Um ensaio sobre as discussões pela internet

    Autor Mensagem
    john s mill
    Membro
    # fev/14


    Praticamente todas as discussões que eu já presenciei pela internet só tinham duas finalidades claras: auto validação (inflar o ego, testar suas crenças, trollar - que é uma forma alternativa de inflar o ego) ou simplesmente melhorar sua capacidade argumentativa (no caso, sofismo/"retórica" puros mesmo).

    Esse fenômeno é parecido com a própria formação de uma criança, quando temos a socialização primária em casa e absorvemos os valores familiares e depois confrontamo-os na sociedade durante a socialização secundária, mas neste período geralmente estamos mais propensos a trocar de opinião e admitir que todas elas são rasas e superficiais.

    A troca de conhecimentos e aprendizado seria verdadeiramente obtido somente num ambiente colaborativo em que as informações fossem trocadas e refutadas sem qualquer viés político, econômico, social, religioso, etc.

    Na sua opinião, as discussões em que vocês participaram partiram do primeiro princípio (auto validação), do segundo (argumentação) ou mesmo de um terceiro (disserte)?

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês.

    Antoine Roquentin
    Membro
    # fev/14
    · votar


    você não pode publicar um ensaio sem ter lido 12 livros sobre o assunto antes, desculpe.

    john s mill
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Antoine Roquentin

    Cavaleiro_MG

    ousadia pura

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Partiu do primeiro princípio, mas acabou tendo como consequência o segundo.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Por mais que tenha partido de um dos dois primeiros principios, devo admitir que acabei aprendendo muita coisa nova com elas.

    john s mill
    Membro
    # fev/14
    · votar


    brunohardrocker

    mas suponho que hoje você se mantém praticamente com as mesmas convicções que tinha quando entrou no fórum.

    e é uma suposição mesmo, logo posso estar bem enganado

    john s mill
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Viciado em Guarana

    o meu foi assim também.

    Simonhead
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Bom ... eu leio muitas discussões na net e opino no que me sinto tentado e/ou acredito poder ajudar. No mais, não me ligo para o lance de inflar o ego. Talvez melhorar um pouco o lance da argumentação.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    john s mill

    No grosso sim, com a diferença que conheci mais sobre os outros lados. Mas não posso afirmar que não mudei em diversos pontos.

    Tmusic
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Todas as "discussões" que já participei(debatendo, obviamente), sempre ocorreram espontaneamente. Claro que tudo o que o ser humano faz possui uma intenção implícita, mas eu nao saberia sequer dizer qual é. A intenção não era o primordial, mas simplesmente acontecia e quando eu via eu já estava trocando informações sobre quaisquer assuntos..

    Drowned Man
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Não sei por que, mas nunca me sinto propenso a discutir um assunto e defender ferrenhamente um ponto de vista na internet. Até posso colocar minha opinião, mas não tenho paciência para debater.

    sallqantay
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    john s mill
    as informações fossem trocadas e refutadas sem qualquer viés político, econômico, social, religioso, etc.

    difícil, pois a informação surge dentro de um desses contextos aí, e é muito difícil separar a bagaça (mas possível com muito distanciamento e alguma frieza, o que requer maturidade, coisa e tal)

    mesmo porque muita gente tá nesse rolê como uma forma de cruzada religiosa-científica-whatever

    Na sua opinião, as discussões em que vocês participaram partiram do primeiro princípio (auto validação), do segundo (argumentação) ou mesmo de um terceiro (disserte)?

    tento um terceiro: tento entender realmente o outro ponto de vista por ele próprio (mas frequentemente caio no segundo e mesmo no primeiro. Cada vez menos, pelo menos)

    landlord
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Acho que vocês levam tudo muito a sério...

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    vocês

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    landlord
    Acho que vocês levam tudo muito a sério...

    Eu também acho. Isso é imaturidade pura.

    Eu participo de discussões na internet da mesma forma que participo na vida real: dou apenas a minha opinião, sem forçar que estou certo ou errado. Gostou, beleza, se não, beleza também. Devo me encaixar no segundo princípio.

    st.efferding
    Membro
    # fev/14
    · votar


    tento um terceiro: tento entender realmente o outro ponto de vista por ele próprio (mas frequentemente caio no segundo e mesmo no primeiro. Cada vez menos, pelo menos) (2)

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/14
    · votar


    tento um terceiro: tento entender realmente o outro ponto de vista por ele próprio (mas frequentemente caio no segundo e mesmo no primeiro. Cada vez menos, pelo menos)
    Caralho, que foda, como você é foda!

    landlord
    Quando se passa tanto tempo num fórum de internet sem descansar isso acontece...

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    auto validação (inflar o ego, testar suas crenças, trollar - que é uma forma alternativa de inflar o ego).
    Por isso que eu nem posto nessas discussões.

    Mentira, não tenho capacidade intelectual nem livros o suficiente pra postar.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Felippe Rosa
    Mentira, não tenho capacidade intelectual nem livros o suficiente pra postar.

    Isso não quer dizer nada. O ideal é ler bastante e formar sua própria opinião. Ficar discutindo teorias e livros, exceto em casos especiais, acho uma tremenda besteira.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Up
    AtalaBukas

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironia

    Konrad
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    john s mill

    Eu tentava exercitar a escrita, em termos de clareza didática/argumentativa. Talvez uma questão de ego. Não sei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um ensaio sobre as discussões pela internet