'C* de bêbado tem dono, sim', diz monografia sobre estupro de mulheres embriagadas

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13


"RIO - A universitária Thays Gonçalves, de 19 anos, apresentou uma monografia no IV Congresso Jurídico-Científico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com um título um tanto quanto inusitado: Cu de bêbado tem dono sim. A intenção era causar um choque inicial para chamar atenção sobre o tema, descrito no subtítulo estupro de vulnerável em caso de embriaguez feminina. Aluna do 6º período, Thays conta que conseguiu alcançar seu objetivo ao apresentar o trabalho nesta quinta-feira (31) durante a XIII Semana Jurídica da instituição.

- A primeira reação foi de susto, mas depois, quando falei do tema e do crime, as pessoas entenderam por quê. A apresentação foi bem tranquila, fui muito bem recebida pela sala. O título fez exatamente o que eu queria: chamar atenção para o tema. No final, todos aplaudiram e vieram me parabenizar pessoalmente - comemora Thays.

No trabalho, a universitária se baseou no artigo 217-A do Código Penal: ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos. O parágrafo primeiro descreve que incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. Para ilustrar o tema, Thays se baseou em estudos de casos:

- Teve um caso de Pinheiro Preto (SC), em que uma moça foi chamada por conhecidos para beber e fumar num ginásio esportivo. Após se recusar a beijar um dos caras, a menina continuou bebendo, até ficar embriagada. Ela foi estuprada pelo rapaz, se lembra de tudo, mas não conseguia se mexer ou pedir para parar. É agonizante. Pretendo prolongar o tema para minha monografia do final do curso, na qual quero entrevistar moças que sofreram esse tipo de estupro e se procuraram ajuda ou não. Muitas mulheres sentem vergonha de pedir auxílio quando sofrem.

A estudante conta que não sofreu resistência dos professores quanto ao polêmico título para um trabalho acadêmico, apesar de reconhecer que no curso de Direito são poucos os que entendem a necessidade de desmitificar do juridiquês e deixar mais acessível a linguagem. Ainda assim, ela diz que sua orientadora de iniciação científica, Gisele Salgado, e o professor de Direito Penal, disciplina na qual apresentou o trabalho, aprovaram o tema e o título.

- A Gisele amou o título! Até quer uma camiseta com ele - conta Thays."

Quando ela publicou a foto da capa no Facebook, cheguei até a achar que era daquela página de capas de monografia zuando hahaha aliás, foi uma apresentação no congresso, ela está no 3º ano ainda, e não um TCC..

Dissertem sobre mulheres que conseguem falar sobre o feminismo de forma inteligente (femen tsc).

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13
· votar


http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/educacao/de-bebado-tem-do no-sim-diz-monografia-sobre-estupro-de-mulheres-embriagadas-10642263

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


A Gisele amou o título! Até quer uma camiseta com ele

hmmm, sei.

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


Uma pergunta bem pertinente a se fazer na banca é:

"E se o estupro for realizado via vaginal?"

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar



Dissertem sobre mulheres que conseguem falar sobre o feminismo de forma inteligente (femen tsc).



Duvido muito que esse seja o caso.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


artigo 217-A do Código Penal: ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos. O parágrafo primeiro descreve que incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.

Vish! Não pode algemar, amarrar ou amordaçar não?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13
· votar


Viciado em Guarana

Tudo depende do consentimento da mulher.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Mas eu ficaria muito bravo se fosse morador de São Bernardo do Campo, e soubesse que o governo rouba metade do meu salário todo mês pra financiar tagarelice de uma menina de 19 anos, que nem deve saber lavar as calcinhas, mas já acha que tem alguma coisa a acrescentar para um mundo melhor.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Mas a lei não especifica isso.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Viciado em Guarana

Mas bom senso e jurisprudência sim :) e alguma lei deve falar sobre isso de forma específica. Lembrando que lei não se limita à Códigos ;)

sallqantay
Veterano
# nov/13 · Editado por: sallqantay
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Após se recusar a beijar um dos caras, a menina continuou bebendo, até ficar embriagada. Ela foi estuprada pelo rapaz, se lembra de tudo, mas não conseguia se mexer ou pedir para parar.

Tudo depende do consentimento da mulher.

tava falando com uma mina que passou por uma história parecida, mas ela assumiu a responsabilidade pelo seu ato. Falou que bebeu demais e que não consegui dizer não na hora, e que o cara não agiu de má-fé (não embebedou ela propositalmente).

Claro que as amigas feministinhas dela ficaram chamando de estupro, e que absurdo, coisa e tal

Estupro tem uma zona cinzenta muito nebulosa, e é triste que a palavra da mulher valha mais, colocando homens inocentes atrás das grades (o que ocorre com eles na prisão, todo mundo sabe)

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

E se o abuso for cometido contra um homem? É crime? Se sim, tem peso menor?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13
· votar


brunohardrocker

Claro que é crime, a lei não específica mais o sexo de quem sofreu estupro.

