Manifestação para redução de tarifa de ônibus: Um protesto digno ou vandalismo?

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# jun/13
· votar


Black Fire
Não vou mais me manifestar sobre o assunto. Quando o rumo das coisas me der razão, uparei este tópico, rirei de vocês e logo depois serei executado pela polícia petista.

Desde já estou rindo da tua estupidez.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/13
· votar


Lasanha
A constituinte não será petista, será eleita pelo povo. Não há nada de golpe nisso. Ainda por cima terão que aprová-la em referendo.


Lasanha, vejo esse conjunto de propostas apenas como uma tentativa desesperada de fugir do foco, e portanto um verdadeiro casuísmo. De fato é melhor do que nada e pelo menos tira e exclusividade do parlamentar na representação. Devemos ficar atentos às regras.

Snakepit
Veterano
# jun/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Pedro_Borges
De fato é melhor do que nada e pelo menos tira e exclusividade do parlamentar na representação

Tenho duvidas.

Mesmo sendo eleita uma Assembleia Constituinte especifica para isso é impossível imaginar que ela será isenta e não sinta a pressão política dos partidos.

Ou seja, tenho medo da monstruosidade que pode sair disso. A coisa ta ruim agora, ta mesmo, mas não precisa de um format e começar tudo do zero. Depois de uma década a Dilma vai querer fazer tudo em um ano? Para com isso... isso deve ser feito com calma, não no barrigasso.

Mas sem duvida é pra tirar o foco. Na verdade vi nisso uma tentativa desesperada de querer mostrar serviço... meu medo é que a moda pegue. Sorte que o brasileiro é conservador.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit

A máquina de engenharia do PT está trabalhando noite e dia para apresentar alternativas e dar a ideia de movimento e atendimento, mas, claro é apenas um engodo. Pode ter certeza.

megiddo
Membro
# jun/13 · Editado por: megiddo
· votar


Acabei de ler o tópico. Vou correr gratuitamente o risco de soar intransigente e dizer que, de todos os usuários, apenas o Black Fire conhece o modus operandi da esquerda e, por isso mesmo, antevê com algum acerto o rumo das coisas.

Bizet
Veterano
# jun/13 · Editado por: Bizet
· votar


Pedro_Borges
Se você se referiu a mim, está enganado, meu caro. Apenas contesto a forma como o rapaz diz "nunca vi isso na vida". Se ele nunca viu, nunca existiu.

Não foi só isso não, também teve o "Tu é muito bebê pra querer saber de tudo. ", insinuando que você tá em uma situação melhor nesse sentido só por ser mais velho (já que não dá pra saber nada da vida "acadêmica" do BF pra fazer a comparação). O que é absolutamente ridículo, né. Principalmente porque ele já te mostrou errado duas vezes aqui (em discussões paralelas, não na central).

O resto não vem ao caso.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Bizet

também teve o "Tu é muito bebê pra querer saber de tudo. "

E não é mesmo? Para falar que todos são burros e ele é o sábio? Não me referi à minha idade em comparação. Apenas que ele para considerar a opinião dos outros inválidas e "burras" teria que ser o senhor dos tempos, não acha? Um profeta?

Agora veja, sou eu quem está chamando os jovens de burros por suas manifestações? Muito pelo contrário, meu caro. Não se confunda.

As vezes vejo uma pessoa dizer em tom de reprovação de alguma coisa "nunca vi isso em toda minha vida" e você pergunta a idade do cara. Ele começa a encontrar o lugar. Têm sujeitos carregados de soberba, sim! E esse ao qual nos referimos é um caso típico.

E veja, todos os grandes personagens da história, como também dos dias atuais tiveram ou têm uma trajetória de grandes feitos porque tomaram decisão importantes na vida ainda em sua fase juvenil. Dizer que o que estão fazendo nas ruas são atitudes burras, só porque são jovens?

