Concurso da Caixa chegando

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# jan/14 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Black Fire
Não.
Uma coisa é cumprir 8h fazendo pouca coisa, tempo livre e sem muitas tarefas, podendo até passar uma tarde no FCC. Isso é trabalhar pouco.

Outra coisa é trabalhar as 8h com quantidade normal de trabalho, mas de um jeito seria considerado pouco em relação ao privado, se este tiver mais tarefas, projetos, pressão etc. Ou seja, trabalha pouco em relação ao privado.

Qual dessas situações se enquadra os da caixa?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14
· votar


GuitarHouse
Trabalham pouco em relação ao setor privado, que é o parâmetro de comparação. Não dá pra você dizer que é uma falácia que funcionário público trabalha pouco, se trabalha muito menos que as pessoas que cumprem a mesma função no setor privado.

GuitarHouse
Veterano
# jan/14 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Black Fire
Não dá pra você dizer que é uma falácia que funcionário público trabalha pouco, se trabalha muito menos que as pessoas que cumprem a mesma função no setor privado.

Mas quando dizem pouco, dizem que é mamata, que fica fazendo nada etc. Eis o sentido falacioso que quis dizer. Quem tem preconceito com "concurseiro" é quem acha que a pessoa vai receber bem para ficar à toa. O setor privado precisa mais da "mais valia", lucro como fim, e por isso exige mais, na maioria das vezes...E, por isso, concordo que, em comparação com o privado, o servidor/empregado público trabalha menos. Mas isso não necessariamente é demérito, é?

Não tenho como opinar sobre sua área mas, eu que sou da área do Direito vejo que a maioria das pessoas acha que o servidor ganha dinheiro para "não fazer nada", ficando à toa, nas famosas "repartições". Na área jurídica, ao menos nos cargos melhores, hoje há quem trabalhe mesmo após o término do serviço, sem HE, para cumprir metas....

Para direito há milhares de vagas/ano, mas 90% é para ganhar até 3mil reais. Acima disso, cargos de analista/superior, por volta de 7mil, tem de ralar "bem".

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14
· votar


GuitarHouse
Claro que mamata nesse sentido não existe, mas isso é um parâmetro surreal, os caras trabalham pouco em relação ao serviço privado e ganham muito mais do que ganhariam pelo mesmo tipo de serviço. Se não fosse por isso não teriam 1000 candidatos por vaga em alguns concursos, é uma coisa óbvia.

GuitarHouse
Veterano
# jan/14 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Black Fire
Claro que mamata nesse sentido não existe
Existia muito e hoje existe, só que menos. Mas existe sim. Por isso a má fama. Tem cargos que nem batem ponto e são de baixo escalão.

Até algumas recentes mudanças em gestão de responsabilidades fiscais e outras coisas, o governo não tinha a visão gerencial que tem hoje; era estritamente burocrático. Ainda há alguns cargos que há, sim, MUITO ócio. Muito mesmo, de passar muito tempo sem fazer muita coisa, pessoas lendo livros, estudando para outros concursos no horário do trabalho. Mas tem mudado.
Hoje há metas etc. Por isso que digo da falácia da mamata, e essa mamata que gera preconceito. Mesmo porque se fosse só essa questão de o público trabalhar menos que o privado (prefiro dizer que o privado trabalha mais, pra destacar), haveria menos críticas, haja vista a qualidade de vida.

Na maioria das vezes, o público paga bem menos que o privado, se destacando pela estabilidade mesmo.

_Excelion
Veterano
# jan/14
· votar


Na maioria das vezes, o público paga bem menos que o privado, se destacando pela estabilidade mesmo.

exatamente

e pessoalmente, eu que não tenho filhos, não ligo muito para estabilidade, prefiro sair dando rolê de roller coaster por aí, adquirindo experiências e vendendo minha vida em troca de moeda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Concurso da Caixa chegando