dar a materia, a galera ficou com os conceitos não muito bem estabelecidos, eu achaca a direita um lixo imprestável sem nem ter conhecimento do assunto e sem nem saber o que era direita

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar

Lasanha
Queira ou não, ele estudou bem mais que seus alunos. Pode não ser o dono da verdade, mas está bem mais preparado para o debate e tem muito mais argumentos do que os que o criticam. Recomendo ouvi-los.

Alguns que estão aqui criticando, tenho certeza que estudaram bem mais que meus professores(as) de historia. Já se formaram em outras areas ou focam os estudos de uma forma bem mais abrangente do que a formação estritamente marxista desses professores.

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar

A minha melhor professora de história foi uma alcoólatra. Coitada. Era baixinha, com o cabelo chanel ruivo. Apelidada de Woonpa Loompa.

Mas era legal.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mar/14
· votar

tb destestava esse estereotipo, até começar a faculdade e me tornar exatamente isso.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mar/14
· votar

só que professor de ensino médio fala mt besteira nessas coisas de querer ser comunistinha, fala sério.