Se você pesquisar neste tópico, verá a "pessoa citada" dizendo que só acredita em manifestações que tenham pessoas acima de 25 anos. Então sou eu o arrogante? O Sabichão dos tempos?

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


megiddo

Nesse ponto você tem razão. Ele realmente parece entender bem a maneira de pensar e agir esquerdista.

Só tem um problema: aqui no Brasil não existe uma esquerda ou uma direita legítimas. Aqui a única coisa que prevalece é a luta pelo poder, independente de sigla partidária. A classe política no Brasil (e isso não é de hoje, basta estudar um pouquinho de história do nosso país) basicamente é eleita às custas de financiamento de campanha da iniciativa privada, a mesma que cobra seu preço após as eleições, já que a mesma mão que ajuda a subir pode forçar a descer. Só pra ter uma idéia, o que justificaria tanto protecionismo à uma indústria nacional esdrúxula além dos altos impostos e da falácia do combate ao desemprego? tanto o custo Brasil quanto o lucro Brasil pesam em nossos bolsos, mas as políticas de isenção fiscal, normalmente a quem mais beneficiam? aos consumidores, ao povo, ou aos grandes industriais e latifundiários?

Hoje a situação está feia com o PT no poder, mas se fosse com PSDB não estaria melhor, com PMDB então piorou. A única coisa que mudaria seriam as estratégias para usurpar o poder do povo.

Por essas e outras, não tiro totalmente a razão do Black Fire no que diz respeito a suas paranóias conspiratórias (e isso não se deve ao PT estar no poder, mas sim a ardilosidade que embrenha praticamente a totalidade dos partidos brasileiros), mas o grande problema na verdade é que nós brasileiros costumamos fazer muito alarde no calor do momento e voltarmos para nossos velhos hábitos comodistas e descomprometidos de ser, tanto no que tange à economia quanto à política.

Hoje vejo que esses traços culturais estão mudando. Muito em razão de uma força que o povo está aprendendo a usar em favor próprio, que são as mídias sociais e a internet de forma geral. Já ficou bastante evidenciado e comprovado que só passamos a ter voz de verdade (ainda que falte amadurecimento e consciência) depois que a internet veio quebrar o pardigma dos meios de comunicação social (vulgo mass media). Mesmo assim, não acredito que essas manifestações de agora promoverão uma mudança muito radical no Brasil (não a curto prazo), apesar do que uma coisa é certa: se ninguém assenta o primeiro tijolo, a casa nunca vai ficar pronta.

O que me deixa feliz nesse momento histórico pelo qual estamos passando é que a semente da indignação e da consciência popular está sendo plantada. Ainda que as primeiras mudas possam ser frágeis e pequenas, um novo Brasil está surgindo. E isso já é melhor do que nada.

Bizet
Veterano
# jun/13 · Editado por: Bizet
· votar


Pedro_Borges
Cara, você não entendeu. Eu to dizendo que "Tu é muito bebê pra querer saber de tudo." insinua que você acha que, por ser menos bebê que o BF, tá mais próximo de saber das coisas. Falo isso pela referência desnecessária à idade dele, lendo o contexto dá pra perceber a insinuação. E juntando o outro post falando da idade dele, foi a impressão que eu tive de você. Não tem nada a ver com você chamar jovem manifestante de burro, não sei de onde você tirou isso.

As vezes vejo uma pessoa dizer em tom de reprovação de alguma coisa "nunca vi isso em toda minha vida" e você pergunta a idade do cara. Ele começa a encontrar o lugar. Têm sujeitos carregados de soberba, sim! E esse ao qual nos referimos é um caso típico.

