Autor |
Mensagem |
ViniciusBorges Veterano |
# fev/14 · Editado por: ViniciusBorges
Bom, hoje sai o resultado da homologação dos editais do CsF final do ano passado, e como eu não estou fazendo nada enquanto espero por ele, vou criar esse tópico pra tentar ajudar quem tiver interesse nesse assunto.
Basicamente, o CsF é um sistema de bolsas que manda alunos das IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil para o exterior. Para participar você precisa basicamente de ter tirado 600 pontos no ENEM após 2009, ter entre 20% e 90% dos créditos do curso feitos na data da viagem, ter feito o tipo de teste de proficiência relativo ao país o qual você deseja ir e ter um bom CR, sendo esse 'bom' estabelecido por cada IES.
Eu faço Ciências Biológicas na UnB, fiz o TOEFL (teste de proficiência em inglês) e tirei uma nota boa o suficiente para escolher a maioria das universidades do programa, 105/120, decidi tentar a University of Melbourne, na Austrália.
Pra quem está cursando o Ensino Médio ainda, fica a dica: Vá bem no ENEM. Essa prova pode parecer irrelevante para alguns alunos, mas é o principal critério classificatório e eliminatório de um dos principais sistemas de bolsa do Brasil atualmente. Ele fica acima de critérios como Participação em Iniciação Científica, medalhas em olimpíadas acadêmicas e a própria nota no teste de proficiência, pelo menos no que tange a avaliação da própria IES aqui no Brasil, lá fora o principal critério de seleção é a proficiência.
Caso alguém tenha alguma dúvida quanto a esse assunto, ficaria feliz em tentar ajudar. Estou pesquisando sobre desde antes da minha entrada na faculdade.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# fev/14
· votar
Um grande amigo meu partiu semana passada Para Hungria. Vai fica 1 ano lá.
Vai ser foda.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# fev/14
· votar
foda no bom sentido
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# fev/14
· votar
Um amigo meu foi estudar Eng. Florestal na Holanda.
LOL
|
guygo Veterano |
# fev/14
· votar
Tenho q estuda mais pra biologia e pra produçao textual se eu quiser e bem no enem.......... :)p
|
guygo Veterano |
# fev/14
· votar
Mas eu ainda tenho um ano
ViniciusBorges Curti o tropico
|
# fev/14
· votar
Acabei de receber o resultado da homologação, fui aprovado! \o/
Estou escolhendo agora as matérias que eu quero cursar nos dois semestres. Só tenho que torcer pra ser aceito em Melbourne.
|
Felippe Rosa Veterano |
# fev/14
· votar
ViniciusBorges Também faço biologia, no IFG de Formosa-Go, só com o Enem que dá pra entrar no CsF?
|
# fev/14
· votar
Felippe Rosa Cara, no começo do programa algumas pessoas estavam entrando com ações judiciais e burlando o sistema, desde o começo do ano passado eles tem ficado mais rigorosos quanto a isso. Então... Sim, só com o ENEM dá. Ele é o principal critério analisado pelo CNPq e pela CAPES quando você dá entrada na candidatura, então um cara com 602 no ENEM e 60/120 no TOEFL ganha de um mano com 601, 120/120 no TOEFL, medalhista em várias modalidades de olimpíadas acadêmicas e participante de IC, por mais estranho que isso pareça.
|
archmed-GuiTar_gUy Veterano |
# fev/14
· votar
Estou cursando o 3º período de Eng. Agrícola e Ambiental na UFMG e quero tentar isso. Por onde começar? Tem alguns países bacanas mais fáceis de entrar? Como será a prova?
|
# fev/14 · Editado por: ViniciusBorges
· votar
archmed-GuiTar_gUy Primeiro, faça o ENEM e tire mais do que 600. Quanto a países, depende muito da faculdade que você quer cursar. Tem universidades na Austrália que aceitam 39 no TOEFL, tem outras que aceitam 94, então a dificuldade não é estabelecida pelo país de escolha. O países mais concorridos são EUA e Canadá, então o corte inicial é um pouco mais pesado por conta da concorrência, mas na maioria dos outros países a quantidade de homologados sequer chega à quantidade de vagas.
