Não são só os macacos; as moscas de fruta são nossas primas também

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06


    The New York Times

    11:18 22/08

    James Gorman

    Ao passo que os seres humanos envelhecem, tendem a não dormir tão bem como dormiam antes. Existem muitas razões para isso - dores, preocupações no trabalho e o acúmulo vitalício de pecados que minam o doce sono da inocência.

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    Mas e as moscas de fruta?

    Que problemas as moscas de fruta têm para dormir? Sim, a Drosophila melanogaster também sofre de distúrbios do sono ao envelhecer. E uma pesquisa sobre o tumultuado sono da drosófila será publicado online nesta semana nos Procedimentos da Academia Nacional de Ciências.

    Esse é o tipo de ciência que te faz pensar. Por exemplo, será que as moscas macho se levantam para ir ao banheiro três ou quatro vezes por noite? Será que as moscas fêmea reclamam de ondas de calor? Claro que não. Moscas de fruta não têm banheiros.

    Ou você pode imaginar quais serão os problemas que mantêm as moscas acordadas. Elas não precisam se preocupar com valores familiares, imigração ilegal ou dívidas. Elas não têm família ou dinheiro.

    E dada a ubiqüidade das frutas e da pesquisa científica, acredito que a drosófila, com seus pequenos e abençoados genomas, deve se beneficiar de algo parecido com um trabalho integral.

    O que realmente acho estranho é o porquê das pessoas se preocuparem tanto se evoluímos ou não dos animais. Mas elas se preocupam.

    Como se sabe, um desconcertante número de americanos duvidam da evolução. O país parece quase dividido pela questão, de acordo com um relatório recente na revista Science. Alguns dos mais exaltados se concentram em nossos ancestrais símios, mostrando falta de visão. Existem conexões mais estranhas para agonizarmos sobre, como as drosófilas e afins. Dividimos distúrbios do sono com as moscas de fruta. Temos uma grande parcela de DNA em comum com as leveduras.

    Estes são nossos primos distantes que consumimos no pão fermentado, nossos queridos organismos pluricelulares que passam por experimentos horríveis no laboratório das drosófilas.

    Por exemplo, cientistas aumentaram a temperatura do ambiente das moscas de fruta para verem o que acontece. Aos 17 graus Celsius elas vivem duas vezes mais do que quando expostas à uma temperatura de 28ºC. Viva quente, morra jovem.

    Mas o que isso tudo significa pra gente? Nós realmente temos muito em comum com a drosófila. Segundo a pesquisa, as moscas de fruta possuem ciclos de sono e alerta que se tornam mais fragmentados ao envelhecerem, sofrendo uma "perda de consolidação do sono, com sono durante o dia e repouso fragmentado à noite nos mais velhos", como descreveram Kyunghee Koh e três outros colegas do Howard Hughes Medical Institute.

    Parece familiar? Deveria. Alguns dos genes relacionados aos ritmos circadianos aparecem nos humanos e nas moscas. Mutações em alguns desses genes podem causar distúrbios do sono nos seres humanos.

    Também compartilhamos genes relacionados ao aprendizado e à tolerância ao álcool. Mas até mesmo essas coincidências não merecem preocupação. Os genes são só detalhes. Possuímos o mesmo maquinário celular básico - DNA, por exemplo - com todos os seres vivos. O brócolis têm DNA. Você pode achar brócolis amargo, mas continua dividindo história evolutiva com ele.

    As bactérias no meu estômago conta com mais genes do que possuo em meus cromossomos. Não só temos muito a ver com os micróbios, de uma maneira que está começando a ser entendida, como somos micróbios.

    Não ligo para isso. Estou feliz em ser parente das moscas, leveduras, sapos, chimpanzés e algas marinhas. A serenidade das algas me acalma, e acho a ambição das leveduras admirável. Sapos são bons saltadores. Chimpanzés tem mãos nos pés, ou algo do tipo. E moscas de fruta, bem, eu nunca conheci uma drosófila da qual eu tivesse vergonha de dividir meus genes - já não posso falar o mesmo dos seres humanos.

    Assista o jornal. Aprenda história. Seja sincero, se pudesse escolher seus parentes, você escolheria essas espécies?

    A propósito, Koh e seus colegas não possuem uma cura para os distúrbios do sono relacionados à idade - em moscas ou pessoas. Mesmo assim, descansarei melhor sabendo que eu não sou o único acordado de madrugada. Minhas primas drosófilas provavelmente estão também.

    Queria saber o quê as moscas contam quando não conseguem dormir - protozoários?



    Fonte dos desejos!

    ZEPPELINM
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Muito grande

    staind
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Muito grande
    (2)

    _DoX_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Aew até que enfim!!! sem suspensão!

    eeevee
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    piguissa de ler...

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ZEPPELINM
    Muito grande
    staind
    Muito grande
    (2)


    Obrigado!

    maggie
    Veterana
    # ago/06
    · votar


    sem novidades

    os macacos são nossos primos, os outros são parentes distantes =)

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    maggie

    mas o texto é a maior viagem!

    eeevee
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    gostei do texto. /o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não são só os macacos; as moscas de fruta são nossas primas também