É esse o problema, se ele tivesse 80 anos seria tão inútil quanto. Ou 51, como no seu caso; você é cinquentão e mesmo assim foi corrigido mais de uma vez pelo BF aqui no tópico, em discussões paralelas/mais específicas (não na principal), de raciocínio e de conhecimento, inclusive com erros que são bem infantis. A sua idade não ajudou nada nesses casos, por que ajudaria em outros? Só em assuntos bem específicos de especialização, até faz sentido achar que um arquiteto de 60 anos tende a saber mais que um de 30, mas você não é cientista político, nem o BF, então é irrelevante, como na maior parte dos assuntos.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/13
· votar


Bizet
foi corrigido mais de uma vez pelo BF aqui no tópico, em discussões paralelas/mais específicas (não na principal), de raciocínio e de conhecimento, inclusive com erros que são bem infantis

Sinceramente, não vi esses erros. Mostre-me.

Bizet
Veterano
# jun/13
· votar


Pedro_Borges
Preguiça de procurar o resto ou de continuar isso aqui, mas de cabeça lembro que você usou uma adaptação do "em vez de criticar, tenta fazer melhor", por exemplo. Muita gente usa esse argumento tosco, que é refutado fácil com 10 segundos de pensamento. E acho que também não entendeu direito a analogia que o BF usou pra explicar por que esse argumento não serve. Mas deixa pra lá, a vida segue.

megiddo
Membro
# jun/13 · Editado por: megiddo
· votar


rcorts
Não estou falando de partido x ou y, ou da esquerda como parte do equilíbrio democrático, em oposição à direita. Falo do movimento revolucionário altamente cooredanado operando sob a lógica dialética.

Não faz sentido algum insistir em esquerda vs. direita, em Estado vs. povo, em intenção do partido governista vs. governabilidade, ou quaisquer dessas cetegorias ultapassadas de oposição. A esquerda opera dos dois lados: da solução (e possível repressão) estatal e da reivindicação popular; desenvolve linhas opostas para colher o resultado de uma delas - ou de ambas ou, ainda, fundi-las. Entenda: ela lucra com qualquer resultado, ela está nos dois lados do tabuleiro, e o desenvolvimento desse jogo de oposições não poderia estar tomando um rumo mais satisfatório. Isso é dialética, e enquanto você não for capaz de perceber as coisas dessa forma - ou seja: da forma como eles operam - vai continuar nadando em ignorância.

E é essa a questão: tá todo mundo tentando entender a situação a partir da lógica linear, buscando uma sucessão de relações causais, uma perspectiva institucional. Isso é formalismo burguês, ignorância completa do jogo de poder real que é a política. Que se dá pela dialética.

Os usuários Excelion e Konrad estão falando sobre o desnorteamento e o desgaste do PT, como se isso tivese a MÍNIMA relevância para o resultado final. Dizer que o PT está desgastado ou desnorteado, além de irrelevante, é desconhecer por completo qualquer forma de ação estratégica. Aquele que está forte finge estar fraco, e aquele que está fraco finge estar forte: é assim que se faz guerra, nunca leu Sun Tzu? Por isso é ingenuidade tomar aquilo que um agente proclama ou ostenta como sendo sua condição real. Se o PT demonstra estar fraco, é justamente porque não está. Aliás, em 10 anos de governo, o PT nunca teve uma possibilidade tão grande de engendrar uma ação realmente transformadora/revolucionária como tem agora.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/13
· votar


Pedro_Borges

Desde já estou rindo da tua estupidez.


E os anabatistas?

-Dan
Veterano
# jun/13
· votar


Acabei de ler o tópico. Vou correr gratuitamente o risco de soar intransigente e dizer que, de todos, apenas o Black Fire aparenta conhecer o modus operandi da esquerda e, por isso mesmo, antever com algum acerto o rumo das coisas.

O poder da retórica. Não importa muito bem o que vc diga, apenas diga com firmeza e seja incisivo.

Estou curioso para confirmar a futurologia dos postadores desse tópico.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar


megiddo
vai continuar nadando em ignorância.

Primeiramente, me recuso a discutir com alguém que já inicia com esse tipo de acusação gratuita. Veja se uma única vez em meu comentário acima eu apelei para tanta baixeza?

