Sobre São Serafim de Sarov

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# out/13


Nasceu em 1759 em Kursk, na Rússia como Prokhor Moshnin. Filho de um construtor ele teve uma educação de classe média. Estudioso quando rapaz ele foi capaz de se candidatar a monge em Sarov com o nome de Seraphim, e passava os dias a estudar as Escrituras e outros escritos antigos da Igreja. Ficou muito doente e acamado de 1780 a 1783, mas continuou seus estudos mesmo na cama e recebeu varias aparições da Virgem Maria em 1793.Ele celebrava a missa diariamente o que era não comum no seu tempo.

Em 1794 ele se tornou por 16 anos, um eremita na floresta perto do monastério de Sarov. Em 1804 ele apanhou muito, com o seu machado, de ladrões que o deixaram para morrer. Ele se arrastou por horas até mosteiro, e ficou 5 meses se recuperando e passou o resto de sua vida se apoiando em uma bengala para caminhar. Ele viveu no topo de uma pedra e mais tarde numa cela construída por ele com paredes sem janelas. Oferecido para ser o Abade da Abadia de Sarov, em 1807, ele não aceitou e passou 3 anos sem falar uma palavra com auto penitencia.

Em 1810 sua saúde deteriorou a ponto de não conseguir viver na floresta, e ele retornou a Abadia de Sarov e lá viveu como ermita em sua cela. Em 1832 ele recebeu uma visão da Vigem Maria que dizia a ele para retornar ao seu mundo e oferecer aos outros o benefício de sua sabedoria. Ele atraiu seguidores e estudantes e passou a ser chamado de "Starets" que em russo significa " mestre (pai) espiritual".

Ensinou monges e freiras. Vários dos seus ensinamentos foram publicados no Oeste e no Convento de Diveyev, Seraphim teve uma visão que foi presenciada pelas freiras do Convento.

Entre um sem número de curas que ele efetuava apenas com sua benção ele curou Nicholau Motovilov. Esta cura foi notável porque fez com que o beneficiário escrevesse suas conversas que ele teve com São Serafim, uma delas na presença do Divino Espírito Santo. Este trabalho foi publicado em inglês em varias edições.

"A oração, o jejum, as vigílias e outras atividades cristãs, tão boas quanto possam parecer em si, não constituem a finalidade da vida cristã, ainda que ajudem a chegar a ela. O verdadeiro objetivo da vida cristã consiste na aquisição do Espírito Santo de Deus. Quanto à oração, ao jejum, às vigílias, à esmola, e qualquer outra boa ação feita em nome de Cristo, são apenas meios para a aquisição do Espírito Santo."

landlord
Veterano
# out/13
· votar


recebeu varias aparições da Virgem Maria

Parei aqui.

Gianyny
Veterano
# out/13 · Editado por: Gianyny
· votar


recebeu varias aparições da Virgem Maria

Há controvérsias...

"E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te."
Mateus 12:46-47

Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
Mateus 13:55-56

"E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão."
Lucas 8:19

"Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram no chamar."
Marcos 3:31

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Você acredita que irmão neste caso era uma galera nascida de Maria?

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire
Você acredita que irmão neste caso era uma galera nascida de Maria?

Lógico que não!

Aliás, acredito que Maria é imaculada, contrariando o que Paulo afirma em Romanos 3:23 e 5:12; também creio que ela intercede por nós, indo contra o que Paulo ensina em 1 Timóteo 2:5 ;)

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Qual denominação você pertence?

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire
Qual denominação você pertence?

Isso realmente importa?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Sim, fiquei curioso.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


o que importa é o caminho

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

Por que razão? Sério mesmo; se eu for da Presbiteriana, Metodista, Assembleia, Batista, Luterana, Valdomirianiana, que diferença isso fará?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


sallqantay
O importante é seguir a Senda Reta dos agraciados, e não a dos extraviados nem a dos abominados.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Nada não, só ia pedir umas fontes de onde vocês estudam escatologia, pra fazer um estudo comparado, vou estudar isso nas férias, mas estou sem muitas fontes protestantes.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire
só ia pedir umas fontes de onde vocês estudam escatologia

Atualmente eu estudo por Louis Berkhof e Alister Mcgrath.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Interessante. Vou dar uma olhada.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

Conhece a obra do Mcgrath? Ele é evolucionista teísta (não que eu concorde com isso).