No TOEFL, você tem duas opções para ir bem: Ou você estuda muito para a prova se seu nível for iniciante/intermediário ou estuda pouco/não estuda caso tenha o inglês avançado, que foi o meu caso. Aconselho fazer os testes que simulam a prova pra você sentir como iria na prova de verdade. Eu não me considero fluente, nunca viajei pro exterior, então eu não sonhava em tirar a nota que tirei, mas creio que isso se deveu aos meus hábitos acadêmicos de sempre ler os livros-texto em inglês, se possível, buscar fontes em inglês relativas às matérias que eu estava fazendo, além do hábito que eu tenho há alguns anos de sempre ver filmes/vídeos/seriados sem legenda, ler muitos livros americanos e ingleses no original... Tenha em mente que o TOEFL quer ver como você se sairia em um ambiente acadêmico, então o Reading é feito com textos hipermassantes, o listening normalmente são professores falando a respeito de uma matéria com um linguajar acadêmico e técnico, portanto o quão maior for sua intimidade com relação a esse contexto, melhor.
|
Thejapamuri Veterano |
# fev/14
· votar
Agora me interessei por esse CsF, seria legal ir ao exterior. Quem sabe né...
Ano passado eu tirei 629 de média no ENEM, mas eu ainda estava no 2° ano do EM (estou terminando o ano letivo agora, devido a greve nas escolas no estado de MT). Porém esse TOEFL poderia me ferrar um pouco, pois meu inglês não é muito bom, talvez eu comece a ler mais inglês e também a jogar jogos com lingua inglesa e que tenham legenda em inglês (eu consigo aprender assim, para mim, uma boa forma).
|
Antoine Roquentin Membro |
# fev/14
· votar
acho que tinha que rolar uma discussão aqui se o turismo sem fronteiras tinha que ser estendido à área de humanas.
|
guizimm Veterano |
# fev/14
· votar
tem cursos de psicologia nesse esquema ae?
|
# fev/14
· votar
guizimm Não, só exatas e vida. Tem outras bolsas que contemplam a área de humanas.
|
testinogrosso Veterano |
# fev/14
· votar
Algo relacionado a TI nesse esquema ae?
|
guizimm Veterano |
# fev/14
· votar
ViniciusBorges imaginei, tava bom demais mas tudo bem...
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# fev/14
· votar
Esse é aquele programa que gastam dinheiro público pro maluco ir pro exterior aprender coisas que só vai usar em benefício próprio?
|
malucobeleza666 Veterano |
# fev/14 · Editado por: malucobeleza666
· votar
Black Fire
Esse é aquele programa que gastam dinheiro público pro maluco ir pro exterior aprender coisas que só vai usar em benefício próprio?
Sim, ele mesmo.Como dizem, é o turismo sem fronteiras haha.Mas vem cá, esse período do programa que a pessoa passa no exterior, realmente é de valia para a formação acadêmica/profissional da pessoa, ou é só uma encheção de linguiça que nego força a barra e classifica como ''uau, isso é um diferencial''? Não é realmente um ''turismo sem fronteiras'' né?
|
# fev/14
· votar
malucobeleza666 Você fica um ano lá, tem que pegar quatro matérias por semestre e no período de férias você tem que fazer um estágio não-remunerado nas universidades ou nas empresas de lá. Eu sei que tem muita gente que aproveita esse programa para 'passar um ano fora', mas também tem muita gente que aproveita a estrutura que as universidades de lá oferecem para ralar muito. E lembrando que essas quatro matérias podem parecer pouco para a gente, mas lá cada matéria exige um nível de estudo extraclasse muito superior do que as matérias aqui no Brasil. Eles sequer deixam você escolher mais do que quatro matérias.
|