A esquerda opera dos dois lados: da solução (e possível repressão) estatal e da reivindicação popular; desenvolve linhas opostas para colher o resultado de uma delas - ou de ambas ou, ainda, fundi-las. Entenda: ela lucra com qualquer resultado, ela está nos dois lados do tabuleiro, e o desenvolvimento desse jogo de oposições não poderia estar tomando um rumo mais satisfatório.

O PT chegou ao poder uma década atrás sim, atacando em ambas as forças (partidárias e populares), quando o Brasil militava a favor do PT e do Lula, um fantoche que jamais entendeu completamente o jogo partidário. Não é a situação de hoje. Os protestos hoje não são contra PT meu caro. Os protestos hoje, ainda que desnorteados, são contra a classe política brasileira e contra uma ilegítima representação popular. Não contra o regime político, não contra um partido político, mas muito mais contra o próprio comodismo do povo brasileiro, se você analisar num contexto mais profundo, e muito menos foi um ou outro partido político o responsável por levar as massas às ruas. Por isso que eu fiquei extremamente contente quando os populares não permitiram bandeiras nos protestos, sejam partidárias ou sindicais.

Me desculpe, mas você me vem aqui fazendo acusações como "vai continuar nadando em ignorância", não leu "Sun Tzu" (se referindo a guerra, o que tem a ver neste contexto?) e mantendo um velho discurso conspiracionista que, a exemplo dos EUA (por exemplo contra iluminatis e tantas outros contos da carochinha), é um dos câncers sociais que só servem para tirar o foco do povo. Agora me desculpe, você leu Sun Tzu, eu não li, por isso você é o grande intelectual portador da verdade, e eu sou o burro, certo?

Então passar bem, mas antes de terminar meu comentário, só gostaria de sugerir a você que dê uma olhada nas últimas notícias. O STF, a OAB e os partidos de oposição já se manifestaram contra o plebiscito proposto pela presidente Dilma utilizando da mesma justificativa do nosso companheiro Black Fire. Hoje temos instituições fortes nos três poderes, e não apenas no executivo. Isso é uma grande garantia do equilíbrio democrático. Viu como as coisas não são tão simples e o futuro não é tão certo como ele aventou.

Inclusive uma das grandes causas das manifestações, mesmo após um início turbulento e disperso em ideais, foi o combate a PEC 37, isto sim um golpe da "esquerda".

Fico por aqui.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Black Fire
Quando o rumo das coisas me der razão, uparei este tópico, rirei de vocês e logo depois serei executado pela polícia petista.

o/

megiddo
Membro
# jun/13 · Editado por: megiddo
· votar


rcorts
Vício de linguagem, usei "você" em abstrato, não estava falando diretamente apenas a você.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# jun/13
· votar


Mudei completamente de opinião.

O protesto é mais que digo. Porém, como é composto, em sua grande maioria, por gente que até então era ignorante político, não estão sabendo organizar o negócio para que todo o potencial seja atingido. Foco e, principalmente, objetividade é o que falta pra isso dar certo.

Skider
Veterano
# jun/13
· votar


"BF" é Black Fire? Que gay!

Só eu acho que "Dilma propõe Constituinte" foi apenas um blefe no jogo de poker que vale o controle da opinião pública?

Skider
Veterano
# jun/13
· votar


rcorts
uma coisa é certa: se ninguém assenta o primeiro tijolo, a casa nunca vai ficar pronta.

O que me deixa feliz nesse momento histórico pelo qual estamos passando é que a semente da indignação e da consciência popular está sendo plantada. Ainda que as primeiras mudas possam ser frágeis e pequenas, um novo Brasil está surgindo. E isso já é melhor do que nada.


O resto é mimimi.

Skider
Veterano
# jun/13
· votar


-Dan
Silas Malafaia fazendo escola.

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit
Olha, se essa ideia pegar isso é o sonho do PT. O PT sempre teve plano de poder, não de governo. Uma reforma constituinte comandada por eles é devaneio mais alegre de qualquer PTista.



