Autor |
Mensagem |
sallqantay Veterano |
# nov/13
ódio, inveja, orgulho, ignorância e apego
nada de bom pode sair disso.
Podemos reconhecer que elas existem, mas é impossível construir qualquer coisa em cima disso. Para lidar com qualquer emoção aflitiva devemos: 1) evitar o objeto 2) produzir um antídoto 3) transmutar a emoção em sabedoria
paz
http://tzal.org/3-2-emocoes-aflitivas/
|
cafe_com_leite Veterano |
# nov/13
· votar
esqueceu da paixão. (é um sentimento isso?)
|
sallqantay Veterano |
# nov/13
· votar
cafe_com_leite
pode ser aflitivo se ela for apego, mas se ensinar você a praticar a compaixão e o entendimento, é uma parada digna
|
# nov/13
· votar
sallqantay pode ser aflitivo se ela for apego, contemplativa ou não correspondida.
|
sallqantay Veterano |
# nov/13
· votar
cafe_com_leite
note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas: ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas) orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior) inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão) ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas)
|
# nov/13
· votar
note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas: ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas) orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior) inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão) ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas).
É, é mais ou menos isso mesmo.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# nov/13
· votar
O apego é o pior de todos.
Pois os outros ao menos te cegam da verdade momentaneamente.
|
# nov/13
· votar
sallqantay Como se produz um antídoto para uma emoção aflitiva?
Tentei o link que você mandou mas desisti depois que li isso: Mas, você não precisa ter apego pelo darma. O melhor é praticar sem apego. Só que, se você for ter apego, melhor ter os apegos melhores.
|
Simonhead Veterano |
# nov/13
· votar
sallqantay note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas: ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas) orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior) inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão) ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas)
Interessante.
|
sallqantay Veterano |
# nov/13
· votar
Viciado em Guarana Como se produz um antídoto para uma emoção aflitiva?
o seu caminho é só seu, eu não posso te indicar, jovem gafanhoto
|
sallqantay Veterano |
# mar/14
· votar
senti ciúmes, e acabei por descobrir que ele é um misto de inveja com orgulho. De antemão eu soube que era uma emoção aflitiva, fui procurar mais para entender o rolê:
"Normalmente, as categorias de emoções perturbadoras especificadas por diferentes culturas não coincidem exatamente porque as suas definições das emoções são ligeiramente diferentes. Por exemplo, sânscrito e tibetano têm uma palavra para “ciúme” (phrag-dog, sânsc. irshya), enquanto a maior parte das línguas ocidentais têm duas. A língua inglesa tem “ jealousy” e “envy,” enquanto a língua alemã tem “eifersucht” e “neid.” Em português, temos “ciúme” e “inveja.”
A distinção que é feita entre os dois termos ingleses não é exatamente a mesma que é feita entre as duas palavras alemãs, e o sânscrito e tibetano não correspondem de um modo exato a nenhum dos termos em qualquer das duas línguas. Se nós, como ocidentais, experienciamos problemas emocionais dentro dessa categoria geral, designada pelas categorias formuladas pelas nossas próprias culturas e línguas, e se desejamos aprender métodos budistas para as ultrapassar, nós precisaremos talvez de analisar e ‘desconstruir’ as nossas emoções, como as conceptualizamos, num agrupamento de várias emoções perturbadoras, como definidas pelo budismo."
http://www.berzinarchives.com/web/pt/archives/sutra/level3_lojong_mate rial/general/dealing_jealousy.html
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/14
· votar
sallqantay
ok, mas não tá se policiando em excesso, né?
|
Simonhead Veterano |
# mar/14
· votar
apego O apego é o pior de todos.
Flórida isso ai! Apego é flórida!
|
Insufferable Bear Membro |
# mar/14
· votar
4) fazer sexo 5) fumar maconhas 6) parar de postar
|
# mar/14
· votar
Insufferable Bear Você fuma?
|
# mar/14
· votar
sallqantay
tenho concluido que criar barreiras para as coisas é aflitivo tb. Fechar a mão pro que há de vir.