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Já uns artigos dele desmontando o Richard Dawins, mas o grosso da obra não conheço não.

Gianyny
Veterano
# out/13 · Editado por: Gianyny
· votar


Black Fire
Já uns artigos dele desmontando o Richard Dawins, mas o grosso da obra não conheço não.

Há um debate entre ele e o Dawkins no youtube; bem interessante.

Recomendo - além das obras do Berkhof e do Mcgrath - as seguintes obras sobre escatologia (uma abordagem de autores reformados):

"A vida futura segundo a Bíblia", de William Hendriksen, editora Cultura Cristã.

"A Bíblia e o futuro", de Anthony Hoekema, editora Cultura Cristã.

Eu ainda não li essas obras, contudo são indicações do Rev. Augustus Nicodemus Lopes, uma das maiores autoridades em NT no Brasil.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

já faz tempo que entendi a virtude do caminho reto, que se conserva mesmo quando o atalho é tortuoso

Dawins

ugh!

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13
· votar


Gianyny
Aliás, acredito que Maria é imaculada, contrariando o que Paulo afirma em Romanos 3:23 e 5:12; também creio que ela intercede por nós, indo contra o que Paulo ensina em 1 Timóteo 2:5 ;)
Não concordo com vc, mas isso não vem ao caso.

"A oração, o jejum, as vigílias e outras atividades cristãs, tão boas quanto possam parecer em si, não constituem a finalidade da vida cristã, ainda que ajudem a chegar a ela. O verdadeiro objetivo da vida cristã consiste na aquisição do Espírito Santo de Deus. Quanto à oração, ao jejum, às vigílias, à esmola, e qualquer outra boa ação feita em nome de Cristo, são apenas meios para a aquisição do Espírito Santo."
Concordo com esse cara.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Não concordo com vc, mas isso não vem ao caso.

Acho que você não me compreendeu... já ouviu falar em um recurso da retórica chamada "ironia"?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Lerei. Obrigado.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

Da mesma forma que eu não quis responder a sua pergunta você tem todo o direito de não responder a minha; por que razão você está estudando isso? Está fazendo algum tipo de curso ou algo assim? Você não é muçulmano?

Sério mesmo, há vários anos acompanho o fórum e ainda não consegui descobrir se você é romano, maometano ou ateu : /

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny
Sério mesmo, há vários anos acompanho o fórum e ainda não consegui descobrir se você é romano, maometano ou ateu : /

ele é mais um conservador usando da religião no estilo copy'n'paste para reafirmar o seu ponto de vista

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Comecei a estudar por hobby mesmo, atualmente tenho feito umas descobertas interessantes, mas não me considero pertencente a nenhuma religião no momento.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire
mas não me considero pertencente a nenhuma religião no momento.

Hum... no momento, você se considera um agnóstico ou ateu? Se ateu, prático (que apenas diz "Deus não existe e pronto, e graças a Deus por isso" hehe) ou teórico (que tenta provar através de N teorias que Deus não existe)?

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny

acho que o ateu prático seria aquele que vive a sua vida e nao se importa com isso (assim como os teóricos, que simplesmente não se importam com a metafísica)

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


sallqantay
acho que o ateu prático seria aquele que vive a sua vida e nao se importa com iss

Correto.

assim como os teóricos, que simplesmente não se importam com a metafísica)

Dawkins não concorda com você.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny

Dawkins não é ateu, é um canastrão falacioso.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


sallqantay
Dawkins não é ateu, é um canastrão falacioso.

Hahaha... engraçado que ele nunca conseguiu me convencer com nenhum de seus argumentos, nunca consegui duvidar de nada ouvindo/lendo ele... talvez pelo fato eu ter lido apenas alguns trechos isolados da obra dele, ter visto apenas algumas poucas entrevistas... sei lá... "Deus um delírio" já está na minha lista de próximas leituras.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Gianyny
Nem um nem outro, no momento estou plenamente convencido da existência de Deus na verdade.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre São Serafim de Sarov