"Só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro."

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man
"Só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro."
(Pink) hihihihihihihi

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


Will Bejar

Não, é algo mais melhor de bom: 1984, do Orwell.
=B

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Drowned Man
Não, é algo mais melhor de bom: 1984, do Orwell.
=B

Ah, eu li já faz muito tempo... heuheuheuehuehu... não lembraria nem que erelesse agora!!! huehuheuheuhe

Snakepit
Veterano
# jun/13
· votar


Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos ontem em caráter reservado avaliam que não é possível fazer uma constituinte exclusivamente para a reforma política.

Segundo os ministros, a Constituição de 1988 não permite que partes específicas de seu texto sejam modificadas por meio de assembleias específicas. Eles avaliam que a única forma de modificar a Constituição, prevista em seu artigo 60, é por meio de PEC (Proposta de Emenda Constitucional). Não seria possível, portanto, que um plebiscito definisse uma nova forma de alterar o texto constitucional.

Além disso, os integrantes do STF disseram que o tribunal considera o artigo 60 uma "cláusula pétrea", ou seja, inalterável. Para eles, qualquer tentativa de mudar a Constituição de outra maneira representaria golpe e seria declarada inconstitucional.

A única possibilidade de haver uma constituinte seria revogar toda a Carta atual, o que só aconteceria no caso de um golpe ou uma revolução.

O ministro Marco Aurélio Mello, que falou abertamente, avaliou que a proposta de Dilma representa mais uma vontade de "motivar os deputados e senadores para chegarem a um consenso e realizar a reforma política".

Para ele, não há necessidade de plebiscito: "Não precisamos de novas leis, precisamos de homens públicos que cumpram a Constituição".

Outro ministro avalia que se trata de uma discussão nova e que "a vontade das ruas" poderia vir a se sobrepor ao entendimento sobre o tema.

Em entrevista ao site jurídico "Migalhas", em 2011, o recém-nomeado ministro Luís Roberto Barroso disse que "ninguém pode convocar um Poder Constituinte e estabelecer previamente qual é a agenda desse Poder Constituinte": "A teoria constitucional não conseguiria explicar uma constituinte parcial. A ideia de Poder Constituinte é de um poder soberano".


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1300761-ministros-do-stf-de scartam-uma-constituinte-parcial.shtml

Snakepit
Veterano
# jun/13
· votar


Aos entendidos, pq fazer uma Assembleia Constituinte e não apenas uma PEC?

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


a semente da indignação e da consciência popular está sendo plantada

LOL

_Excelion
Veterano
# jun/13 · Editado por: _Excelion
· votar


alguém tem que trazer o jonesy e o edgy fire pra são paulo.

deixar os caras lá no fim do mundo é como deixar o oscar jogando o capeonato gaúcho

Pedro_Borges
Veterano
# jun/13
· votar


Bizet

Parabéns pela contribuição e respeito a sua opinião, embora tenha a minha e em alguns pontos pode ser divergente. Quanto ao argumento refutado, quando falei Martin Lutero, apenas estou mostrando com movimentos sociais movem estacas. É claro que o referido líder só logrou êxito porque teve apoio da burguesia, senão seria mais um dos tantos que sucumbiram antes dele e que inclusive tiveram mais seguidores.

Fazendo um paralelo, eu digo que o movimento atual poderá promover mudanças sim, pois, com certeza, a exemplo de Martin Lutero, poderá ter o apoio da classe média alta e de outros setores mais conservadores.

Quanto ao argumento da conspiração petista penso que não tem nexo, pois todo o projeto do PT era expor as supostas "virtudes" de sua gestão para o mundo, nesses três eventos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas).

Portanto, não acredito que promoveria tal desordem nesse momento, embora seja uma característica petista. Esse talvez seja o argumento que afasta a terio conspiratória que ele tanto insiste.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manifestação para redução de tarifa de ônibus: Um protesto digno ou vandalismo?