Ora, vc pode muito bem ser um cara solteiro, mas sem se fechar completamente para relacionamentos mais sérios e vice versa. A partir do momento em que vc se fecha, significa que vc teme, vc construiu barreiras ao seu redor pra se proteger daquilo que considera uma ameaça.
Digno é viver como um bom vizinho daquilo que vc não pensa em fazer no momento.
|
sallqantay Veterano |
# mar/14
· votar
brunohardrocker
nem foi policiamento, eu senti a parada e já sabia que era aflitivo, aí eu fui atrás da informação, e confirmei o que sabia
para viver sem barreiras temos que estar atentos a isso, senão caímos em outras aflições. Viver é perigoso
desenvolvi o conceito de anticiúme, que é estar feliz pelos outros darem atenção para outra pessoa que nao você, na medida em que isso deixa eles felizes (senti isso quando minha mina cuidava dos irmãos dela)
Fechar a mão pro que há de vir.
bomba atômica espiritual FTW
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/14 · Editado por: Felippe Rosa
· votar
sallqantay Impressão minha ou isso é para erradicar essas emoções aflitivas? Não acha isso impossível?
|
# mar/14
· votar
Viciado em Guarana Cigarro, tô esperando maconha ser legalizada.
Viver é perigoso Citar Guimarães Rosa nesse contexto é tipo citar Nietzsche com 15 anos porque tá com coração dodói.
|
sallqantay Veterano |
# mar/14
· votar
Felippe Rosa
o que importa é o caminho, e não o destino (erradicação)
|
Antoine Roquentin Membro |
# mar/14
· votar
tô esperando maconha ser legalizada
hushuahsuhaushuahsuhauhsuahushuahush seu guei
|
AtalaBukas Membro Novato |
# mar/14 · Editado por: AtalaBukas
· votar
sallqantay o que importa é o caminho, e não o destino (erradicação)
Com certeza! Esses tipos de emoções lidamos desde que somos crianças. Difícil é ter noção dessas coisas. Quando se percebe, você já cresceu, e um monte de lixo ficou lá atrás. Na verdade, o que acontece é que você precisa processar todas essas emoções, é impossível não senti-las uma vez na vida.
|
# mar/14
· votar
Antoine Roquentin Bandido bom é bandido morto, não cometo crimes.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# mar/14
· votar
não cometo crimes.
não perante a lei dos homens
mas deus ta vendo tudo
|
# mar/14
· votar
7) Gente que paga de bebado
Acabei de postar o Ronald Rios num comentario ae, vai dar pau!
|
landlord Veterano |
# mar/14
· votar
Construir um relacionamento, da forma como conhecemos é totalmente paradoxal a esses ensinamentos budistas. Você não vive como um animal, sem noção do tempo, que é em grande parte o culpado pelas emoções aflitivas. O que o budismo parece me pedir, é que as pessoas vivam como um passarinho, sem noção da consciência que o ser humano tem. Uma forma de desresponsabilizar a pessoa envolvida, ou nós mesmos das nossas atitudes que fazem mal, usando assim o desapego. Concordo que é muito mais fácil mudar a nossa própria mente afim de não sentir as dores da vida, mas é também o caminho contrario da evolução humana.
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/14
· votar
sallqantay Mas aí, já pegou as manhas de explicar o budismo?
|
sallqantay Veterano |
# mar/14
· votar
Felippe Rosa
esse tópico é uma tentativa
|
sallqantay Veterano |
# mar/14
· votar
landlord
você criou um negócio na sua cabeça e chamou ele de budismo, aí escreveu essas paradas, que eu me recuso a comentar
|
_Excelion Veterano |
# mar/14
· votar
o nome disso pra mim é fugir da vida
|