O Art. 213 do Código Penal diz: Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Alterado pela L-012.015-2009)

A redação anterior do artigo, que foi alterado em 2009, falava em mulher, e não alguém (Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça), então não era crime até 2008.

A pena deve ser a mesma quanto a isso. Mas se você procurar por jurisprudência quanto ao assunto 'estupro' (que é enorme), vai ver condenações com diversas penas diferentes, pq claro, cada caso é um caso, podem ter atenuantes e agravantes, interpretações diferentes dos juízes, etc.

Insufferable Bear
Membro
# nov/13
· votar


tava falando com uma mina que passou por uma história parecida, mas ela assumiu a responsabilidade pelo seu ato.
Isso é loucura demais pra minha cabeça.

Claro que as amigas feministinhas
Seu amor pelo Black Fire tá afetando seu julgamento.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay

Tem que ter uma audiência pra ouvir a menina. Se ela diz essas coisas pro juiz, acho muito improvável que ele condene. Ainda mais se o promotor que cuidar do caso for chato hahahaha

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Insufferable Bear
Isso é loucura demais pra minha cabeça.

ela encheu a cara a ponto de não conseguir dizer não e assumiu a responsabilidade pelo o que fez (ela não estava inconsciente durante o ato)

Insufferable Bear
Membro
# nov/13
· votar


sallqantay
Eu li isso, e ainda é loucura.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Insufferable Bear

é a zona cinzenta que eu falei. Tenso

Insufferable Bear
Membro
# nov/13
· votar


sallqantay
Pô, nem isso, na área legal eu até entenderia a dúvida, é algo que deveria ser analisado e tudo mais, mas deve ter algo errado para ela se sentir responsável por isso. Ela pode ser responsável por se colocar em na situação, não pelo ato.

sallqantay
Veterano
# nov/13 · Editado por: sallqantay
· votar


Insufferable Bear

cara, as mulheres transam sem vontade, mesmo sóbrias. Isso simplesmente acontece

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/281508/

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Insufferable Bear
Mas se a mina não reclamou nem posteriormente ao ato, já sóbria, não é provável que ela tenha consentido?

Retirando os casos excepcionais entre menores de 14 anos e pessoas inconscientes ou com problemas mentais, existe estupro sem denuncia?

O álcool pode alterar o estado da mente e mudar sua opinião, mas só do fato de consumi-lo para isso já é o suficiente para impedir uma transa perante a lei? Você não poderia tomar um vinho com sua namorada no motel? Vai ter um fiscal de foda?

SODAPOP
Veterano
# nov/13
· votar


http://moglobo

confiavel

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/13
· votar


mulher não tem que beber alcool

não tem que ficar bêbada, e não tem que ficar impossibilitada de dizer não pra filho da puta nenhum

alias, to brincando, mas.. ficar impossibilitada? se foder, isso não existe.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Viciado em Guarana

Existir o estupro existe. Só que sem queixa (que é algo diferente de denúncia), não tem julgamento, condenação, etc.

Cara, tudo depende do consentimento. A mina que diz ter sido estuprada tem que passar por um exame de corpo e delito pra ver essas coisas. A mina pode dar bêbada, isso não é crime. O crime é o cara se aproveitar dessa condição e estupra-lá. Se depois que passar o efeito do álcool e ela lembrar do ocorrido e que não queria fazê-lo, ou seja, NÃO CONSEGUIU OFERECER RESISTÊNCIA (restando claro que não era desejo dela praticar o ato sexual) ela pode sim prestar queixa. Se você da uns pega na menina no bar, ela fica bêbada, vcs vão pro motel, transam, e no dia seguinte ela acha de boa pq ela queria te dar, ta sussa. O que é diferente de uma mina (ou até de um mino) que apaga numa rave e tem o c* alargado... Isso aí que é crime...

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
O sallqantay tem razão, a coisa é cinza mesmo.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Se depois que passar o efeito do álcool e ela lembrar do ocorrido e que não queria fazê-lo

e no dia seguinte ela acha de boa pq ela queria te dar

você percebe o buraco que existe aqui? E como o crime pode ser qualificado de acordo com o sentimento de uma pessoa?

NÃO CONSEGUIU OFERECER RESISTÊNCIA

cara, se a mina não fala NÃO, como que o cara vai saber? Telepatia?

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/296259/

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


As vezes me dá vontade de fazer uma faculdade de direito, só pra surrar esses pirralhos naqueles debates.

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13
· votar


Black Fire

os debates são bons pra ouvir enquanto joga sinuca no ca. o jogo fica mais divertido de graça.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Insufferable Bear
mas deve ter algo errado para ela se sentir responsável por isso

pois é, assumir responsabilidade pelos seus atos tá bem fora de moda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 'C* de bêbado tem dono, sim', diz monografia sobre estupro de mulheres embriagadas